Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabrício Fialho

GASOLINA E ÓLEO 2T.

Posts Recomendados

Tudo bom Artur.

Olha saber se a gasolina está batizada eu acho meio difícil. Quanto ao óleo eu uso o de mesma marca do meu motor que é um Johnson, este óleo eu encontro nas lojas de pesca especilalizadas.

Um forte abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí só com o laboratório da anp.

gasolina de octanagem diferente eu acredito não haver pois só existe uma única produtora que é a petroLULA.Antigamente existia a tal gasolina azul vendida nos postos que era mais eficiente, mais octanos.Hoje é tudo igual.

Compartilhar este post

Link para o post

gasolina de octanagem diferente eu acredito não haver pois só existe uma única produtora que é a petroLULA.Antigamente existia a tal gasolina azul vendida nos postos que era mais eficiente, mais octanos.Hoje é tudo igual.

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium. Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 25% de álcool anidro.

GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem. Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).

GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).

A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.

GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.

E quanto a óleo 2T, existem diferenças sim, mas apenas os motores maiores q recebem outro tipo de óleo q custa os zóio da cara. joia:::

É o óleo DFi para motores com injeção eletrônica de combustível. O galão com 3,78l custa R$ 200,00. surtei::

Compartilhar este post

Link para o post

nunca vi !!!!!

e as aditivadas são indequadas para motores 2 tempos, pois seu aditivo de limpeza dilui o óleo sendo danoso à lubrificação.

E devemos lembrar que elas saem assim da refinaria, mas oque chega nos tanques ................

Compartilhar este post

Link para o post

digo que nunca vi nos postos de minha região, pois certamente ficaria estocada sem vender , o povo tá duro hehehe.

Aqui é raro ver algum carro na gasolina, tudo alcool, qto mais premium podium. aqui é tudo barrichelussssssss.

a proposito qual o preço delas aí fabricio?

Compartilhar este post

Link para o post

digo que nunca vi nos postos de minha região, pois certamente ficaria estocada sem vender , o povo tá duro hehehe.

Aqui é raro ver algum carro na gasolina, tudo alcool, qto mais premium podium. aqui é tudo barrichelussssssss.

a proposito qual o preço delas aí fabricio?

Aqui em Brasília existem uns 2 ou 3 postos q vendem a Pódium.

É uma super gasolina....

Usamos em motos de cross, com motores de alta performance e altas taxas taxas de compressão.

Essa gasolina é tão cheirosa q mesmo depois de queimada ela cheira bem no escapamento.

Nunca usei em motor de popa...mas deve ser muito bom.

Aqui o valor dela gira em torno dos R$ 3,00 o litro. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Artur,

muito já foi dito por aqui a respeito dos tipos de GAS... entaum, vou me atrever a te responder a parte da sua pergunta que não foi respondida.

Existe um método de saber se sua gasolina está ou não batizada:

O alcool adicionado à gasolina tem sua porcentagem pré-definida, como bem disse o fabrício, mas alguns postos exageram nessa medida e adicionam até agua à gasolina.

É preciso ter um recipiente milimetrado.

- Coloque um pouco da gasolina neste recipiente e adicione parte igual de água.

- A mistura formará duas fases iguais (os líquidos não se misturam);

- Então agite o recipiente vigorosamente sem derramar (pra não perder o parâmetro)

- O alcool da gasolina e, por vezes, a água batizada na gasolina se dissolvem mais na agua que no alcool, então a fase da água "absorve" a agua e o alcool, deixando a gasolina livre da mistura.

-Pronto, agora vc sabe quanto de gasolina e quanto de alcool (ou alcool e agua) teinha a sua amostra inicial.

-compare com os padrões pré estabelecidos e pronto.

Acho que é isso.

Separar água se alcool já é bem mais complicado e depende de aquecimento com temperatura contralada, mas os "engasgos" no motor e a perda de potência já denunciam.

Com isso acho que já dá pra se aventurar a dar uma de fiscal de posto... kkk

Espero que tenham gostado das dicas

abração

Compartilhar este post

Link para o post

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium. Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 25% de álcool anidro.

GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem. Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).

GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).

A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.

GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).

E quanto a óleo 2T, existem diferenças sim, mas apenas os motores maiores q recebem outro tipo de óleo q custa os zóio da cara. joia:::

É o óleo DFi para motores com injeção eletrônica de combustível. O galão com 3,78l custa R$ 200,00. surtei::

mestre:: mestre:: mestre::

disse tudo Fabricio!

Eu comprava sempre no paraguai ou argentina óleo OMC, mas começou a ficar meio caro e consigo aqueles da petrolula rindo3:: rindo3:: por 4 e pouco ou 5 pila o tubinho de 500ml, to usando esse e nunca deu problema...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Artur,

muito já foi dito por aqui a respeito dos tipos de GAS... entaum, vou me atrever a te responder a parte da sua pergunta que não foi respondida.

O alcool adicionado à gasolina tem sua porcentagem pré-definida, como bem disse o fabrício, mas alguns postos exageram nessa medida e adicionam até agua à gasolina.

- Então agite o recipiente vigorosamente sem derramar (pra não perder o parâmetro)

- O alcool da gasolina e, por vezes, a água batizada na gasolina se dissolvem mais na agua que no alcool, então a fase da água "absorve" a agua e o alcool, deixando a gasolina livre da mistura.

-Pronto, agora vc sabe quanto de gasolina e quanto de alcool (ou alcool e agua) teinha a sua amostra inicial.

Acho que é isso.

