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Fabrício Biguá

VELAS DE IGNIÇÃO.

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Artur....o q vc quer dizer com mudar???

Se for sobre vela quente ou fria vamos lá.

Na verdade, quando se pergunta se uma vela é mais quente, ou mais fria, na verdade estão falando é da GAMA TÉRMICA...o q isso quer dizer :?: :?: :?:

Quando uma vela é dita QUENTE, ou de gama térmica alta, a temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faiscas, ou seja, o motor perde potência...

Já quando a vela é FRIA, ou de gama térmia baixa, a temperatura da vela aumenta demais e provoca uma combustão anormal (pré-ignição); causa fusão dos eletrodos da vela assim como também trava ou desgasta o pistão, ou seja, além de se perder potência, pode-se perder o motor...rsrsrsrr :cry:

Agora vem a pergunta: - Como uma vela quente, pode trabalhar fria, e uma vela fria pode trabalhar quente :?: :?: :?:

Com essa foto vcs entenderão o pq...

Imagem Postada

Por causa da superfície de dissipação.....sacaram? Na verdade, uma vela tem q trabalhar entre 450º e 870ºC, acima disso, ela dá pré-ignição, e abaixo disso, ela perde faísca...

Vejam nesta foto, com a vela perde calor...

Imagem Postada

Agora vem a outra pergunta: - Como eu encontro outros tipos de velas "mais" adequados pelos números das velas?

Aí vão as fotos.....

Aqui as velas da Bosh...

Imagem Postada

Agora NGK...

Imagem Postada

Imagem Postada

Vale lembrar q existem velas especiais q não seguem estas tabelas.... :wink:

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Pelo que sei existem velas próprias para motor a álcool ( temperatura mais alta ) e motores à gasolina ( temperatura mais baixa ).

Este é um caso típico para os veículos fabricados no Brasil.

Quanto à diferença técnica o gráfico da resposta anterior responde a pergunta, acredito eu.

Quanto a querer usar vela diferente ( pergunta do Walter ) acredito que o objetivo da pergunta não é este ( mudar para vela diferente da recomendada ).

Acho que é só curiosidade mesmo.

Se algum "especialista" quiser se manifestar, fique a vontade.

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Existem velas q trabalham na temperatura recomendada pela fábrica mas elas são de alto desempenho. Depois vou postar um pouco mais sobre isso.

Agora irei postar uma parte q acho interessante. Vcs já sabem como identificar, ou melhor, já sabem qual o modelo ideal de vela do seu barco. Agora irei postar algumas imagens de velas de ignição e dicas de como se diagnosticar problemas no motor "causados" ou possíveis de identificação por ela.

Diagnóstico das velas

Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc, o q já foi explicado acima. A seguir daremos algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.

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arrow:: RESÍDUOS DE IMPUREZAS

Imagem Postada

Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.

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arrow:: RESÍDUOS DE CARVÃO

Imagem Postada

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

Causas

- Ignição atrasada.

- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.

- Filtro de ar obstruído.

- Deficiência de energia para ignição.

- Uso excessivo do afogador.

- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.

- Vela de ignição muito fria.

Soluções

- Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.

- Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual do seu carro ou em uma tabela de velas atualizada).

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arrow:: CARBONIZAÇÃO ÚMIDA

Imagem Postada

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.

Causas

- Anéis do pistão ou cilindro desgastados.

- Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.

- Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

Soluções

- Substituir os anéis ou retificar os cilindros.

- Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.

- Corrigir a proporção óleo/combustível.

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arrow:: ENCHARCAMENTO

Imagem Postada

Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.

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arrow:: SUPERAQUECIMENTO

Imagem Postada

Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

Causas

- Ponto de ignição adiantado.

- Mistura ar/combustível muito pobre.

- Deficiência no resfriamento do motor.

- Aperto insuficiente de vela.

- Combustível com baixa octanagem.

- Vela de ignição muito quente.

Soluções

- Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.

- Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.

- Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.

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arrow:: ISOLADOR QUEBRADO

Imagem Postada

Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

Soluções - Evitar sobrecarga no veículo e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.

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arrow:: PRÉ-IGNIÇÃO

Imagem Postada

Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas

- Ignição excessivamente adiantada.

- Deficiência no resfriamento do motor.

- Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.

- Vela de ignição muito quente.

Soluções

- Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.

- Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.

- Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.

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arrow:: MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

Imagem Postada

Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.

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arrow:: FIM DA VIDA ÚTIL

Imagem Postada

Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.

Solução - Coloque velas novas.

Fonte: Envenenado.com.br

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Na prática isso pode saber identificar o problema do motor pelas velas pode ser bem útil, principalmente em motores 2T, q é a maioria dos nossos motores.

joia:::

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Velas de alta performance (NGK Irídium)

As Velas NGK Iridium IX possuem o eletrodo central de irídio, um material altamente resistente que possui características antioxidantes, anticorrosivas e temperatura de fusão extremamente alta.

Além, é claro de terem o eletrodo muito fino, 0.6mm, contra 1.1mm da ultra fina, e 2.5mm do eletrodo das velas tradicionais. Quanto mais fino o eletrodo, menos tensão a bobina faz para liberar faísca, e com isso, vc melhora o desempenho, o consumo, e a aceleração...

Aqui vão algumas fotos para q vc entenda melhor....

arrow:: Aqui a tabela de comparação de materiais

Imagem Postada

arrow:: Aqui a vela de Iridium

Imagem Postada

arrow:: Aqui uma vela super fina...

Imagem Postada

Reparem que as velas q usamos normalmente possuem um eletrodo de 2.5mm.

Fonte: Fabrício Biguá

Depois irei procurar saber qual a vela de Iridium ideal para os nossos motores. Se der tudo certo irei fazer um teste pra ver se vale a pena usar. joia:::

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SEmpre uso a recomendada pelo fabricante. Por não entender prefiro não arriscar.

Aliás um amigo meu furou o pistão usando uma vela errada no jetski.

Penso ser desnecessário fugir da recomendação, pois nosso combustivel não possue qualidade elevada para motores 2T. Essa adição de alcool à 25% na gasolina eu acho deletéria, sem mencionar as fraudes que ocorrem.Nos motores flex dos carros pode ser eficiente, mas desconheço algum fabricante de motores nauticos que faça adaptações para o combustivel tupiniquim.

Ser houver me fale!!!!

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Rodrigo....vc disse tudo....o recomendado pela fábrica é sempre o RECOMENDADO, mas sabendo como diagnosticar um problema de superaquecimento, ou de excesso de óleo no combustível, pré-ignição, e diversos outros problemas, vc estará a frente do problema, e pode sair de uma situação q inicialmente se mostrou complicada por falta de conhecimento. Isso não quer dizer q vc vá alterar a sua vela. joia:::

Se o usuário de um motor de popa "X" usa uma outra vela especial, vamos supor, de mesma gama térmica e com mesmo comprimento de rosca (GAP), qual seria, na sua opinião, o problema de se utilizar uma vela com 2 eletrodos, ou mesmo com apenas 1, mas q ele fosse de Irídium ou Platina???

Como vc mesmo disse nossas gasolinas são uma vergonha...e qual seria o problema de vela "faiscar" mais???

Claro q se fosse tão bom viria de fábrica com tal vela....mas cada uma (unidade) sai em torno de R$ 100,00...Só na mudança de vela de um motor 40Hp, 3 cilindros, por exemplo, o custo seria elevado em R$ 300,00.

Tb há de se levar em conta a dificuldade de se encontrar tal produto, reposição, manutenção e etc...

Bem...isso é o q eu acho...talvez essa mudança gere algum problema q eu tb não saiba...mas nas motos off-road de competição q usamos essas velas até agora o motor apenas agradeceu. joia:::

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aplauso:: aplauso:: aplauso::

Bom tópico Fabricio!

Agora vamos dar uma de Professor Pardal aqui.

Não sei vcs nas motos de competições qual gasosa utilizam.

Costumávamos usar aqui gasolina de aviação.

Mas com o valor muitoo alto de quase 5 pila o litro, começamos a pegar na argentina, que custa 1,75 a 2 reais o litro.

Gasolina azul, mas com a octanagem um pouco menor.

Não dava muita diferença, tanto que usava a mesma regulagem.

Agora falando dos motores de popa, eu faço uma mistura meio no olho mesmo com um pouco de azul ou podium, e melhora mto o desempenho. Tirando as velas vc ve a diferença.

No motor 4 tempos tenho um tanque separado que uso "azulzinha" antes de tirar a lancha da água.

Nunca foi feito limpeza de bicos por causa disso.

Não seria interessante fazer uma proporção de gasolina podium ou azul para misturar com comum para usar nos motores?

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Pessoal vou ressucitar esse topico .

Eis a minha duvida , curioso e teimoso como sou, resolvi colocar um vela de "alta performace " no meu sea pro 25hp consultei o vendedor no ebay e falei modelo e tudo mais do motor e ele me disse que a ideal para substituir a br7hs da ngk seria esta brisk nor14lgs mas depois de um tempo tenho notado que o motor ta estalando em alta rotação acima das 4000 rpm e pelo que eu andei lendo e me informando acho que deve ter desregulado o pistão ou algo do tipo no inicio eu achava que era alguma faisca "escapando" para o bloco durante a queima mas a rpm não muda quando faz esse barulho então a solução vai ser mandar desmontar o bloco e ver o que e si estragou algo .

Pergunta : Vcs acham que o caminho é esse ou acham que não tem nada a ver ?????

Grato a todos

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Essa vela brisk 14 LGS é fora de especificação para o sea pro... pelas especificações do site, o eletrodo central é muito avançado, 19mm contra 12mm da vela original.

O certo mesmo é colocar a vela original e ver se esse "estalo" desaparece. Se continuar, pode ter danificado algum pistão.

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vou mandar abrir o bloco dele e olhar o pistão mas eu acho que já desregulou alguma coisa pois mesmo com a vela original br7hs-10 na alta rotação (4000rpm )pra frente ta estalando mas não fica direto estala um pouco ai vai oscilando , mas é isso ai é abrir pra ver .

vlw

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Felipe,pistao nao desregula nao,tem q ver direitinho esse barulho,se vc colocar uma vela fria demais va carbonizar o motor, e ele pode esta grilando,,se foce vela quente,tipo br5hs iria aquecer demais a camera causando tmb a pre-igniçao e ate furando o pistao,mas ai o motor falharia ou nem, pegava,se for por exexo de carvao,pode experimentar faze um teste ai:compre um descarbonizante spray,retire as vela coloque o pistao quase me pms e bata por uns 20 seg,faça nos dois,deixe de um dia pro outro coloque o motor para funcionar,vai ter um pouco de dificil para pegar pq ta afogado,qndo pegar de esquentar um pouco e vai aplicando o descarbonizante direto no carburador,pouco a pouco pra nao apagar,qndo acabar de umas acelerada forte nele para retirar a borra no interior do motor,coloque na agua e faça m teste pra ve.

brass

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Ressuscitando o topico , por curiosidade mandei um email para ngk pedindo uma vela de iridiun que substituisse a vela br7hs10 , e eles me responderam que era a br7hix-10 , mas so poderia encontrar em outro pais , perguntei a ele qual era a diferença da br7hix ele disse que so era a abertura do eletrodo pois a br7hix vem com  0,7 mm e a br7hix-10 vinha com 1.00 mm , resolvi comprar e abrir o eletrodo em 1.00 mm , e fiz o teste e achei otimo , a partida ficou mais facil , o funcionamento redondo a lenta perfeita , comparado com a vela comum a diferença e grande vale a pena , ja faz 3 meses ate agora esta tudo bem . 

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Rafael , a vela br7hix estou usando em um 40 mercury japones , mas eu abri o eletrodo de 0,7 mm para 1.00 mm esse mesmo esquema vale para o 15 , 25 mercury japones e o 15 , 25 yamaha o 40 yamaha nao precisa abrir o eletrodo , mas e simples a difernça esta so esta na abertura do eletrodo se a indicada de seu motor for br7hs-10 e so abrir o eletrodo para 1.00 mm , se for br7hs nao precisa ok.

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