Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Ola pessoal. Ultimamente tenho acompanhado o talento de vocês no Rodbuilder, em especial os trabalhos do Marco e do Jorge os quais considero pura Arte, assim como de toda a galera que durante algum tempo vem ralando no processo de montarem suas próprias varas, o que bem sei que não é facil, mas muito gratificante quando concluido. A cada dia o "trem" ta me corroendo por dentro no sentido de aprender a montar ou modificar eu mesmo minhas varas e também como robi para aliviar o stress do serviço. Já andei em toda a net atrás de técnicas/curso on line, e só encontrei um em CD/DVD. A aula presencial para mim fica difícil devido meu trabalho e o tempo disposto a viagens. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Renato, mande um e-mail para dna bete que ela te manda tudo que voce precisa para começar,acho que temos ainda um livreto em port. para iniciantes, um conselho... va com calma nos gastos pois conheço varios que fizeram ao contrario de que falei e esta tudo encostado, eu normalmente mando cabos velhos pedaços de blanks, reel seat velhos, e linhas de sapateiro,passadores velhos para os amigos treinarem na colagem nas amarrações etc etc antes de começarem nas principais, pois os componetes não são baratos e faceis de se arrumar! e toda duvida é só falar que estamos ai. ok?

abr. Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato e Jean Pierre,

Infelizmente só faço cursos presenciais e individuais, tanto básico de montagem como avançado em trançados.

Mas venham dar um pulo aqui e passar um pouco de frio aqui na serra catarinense.

Não invisto na área CD/DVD, porque não compensa no Brasil, daqui há pouco vai ter mais cópias do que originais e o teu investimento foi para o espaço.

À distancia sugiro a vocês as orientações e ajuda do Marcão, porque ele sempre tem material sobrando para treinar.

De toda maneira se tiverem alguma dúvida e eu também puder ajudar, estou aí.

Renato, como hobby e limpa stress é ótimo, foi assim que comecei.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato e Jean Pierre,

Infelizmente só faço cursos presenciais e individuais, tanto básico de montagem como avançado em trançados.

Mas venham dar um pulo aqui e passar um pouco de frio aqui na serra catarinense.

Não invisto na área CD/DVD, porque não compensa no Brasil, daqui há pouco vai ter mais cópias do que originais e o teu investimento foi para o espaço.

À distancia sugiro a vocês as orientações e ajuda do Marcão, porque ele sempre tem material sobrando para treinar.

De toda maneira se tiverem alguma dúvida e eu também puder ajudar, estou aí.

Renato, como hobby e limpa stress é ótimo, foi assim que comecei.

Abraços a todos.

hehehehehe e com $250,00 voce compra tudinho para começar, fora o torno, e os DVD importados voce se lasca se não entender yngreyssss ehehehehehh mas tem os you tube da vida ai. Hoje em dia não existe mais segredos e pulos do gato, precisamos sim.. é incentivar os pescadores a iniciar na arte, e provar que somos capazes de concorrer com chinezes e koreanos que vem e dizem que os materias deles é top. blanks IMs tudo cortiças AAA etc etc e fora o fato que só nos EUA tem mais de 3 mil Rod Building e gera milhões em receita, por que não nós ?

Voces sabiam que importador de varas não gosta de nós? (rodbuilding) e já escutei mais de uma vez... marcão voce tem é que para de fazer essas varinhas. E uma das coisa que me deixa querendo avançar na pessoa é chamar minhas varas de varinhas.

O verdadeiro pulo do gato é conseguir bons preços nos componetes e aprender muito do trabalho, e ser fiel a seu fornecedor,pois só assim tera suporte rapido e apoio para voce aprender a arte, e isso tera com certeza.

Uma da coisas que mais me deixa diabo:: é o iniciante pedir (sugar) todas as informações possiveis antes de comprarem qualquer componetes, e depois dizem...sabe marcão vergonha:: , eu tenho um primo, amigo, tio, etc etc que mora la nos gringos e eu pedi para eles me mandarem. Alias hoje em dia eu nunca vi tantos pescadores terem tantos amigos ,parentes e etc, no exterior wink , não é mais facil, e honesto dizer..Marcão, Jorge, Alves,Greg,Fabricio etc etc quanto custa voce me dar um curso? o resto vou comprar la fora, por que acho legal e economizo uns 20%, e gosto de ficar pensando.. sera que vou perder na RF?sera que vou ser taxado? pô!!! ta demorando e no fim, oloko:: não era isso que eu queria, chorei::

Desculpem o desabafo hehehehehehe, mas passo por isso toda semana, mas estamos ai!!!

abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato e Jean Pierre,

Infelizmente só faço cursos presenciais e individuais, tanto básico de montagem como avançado em trançados.

Mas venham dar um pulo aqui e passar um pouco de frio aqui na serra catarinense.

Não invisto na área CD/DVD, porque não compensa no Brasil, daqui há pouco vai ter mais cópias do que originais e o teu investimento foi para o espaço.

À distancia sugiro a vocês as orientações e ajuda do Marcão, porque ele sempre tem material sobrando para treinar.

De toda maneira se tiverem alguma dúvida e eu também puder ajudar, estou aí.

Renato, como hobby e limpa stress é ótimo, foi assim que comecei.

Abraços a todos.

hehehehehe e com $250,00 voce compra tudinho para começar, fora o torno, e os DVD importados voce se lasca se não entender yngreyssss ehehehehehh mas tem os you tube da vida ai. hoje em dia não existe mais segredos e pulos do gato, precisamos sim.. é incentivar os pescadores a iniciar na arte, e provar que somos capazes de concorrer com chinezes e koreanos que vem e dizem que os materias deles é top. blanks IMs tudo cortiças AAA etc etc e fora o fato que só EUA tem mais de 3 mil Rod Building e gera milhões em receita, por que nós não.

Voces sabiam que importador de varas não gosta de nós? (rodbuilding) já escutei... marcão voce tem é que para de fazer essas varinhas, e uma coisa que me deixa querendo avançar na pessoa é chamar minhas varas de varinhas.

O verdadeiro pulo do gato é conseguir bons preços nos componetes e aprender muito do trabalho, e ser fiel a seu fornecedor,pois só assim tera suporte para voce aprender a arte, e tera com certeza.

Uma da coisas que mais me deixa P. da vida é o iniciante pedir (sugar) todas as informações possiveis antes de comprarem qualquer componetes, e depois dizem...sabe marcão, eu tenho um primo, amigo, tio, etc etc que mora la nos gringos e eu pedi para eles me mandarem, alias hoje em dia eu nunca vi tantos pescadores terem amigos ,parentes e etc, no exterior, não é mais facil, e honesto dizer..Marcão, Jorge, Alves,Greg,etc etc quanto custa voce me dar um curso? o resto vou comprar la fora, por que acho legal e economizo + de 20%.

Desculpem o desabafo hehehehehehe, mas passo por isso toda semana.

abr Marcão

Marcão, assino embaixo.

Nós sabemos o quanto custou para nós aprender tudo que sabemos hoje e isso tem um valor, porque nossos trabalhos estão hoje no melhor dos níveis lá de fora e mais, temos muito mais criatividade do que eles, desenvolvida a base da dificuldade de conseguir materiais para nossos trabalhos e, também isso é cultural o brasileiro é muito criativo talvez até por necessidade.

Lá fora, tudo é feito na base da cartilha, se perder uma página o neguinho tá frito, não consegue terminar o trabalho e a facilidade que eles tem de materiais para montagem é impressionante.

Mas enfim estamos aí para quem quizer se habilitar a aprender.

Estamos à disposição.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo seu desabafo Marcão, e dou razão. Quanto a criticas mal intencionadas sobre seu trabalho... Posso dar minha opinião: reservo meu tempo a pessoas e coisas que realmente vale à pena. Chateio-me fácil se discuto com alguém que gosto mas, se é com alguém que não tem nada a contribuir... não perco meu tempo mais. Se um cara te fala ?... Marcão você tem é que parar de fazer essas varinhas...? tem realmente algo pra contribuir com você? Pergunta a ele o que ele já fez para levar o nome do nosso país lá pra fora? Se já fez, fez por merecimento ou foi dentro da capanga de alguém? Papagaio de pirata o Brasil tem muito. Mostra pra ele seu cartão de visita na ?The International Custom Rod Building Exposition 2009?, e diz o seguinte ?EU ESTAVA LÁ E POSSO TE CONTAR?, aliás quer saber do mais... num diz nada não... ri e sai de perto... é faz isso, e como eu te disse num perde tempo não... eu ajudo a quem precisar sem olhar cara nem cor e quem é só criticas vazias, tenho pena.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcão!!!

agora lhe pergunto, e eu, que não tenho o DOM e nem paciencia para montar essa lindas varas o q faço??????

Realizar muita pesquisa, se empenhar na procura de novos conceitos de montagem para não ficar ne mesmice,adquirir experiencia perdendo materiais, formar seu estilo, paciencia nós adquirimos, dom voce já tem pois já montou algumas, basta agora voce começar a custumizar realmente com algo mais, pois volto a falar.. colar cabo, e fazer amarrações de passadores e resinar, voce é um montador e não um custumizador personalizado de varas de pesca, e mesmo sendo com varas antigas ta valendo, mas se voce tirou tudo de velho dela e montou tudo novo, na minha opinião voce não a customizou e sim remontou como ela era, talvez só mudando um pouco o tamanho do cabo ou aumentando o Nr de passadores, é incrivel tem montador que deixa até a marca da vara e diz...eu custumizei esta vara! pode? e isso serve tambem para blanks zerados, neste caso voce somente montou a vara seguindo os padrões de fabrica.

Custumizar e personalizar varas de pesca na minha opinião é isso.

2 convergense 6.6" de blanks marrom com o brasão da familia do pescador

Imagem Postada

Varas Penn/Fin-Nor, oceanicas com mais de 20 anos

Imagem Postada

Imagem Postada

Ai vem pescadores e "montadores" e diz .... eu gosto de varas sem nada escrito ou trabalhos em linhas etc etc, fica pesada etc etc...

Então eu pergunto: qual o motivo de querer uma custom personalizada?

Essas tem em todas as lojas de pesca, e se voce por no papel fica mais caro montar uma vara limpa do que comprar uma na loja, e logico que o "montador" vai adorar hehehehehe

Enfim, só faço varas custom sem nada, só se me for muito solicitado, tem um na midia da pesca que achava ridiculo a personalização das varas, hoje sou obrigado a fazer em todas dele e de outros.

Qualquer duvida em um trabalho seu, é só me passar MP que te respondo com o maior prazer ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses trabalhos seu e do Jorge são espetaculares Marco...

São verdadeiras obras de arte que demandam tempo para adiquirir a técnica e bom gosto para fazê-las!!!

Ser referência em alguma coisa, num pais onde não si tem incentivo é a consagração e mérito!!!

Mais uma vez digo... Seus trabalhos são verdadeiras obras de arte!!!

Parabéns a todos que se dedicam a fabricação de obras primas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola o debate....e digo mais...Marco e Jorge...isso q vcs estão "sentindo", ou melhor, passando por conta desse voraz mercado globalizado, está acontecendo em quase todos os ramos q tenho notícias. Conada

A verdade é uma só...Todos, e eu me incluo nesse meio vergonha:: ..tentamos de todas as formas dar nossos pulos para não "lesarmos" nossos bolsos....mas a verdade é uma só...Depois de investimos na pesquisa e compra de produtos diretamente na fonte (diga-se na fábrica)...nos lascamos, montamos nossas varas erradas, fazemos nossas "cagadas" e o pior, depois ficamos com vergonha de mandar pra quem entende do assunto..kkk....(o barato q sai caro)

Claro q estou generalizando...vários de nós tb gostamos de bater cabeça na tentativa de encontrar um robby. Se dá errado, problema, desmancho e monto novamente...