Separar água se alcool já é bem mais complicado e depende de aquecimento com temperatura contralada, mas os "engasgos" no motor e a perda de potência já denunciam.

abração

uma vez ouvi falar de colocar ela em um copinho de plastico, aqueles de café, e em determinado tempo se derreter o copo ela não presta... sei lah se quer determinar se tem solvente ou algo parecido...

rindo3:: rindo3::

o negocio eh sempre ter um tanquinho separado com gasosa podium ou azul, principalmente em motores injetados, assim vc não se encomoda com limpeza de bicos...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando gasolina aditivada da Ipiranga. A diferença é visível; melhor partida, lenta firme e melhor vel final alegre:: alegre::

Compartilhar este post

Link para o post

GASOLINA COMUM - Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

Grande Fabrício,

Exceto para automóveis da Honda, que recomenda no Manual do Proprietário a utilização de Gasolina Comum e reforça para não se utilizar a aditivada, mesmo com injeção eletrônica.

Abração

Schmi

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando gasolina aditivada da Ipiranga. A diferença é visível; melhor partida, lenta firme e melhor vel final alegre:: alegre::

Mistura um pouco de podium pra ver a diferença, partida sempre de primeira.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Diego.

Ainda vou usar, meu velho 25 vai explodir rindo3::

Compartilhar este post

Link para o post

Diego.

Ainda vou usar, meu velho 25 vai explodir rindo3::

É lindoo de ver, as velas chegam a ficar brancas aosieuhoaiusehoasiue

Compartilhar este post

Link para o post

Então Artur, tem mecanicos que falam para usar aditivada, tem mecanicos que falam para utilizar comum e por ai vai, fabricantes tbm...

Dos aditivos que existem, li uma vez que a com chumbo danifica motores e tiram um pouco da ação do 2t, mas aqui nem existe mais essa gasosa, somente no paraguai e na argentina.

Vai saber se realmente colocam alguma coisa nessas gasolinas aditivadas... ja vi varias reportagens de aditivos para gasolina, aqueles da bardal e etc, dizem que não fazem porcaria nenhuma no motor... não sei se realmente esses das gasolinas fazem alguma coisa, msmo no carro nunca notei diferença alguma... somente nas marcas, tanto que os postos da petrolula que tem aqui são tudo batizados, qndo compro gasolina podium, busco em cascavel, que é uma cidade ao lado. Por aqui tanto pro barco, pra lancha ou carro só uso texaco techron, pelo menos o carro não fica falhando rindo3:: rindo3:: rindo3::

Esses dias abasteci no paraguai, não lembrava a diferença que da no carro, desde resposta na aceleração até em velocidade e economia. Normal de media no golf 1.6 com gasosa daqui é 12,5 a 13,5 depende o pé com o ar ligado. Fiz quase 15 de média com ar ligado andando a 120km/h.

Deve ter alguma explicação. E ainda por cima o que da mais raiva que a gasosa de lá é praticamente pura, vai do Brasil pra lá e paguei 1,95 o litro mau:: mau:: mau::

mas fazer o que né... na argentina sai 1,75 o litro da azulzinha e tbm é daqui mau:: mau:: as motos de cross reguladas para a de aeroporto que custa 4 e la vai fumaça o litro, usavamos a da argentina e nem precisava mudar regulagem... Phodis Phodis

O que tu acha dos aditivos das do Brasil? Sera que realmente tem algum aditivo msmo? O que realmente fode com tudo é o alcool e os solventes que os fdp colocam, esses dias a briguenta abasteceu em um posto perto de casa e o carro nem pegar não pegava, levei no mecanico, tirou o tanque e me mostrou a pouca vergonha. Colocamos em uma pet de 2 litros, o que era de gasosa tinha aproximadamente uns 3 dedos, o restante vai saber la oq era...

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei estes itens do site da BR, não estou muito convencido, mas é melhor que nada. Será que a ANP se preocupou com os motores 2T? Infelizmente ela também é cheia de alcool... Gostaria de saber o efeito dos adtivos sobre o óleo2T.

7) A gasolina Petrobras Podium pode ser usada em motores de popa?

A gasolina Petrobras Podium é uma gasolina que atende às especificações da ANP, órgão regulador, portanto pode ser usada em qualquer motor.

Ela é uma gasolina aditivada e, portanto, só não deve ser usada em casos onde o fabricante do motor contra-indicar o uso de uma gasolina aditivada.

Voltar

8) Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?

A potência de um carro é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium poderá proporcionar um total aproveitamento da potência projetada.

Voltar

9) A Petrobras Podium oferece também um melhor rendimento?

Testes realizados com a gasolina Petrobras Podium em condições padrão mostraram que o consumo de combustível não varia significativamente com o seu uso, no entanto temos recebido manifestações de clientes que indicam uma melhora no consumo com o uso desse combustível.

Como regra geral, pode-se dizer que o consumo de combustível é muito mais afetado pela maneira de dirigir e pelo trânsito do que pelas características da gasolina. Por que não experimentar e verificar se o uso da gasolina Petrobras Podium poderá trazer melhora no consumo?

Compartilhar este post

Link para o post

viu as fotos da escada la no topico do mercury 25?

Grande Artur,

Acho que é isso.

abração

uma vez ouvi falar de colocar ela em um copinho de plastico, aqueles de café, e em determinado tempo se derreter o copo ela não presta... sei lah se quer determinar se tem solvente ou algo parecido...

o negocio eh sempre ter um tanquinho separado com gasosa podium ou azul, principalmente em motores injetados, assim vc não se encomoda com limpeza de bicos...

Então Artur é mais ou menos por ae o negocio, se achar para comprar a diferença eh que vai ser de tubo de inox e vai ter antiderrapante onde pisa. Agora só falta fazer uma pintura "epoxi" como dizem por ae e ta filé! Onde pisa da para colar aqueles adesivos com lixa que colocam em escadas.

Mas pensa no cevador dos rapaiz rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

cabe umas 3 bolsas de milho rindo3:: rindo3:: rindo3::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso