Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá
Entre para seguir isso  
Diego Rudek

Marcas de motores x custo de manutenção

Posts Recomendados

Bom pessoal, conversando sobre motores de popa sempre sai aquela conversa... e o custo da manutenção??

Vamos citar as seguintes marcas:

Mercury

Yamaha

Evinrude

Suzuki

que são os lideres em venda.

Realmente assistencia tecnica e manutenção da yamaha é mais em conta. A mais cara que vi até hoje são os evinrude e-tec, sendo que para ligar o motor pela primeira vez, se não for em uma autorizada que vc comprou o motor, vai sair em torno de R$ 800,00 para passar a liberação.

Os motores e-tec são realmente "maquinas", silenciosos, economicos, com 3 anos de garantia, primeira revisão com 300 horas de uso. Claro, seguindo as normas da fabrica. Agora se vc usar uma gasolina ruim, um oleo que não seja o deles (recomendado é o xd50 que 3,78L custa em média 95 reais), e chegar a "pifar" um bico injetor, apenas 1 unidade custa mais de 1000 reais. Peças para retifica ainda não encontrei valores, mas ja fiquei sabendo que vão ser realmente salgadas.

Ja comprei peças para mercury para um colega meu de sao paulo, no paraguai. Ele trancou um mercury 75, por falta de oleo ¬¬, sendo que havia mandado desligar o alarme de nivel de oleo, pq ficava apitando msmo com o tanque cheio. Resultado do orçamento no brasil: 7500,00 para fazer o motor inteiro. Consegui as peças do paraguai por 4000 reais, originais. O motor ficou zero.

A manutenção dos motores 4 tempos tbm são caras, por ter que fazer preventiva de limpar bicos injetores, troca de óleo a cada 50 horas e ai por diante.

Realmente qq motor, qndo encomodar ou exigir retifica, sinto muito, mas vai morrer uma boa grana, sendo yamaha, mercury, evinrude ou qq outro.

Suzuki tem pouca revenda e mecanicas para manutenção, mas se procurar em qq lugar, vai ver que são os melhores motores.

Agora vamos para a questão de economia do motor. Mercury e evinrude são os mais economicos. Yamaha pegou fama de funil por causa dos 40 antigos, que chegavam a consumir 20L/hora. Realmente não tem bolso que resista. Masss se vc olhar navegando por ai, esses motores com + de 15 anos de uso, estão zero bala. Agora pega um evinrude, com a mesma idade, mesmas condições de uso, começam a bater, aparecer problemas na parte elétrica e ai por diante.

Então qual a melhor marca??

A melhor marca de motor é "NOVO".

Seguindo certinho as recomendações e cuidando do que é seu, motores de popa são feitos para durarem + de 1000 horas de uso!!

Ou comprar um motor com procedencia, bem cuidado, ele com 300 horas de uso ainda é novo. Comprando um motor assim, basta fazer uma geral nele, trocando rotor, oleo de diferencial, descarbonizando, trocando velas e etc, dando um "grau" no bichinho, tem motor pra muitoo tempo. E realmente, para um pescador de final de semana, fazer 1000 horas com um motor leva bastante tempo heim! Em uma reportagem que li, foi feita uma média de uso entre varios usuarios de esporte e recreio e o resultado foi média de 50 horas ano. Lógico que tem gnt que usa + ou usa -.

Se vc é mão de vaca, não gosta de gastar com manutenção, não cuida do que vc tem, como tem bastante gnt que conheço hehehehe, não compre um motor com injeção, que realmente vai gastar.

Agora se vc é cuidadoso, segue as recomendações, nunca vai se encomodar.

Certa vez um colega comprou um 115 e-tec, mandou vir por transportadora e levou em um amigo dele para montar. O cara virou o motor de pernas para o ar literalmente tentando fazer funcionar, e resolveu desligar um sensor para ver oq dava. Resultado??? Sensor novo, que custou 5mil. ¬¬

Motores e suas "famas":

Yamaha: confiavel (dizem que ele e o suzuki são os melhores) e "bebado", porem o melhor de revenda;

Mercury: economico e peças com valor elevado, revenda boa;

Suzuki: "o motor", revenda complicada, peças e oficina realmente complicados de encontrar;

Evinrude: ótimo motor, revenda não mto boa, peças com preços muito elevados;

Mariner: motor muitoo bom, revenda boa e manutenção simples;

Vamos completar ai, que devo ter esquecido bastante coisa ehhehehehe.

