Ir para conteúdo

Tucunas no TO, semana santa - fraco


Posts Recomendados

Tucunas do cerrado no Tocantins, semana santa 9,10,11,12 de abril.

Desta vez alem de mim Luis (Pesca Pesada) e Max (gaucho, coala, cobertor), nossa empreitada contou também com a participação do Claudio de Deus (Pinguim, Tio Bola) e Ferreira (PI ou PF ? pé de freezer). Após algumas conversas combinamos de sair da casa do Claudio quarta feira de tarde rumo a cidade do Peixe para 2 dias de pesca e depois iríamos para a cidade de formoso do Araguaia para mais 2 dias de pesca.

Quarta dia 9 as 16:00 horas saímos da casa do Claudio rumo a cidade do Peixe, não parava de chover, fazia dias que o tempo estava ruim e pegamos chuva quase a viagem toda. Tivemos alguns imprevistos na estrada e chegamos na cidade do peixe já passava de 1:00 da manhã, onde nosso guia Alex já nos esperava, tomamos algumas e fomos dormir.

No primeiro dia de pesca fomos para o logo da usina do peixe, chegando lá vimos o nível do lago bem alto, muito acima do que tínhamos encontrado em dezembro. Tudo pronto, barcos na água, enquanto o Claudio funcionava o motor o Max deu meia duzia de arremessos e tirou seu primeiro peixe.

Imagem Postada

Imagem Postada

Todo mundo pensou, hoje é o dia, nem saímos com o barco e o cara já pegou um tucuna.

Eu tirando meu primeiro peixe

Imagem Postada

E o Max tirando mais um.

Imagem Postada

Nessa hora veio o grande momento da pescaria, falei para o Max, me passa aquela isca de hélice da JENNERLURE (TUCUNAREX 130 COR VERMELHA COM PRETO), num dei 10 arremessos e numa porrada violenta engato o monstro, e depois de uma boa briga embarcamos o bitelo.

Tai o Tucuna de aproximadamente 5 Quilos, meu recorde.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Tem um rápido vidiozinho da captura, e cadê a isca?

Passado pouco tempo e não muito distante de onde eu tinha tirado o bitelo escutamos uma euforia do freezer motorizado do Claudio, era o Ferreira PF tirando seu tucuna de bom tamanho.

Imagem Postada

Um tucuna de aproximadamente 4 Quilos também pego na isca de superfície.

Imagem Postada

Após uma parada para almoço o Clauidio pingüim passou para o barco que eu estava, a tarde prometia, mais saiu apenas um peixe.

Imagem Postada

Clauidião e seu tucuna.

Ganhamos o dia pelos dois peixes grandes, mais a produtividade foi muito baixa.

Segundo dia fomos tentar as cachorras e Jaus do rio Tocantins, rio este que se encontrava com nível de água muito alto.

http://img4.imageshack.us/img4/3894/img1650f.jpg

http://img4.imageshack.us/img4/3894/img1650f.jpg

Primeiro ponto de pesca e capturo uma cachorra, o dia paria começar bem.

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05756.jpg

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05757.jpg

Mais os peixe sumiram, mudamos de ponto e nenhuma ação, estávamos com um equipamento de fundo também tentando pescar Jaus, que não apareceram.

Voltamos ao primeiro ponto onde tivemos algumas ações, perdemos alguns peixes, e eu perdi uma bela bicuda, esse peixes não são nada fáceis de capturar.

Tocamos para outro ponto onde tivemos algumas ações e alguns peixes perdidos, eu capturei 2 cachorras de ótimo porte que proporcionaram uma briga incrível, sem duvida as melhores brigas que já tive pescado com isca artificial, o peixe coloca a isca na boca e vai embora corredeira abaixo, não tem fricção que segure, é incrível a força do peixe. Infelizmente perdemos os 2 peixe na beirinha do barco, praticamente já no alicate, pelo menos o Alex conseguiu bater foto dele ainda na água para não dizerem que foi boato.

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05764.jpg

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05761.jpg

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05765.jpg

Sem duvida esta pescaria de cachorras foi um grande aprendizado para mim, trabalhar isca de superfície na corredeira não é nada fácil, e Controlar a ansiedade quando o bicho ta tomando linha é fundamental.

Terceiro dia partimos para formoso a intenção era fazer uma pesca de pirararas no rio formoso neste dia, novamente tivemos contratempos com os carros, e apesar de sairmos cedo e percorremos apenas 150 Km só conseguimos colocar o barco na água por volta das 15:00. Tinhas idéia de pescar de noite mais, sem nenhuma ação e debaixo de muita chuva os ânimos foram por água abaixo e no cair da noite fomos embora.

http://img4.imageshack.us/img4/5113/img1659t.jpg

http://img4.imageshack.us/img4/img1659t.jpg/1/w640.png

http://img13.imageshack.us/img13/6961/img1661ccn.jpg

Ultimo dias fomos tentar os tucunarés e aruanas nos lagos próximos a formoso, Columbi I, o dia começou com varias ações, alguns peixes pequenos capturados e outros de melhor porte.

Eu com o primeiro bom do dia:

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05768.jpg

Pé de freezer:

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/PICT0997-1.jpg

Bola:

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/PICT0999-1.jpg

Eu tirando mais um:

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/DSC05767.jpg

Após o almoço a espectativa era boa mais um vendaval praticamente impediu a continuidade de nossa pescaria.

Olha o animo do camarada:

http://img4.imageshack.us/img4/8223/img1662d.jpg

http://img4.imageshack.us/img4/5201/img1667efc.jpg

É isso ai pessoal, muita diversão, muitos imprevistos, muita chuva e poucos peixes embarcados, numero infinitamente inferior ao que eu e o Max capturamos em nossa pescaria de dezembro (http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=4&t=4814).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que em fim acabou a novela!!! gorfei:: gorfei:: gorfei::

Agora vamos ver se o pessoal para de cobrar relato!!!

Parabéns Luis pelo belo azulão de 05 Kg...

Agora é que percebemos a cara de feliz do PF... Ele quase acertou a boa com o maior peixe da pescaria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muita insistência para q o Luis pesca Parada escrevesse o relato, depois de 9 semanas ele pariu o Relato.

A pescaria foi muito fraca, poucos peixes, muitos contratempos, um clima que se modificava a cada minuto, hora e dia, mas mesmo assim conseguimos superar as adversidades e pescar.

Geralmente eu sou o cara q sempre pesca ate não enxergar mais a isca cair na água, sempre estou motivando meus amigos e companheiros de pesca, mas dessa vez nem parecia que era eu mesmo, fiquei desanimado logo no primeiro dia, uma expectativa muito grande já q estávamos indo em 4 companheiros, duas canoas e o Guia de pesca Alex, a expectativa de que a pescaria seria melhor do que a de Dezembro quando estivemos pescando 3 dias no lago do Peixe e foi muito show, alem disso 70 dias antes sofri um acidente de moto no qual tive q ficar com o braço direito imobilizado por 50 dias .. essa pescaria seria o meu retorno ao encontro dos tucunas, estava na fissura total ... já sabíamos q nessa época geralmente os lagos e rios estão cheios mas em conversa com o guia ele confirmou que a situação estava boa e que não chovia a alguns dias , fato que foi invertido com a nossa chegada , o tempo desabou e os lugares mais piscosos que conhecíamos os peixes sumiram.

Mas mesmo assim , gostei muito do companheirismo dos amigos , soubemos enfrentar os desafios, passar pelos obstáculos , sempre com muita conversa e decisões conjuntas. Não me arrependo de ter ido, pelo contrario só agradeço pelo camaradas que foram comigo e pelas aventura passadas como diz o ditado ?mais vale um mal dia de pesca q um bom dia de trabalho?.

Mas tenho um causo muito comedia para contar : quando estávamos em formoso fomos jantar num bar local , fomos na caminhote do Bola quando estávamos atravessando a cidade pedi para o Bola parar o carro na frente do banco pq queria sacar um cascalho, assim q entrei no banco o tio Bola entrou tb não deu 1 minuto e passou a primeira viatura , que assim q viu os dois meliantes dentro da caminhonete em frente ao banco (Luis Pesca Parada e Ferreira Pé de Freezer) chamou mais 3 viaturas, antes de sair do banco já estavam os dois com as mãos levantada, viaturas atravessadas nas ruas e a cidade toda parada em frente ao banco pra ver os meliantes .. depois de tudo esclarecido e o Sr. Pé de freezer ter se identificado como da Aeronáutica , o Guarda perguntou se ele era da reserva , afinal com aquela kbça branca e cara de Vovô não podia passar em branco ... e a noite foi só gargalhadas afinal não podíamos deixar passar em branco o nosso amigo Ferreirinha da reserva .

Queria agradecer ao amigos Luis Pesca Pesada , Cláudio de Deus e Ferreira por terem acompanhado nessa empreitada, dessa vez não fui a melhor das companhias e nem foi a nossa melhor pescaria , mas sempre temos de achar o melhor e aprender com os nossos erros.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu moçada!!! Se toda a pescaria fosse só alegria, perderia a graça.

Beleza de tucuna Luiz. Desanima não Max. Claudão deve ter ficado muito agoniado.

Prá mim, o melhor da pescaria deve ter sido ver o PI/PF/OR(oficial reservista) com os braços prá cima tentanto se explicar. rsrsrsrsrsrsrsr

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muita insistência para q o Luis pesca Parada escrevesse o relato, depois de 9 semanas ele pariu o Relato.

A pescaria foi muito fraca, poucos peixes, muitos contratempos, um clima que se modificava a cada minuto, hora e dia, mas mesmo assim conseguimos superar as adversidades e pescar.

Geralmente eu sou o cara q sempre pesca ate não enxergar mais a isca cair na água, sempre estou motivando meus amigos e companheiros de pesca, mas dessa vez nem parecia que era eu mesmo, fiquei desanimado logo no primeiro dia, uma expectativa muito grande já q estávamos indo em 4 companheiros, duas canoas e o Guia de pesca Alex, a expectativa de que a pescaria seria melhor do que a de Dezembro quando estivemos pescando 3 dias no lago do Peixe e foi muito show, alem disso 70 dias antes sofri um acidente de moto no qual tive q ficar com o braço direito imobilizado por 50 dias .. essa pescaria seria o meu retorno ao encontro dos tucunas, estava na fissura total ... já sabíamos q nessa época geralmente os lagos e rios estão cheios mas em conversa com o guia ele confirmou que a situação estava boa e que não chovia a alguns dias , fato que foi invertido com a nossa chegada , o tempo desabou e os lugares mais piscosos que conhecíamos os peixes sumiram.

Mas mesmo assim , gostei muito do companheirismo dos amigos , soubemos enfrentar os desafios, passar pelos obstáculos , sempre com muita conversa e decisões conjuntas. Não me arrependo de ter ido, pelo contrario só agradeço pelo camaradas que foram comigo e pelas aventura passadas como diz o ditado ?mais vale um mal dia de pesca q um bom dia de trabalho?.

Mas tenho um causo muito comedia para contar : quando estávamos em formoso fomos jantar num bar local , fomos na caminhote do Bola quando estávamos atravessando a cidade pedi para o Bola parar o carro na frente do banco pq queria sacar um cascalho, assim q entrei no banco o tio Bola entrou tb não deu 1 minuto e passou a primeira viatura , que assim q viu os dois meliantes dentro da caminhonete em frente ao banco (Luis Pesca Parada e Ferreira Pé de Freezer) chamou mais 3 viaturas, antes de sair do banco já estavam os dois com as mãos levantada, viaturas atravessadas nas ruas e a cidade toda parada em frente ao banco pra ver os meliantes .. depois de tudo esclarecido e o Sr. Pé de freezer ter se identificado como da Aeronáutica , o Guarda perguntou se ele era da reserva , afinal com aquela kbça branca e cara de Vovô não podia passar em branco ... e a noite foi só gargalhadas afinal não podíamos deixar passar em branco o nosso amigo Ferreirinha da reserva .

Queria agradecer ao amigos Luis Pesca Pesada , Cláudio de Deus e Ferreira por terem acompanhado nessa empreitada, dessa vez não fui a melhor das companhias e nem foi a nossa melhor pescaria , mas sempre temos de achar o melhor e aprender com os nossos erros.

Abraço.

rindo3:: rindo3:: rindo3::

valeu as risadas então!

uma vez aconteceu meio parecido com nos, estavamos indo para o pantanal e passando por guaira as viaturas cortaram a frente, todo mundo armado, prendendo todo mundo e ngm entendia nda... qndo fomos ver oq tinha acontecido, haviam roubado em uma fazenda uma s10 dupla prata e uma f1000 azul, justamente os carros que estavamos indo pescar rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muita insistência para q o Luis pesca Parada escrevesse o relato, depois de 9 semanas ele pariu o Relato.

A pescaria foi muito fraca, poucos peixes, muitos contratempos, um clima que se modificava a cada minuto, hora e dia, mas mesmo assim conseguimos superar as adversidades e pescar.

Geralmente eu sou o cara q sempre pesca ate não enxergar mais a isca cair na água, sempre estou motivando meus amigos e companheiros de pesca, mas dessa vez nem parecia que era eu mesmo, fiquei desanimado logo no primeiro dia, uma expectativa muito grande já q estávamos indo em 4 companheiros, duas canoas e o Guia de pesca Alex, a expectativa de que a pescaria seria melhor do que a de Dezembro quando estivemos pescando 3 dias no lago do Peixe e foi muito show, alem disso 70 dias antes sofri um acidente de moto no qual tive q ficar com o braço direito imobilizado por 50 dias .. essa pescaria seria o meu retorno ao encontro dos tucunas, estava na fissura total ... já sabíamos q nessa época geralmente os lagos e rios estão cheios mas em conversa com o guia ele confirmou que a situação estava boa e que não chovia a alguns dias , fato que foi invertido com a nossa chegada , o tempo desabou e os lugares mais piscosos que conhecíamos os peixes sumiram.

Mas mesmo assim , gostei muito do companheirismo dos amigos , soubemos enfrentar os desafios, passar pelos obstáculos , sempre com muita conversa e decisões conjuntas. Não me arrependo de ter ido, pelo contrario só agradeço pelo camaradas que foram comigo e pelas aventura passadas como diz o ditado ?mais vale um mal dia de pesca q um bom dia de trabalho?.

Mas tenho um causo muito comedia para contar : quando estávamos em formoso fomos jantar num bar local , fomos na caminhote do Bola quando estávamos atravessando a cidade pedi para o Bola parar o carro na frente do banco pq queria sacar um cascalho, assim q entrei no banco o tio Bola entrou tb não deu 1 minuto e passou a primeira viatura , que assim q viu os dois meliantes dentro da caminhonete em frente ao banco (Luis Pesca Parada e Ferreira Pé de Freezer) chamou mais 3 viaturas, antes de sair do banco já estavam os dois com as mãos levantada, viaturas atravessadas nas ruas e a cidade toda parada em frente ao banco pra ver os meliantes .. depois de tudo esclarecido e o Sr. Pé de freezer ter se identificado como da Aeronáutica , o Guarda perguntou se ele era da reserva , afinal com aquela kbça branca e cara de Vovô não podia passar em branco ... e a noite foi só gargalhadas afinal não podíamos deixar passar em branco o nosso amigo Ferreirinha da reserva .

Queria agradecer ao amigos Luis Pesca Pesada , Cláudio de Deus e Ferreira por terem acompanhado nessa empreitada, dessa vez não fui a melhor das companhias e nem foi a nossa melhor pescaria , mas sempre temos de achar o melhor e aprender com os nossos erros.

Abraço.

kkkkkkkkkk.. esse lance do Banco foi top kkkkkkk

Maninho... Sei que não serve de consolo. E sei que não é seu caso.

Esse tempo nosso esta a cada dia mais difícil de prever...

O importante é não deixar de voltar por causa de uma errada.

Tenho certeza que o Alex tentou fazer de tudo para mudar o quadro e tentar animar a pescaria. Mas é assim mesmo... Tem dia que a força da natureza é mais forte. Mesmo estando com o melhor profissional da região como é o caso do Alex.

Tenho vários amigos que falam que não voltam mais na Amazônia.. E não é bem por ai... Pois se um dia acertarem uma boa pescaria com certeza esquecerão as erradas do passado e estarão prontos para errar novamente se for preciso.

Bola pra frente e bora pinchar...

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes amigos Luis e Max.

Estou aqui emocionado de ver esse azulão com a Tucunarex 130 atravessado,

Por ex. corpo da isca 13cm + 2cm de pitão e hélice = 15cm de boca, puts,

esse é um azulão de respeito.

É isso ai que é o nosso ideal, proporcionar emoções sempre.

Parabéns e um grande abraço a você, o Max e ao amigo Alex.

Jenner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que em fim acabou a novela!!! gorfei:: gorfei:: gorfei::

Agora vamos ver se o pessoal para de cobrar relato!!!

Parabéns Luis pelo belo azulão de 05 Kg...

Agora é que percebemos a cara de feliz do PF... Ele quase acertou a boa com o maior peixe da pescaria!!!

Valeu Jean.

Demoro, mas chegou ... AHuAHuaH até q sairam bons peixes vai, sem xorôrô !! Parabens pelas capturas e solturas !!

abraços

Num é xorôrô não mais foi fraca mesmo, sem falar os imprevistos que não especifiquei.

Depois de muita insistência para q o Luis pesca Parada escrevesse o relato, depois de 9 semanas ele pariu o Relato.

A pescaria foi muito fraca, poucos peixes, muitos contratempos, um clima que se modificava a cada minuto, hora e dia, mas mesmo assim conseguimos superar as adversidades e pescar.

Geralmente eu sou o cara q sempre pesca ate não enxergar mais a isca cair na água, sempre estou motivando meus amigos e companheiros de pesca, mas dessa vez nem parecia que era eu mesmo, fiquei desanimado logo no primeiro dia, uma expectativa muito grande já q estávamos indo em 4 companheiros, duas canoas e o Guia de pesca Alex, a expectativa de que a pescaria seria melhor do que a de Dezembro quando estivemos pescando 3 dias no lago do Peixe e foi muito show, alem disso 70 dias antes sofri um acidente de moto no qual tive q ficar com o braço direito imobilizado por 50 dias .. essa pescaria seria o meu retorno ao encontro dos tucunas, estava na fissura total ... já sabíamos q nessa época geralmente os lagos e rios estão cheios mas em conversa com o guia ele confirmou que a situação estava boa e que não chovia a alguns dias , fato que foi invertido com a nossa chegada , o tempo desabou e os lugares mais piscosos que conhecíamos os peixes sumiram.

Mas mesmo assim , gostei muito do companheirismo dos amigos , soubemos enfrentar os desafios, passar pelos obstáculos , sempre com muita conversa e decisões conjuntas. Não me arrependo de ter ido, pelo contrario só agradeço pelo camaradas que foram comigo e pelas aventura passadas como diz o ditado ?mais vale um mal dia de pesca q um bom dia de trabalho?.

Mas tenho um causo muito comedia para contar : quando estávamos em formoso fomos jantar num bar local , fomos na caminhote do Bola quando estávamos atravessando a cidade pedi para o Bola parar o carro na frente do banco pq queria sacar um cascalho, assim q entrei no banco o tio Bola entrou tb não deu 1 minuto e passou a primeira viatura , que assim q viu os dois meliantes dentro da caminhonete em frente ao banco (Luis Pesca Parada e Ferreira Pé de Freezer) chamou mais 3 viaturas, antes de sair do banco já estavam os dois com as mãos levantada, viaturas atravessadas nas ruas e a cidade toda parada em frente ao banco pra ver os meliantes .. depois de tudo esclarecido e o Sr. Pé de freezer ter se identificado como da Aeronáutica , o Guarda perguntou se ele era da reserva , afinal com aquela kbça branca e cara de Vovô não podia passar em branco ... e a noite foi só gargalhadas afinal não podíamos deixar passar em branco o nosso amigo Ferreirinha da reserva .

Queria agradecer ao amigos Luis Pesca Pesada , Cláudio de Deus e Ferreira por terem acompanhado nessa empreitada, dessa vez não fui a melhor das companhias e nem foi a nossa melhor pescaria , mas sempre temos de achar o melhor e aprender com os nossos erros.

Abraço.

É na maioria das pescarias eu que fico falando pra ir embora que num dá da nem mais pra gente ver a isca, pois já está escuro, mais dessa vez eu tive é que ficar motivando o cara porque no final do primeiro dia o bicho já tava com uma cara de desanimo, mais isso ai faz parte nem sempre estamos com o mesmo gás e quando a pesca ta fraca da uma desanimada mesmo.

Agora a do banco foi comedia demais os cara com arma na mão fechando a rua e mandando eu e meu amigo PF da reserva sairmos do carro, kkkkkkkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai Moçada, até que foi legal com todos os imprevistos!

Parabéns pelos bons peixes, pelas cachaças tomadas e pela amizade do grupo.

Abraços.

Valeu meu velho, pra você ver como o pé de freezer tava mais gelado do que nunca teve um dia, justo no de maior chuva que cara me deixa a garrafa de cachaça no carro, isso que perguntei antes do barco sair, deve ter sido a primeira vez na vida que ele deixa isso acontecer, o cara esquece a cabeça mais não a cachaça, kkkkkkkkkkkk.

Sairam belos tucunas pessoal!!!

Apesar de não ter saido um grande número de exemplares,

deu para matar o verme...

Pescaria é assim mesmo.

Parabéns pessoal pela pescaria!!!

Valeu.

Valeu moçada!!! Se toda a pescaria fosse só alegria, perderia a graça.

Beleza de tucuna Luiz. Desanima não Max. Claudão deve ter ficado muito agoniado.

Prá mim, o melhor da pescaria deve ter sido ver o PI/PF/OR(oficial reservista) com os braços prá cima tentanto se explicar. rsrsrsrsrsrsrsr

Abração

Valeu Walthão, sem duvida ver o PI nessas condições e sendo chamado como da reserva não tem preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demoro, mas chegou ... AHuAHuaH até q sairam bons peixes vai, sem xorôrô !! Parabens pelas capturas e solturas !!

abraços

Num é xorôrô não mais foi fraca mesmo, sem falar os imprevistos que não especifiquei.

haUhaUhAU fikei sabendo Max me conto ... mas ta valendo !! Parabens pela reuniao da turma ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, a turma é boa e saiu cada marruco que valeu a pena todas as dificuldades.

Agora, pescaria é isso, principalmente com esta loucura de clima.

E convenhamos, estar com um profissional TOP é isso aí uma pescaria totalmente adversa é uma pescaria que enche os olhos de qualquer um de nós que lê este relatos! joia::: aplauso::

Parabéns a turma e que azulões magníficos!!!! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando falei por telefone não imaginava que tinham capturado aqueles marrucos. Parabéns pessoal!

Luis, o relato e as fotos ficaram muito bons. Seu 5kg com aquela isca na boca é tudo que a gente procura.

Agora, acho que vou ficar atento para não estar de bobeira na rua do seu lado e do Ferreira. É muito perigoso !!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

Um forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é....eu tb pensei q eles não haviam pegado nada...Mas mesmo com o tempo de lascar ainda saíram bons peixes...Na próxima seus félas....fiquem trabalhando pra ver o q é bom....kkkk...

Lindas fotos e relato...parabéns... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...