Ao invés de gastarmos em isquinhas inúteis todo FDS q vamos a uma loja de pesca...arrumamos um trabalhinho extra ao montarmos nossas próprias varas. joia:::

Outra coisa....acho q muitos não pensam nisso...Eu cheguei a comentar com a Bete por telefone...Se vcs customizadores profissionais forem viver de 10% ou 20% de lucro em cada pecinha q vendem...podem fechar suas portas...Muitos acham absurdo ver vcs cobrando "alto" na montagem de varas....mas se vc for colocar na ponta do lápis...um pedreiro hj ganha entre 60 e 80 reais por dia....mas se vcs cobram 150 reais para montar uma vara em dois dias eles pulam..kkk...ou seja...profissional rodbuilder é um PROFISSIONAL....nós temos q respeitá-los e valorizá-los.

Foi o q o Jorge disse um dia...existem "bolsos e bolsos"....e se hj eu não posso pagar por um bom trabalho, tb não posso falar mau ou difamar o q não conheço.

Eu sempre falo para os meus amigos q veem as varinhas q eu monto..."Se vc for investir em equipamento de montagem para montar 2 ou 3 varas...esqueça...use esse dinheiro para pagar um profissional do ramo."

Tb digo q por mais q ele treine a vara não ficará como a montada por um profissional...Afinal, quantas horas vc e o Jorge já passaram batendo cabeça com mistura de cola, nós de amarrações, distância de passadores, tamanho de varas, etc, etc, e etc um milhão de vezes?!??! Pois é...se o cara não for se dedicar a arte....mande para quem sabe. No final das conta será muito mais econômico.

O Roberto Dutra me iniciou na arte...aos poucos fui aprendendo, aprendendo, já montei minhas varinhas, algumas ficaram horríveis (apesar de funcionalmente serem muito melhores q as varas industrializadas)...mas com a ajuda de vcs estou melhorando a cada dia...Já comprei coisa dos EUA, já comprei coisa da Marbele, já comprei coisa na Moro...Acho q tem mercado pra todos...mas não tiro a razão de vcs...lembrando daquele ditado.

"Amigo é amigo, FDP é FDP."

rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um pensamento um pouquinho diferente, ou melhor, um ponto de vista ligeiramente divergente !

Respeitando sempre as vontades e desejos individuais, é preciso lembrar que nem todo mundo tem a habilidade manual que é necessária para produzir produtos que possam ser chamados de "customizados".

Claro que só o fato do pescador estar envolvido nas ténicas e "fazendo" o procedimento de preparo de uma vara, já é parte de sua diversão, e ele certamente ficará sempre recompensado com os resultados alcançados ! Daí a esse procedimento ser comparado / compatível ao trabalho desenvolvido pelos verdadeiros profissionais, que acumularam horas e horas de experiência e técnica no assunto, é uma distância muito grande !

Me parece que se for para "falar sério" e tratar do tema de forma objetiva, busque um profissional reconhecido para lhe propiciar um custo x benefício adequado às suas expectativas ! Claro que custa um pouco mais do que "as das lojas", mas será algo personalizado e dentro das características planejadas e não "adaptadas" ( como são as de origem industrial - nada contra elas, por sinal... ).

Outro ponto também que merece uma observação, é o crescimento técnico do próprio pescador, cuja evolução faz com que se torne cada vez mais exigente com relação aos seus equipamentos ! Uma vez trabalhando com um material customizado, ele dificilmente dará preferência ao comercial ( industrial ), preferindo sempre esperar por uma oportunidade e fazer um "up grade" nos seus investimentos ! Não me refiro aos "compulsivos" ( a grande maioria ), mas aqueles que já superaram a fase da quantidade pela qualidade !

Como dise o Fabrício, "há mercado para todos", até porque a população de "conscientes e esportistas" está em fase de crescimento, e isso sempre agrega uma demanda maior ! Como outras pessoas, já tive a minha fase de varas de bambu, fibra de vidro, "xing ling", e outras tantas ( algumas das quais uso até hoje, como as Fenwicks, e Berkley ), mas depois de usar um produto diferenciado ( que tenho certeza ainda não é um "top de linha" produzido pelo Marcão ), é complicado pensar em querer "produzir" ( ou ter ) algo diferente desse padrão !

Volto a repetir que respeito todos aqueles que buscam produzir seus próprios equipamentos, principalmente se isso agrega-lhes algum tipo de felicidade, mas para gente com um viés perfeccionista, e extremamente crítico, melhor mesmo é reconhecer o trabalho dos profisisonais e "arranjar um jeito" de ir colecionando suas obras de arte ! aplauso:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Renato, mande um e-mail para dna bete que ela te manda tudo que voce precisa para começar,acho que temos ainda um livreto em port. para iniciantes, um conselho... va com calma nos gastos pois conheço varios que fizeram ao contrario de que falei e esta tudo encostado, eu normalmente mando cabos velhos pedaços de blanks, reel seat velhos, e linhas de sapateiro,passadores velhos para os amigos treinarem na colagem nas amarrações etc etc antes de começarem nas principais, pois os componetes não são baratos e faceis de se arrumar! e toda duvida é só falar que estamos ai. ok?

abr. Marcão

Marco, como faço para comprar o que preciso para iniciar?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai aqui meu ponto de vista.

Aprender a confeccionar sua própria vara pode sem dúvida resultar num excelente resultado, mas estudar para entender as técnicas e materiais que podem ser empregados e passar apenas o "croqui" para que estes mestres executem e assinem o trabalho é sem dúvida muito mais atratente para mim.

Portanto, estou estudando, me interessando, e muito, pelo assunto e começando a passar os projetos pros artistas. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai aqui meu ponto de vista.

Aprender a confeccionar sua própria vara pode sem dúvida resultar num excelente resultado, mas estudar para entender as técnicas e materiais que podem ser empregados e passar apenas o "croqui" para que estes mestres executem e assinem o trabalho é sem dúvida muito mais atratente para mim.

Portanto, estou estudando, me interessando, e muito, pelo assunto e começando a passar os projetos pros artistas. joia:::

Interessante Xandego, é mais ou menos por aí, ter conhecimento para saber o que quer.

E nós, rodbuilders, estamos aí para fazer o que precisam.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante o tópico. Nunca pensei em fazer minhas próprias varas, embora tenha habilidade para tal; porém não é o meu momento agora... Sempre pensei que, no Brasil, somente o Sr. Gregório fazia blanks. Nunca consegui achar seu site ou telefone.

Mas vamos ao que interessa: Quero comprar uma vara p/ fly fishing, nº 8, só que de ação ULTRA-RÁPIDA. Não sou muito preocupado com a estética e sim com a funcionallidade, embora se estiverem aliadas é bom tbém. Não sei se vcs vendem, ou só fornecem cursos, mas imagino que sim. Aliás, gostaria de ter, ou pelo menos testar, outras ações de vara, diferentes do que estou acostumado. Na modalidade bait casting, só uso varas de 6 pés, de ação média; ( só acho estas nas lojas...), porém pelas características que imprimo em meus arremeços, gostaria de experimentar as de ação rápida e ultra-rápida. Podem me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante o tópico. Nunca pensei em fazer minhas próprias varas, embora tenha habilidade para tal; porém não é o meu momento agora... Sempre pensei que, no Brasil, somente o Sr. Gregório fazia blanks. Nunca consegui achar seu site ou telefone.

Mas vamos ao que interessa: Quero comprar uma vara p/ fly fishing, nº 8, só que de ação ULTRA-RÁPIDA. Não sou muito preocupado com a estética e sim com a funcionallidade, embora se estiverem aliadas é bom tbém. Não sei se vcs vendem, ou só fornecem cursos, mas imagino que sim. Aliás, gostaria de ter, ou pelo menos testar, outras ações de vara, diferentes do que estou acostumado. Na modalidade bait casting, só uso varas de 6 pés, de ação média; ( só acho estas nas lojas...), porém pelas características que imprimo em meus arremeços, gostaria de experimentar as de ação rápida e ultra-rápida. Podem me ajudar?

Paulo Roberto,

Os custom rod builders estão aí para fazer exatamente isso, fazer a vara com a ação que queres, com a montagem que queres e com o design que queres, justamente porque a fabricação em série não cria essas opções.

Você é que vai ditar as regras do jogo. Estamos aí justamente par isso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...