Fica legal tbm fazer como vi em outros lugares, colocar uma foto do seu barco, caracteristicas, peso, motor, velocidade, helice e consumo.

Pois com tanta opção de compra que tem por ai, qm vai comprar sempre fica na duvida. Como tem barcos bons, tem os que são uma Merd*, como os da alumibarcos de guaira. Ja tive 2 deles, uma de 17" e uma de 19". Com 2 meses de uso começa a entrar agua por tudo que é lado.

Lembrei de mais uma. Sempre tem um parente ou um amigo, que tem aquela cara de pau de pedir seu barco ou seu motor emprestado. Ou aquele que pede: deixa eu pilotar?

certa vez deixei pilotar em guaira. Resultado? quase matou os 5 que estavam na lancha. Era uma 19" com um motor 90 mariner. Cuidava como um filho a lancha. O FDP bateu em uma pedreira, chegou a saltar a lancha fora da agua. Quebrou a parte de baixo da rabeta, entortou eixo e o motor nunca mais foi o msmo =/.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Diego!

Agora eu tenho uma dúvida em relação a marca do motor Tohatsu. Dizem que é o mesmo Mercury Super. Isso é verdade ou não?

O motor Tohatsu 18HP é bom? Como é a manutenção dele?

Outra dúvida que tenho é a respeito dos Mercury japonês e americano. Qual deles é o melhor?

Grande abraço!

Mauro Felipe

Santa Maria - DF

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico Diego!

Agora eu tenho uma dúvida em relação a marca do motor Tohatsu. Dizem que é o mesmo Mercury Super. Isso é verdade ou não?

O motor Tohatsu 18HP é bom? Como é a manutenção dele?

Outra dúvida que tenho é a respeito dos Mercury japonês e americano. Qual deles é o melhor?

Grande abraço!

Mauro Felipe

Santa Maria - DF

Mercury Japonês eu acho melhor... o manche das marchas fica na lateral do motor...

O americano não tem manche das marchas... acelerou pra frente ele engata sozinho, para trás engata a ré... rsrsrs no bom sentido KKKKK rindo3::

Compartilhar este post

Link para o post

Diego,

Muito bom o tópico mas fiquei com uma dúvida que pode ser banal mas sou leigo no assunto.

O que seria ligar o motor pela primeira vez e passar a liberação?

Isto deve ser feito para todos os motores, indiferente da potência?

Obrigado,

Abraços

. A mais cara que vi até hoje são os evinrude e-tec, sendo que para ligar o motor pela primeira vez, se não for em uma autorizada que vc comprou o motor, vai sair em torno de R$ 800,00 para passar a liberação..

Compartilhar este post

Link para o post

Então, os mercury tem fabricação americana e o fabricação japonesa, sendo que japonesa é bemm melhor do que o americano, como o bruno falou. Eles são os mesmos Tohatsu, que é top do mundo, junto com o suzuki. Tohatsu é lider em + de 100 paises, fabricando até os motores nissan. Então não tem erro, sem duvida é melhor que o americano.

A parte do e-tec, qndo tirado da caixa e montado na lancha, pode fazer até macumba pra funcionar que não vai! ele precisa ser passado em um aparelho tipo o Raster (que faz leitura e configura injeção eletronica). É um tipo de bloqueio que tem o motor justamente para não ser montado no fundo do quintal, somente tendo liberação em uma autorizada Evinrude. Se vc compra ele direto na autorizada, ja esta incluso essa liberação. Comprando ele na internet, direto de Manaus ou coisa parecida, vai ter que levar em uma autorizada para poder funcionar o bichinho.

joia::: joia::: joia:::

Grande abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora ficou claro.

Fazendo um comparativo com automóveis, seria a mesma coisa da troca de óleo do Mercdedes Classe A que até pouco tempo atrás só o concessionário tinha a maldita chave para abrir a tampa obrigando que os clientes fizessem a troca de óleo somente lá e por uma paulada de $... diabo::

Valeu Diego, joia::: joia::: joia:::

Abração

Thomas

Então, os mercury tem fabricação americana e o fabricação japonesa, sendo que japonesa é bemm melhor do que o americano, como o bruno falou. Eles são os mesmos Tohatsu, que é top do mundo, junto com o suzuki. Tohatsu é lider em + de 100 paises, fabricando até os motores nissan. Então não tem erro, sem duvida é melhor que o americano.

A parte do e-tec, qndo tirado da caixa e montado na lancha, pode fazer até macumba pra funcionar que não vai! ele precisa ser passado em um aparelho tipo o Raster (que faz leitura e configura injeção eletronica). É um tipo de bloqueio que tem o motor justamente para não ser montado no fundo do quintal, somente tendo liberação em uma autorizada Evinrude. Se vc compra ele direto na autorizada, ja esta incluso essa liberação. Comprando ele na internet, direto de Manaus ou coisa parecida, vai ter que levar em uma autorizada para poder funcionar o bichinho.

joia::: joia::: joia:::

Grande abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Diferença do mercury americano para o japones:

Pelo menos para o mercury super (japones) é que no americano as camisas são de liga cromo /niquel , e no japones ferro fundido. Ou seja, o japones dá retifica, o americano tem que trocar tudo.

Informações passadas por mecanico autorizado Mercury.

Compartilhar este post

Link para o post

Bela dica, esclareceu muitas duvidas vai ajudar bastante. viola::

Tenho ouvido relatos que os motores Mercury dão mais manutenção quando usados com freqüência em águas sujas, ocorrem super aquecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Moura, nunca ouvi falar sobre isso. Vi que em hoteis e pousadas na AM usam muito o 25 sea pro. Mas vc utilizando ele em aguas sujas e antes de guardar ele deixar funcionando no orelhão com agua doce não vai ter problemas. Mesmo esquema de água salgada.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Boa heim Diego, aproveitando sua sabedorias em motores pergunto sobre os Johnson´s.

Comprei um Johnson em muito bom estado, quem quebrou ele fui eu com a gonorância de um piloto de trator. Fui arrumar o danado e tomei uma facada in the buxus, isso tudo pela força aplicada na tentativa de arrumar o danado no meio do lagão (Fiz funcionar mas quebrou outra peça, ao menos saimos do lago).

Mas isso foi o aprendizado e depois de pagar a facada ainda ganhei uma aula de bons modos.

Depois disso ao ver o alto custo da peça poste aqui um help de revendas de peças:

viewtopic.php?f=74&t=5443

Agora vem a pergunta, a Johnson é representada pela Mercury (me falaram), pela Bombardier ou pela Envirude (Creio que seja essa).

Pelo que sei os motores de 25hp da Johnson deixaram de ser fabricados pelas regras de emissões de poluentes, ficando assim so os de 15hp.

Caso tenha lagum contato bom de peças ficaria grato com o envio, pois so o SGambatti pronunciou a tal Cobra Nautica em SP.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Flávio, o que estragou no motor?

Dependendo, quem esta com uma promoção muito boa de peças é a piramide no paraguai.

http://www.piramidemotor.com/site/indexp.htm

volneypiramide@hotmail.com

ele te consegue as peças com preço muito bom!

qq coisa conversamos certinho e busco pra ti.

Grande abraço!

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a melhor maneira de gastar pouco em manutenção de motores (carro, moto ou barco) é gastar sempre. Haja preventivamente.

Mantenham a manutenção em dia, não exijam mais do que o motor pode oferecer, sigam as orientações do manual e a qualquer sinal (o motor sempre dá) de que algo está errado, pare e leve imediatamente ao seu mecânico.

Um pequeno problema se não diagnosticado a tempo, pode virar uma grande dor-de-cabeça. ($$$)

Agindo desta forma, dificilmente vai gastar muito dinheiro na manutenção de motores, seja de que marca for.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso