Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +26 °C
  • Cadastre-se
Schmidt

Documentação de barcos de alumínio e de motores de popa

Posts Recomendados

Amigos,

Tenho as seguintes dúvidas:

Um barco de alumínio por exemplo de 5 ou 6 metros considerado "lazer" deve ser registrado ou possuir alguma documentação específica além da Nota Fiscal de Compra?

O Motor de Popa deve possuir algum registro ou documentação específica?

Caso não exista documentação para o motor de popa, devo sempre estar de posse da nota fiscal quando for utilizá-lo, em casos de fiscalização?

Obrigado,

Abraços

Thomas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Schmi,

Tanto o barco quanto o motor devem ser registrados na Capitania ou Delegacia dos Portos.

Para tanto você deve levar as notas fiscais dos equipamentos. Caso não possua, pode levar um recibo de compra e venda, autenticado em cartório, desde que os equipamentos já estejam previamente registrados ( no caso de compra de equipamentos usados ).

Caso você tenha perdido a nota fiscal ou comprado de outra pessoa que não possui a nota fiscal, deverá ser feita uma Certidão Declaratória, em cartório, dizendo ser o legítimo dono do equipamento ( você ou o vendedor do equipamento ).

Deverá, ainda, registrar ocorrência em uma DP sobre a perda da NF.

De posse dessa documentação, deverá se dirigir a uma agência da Fazenda Estadual para solicitar a emissão de Nota Fiscal Avulsa ( sem ônus ), em nome do comprador. Após, o registro na Marinha.

Além disso, você deve pagar o Seguro Obrigatório da embarcação.

Essas são as regras aqui em Brasília e podem ter alguma alteração em relação a São Paulo.

Vá ou ligue para a Capitania ou Delegacia dos Portos que você receberá todas as informações.

O barco de alumínio de 5 ou 6 metros é considerado uma embarcação miúda e só é autorizado a navegar em águas interiores ( rios, lagos e represas ) ou em áreas abrigadas ( mangue, p.ex. ).

É obrigatório portar o registro do barco e do motor quando navegando ( pode ser cópia autenticada, se não me engano ), bem como arquivar uma cópia na marina, caso o barco esteja guardado em uma.

No caso de troca do motor ou do barco deverá ser feita a respectiva substituição junto à Marinha.

A carreta também deve ter placa e ser registrada no Detran.

É isenta de pagamento de seguro obrigatório e IPVA, mas paga o licenciamento.

Acho que é isso.

Grande Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Luiz Percio,

A Nota Fiscal está em meu nome, o motor é "Zero Bala".

Pesquisei bastante no site da Capitania dos Portos de SP e só encontrei o Boletim de Cadastramento de Embarcações Miúdas(BCEM) na qual até consta os dados do motor e depois da embarcação, porém não localizei nada específico sobre o registro somente do motor.

Acabei mandando um e-mail para o "fale conosco" da Capitania dos Portos de SP, vamos ver se eles me respondem.

Obrigado pelas informações e qualquer novidade eu posto.

Abração

Thomas

Schmi,

Tanto o barco quanto o motor devem ser registrados na Capitania ou Delegacia dos Portos.

Para tanto você deve levar as notas fiscais dos equipamentos. Caso não possua, pode levar um recibo de compra e venda, autenticado em cartório, desde que os equipamentos já estejam previamente registrados ( no caso de compra de equipamentos usados ).

Caso você tenha perdido a nota fiscal ou comprado de outra pessoa que não possui a nota fiscal, deverá ser feita uma Certidão Declaratória, em cartório, dizendo ser o legítimo dono do equipamento ( você ou o vendedor do equipamento ).

Deverá, ainda, registrar ocorrência em uma DP sobre a perda da NF.

De posse dessa documentação, deverá se dirigir a uma agência da Fazenda Estadual para solicitar a emissão de Nota Fiscal Avulsa ( sem ônus ), em nome do comprador. Após, o registro na Marinha.

