Ir para conteúdo

Montagem e Organização do Acampamento.


Posts Recomendados

Esse lance de segurança é fogo. As vezes que pesquei na Serra da Mesa com meu motor, deixava o motor preso numa corrente na canoa, com cadeado. Além de um cadeado maior nas borboletas de fixação do motor. E durante a noite a canoa fica presa com uma corrente em uma arvore, ou até mesmo na carreta. Por isso que estou querendo trocar minha carreta que transporta a canoa emborcada, por aquelas que carregamos já na posição. Assim consegue-se retirar e colocar o barco na água com mais facilidade.

Agora sobre abordagem da bandidagem no meio do lago, aí já é mais complicado. Para quem é veiaco, é bom já ficar de prontidão quando ver algum barco se aproximar. Dar partida e sair voado.

Dá vontade de ter umas bang:: bang:: bang:: bang:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

Brincadeira a parte, não custa nada ter um pouco de fé e fazer uma reza ou prece para agradecer a Deus estar pescando. Que tudo ocorra da melhor maneira possível! anjo:: anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa...ninguém se interessou pela organizão do acampamento, a turma deve estar indo direto pra pousada, hehehehehehe

Ouvi dizer que no carnalval foram mais de 28 ocorrências em Niquelândia de roubo/furto de motor....tá difici......

Opps, esqueci dessa parte do Tópico.

Artur, faz tempo que eu não vou para acampamento mesmo.

O mais próximo que fui de acampamento foi na Pousada do Geraldinho na Serra da Mesa e ficar hospedado nos Bangalôs.

Lá realmente o esquema é de acampamento.

Porque tu tem que levar tudo.

A única diferença é que tem uma banheiro e um cano na parede que sai água, onde antes era chuveiro.

E 2C onde antes era chuveiro. E algumas lampadas para iluminar.

O resto tu tem que levar. Isopor com gelo, comida, e tudo mais.

Sobre organização de acampamento, têm várias coisas que precisam ser vistas e organizadas.

Eu gosto de separar por categoria.

Basicamente são estas coisas. Mas vão depender de cada um.

Hospedagem:

Barraca, Colchão de Ar, Travesseiro, Lanterna, Saco de dormir

Alimentação (utensilhos):

Isopor, Gelo, Fogareiro, Fosforo, Prato, Talheres, Panela, Espeto

Pescaria:

Tralha em Geral

Roupas

Outros:

Mesa, Cadeira, Corda de Varal, Extensão, Lampadas, Gerador

No geral estas são algumas das coisas que não podem faltar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qndo pescamos em guaira, subimos o rio por 2 horas e acampamos nas ilhas.

o que fiz de interessante, como meu avô tem marcenaria, foi uma caixa de madeira, bem reforçada, onde carrego a cozinha do acampamento, outra para materiais diversos como gerador, baterias, fiz um chicote com 6 lampadas de "pisca" para ligar na bateria. É só puxar um varal com cordinha e colocar a iluminação. Todas as caixas com cadeados para qndo for deixar o acampamento sozinho, equipamentos de valor nas caixas tbm, e correntes e cadeados, para prender elas nas arvores. Cabo de aço para prender os motores uns nos outros na água e nas arvores durante a noite. Como tbm pratico tiro, levamos arma como segurança, pois a bandidagem lá é cruel. Outra coisa legal para levar as tralhas, como mochilas e coisas que não é muito interessante molhar, fiz sacos de lona de caminhão, algumas com ziper, outras com cordinha msmo para fechar. Sempre levo bastante lona, coisa muito util. Inchada, facão, um machadinho, são coisas que são de grande valor tbm. Cordas, muitos metros de corda aosieuhaioseuh.

