Ir para conteúdo

NOVO MATERIAL PARA CABO DE VARAS


Posts Recomendados

Aos amigos que gostam de novidades!!!

Semana passada voltei do Amazonas e trouxe nas malas alguns pedaços de molongó ( arbustos daquela região ).

Seus caules são extremamente leves pode até ser mais leves que a cortiça(?). Bem facil de usinar com a facilidade que são interiças!!!

Já fiz algumas experiências e os cabos ficararam maravilhosos!!!! Muito brancos e muito lisos, mas não tão lisos que não permitam uma pega perfeita.

Na semana que vem vou ver se consigo montar uma vara e, ai coloco as fotos no forum!!!!

Abraço a todos

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos que gostam de novidades!!!

Semana passada voltei do Amazonas e trouxe nas malas alguns pedaços de molongó ( arbustos daquela região ).

Seus caules são extremamente leves pode até ser mais leves que a cortiça(?). Bem facil de usinar com a facilidade que são interiças!!!

Já fiz algumas experiências e os cabos ficararam maravilhosos!!!! Muito brancos e muito lisos, mas não tão lisos que não permitam uma pega perfeita.

Na semana que vem vou ver se consigo montar uma vara e, ai coloco as fotos no forum!!!!

Abraço a todos

Roberto

Roberto,

Já os uso há quase dois anos, dão um ótimo trabalho e são realmente mais leves que a cortiça. Um pouquinho complicado para fazer o furo quando a haste de madeira é grande, mas externamente bom de trabalhar.

Abraços

Imagem Postada

Este foi totalmente torneado à mão, inclusive aproveitando un nó oco para por o nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cortaria em arruelas ( seria mais facil de furar), e jogava este tipo de cortiça aglom. mesclada, para quebrar um pouco o branco da madeira, é uma idéia.. mas gosto é gosto né?

Bom Trabalho Roberto e vamos que vamos.

Imagem Postada

Este é um cabo feito por Mark Blabaum um grande Rod Building EUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhm....interessante. Belo trabalho Jorge.....E Betão...estamos esperando o resultado do seu trabalho... joia:::

Obrigado Fabríco,

Este foi o primeiro que fiz testando o molongó numa vara minha,há quase 2 anos, porém de lá para cá tenho usado madeiras leves mas um pouco mais fortes do que o molongó, apesar de ainda usar alguns casos escolhidos em molongó. Hoje acho que o molongo se presta muito para cabos com revestimento sobre a madeira como esse trançado em couro crú de cabrito que mostro abaixo, um dos que fiz usando esta técnica em couro trançado.

E Roberto manda brasa aí e depois mostra pra nós, já que o Marcão te passou umas idéias legais do Mark Blabaum, que é nada mais nada menos que o melhor do mundo em cabos de madeira.

Imagem Postada

Abraços pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge e Marco

Belos trabalhos muito interessante !!!

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Quando eu vi o molongó logo me entusiasmei e não sabia que já era utilizado!!!

Chegando a São Paulo logo usinei uns cabos e achei que ficaram muito bons!!!

Cabos já usinados.

Imagem Postada

Imagem Postada

Molongo já perfurado e pronto para ser usinado.

Imagem Postada

Quanto a perfuração não tive problemas pois usei uma broca de 400 mm, que fiz uma pequena modificação pois ela tinha ponta de vidia que retirei a a afiei. Com uma furadeira nanual fui acertando o meio da madeira e seguindo as curvaturas do toco até ser totalmente perfurado.

Um dos cabos acima tem 250 mm os outros 180 mm que são tamanhos de cabos que mais me adapto, e os foregrip por volta de 80 mm.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

Ficaram muito bem usinados, vais fazer umas belas varas com eles.

Eu tenho usado nos meus um selador ou goma laca, para deixá-los um pouquinho mais resistentes. Não perde o grip.

Grande abraço e mostra pra nós quando estiver pronta.

Jorge

Que selador voce usa?

É o comum para pintura em madeira?

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto,

Ficaram muito bem usinados, vais fazer umas belas varas com eles.

Eu tenho usado nos meus um selador ou goma laca, para deixá-los um pouquinho mais resistentes. Não perde o grip.

Grande abraço e mostra pra nós quando estiver pronta.

Jorge

Que selador voce usa?

É o comum para pintura em madeira?

Grande abraço

Roberto

Isso mesmo Roberto ou goma laca, deixam a superfície um pouquinho mais resistente.

Alguns vernizes também servem só não passe muitas mãos para não perder o grip.

Teste eles num pedacinho qualquer usinado e vais ver o que fica melhor.

Já usei resina, selador, verniz, goma laca, mas acho que o que fica melhor é goma laca ou verniz esses poliuretano.

Abraços.

Qualquer coisa dá um grito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robertão, eu já tinha desistido de mexer no que está pronto agora vem você... vou ter que experimentar essa novidade.

Abração.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Lá vem ele de novo, e dá-lhe Dona Biguá pra aguentar a bagunça... kkk rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robertão, eu já tinha desistido de mexer no que está pronto agora vem vcê... vou ter que experimentar essa novidade.

Abração.

Grande amigo João

Desistir nunca !!! Tentar inovar sempre!!!

Quando não estamos pescando a melhor coisa que podemos fazer é pelo menos mexer com as tralhas de pesca para abrandar nossa vontade de pescar!!!

Mãos a obra pois vale a pena a utilização desse material porque fica muito legal!!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...