Além disso, você deve pagar o Seguro Obrigatório da embarcação.

Essas são as regras aqui em Brasília e podem ter alguma alteração em relação a São Paulo.

Vá ou ligue para a Capitania ou Delegacia dos Portos que você receberá todas as informações.

O barco de alumínio de 5 ou 6 metros é considerado uma embarcação miúda e só é autorizado a navegar em águas interiores ( rios, lagos e represas ) ou em áreas abrigadas ( mangue, p.ex. ).

É obrigatório portar o registro do barco e do motor quando navegando ( pode ser cópia autenticada, se não me engano ), bem como arquivar uma cópia na marina, caso o barco esteja guardado em uma.

No caso de troca do motor ou do barco deverá ser feita a respectiva substituição junto à Marinha.

A carreta também deve ter placa e ser registrada no Detran.

É isenta de pagamento de seguro obrigatório e IPVA, mas paga o licenciamento.

Acho que é isso.

Grande Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Joelson,

Você registrou somente o motor? Quantos HP ?

Caso você seja abordado em uma fiscalização deverá apresentar dois documentos, sendo 1 do motor e outro da embarcação?

Obrigado,

Abração

Thomas

Registrei o meu mes passado e é exatamente isso !!! O luiz falou tudo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Schmi,

Em conversa com oficial da Marinha, atendente da Capitania dos Portos aqui no DF, o mesmo afirmou que um motor só registra junto c/ casco. Discutimos inclusive a possibilidade de usar motor particular em casco alugado, fato corriqueiro. A resposta que ele me deu é que pela lei não pode mas dependendo do bom senso do oficial que fizer a fiscalização, pode "deixar passar".

Complicado né.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a lógica aponta para o fato de que eles devem tratar o conjunto como um "veículo". Assim como você não pode, por exemplo, trocar o motor ou câmbio de um carro sem pedir autorização ao Detran, não pode por um motor de popa em qualquer embarcação. Por isso, se esse for o caso (ter apenas o motor, sem o casco), o certo é andar com a nota fiscal do motor, provando que é seu.

Já o casco, com certeza, tem de ser registrado na Capitania para poder navegar, conforme consta da NORMAM 03 (Normas da Autoridade Marítima), em sua Seção I - Inscrição e Registro da Embarcação:

"As embarcações brasileiras de esporte e/ou recreio estão sujeitas à inscrição na CP/DL/AG, devendo, por exigência legal, serem registradas no Tribunal Marítimo sempre que sua Arqueação Bruta exceder a 100.

Para embarcações miúdas a inscrição será simplificada, de acordo com a alínea c) do item 0205 apresentado adiante. Estão dispensados de inscrição as embarcações miúdas sem propulsão e os dispositivos flutuantes destiados a serem rebocados, com até 10 (dez) metros de comprimento." (grifei)

Para ler a NORMAM 03, acesse o link

https://www.dpc.mar.mil.br/normam/tabela_normam.htm

E vamos conversando joia::: joia::: joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Agora as coisas ficaram mais claras...

Walther, conversando hoje com um conhecido que é capitão, ele me deu a mesma informação do oficial que conversou da Capitania aí de BSB, ou seja, vai valer o bom senso de quem está fiscalizando.Vou torcer para não necessitar nem do bom senso... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Luiz Percio, Joelson e Artur,

Analisando o excelente conteúdo de vossas respostas e do Walther, vejo que o melhor a fazer é andar com a documentação da embarcação alugada e com a cópia autenticada da Nota Fiscal do Motor em meu nome e torcer para não pegar uma ficalização com um oficial de mau humor, Naonao:: Naonao:: Naonao::

Até agora não obtive resposta do e-mail quie enviei a Capitania dos Portos de SP e caso eles me enviem, postarei aqui imediatamente.

Obrigado a todos vocês pela grande ajuda em relação a minha dúvida.

Um grande abraço a todos

Thomas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora