Ir para conteúdo

Uma dúvida!!


Posts Recomendados

Boa Tarde!!!

Estou com umas dúvidas, tenho certeza que no meio de tanta gente entendida do assunto vou colher boas informaçöes. Eu e meu PCO de pesca frequentamos um rancho no interior de Säo Paulo, o lago deve ter aproximadamente uns 200 metros por uns 80 de largura, com várias estruturas submersas, pela margem que a gente anda é muito comum encontrar diversos Tucunas de aproximadamente(1.5 a 2.0Kg), tem época que a gente náo consegue pegar nenhum na isca artificial, ano passado por exemplo no feriado de Janeiro(25) pegamos muitos na isca viva(lambari) e poucos na isca artificial, nesse ano no mesmo feriado näo pegamos nada, primeira pergunta é- Por que isso acontece? A minha outra dúvida é a seguinte, final de semana passado estavamos pescando lá e pegamos um monte deles só na isca artificial(stick), porem 90% era de pequeno porte e justamente os maiores foram pegos nas iscas de meia agua, Por que somente os menores atacam na superficie?? se alguém tiver alguma dica para ajudar eu agradeço!!!

Obrigado amigos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maninho... Já vi situação parecida com essa que descreveu em um pesqueiro que presto acessoria aqui em Rio Verde... O lago é ate maior que esse... Mas esse comportamento me lembrou os tucunas daqui. Sobre a isca viva... Isso é uma realidade... Ela sempre será mais atrativa do que uma isca artificial. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a largar de vez o marvadoooo do lambari.

Aqui é mais comum acertar os grandes tucunas em spiners, sticks bem lentos ou iscas pequenas de meia água.

Os Tucunas em tanques fechados são bem menos agressivos do que em seu habitat. Isso se deve a vários fatores como oxigênio, fácil alimentação, menos estrutura, temperatura e pH da água.

Se existir lodo ou algum tipo de alga dentro do tanque é bem comum o peixe grande ficar inativo.

Procure usar iscas menores e arremessar mais longe... O peixe percebe sua movimentação na margem mesmo estando fora da água. Para isso, use varas mais longas com ação mais lenta. Equipe suas carretilhas com linhas mais finas e se for usar snap procure um bem pequeno...

Espero ter ajudado maninho... Pois aqui a gente faz isso e tem dado resultado.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson, o que o Eribert falou é batata: tucunaré desse tipo de represa é muito menos agressivo!! Nunca vai se comparar ao seu habitat!

Interessante que a matrincha (mais arisca que o tucunaré no seu ambiente natural), ataca bem artificiais em lagos...

vai entender... oloko:: oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como tirar duvidas com pessoas entendidas, vou abusar mais um pouco

Vocës sugerem alguma isca??? cor??? tamanho??

Obrigado mesmo !!!!

Opsss maninho....

Ja que eu palpitei.. rsrsrs vou dar mais um...

Maninho... Aqui tenho muito resultado com a isca Lambari da intergreen, e a curitibinha da moro deconto.

Procure tambem os spinners giromax tamanho 5... esse é fatal...

Cor depende muito... Mais prefiro usar as mais claras... Pois como o Gui falou.... As matrinchãs nesses lagos são muito ativas e cores claras para elas é tudo de bom.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cara!!!

Vou ver se arrumo essas iscas agora mesmo!!!

Sobre as matrinchas ja pegamos lá, porem nenhuma com iscas artificias, já entrou uma piratupanga na isca de meia agua de cor branca com verde ...

depois te conto como foi!!!

Abraços e obrigado pelas dicas...

Bom FDS a todos !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como tirar duvidas com pessoas entendidas, vou abusar mais um pouco

Vocës sugerem alguma isca??? cor??? tamanho??

Obrigado mesmo !!!!

Opsss maninho....

Ja que eu palpitei.. rsrsrs vou dar mais um...

Maninho... Aqui tenho muito resultado com a isca Lambari da intergreen, e a curitibinha da moro deconto.

Procure tambem os spinners giromax tamanho 5... esse é fatal...

Cor depende muito... Mais prefiro usar as mais claras... Pois como o Gui falou.... As matrinchãs nesses lagos são muito ativas e cores claras para elas é tudo de bom.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Fala Eribert,

Eu que pesco com o Hideki nesse rancho !!!

A lambari da intergreen não tentei ... mas bateu na firestick (que diga-se de passagem é bem difícil de trabalhar).

Procurei esses spinners na net e não encontrei o de 7 gramas, sabe onde posso encontrar ?!?!

Valeu as dicas,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rogério Mila !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado !

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa...

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Tem também um tutorial na Seção Off Record ( no final da página principal ) que explica tudo nos mínimos detalhes...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... wink

Contamos com a sua compreensão e participação !

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como tirar duvidas com pessoas entendidas, vou abusar mais um pouco

Vocës sugerem alguma isca??? cor??? tamanho??

Obrigado mesmo !!!!

Opsss maninho....

Ja que eu palpitei.. rsrsrs vou dar mais um...

Maninho... Aqui tenho muito resultado com a isca Lambari da intergreen, e a curitibinha da moro deconto.

Procure tambem os spinners giromax tamanho 5... esse é fatal...

Cor depende muito... Mais prefiro usar as mais claras... Pois como o Gui falou.... As matrinchãs nesses lagos são muito ativas e cores claras para elas é tudo de bom.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Fala Eribert,

Eu que pesco com o Hideki nesse rancho !!!

A lambari da intergreen não tentei ... mas bateu na firestick (que diga-se de passagem é bem difícil de trabalhar).

Procurei esses spinners na net e não encontrei o de 7 gramas, sabe onde posso encontrar ?!?!

Valeu as dicas,

Abraços

E ai Rogerio... Tudo bem?

Então maninho... O giromax numero 5 e 7 vc pode comprar pelo site da deconto se caso nao achar nas lojas... http://www.iscasartificiais.com.br

Mande um email para o Pedro Deconto e pode usar meu nome se quiser.

Sobre o firestick... é uma excelente isca... É impossivel eu sair de casa ate mesmo pra ir no supermecado ou na locadora sem levar uma dentro do carro. rsrsrsrs...

Realmente é meio dificil mesmo... Mas qual é a forma que vc esta trabalhando ela?

O Ideal é dar toques curtos e rapidos com ponta da vara para baixo, fazendo a isca zarar na superficie.

Para facilitar o trabalho é bom usar uma linha de multifilamento e um lider de fluorcarbono.

Uma das varias vantagens( como: não absorve água, seu índice de ruptura é o mesmo seco ou molhado, elasticidade quase zero, não é poroso, afunda mais rápido que o náilon, visibilidade quase zero, mais rígido, e altamente resistente á abrasão, resistente a solventes, acidos e aos raios ultra violeta. ) do Lider de fluorcarbono é para evitar a garateia ficar laçando a isca na caida da isca na água .

Outra dica legal para facilitar o trabalho do FireStick é o uso de uma vara de ação média.

Qualquer duvida vamos falando...

Meu msn é eribertfilho@hotmail.com

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Eribert, nem no site da deconto tinha o de 7 e 9 gramas. Mas ai liguei lá e o Roberto falou que consegue pra mim.

Queria experimentar um de cada ... além do branco, que outra cor recomenda?!

http://www.iscasartificiais.com.br/inde ... JPRT7PON3U

Então não sou bom com iscas zara ... mas o trabalho que tento fazer é ir zarando com toques de ponta de vara mesmo. Quando é de barranco até vai mais ou menos ... mas quando é embarcado ... fica muito mais difícil !!!

A linha que estou usando é uma multi 0,18mm mas estavamos sem líder pois a viagem foi marcada de última hora e não deu tempo de comprar outra fluor que a nossa tinha acabado. Realmente só senti falta do líder pois com a multi as iscas de superficie enroscam mais facilmente nas garatéias.

Eu uso uma rapala silver 5'3" de 4-12lbs ... se não me engano é ação média mesmo.

Aqui infelizmente o msn é bloqueado.

Mais uma vez agradeço as dicas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Eribert, nem no site da deconto tinha o de 7 e 9 gramas. Mas ai liguei lá e o Roberto falou que consegue pra mim.

Queria experimentar um de cada ... além do branco, que outra cor recomenda?!

http://www.iscasartificiais.com.br/inde ... JPRT7PON3U

Então não sou bom com iscas zara ... mas o trabalho que tento fazer é ir zarando com toques de ponta de vara mesmo. Quando é de barranco até vai mais ou menos ... mas quando é embarcado ... fica muito mais difícil !!!

A linha que estou usando é uma multi 0,18mm mas estavamos sem líder pois a viagem foi marcada de última hora e não deu tempo de comprar outra fluor que a nossa tinha acabado. Realmente só senti falta do líder pois com a multi as iscas de superficie enroscam mais facilmente nas garatéias.

Eu uso uma rapala silver 5'3" de 4-12lbs ... se não me engano é ação média mesmo.

Aqui infelizmente o msn é bloqueado.

Mais uma vez agradeço as dicas.

Abraços.

opsss maninho... pode comprar de olho fechado o vermelho, branco, verde limão e preto.

Os tamanhos 5 e 7 são pesadinhos e bem reforçados... O 7 ja usei ate pra pescar dourados e tambaquis.

Seu equipamento esta correto para pescar tucunas em tanques fechados... Pra melhorar o arremesso se caso estiver tendo alguma dificuldade, o bom seria uma vara de 6' ou 6'.2".

Maninho.. sobre zarar embarcado... creio que a sua dificuldade deve-se ao movimento do barco ou a posição....Qdo estiver pescando embarcado... Fale com seu companheiro ir mais devagar no eletrico, ou parar o barco para vc terminar o trabalho. O lance é ir treinando e logo logo ta zarando muito bem com o barco em movimento tb. É pratica maninho... Manda bala.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas um tucuna que nunca foi capturado ataca sem pestanejar uma isca, e sua alimentação habitual são justamente os peixinhos na meia-água. Antes de atacar uma isca na superfície, ele vai dar uma sacada na "presa", e fica fácil perceber que há uma linha na frente da suposta presa, sendo este um sinal de que o tucuna não deve atacá-la! Na meia-água, a linha fica mais discreta, menos visível; e a isca fica mais próxima da alimentação habitual do tucuna.

Sugiro iscas lentas e com grande volume de trabalho (como um spinner), sem esquecer do líder de fluor.

Sobre a isca viva, embora ela seja menos chamativa que uma artificial; ela reage ao ver o predador tentando fugir o quê, quase que por reflexo, incita o predador ao ataque fulminante e sem segundas considerações...

Considero esta a forma mais eficaz de pescar predadores em pesqueiros e em muitas outras situações: isca viva. mas apoiar a linha em um graveto ou galhinho fora da água, deixando a isca com quase nenhuma linha para se mover sem sair fora da água, com linha apenas suficiente para permanecer toda submersa, a isca vai ficar em posição ótima para um ataque mas a linha e parte do anzol ficam para fora da água sendo difícil do predador vê-los. Outra vantagem desta técnica é que o estouro na água permite ao pescador saber imediatamente quando o peixe foi ferrado. A desvantagem é a necessidade de ocultar a vara, que pode ficar camuflada próxima a planta que nos oferece esse galhinho; ou pelo uso em horários de escuridão.

Espero ter ajudado...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja vi essa história antes...

Em outubro de 2007 peguei muiiiiito tucuna numa lagoa aki na minha cidade, passou um tempo eles sumiram.. pensei logo no outubro de 2008 que seria batata.. Putz, grande engano,, chegou outubro e nada deles aparecerem....rs

Eribert suas dicas foram ótimas,, vou praticar...

Mas aki onde pesco ta com muita alga, vegetação subaquática e lodo,, cada dia ta pior,, ta ficando impraticavel pescar com meia água..

Tem alguma dica?

Andei usando um jig (jhony da aicas) , tirei a garateia e coloquei um anzol com ant enrosco... hehe não peguei ninguém.. mas funcionou muito bem..

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja vi essa história antes...

Em outubro de 2007 peguei muiiiiito tucuna numa lagoa aki na minha cidade, passou um tempo eles sumiram.. pensei logo no outubro de 2008 que seria batata.. Putz, grande engano,, chegou outubro e nada deles aparecerem....rs

Eribert suas dicas foram ótimas,, vou praticar...

Mas aki onde pesco ta com muita alga, vegetação subaquática e lodo,, cada dia ta pior,, ta ficando impraticavel pescar com meia água..

Tem alguma dica?

Andei usando um jig (jhony da aicas) , tirei a garateia e coloquei um anzol com ant enrosco... hehe não peguei ninguém.. mas funcionou muito bem..

Vlw.

Amigo apareci para dar um "pitaco"...tem um amigo meu ( Mauro Nakatani, se quiser manda uma MP que ele tira uma foto e manda pra vc ) que dá uma turbinada numa mini-macetão ( Aicás ), tira as duas garatéias e coloca 2 split rings na traseira e um anzol que deve ficar voltado para cima...dá para se trabalhar onde tem essa tranqueira e raramente enrosca...quando enrosca é na boca de um peixe...rs

Dá uma testada e depois fala o resultado pra gente...

Abraço e até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Vou só fazer algumas considerações, já que o mano Eribert já falou tudo...rs

Já vi várias situações em que o peixe estava manhoso...eu, particularmente pesco quase que exclusivamente na superfície...e gosto de iscas com ratlin muito fortes (trairão, firestick, etc)...mas, já vi casos em que uma isca sem ratlin fez a diferença, tipo uma red pepper...nesta situação que te falei...peixe manhoso...portanto tem que ficar observando e testar...

Do mesmo modo, iscas de 1/2 água, existem as floating, suspending e sinking...se tentar uma e não ter resultados, não deixe de testar as outras...

Iscas pequenas também são muito eficientes quando o peixe está manhoso...a dificuldade é no arremesso, por causa do seu baixo peso...eu gosto muito da trairinha (bait puller), wise dog (maria), skitter pop (7 cm - essa é muito fácil de arremessar e trabalhar), dog-X e Z-40 também são boas opções...

Espero ter ajudado e qualquer coisa...grita ai!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo pitaco mano.. vlw.

Vlw, vou testar e depois te conto.. legal::

Ja vi essa história antes...

Em outubro de 2007 peguei muiiiiito tucuna numa lagoa aki na minha cidade, passou um tempo eles sumiram.. pensei logo no outubro de 2008 que seria batata.. Putz, grande engano,, chegou outubro e nada deles aparecerem....rs

Eribert suas dicas foram ótimas,, vou praticar...

Mas aki onde pesco ta com muita alga, vegetação subaquática e lodo,, cada dia ta pior,, ta ficando impraticavel pescar com meia água..

Tem alguma dica?

Andei usando um jig (jhony da aicas) , tirei a garateia e coloquei um anzol com ant enrosco... hehe não peguei ninguém.. mas funcionou muito bem..

Vlw.

Amigo apareci para dar um "pitaco"...tem um amigo meu ( Mauro Nakatani, se quiser manda uma MP que ele tira uma foto e manda pra vc ) que dá uma turbinada numa mini-macetão ( Aicás ), tira as duas garatéias e coloca 2 split rings na traseira e um anzol que deve ficar voltado para cima...dá para se trabalhar onde tem essa tranqueira e raramente enrosca...quando enrosca é na boca de um peixe...rs

Dá uma testada e depois fala o resultado pra gente...

Abraço e até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...