Outra coisa que fazemos, não sei se é muito certo por ser tóxico, mas sempre funciona, fazemos uma gororoba de cebola, alho e creolina, ae tu espalha ao redor do acampamento, ajuda a espantar cobras e coisas indesejaveis. Um gerador é um ótimo investimento, pois tu pode levar uma geladeirinha velha, economizando bastante em gelo. Lampas fluorescentes gastam pouca energia e iluminam bem. Tudo fica mais em conta se vc fizer em casa, como chicotes de fios e etc. Fiz um galão para agua potavel, adaptei uma tornerinha. Fiz tbm um esquema com uma bomba de porão, para levar agua no acampamento, tanto para banho e lavar louça. Sacos de lixo sempre levo, ja separando lixo orgânico de reciclavel.

Sempre estando bem organizado, vc não corre o risco de passar nenhum apuro. E acampar sempre é muito bom, tendo amigos e a familia por perto, em um lugar onde todos ajudam sempre a fazer alguma coisa, interagindo, sem estresse, saindo da rotina, não tem nada que pague!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acampar é o máximo....só minha esposa que não vê desta forma rindo3::

Bem, além dos itens já comentados, tenho mais alguns que considero indispensáveis:

- Um bom facão

- Um Lampião a gas e camisas reservas caso haja problema ou não tenha um gerador.

- Uma boa lanterna ou Farolete...se tiver uma bateria no barco, leve um silibim.

- Uma lona plástica de 5X4 para colocar embaixo da barraca para não subir umidade e uma um pouco menor para amarrar a uns 2 metros e meio de altura acima da barraca, protegendo do sol e da chuva.

- Uma boa caixa de medicamentos e primeiros socorros, inclusive com alcool (já fiquei um dia e meio sem conseguir andar isolado na floresta devido a picada de uma vespinha amarela que resolveu tomar agua dentro da minha bermuda após um banho de rio no Arinos....Fiquei com uma ingua na virilha do tamanho de um salame) Conada

- O repelente mais eficaz que conheço para casos extremos de mosquitos é passar oléo mineral por todo o corpo...não é uma sensação muito agradável mas muito eficaz.

- Caso esteja sozinho ou em dupla, leve um rádio de comunicação tipo HT de bolso ( Não são aqueles talk about da Motorola), é um rádio amador, de baixo custo e que pega frequências de longas distâncias para os locais onde o celular não funciona.O melhor custoX benefício que conheço é um rádio antigo da ICON modelo IC V68.

- Uma rede de descanso daquelas tipo malha de pesca...nada como um descanso após o almoço enqunto aquele sol forte está fritando lá no local de pesca.

- Fósforo e isqueiros, de preferência a prova d´água.

- Para isolar os bichos da barraca, faça uma linha com Cal Virgem em volta, igual a um campo de futebol.

- Agua potável, muita água.

Bem...se lembrar de mais alguma coisa depois escrevo,

Abraços

Thomas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como temos farmacia de manipulação, bolei umas tranqueiras mirabolantes fedorentas, como tem lugares que vc acampa e aparecem em algumas epocas no ano, aqueles carrapatos pequenos, fiz uma loção com permetrina (anti-pulgas), citronela e algumas porcarias a mais. Funciona muito bem. Qndo pesco onde tem muitoo mosquito, uma coisa que realmente funciona, uma semana antes de ir pescar, começa a tomar aqueles comprimidos de complexo B, ou balsamo alemão. Vc solta um cheirinho tão bomm que os pernelongos nem passam perto asoiehaoisehoaisehioahuseoiahuseiouhaoseihioaseuh.

Outra pedida boa para um acampamento, custa baratinho, uma pederneira ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90246022-_JM ), não estraga, dura muitos anos, e uma hora vc vai precisar. Fica dentro da caixa de pesca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur, como diz o Marquinho eu sou Roots, hehehehe...

Curto demais o esquema acampamento, inclusive pesco muito mais em estruturas assim do que pousadas, mas não me atrevo a falar de como organizar não, pois me esquema é roots meeeeeeeesmo kkkk...

Viro quase um índio nas aventuras pelo Araguaia e nas saídas de acampamento avançado no Xingú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi boa!!

oasiuehoaihuseoiaushe

Outra coisa que não falta são umas capas de chuva!! sempre são uteis

Artur, como diz o Marquinho eu sou Roots, hehehehe...

Curto demais o esquema acampamento, inclusive pesco muito mais em estruturas assim do que pousadas, mas não me atrevo a falar de como organizar não, pois me esquema é roots meeeeeeeesmo kkkk...

Viro quase um índio nas aventuras pelo Araguaia e nas saídas de acamapamento avançado no Xingú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Batuta este tópico, da pano pra manga...

uma coisa que temos que deixar claro é os tipos de camping e todos eles são diferentes por causa da localidade, e em cada localidade o acampamento possui diferenças. Tipo, acampar na praia, beira de rio com fundo de pedra, na Chapada, em lugares altos como picos e por ai vai.

Mas uma coisa que difere nos camping?s mas é comum a todos é o termo de acampar sem a patroa ou com a patroa.

Com a patroa:

Camping 5 estrelas, banheiro limpinho, barraca grande (mínimo 1,80 de altura), colchão de ar, na fogueira machimellow e queijo provolone, a bebida um vinho seco Chileno e no som da viola um Almir Sater, Dire Straits, Pink Floyd, Renato Teixeira e por ai vai.

Sem a patroa:

Camping Roots, Hard Core ou Punk Rock, onde o banheiro é o mato, o papel higiênico é rosa (lixa), barraca pequena por causa do peso, colchonete fininho so pra não sentir as pedras no chão, na fogueira uma batata assando na brasa, e na viola uma moda de viola das mais fortes e no final os cachaceiros gritando: ?Toca Raul?.

No site tem duas dicas sobre camping:

Camping selvagem: http://www.docerrado.com/dica_06.htm

Camping de luxo: http://www.docerrado.com/dica_05.htm

Fiquei curioso com isso:

Outra coisa que fazemos, não sei se é muito certo por ser tóxico, mas sempre funciona, fazemos uma gororoba de cebola, alho e creolina, ae tu espalha ao redor do acampamento, ajuda a espantar cobras e coisas indesejaveis.abraços!

Sei que creolina é trem fidido d+... eu ja taquei "barragem" disolvida em água e burrifei ao redor do camping, em plena época dos carrapatos, isso funciona bem. Agora esse tempero citado pelo Diego vou fazer esse trem. So não pode jogar na carne achando que é tempero.

Bora acampar moçada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém já usou o lampião à gasolina da Coleman. Pelos dados, ele funciona 14 horas no modo economico com seu pequeno tanque, mas parece que tem que usar gasolina Podiun legal::

Opa Lamana,

ja utilizei um da Coleman à gasolina, ele possui duas camisinhas, ilumina muito bem e dura muito tempo. Lembrando também que pode ser abastecido com Benzina. Agora não sei se teria diferença em ser podium ou não, utilizamos gasolina comum e durou as 3 noites (sem ser ligado direto, lógico) e ainda tinha um restim de cosbutivel.

Mais curto ainda o bom e velho lampião, o butijão de gás pequeno pode ser utilizado na cozinha e para a iluminação.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de acampar, porem gosto de ter uma certa infra-estrutura em termos de equipamentos para não ficar no perrengue, e atualmente não tenho pois não possuo espaço para guardar, e nem para trasportar. Até Minha tralha de pesca não ta cabendo mais no meu apartamento. Com isso só tenho acampando em algum tipo de camping, pois nesse caso a quantidade de coisas para levar são bem reduzidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa... eu adoro acampar e pescar. Gosto de um acampamento mais roots. Curto uma fogueira à noite pra colocar os papos em dia, contar histórias e trocar experiências sobre pescarias.

Acho que a galera já falou quase tudo nas mensagens acima. Realmente tem esse lance de ir com a patroa ou sem a patroa ou acampamento estilo Chuck Norris. rindo3::

Geralmente os materiais para camping os melhores são da Coleman e Nautika, sendo os da Coleman os melhores. Eu disse ge-ral-men-te.

Barracas:

As melhores barracas geralmente são da Trilhas & Rumos, mas são as mais caras.

Uso barraca da Coleman, modelo LX. Veja esse tópico dos Mochileiros.com recomendando essa barraca pelo excelente custo x benefício.

A respeito de forração com lona em baixo da barraca, não usem. Isso faz acumular água entre a lona e a barraca e acaba entrando água. As barracas são fabricadas para usar em cima da terra, areia e etc., sendo que esses solos vão absorver a água logo após a chuva. Se a barraca entrar água por baixo é porque não presta.

Verifique antes de comprar as especificações do fabricante quanto a resistência em colunas d?agua da barraca, ou seja, a capacidade do tecido reter a água antes de atravessá-lo. Escolha acima de 800mm de coluna dágua. Geralmente as barracas de bons fabricantes veem acima de 1.000mm de coluna dágua.

Fujam dessas barracas de R$ 40,00 ou R$ 50,00 que vendem no Extra ou Carrefour. Se chover de verdade você vai perder uma noite e talvez vários dias, dependendo de quantos dias chovam.

Não uso nada ao redor da barraca para espantar insetos. Acho que o lance é entrou ou saiu da barra fecha a porta com o zipper. Fazendo isso não entra absolutamente nada.

Uma boa barraca e um bom colchão é importantíssimo, já que será o lugar que você vai descansar e se abrigar.

Dúvidas sobre barracas? Clique aqui e veja todas as dicas.

Quanto ao lance dos mosquitos eu já usei de tudo que falaram, mas não tem coisa melhor que um repelente em forma de creme/loção. Descarte esses em spray, gastam mais rápido e ainda duram menos no corpo. Na minha opinião o melhorzinho é o OFF!, baratinho e bom.

Um check list de equipamentos básicos que eu uso:

Barraca de camping

Colchão inflável + remendos. (não levo bomba, o meu tem inflador interno)

Travesseiro (não levo, uso roupas dobradas)

Cobertor

Bota e/ou tênis

Faca e facão

Camisas, calças e bermudas.

Capa de chuva para pescar

Protetor solar

Óculos de sol

Boné

Sacos plásticos (os sacos de tecido, são reutilizáveis e mais resistentes)

Fogareiro + gás (dependendo da época do ano e local do camping eu nem levo)

Fósforos / isqueiro (levo os dois)

Panelas (ver com amigos para não levar muitos e ainda tem os pratos/copos)

Esponja para lavar louças + detergente

Corda fina (varal, jiral e outra porrada de coisas que dá pra fazer com ela)

Canivete multiuso

Máquina fotográfica

Lanterna e lampião + pilhas (uso esse lampião que considero um dos mais práticos e de muita resistência das pilhas, com 60 lumens de potência e super pequeno, e essa lanterna)

Remédios (dor de cabeça, azia, febre, enjôo, dores...)

Repelente

Kit de primeiros socorros

Kit pessoal (escova, cremental e etc)

Um violão é tudo de bom.

Com já falei, gosto de um camping roots, então os ítens citados são apenas sugestões e que considero indispensáveis, podendo ser descartados ou adicionados. Mas não esqueça, use sempre sua imaginação.

Tenha sempre uma faca e um pouco de fita adesiva tipo Silver Tape, dá pra fazer milagres com isso.

Não se esqueçam da consciência ambiental

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que meu pai sempre leva junto (coisa de farmaceutico) é um bom kit de primeiros socorros:

Seringas descartaveis com agulhas;

Buscopam injetavel (ja foi muito util em parceiros com colica renal);

Bromoprida (antiemético que não da sono);

Omeprazol, cebion glicose em pó (para bebados aosiehu), hepocler (figado), engov, eno;

Um bom antiinflamatorio (ele manipula uma formula macabra que tomando um dia tira qq tipo de dor nas costas, que é mistura de dexa+piroxicam, msma coisa que o reumazim do paraguai, coisa forte msmo);

Um bom antibiotico;

Anestésico local e fio de sutura com agulha;

Gaze, iodo, fita cirurgica e uma pomada cicatrizante;

Antialergico;

Se vc tem algum contato consegue soro antiofidico para picadas de cascavel e outras mais perigosas;

Tesoura e pinça;

Uns 2 ou 3 pares de luvas de procedimento;

Essa do fio de sutura ja foi muito util com um colega que inventou de brincar com uma piranha ehheheheheh. No meio do nada, sutura pequena sempre é bem vinda. Não é dificil de fazer, basta fazer uma boa antisepsia e desinfecção do material, vc encontra facil no google alguns nós de sutura, que são bem menos complicados que alguns nós de anzol aosiehaoisuehaoseh. Como digo, sempre é bom saber um pouco de tudo, que um dia vai ser util.

O kit de bebado é barbada, que sempre tem o "bob esponja" da turma. Da pro cara tomar o coquetel "molotov" de glicose+hepocler+engov que é tiro e queda.

Gosto de levar para pescar a noite um guaraná em pó com taurina, tira o sono legal. Taurina é um componente que tem no Redbull.

Como tenho alergia a picadas de abelha levo tbm decadron injetavel, que ja me salvou varias vezes. joia::: joia::: joia::: joia:::

Tudo isso cabe em uma pequena maletinha, e na hora do apuro, longe de tudo... pode salvar a pescaria ou o parceiro. Manuais de primeiro socorros tbm tem por tudo no google, ensinando fazer desde uma massagem cardiaca e respiração boca a boca, até uma traqueostomia.

Vamos lá, se tem um médico na turma, da uma ajuda ae!! oasieuhaosuehoaiseh

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que funciona é comprar um pouco de Alatox, medicamente para banhar gado contra carrapatos e moscas do chifre. Diluir em uma garrafa de 2,5L e fazer uns furos na tampa, e ao redor do acampamento dar uma passada meio geral. É um pouco fedorento, mas funciona bem! joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego, estou com vc cara!

Acho que somos muito garotos ainda! eu anum me enjôo de fazer esquemas roots para pescar! além das histórias da pesca sempre há muita outras sobre os perrengues passados no acampamento.

Minha dica é fazer como eu faço:

*Uma Mochila beeem grande com as tralhas de pesca suas e de um amigo. Este amigo com outra mochila grande e deixe ele levar os equipamentos de barracas, colchoes,, e essas coisas mais pesadas ( facão, água..cinco litros e o resto vai do rio mesmo e essas coisas basicas.. papel higiênico 1/2 rolo.. ).

*Umas 4 lanternas dakelas de dínamo, que naum precisam pilha, recarregam na hora e tem uns led's muito fortes.

*outro amigo ( este amigo tem que ser policial, ou que possua porte de arma com registro e outras coisas para proteção ) vai levando o gelo m uma mochila térmica e muita cervejas, com tres litros de pinga boa, para qnd acabar a cerveja.

1 - Picada de aranha naum mata!

2 - faça um bom alongamento de duas em duas horas pois vc nunca sabe qnd vai ter que correr de algum bicho.

3 - Leve uma raquete elétrica para os pernilongos

e bom acampamento roots

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego, estou com vc cara!

Acho que somos muito garotos ainda! eu anum me enjôo de fazer esquemas roots para pescar! além das histórias da pesca sempre há muita outras sobre os perrengues passados no acampamento.

Minha dica é fazer como eu faço:

*Uma Mochila beeem grande com as tralhas de pesca suas e de um amigo. Este amigo com outra mochila grande e deixe ele levar os equipamentos de barracas, colchoes,, e essas coisas mais pesadas ( facão, água..cinco litros e o resto vai do rio mesmo e essas coisas basicas.. papel higiênico 1/2 rolo.. ).

*Umas 4 lanternas dakelas de dínamo, que naum precisam pilha, recarregam na hora e tem uns led's muito fortes.

*outro amigo ( este amigo tem que ser policial, ou que possua porte de arma com registro e outras coisas para proteção ) vai levando o gelo m uma mochila térmica e muita cervejas, com tres litros de pinga boa, para qnd acabar a cerveja.

1 - Picada de aranha naum mata!

2 - faça um bom alongamento de duas em duas horas pois vc nunca sabe qnd vai ter que correr de algum bicho.

3 - Leve uma raquete elétrica para os pernilongos

e bom acampamento roots

KKKKKK... rí bastante com essa do alongamento. rindo2:: rindo2::

Certíssimo, o lance é curtir o lugar mesmo e não ter neura, senão neguinho pira com essa de cobra, aranha, onça e etc.

É como disse, picada de aranha não mata, mas dói pra cacete.

Como um amigo meu diz: "todos cogumelos são comestíveis. Alguns só uma vez."

Lá na SM no Rancho da Ni, em outubro passado, eu estava na minha barraca dormindo sossegado e lá pelas tantas da madrugada eu acordei um um barulho arranhando a lona da barraca bem ao fundo na direção da minha cabeça.

Acordei meio sem entender o que estava se passando, olhei e ví um vulto grudado na barraca.

A princípio pensei que era um dos cachorros que tem lá na pousada, mas depois que olhei bem deu pra ver que era uma tarântula bem grandona. ::medo:: Ela esfregava as patas na lona e emitia um som estranho... kkkkk, muito esquisito. Daí dei um tapa que ela caiu da barraca e sumiu.

Já pensou dormir com a porta da barraca aberta? Neeeem a pau Juvenal. bang:: bang::

Sem falar que tem altas histórias nesse estilo que só podem acontecer num acampamento.

Por isso que curto um camping com uma fogueira à noite pra animar e fazer lembrar desses casos.

mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que meu pai sempre leva junto (coisa de farmaceutico) é um bom kit de primeiros socorros:

Seringas descartaveis com agulhas;

Buscopam injetavel (ja foi muito util em parceiros com colica renal);

Bromoprida (antiemético que não da sono);

Omeprazol, cebion glicose em pó (para bebados aosiehu), hepocler (figado), engov, eno;

Um bom antiinflamatorio (ele manipula uma formula macabra que tomando um dia tira qq tipo de dor nas costas, que é mistura de dexa+piroxicam, msma coisa que o reumazim do paraguai, coisa forte msmo);

Um bom antibiotico;

Anestésico local e fio de sutura com agulha;

Gaze, iodo, fita cirurgica e uma pomada cicatrizante;

Antialergico;

Se vc tem algum contato consegue soro antiofidico para picadas de cascavel e outras mais perigosas;

Tesoura e pinça;

Uns 2 ou 3 pares de luvas de procedimento;

Essa do fio de sutura ja foi muito util com um colega que inventou de brincar com uma piranha ehheheheheh. No meio do nada, sutura pequena sempre é bem vinda. Não é dificil de fazer, basta fazer uma boa antisepsia e desinfecção do material, vc encontra facil no google alguns nós de sutura, que são bem menos complicados que alguns nós de anzol aosiehaoisuehaoseh. Como digo, sempre é bom saber um pouco de tudo, que um dia vai ser util.

O kit de bebado é barbada, que sempre tem o "bob esponja" da turma. Da pro cara tomar o coquetel "molotov" de glicose+hepocler+engov que é tiro e queda.

Gosto de levar para pescar a noite um guaraná em pó com taurina, tira o sono legal. Taurina é um componente que tem no Redbull.

Como tenho alergia a picadas de abelha levo tbm decadron injetavel, que ja me salvou varias vezes. joia::: joia::: joia::: joia:::

Tudo isso cabe em uma pequena maletinha, e na hora do apuro, longe de tudo... pode salvar a pescaria ou o parceiro. Manuais de primeiro socorros tbm tem por tudo no google, ensinando fazer desde uma massagem cardiaca e respiração boca a boca, até uma traqueostomia.

Vamos lá, se tem um médico na turma, da uma ajuda ae!! oasieuhaosuehoaiseh

Abraços!

CARACAS!!!!!!!

Isso naum é acampamento, é Projeto Médicos Sem Fronteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...