Ir para conteúdo

Tipos de sons, provocados pelas iscas


Mauro Nakatani

Posts Recomendados

Ando construindo algumas iscas e algo tem me intrigado, o tipo do som produzido, sei que temos opiniões diferentes, mas se voce tem alguma opinião formada por favor me coloque a par,

O som das Helices por exemplo, tem de ser mais pausado, ou mais rapido,

giros rapidos costumam ser mais estridentes, secos,( Skitter Pop, Tucuna Bait Turbo )

Lurh Jensen e Rips Roller, tem o giro mais cadenciado, mais leve e redondo, eu acho......kkkkkk

As Poppers, se arrastadas, tem um som mais forte e redondo, tipo copada d'agua, isso é bom ou ruim na sua opinião? ( Pop Queen )

Se puxadas rapidamente tem um som de ploc, ploc, ploc, mais ritmadas e rapidas, tipo ping-pong, as vezes bastante eficiente ( Skitter Pop )

Qualo tipo de som seria o mais eficiente, voce tem uma opinião a respeito?

Agradeceria se postasse para tirar algumas duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro....pra te falar a verdade não sei qual som seria mais interessante...O peixe gosta mais de um tipo de som numa pescaria, e na outra ele já muda esse gosto....hehee....

Hélices continuo gostando das Rip com cadência média....assim, quando o peixe refuga eu simulo uma fuga com o trabalho mais rápido.

Popper eu acho q a Poq Queen da Maria é imbatível quando se traz ela rapidamente e pow, pow, pow.....

Zaras eu gosto de trabalhar mais rapidinho, tipo dando cabeçadas na água....mas já peguei muito peixe com o trabalho baiano, tipo zara mesmo, e bem lentamente.

Stick tb pega de qualquer jeito....O negócio é saber como o peixe está atacando.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses peixes estao tem gosto mto diferenciado, cada dia querer uma coisa ... por isso q minha caixa de iscas sempre aumenta hauhauhau cada dia, segundo pescadores, é aquela que vc n tem na caixa q ta pegando ahahahha. Mas na minha opiniao os barulhos perfeitos das iscas sao:

Hélice: realmente as da rip roller e luhr jensen, nao tem comparacao

Zara: Gostoi mto do som da trairao e da Skitter Walk ( acho um som mais seco sei lá rs )

Na minha opiniao sao esses sons ... agora caracteriza-los já é outra coisa, hehehe n tenho esse dom

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que os peixes não escutam os sons da mesma forma que nós, e sim como vibrações na água, afinal eles não tem ouvidos desenvolvidos.

Vale ressaltar que na água a propagação do som e luz são diferentes que no ar, sendo que a própria qualidade da água altera os padrões de percepção.Águas mais 'duras' ,ou com maior tero de argila em suspensão, bem como o tipo de solo, sendo pedra ou areia, presença ou não de galhadas, tudo isso altera a propagação e a percepção das ondas sonoras.

Com essa infinidade de fatores envolvidos fica dificil eleger um tipo de som que seja universalmente eficiente.

Assim como as cores das iscas devem enganar o peixe, dando a ilusão que aquele material em movimento é um alimento, o som deve ter o mesmo objetivo.

O pensamento que cores fortes , chamativas em demasia,possam ser atraentes pode nós levar à uma má escolha pois ao peixe fica evidente que a isca não é uma vítima em potencial. Todos nós já presenciamos ataques interrompidos qdo o tucunaré está prestes a dar o bote e "estranhamente" cessa o ataque.

Penso que o mesmo raciocinio pode ser aplicado ao fator sonoro, qdo o som mais ATRAENTE é diferente de mais ESTRIDENTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho perfeita a sua ultima colocação Mauro, com certeza deve existir uma margem ainda q pequena entre Estridente e Atraente, mas o que o Fabricio bem colocou e acho tb é que depende muito do dia do peixe, pois principalmente o tucunaré no que tange a som e barulho e cor, ora ataca por atração e ora por irritação...por isso acho dificil padronizar algo a respeito...rsrsrsr...mas de qq forma otimo assunto!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre começo o trabalho rápido e barulhento para irritar (e para prevenir refugos devido ao recolhecimento de que é uma isca), e vou reduzindo a velocidade até imitar uma presa abobada (toques curtinhos mas rápidos é uma boa pedida nesta hora)...

Sobre o som que irá despertar um ataque? Mais agudo ou mais grave?

Sei lá!!! oloko:: doeu:: lacou::

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro....pra te falar a verdade não sei qual som seria mais interessante...O peixe gosta mais de um tipo de som numa pescaria, e na outra ele já muda esse gosto....hehee....

Hélices continuo gostando das Rip com cadência média....assim, quando o peixe refuga eu simulo uma fuga com o trabalho mais rápido.

Popper eu acho q a Poq Queen da Maria é imbatível quando se traz ela rapidamente e pow, pow, pow.....

Zaras eu gosto de trabalhar mais rapidinho, tipo dando cabeçadas na água....mas já peguei muito peixe com o trabalho baiano, tipo zara mesmo, e bem lentamente.

Stick tb pega de qualquer jeito....O negócio é saber como o peixe está atacando.... joia:::

Assino em baixo! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro....pra te falar a verdade não sei qual som seria mais interessante...O peixe gosta mais de um tipo de som numa pescaria, e na outra ele já muda esse gosto....hehee....

Hélices continuo gostando das Rip com cadência média....assim, quando o peixe refuga eu simulo uma fuga com o trabalho mais rápido.

Popper eu acho q a Poq Queen da Maria é imbatível quando se traz ela rapidamente e pow, pow, pow.....

Zaras eu gosto de trabalhar mais rapidinho, tipo dando cabeçadas na água....mas já peguei muito peixe com o trabalho baiano, tipo zara mesmo, e bem lentamente.

Stick tb pega de qualquer jeito....O negócio é saber como o peixe está atacando.... joia:::

Assino em baixo! joia:::

Matou a Pau Fabrício... bang:: bang:: bang::

Assino em baixo 2!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...