Ir para conteúdo

Sobre a cheia histórica no AM/09. Vai dar pescaria?


Posts Recomendados

Turma...um colega lá da Caterva, o Eduardo, perguntou pra galera se alguém acreditava q a próxima temporada (2009/2010) de pesca dos tucunarés na região de Barcelos seria boa....

Como esse é um assunto bastante discutido nas rodas de papo sobre essa cheia histórica....resolvi postar aqui tb a resposta q dei ao Eduardo.

Reparem o gráfico abaixo:

Imagem Postada

A maior cheia já registrada em Manaus ocorreu em 1953 (linha rosa)...e atualmente esse nível está sendo ultrapassado (linha azul)....mas para acabar com especulações em torno do assunto....continue observando a linha rosa.

Em 1 de junho o nível atingiu o pico, com quase 3000cm de cota....mas o nível começou a cair, a partir daí.

Repare q ele cai bruscamente até primeiro de novembro, quanto atinge a cota de 1800cm.

Ou seja....no ano de maior cheia da história o nível do rio em novembro estava abaixo da média história (linha pontilhada em verde)....mostrando q o nível estava bom pra pesca, inclusive quase chegando a zona de atenção.....então....acredito SIM.....q o começo da próxima temporada seja uma das melhores já registradas...

Agora....isso tudo é uma previsão...com esse clima maluco acertar alguma coisa é só pra São Pedro mesmo...hehee... wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 178
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Biguá

Se eu entendi o gráfico, teoricamente novembro seria o melhor mês para se pescar por lá. Realmente é o mês que eu mais vi gente indo praquelas bandas e NUNCA ví ninguém matar a pau neste mês.

Qual é a sua expewriência em relação ao mês de Novembro?

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão....tem q entender legal pra não se lascar....

Repare q novembro a água começa a subir novamente...ou seja....está chovendo em algum lugar..hehhee...Então, o negócio é saber em cima da hora de onde vem essa chuva....e outra, esse nível aí é do Negrão em Manaus....lá pra cima a coisa acontece quase do mesmo jeito, mas tem q entender o q está acontecendo nas cabeçeiras de uma margem, quanto da outra.

Aos poucos estou reunindo informações q nem os operadores de pesca tem da região...Tentarei usá-las nas próximas pra ver se acerto 2 excelentes pescarias consecutivas...Se acertar, me segure..hehee.....vou torrar todo meu dinheiro pra pescar por lá...kkkkkk... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Tudo certo?

E nós de novo pensando nos níveis das águas do Rio Negro...

Então, me diga uma coisa: como vc conseguiu esses dados dos níveis de água da Bacia Amazonica? Algum site, órgão do governo, instituto?

Estou querendo estudar essas informações para tentar diminuir os riscos de perder pescarias lá pra cima.

Grande abraço,

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda semana aguardo o relatório da CPRM.

No que saiu hoje, a curva da enchente em Sta Isabel e Barcelos está menos acentuada do que Moura e Manaus. Posso estar errado, mas gostaria que ela tivesse o mesmo perfil de Manaus, "grandes cheias, grandes vazantes", mas promete.... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Tudo certo?

E nós de novo pensando nos níveis das águas do Rio Negro...

Então, me diga uma coisa: como vc conseguiu esses dados dos níveis de água da Bacia Amazonica? Algum site, órgão do governo, instituto?

Estou querendo estudar essas informações para tentar diminuir os riscos de perder pescarias lá pra cima.

Grande abraço,

Newton

Opa Newtão....Como o Lamana disse abaixo...pego alguma coisa no CPRM.gov.br mas existem pontos de medição hidrológicas do ANA ( Agência Nacional das Águas ) em lugares q vc nem imagina na AM....

Vou pessoalmente buscar tais medições ( não tem no site )....

Aos poucos estou planilhando isso e aprendendo o regime das chuvas nos rios q considero os mais promissores.

E como o Lamana disse....eu tb preferia q a cheia estivesse com tudo no Negrão....mas toda essa barulheira q vc está ouvindo sobre as cheias está ocorrendo é no rio Solimões, o q dificulta as previsões para o Negrão. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Parabéns pelo tópico! Gostei da análise que você fez, mas temos que lembrar que apesar de tratar-se do mesmo rio o nível do Negro em Barcelos e Manaus pode ser diferente, assim como as épocas nas quais o rio atinge seu nível mais baixo.

Veja o link: http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/alerta14_09.pdf.

Os gráficos para Santa Isabel e Barcelos são mais próximos e totalmente diferentes dos gráficos de Manaus. Isso porque depois de Barcelos o Rio Negro recebe uns rios muito grandes, como o Unini, por exemplo.

Voltando aos gráficos, em Barcelos o ano de maior npivel histórico foi o de 1976. Nesse ano, o ponto mais baixo foi, de fato em novembro. Agora olhe os dois últimos anos (2008 e 2007). Cada um foi de um jeito!!! Em 2007, a mínima foi em março. Em 2008 foi em fevereiro... oloko::

Em Santa Isabel (Tapuruquara), a coisa é ainda mais louca!!! doeu:: Apesar de observarmos que a mínima no ano de maior cheia (1976 também) foi em novembro, nos dois últimos anos ela seguiu o padrão de Barcelos, ou seja, foi em fevereiro e março, respectivamente...

Uma informação que eu gostaria de ter é a partir de que cota (nível) a água sai do mato... A experiência mostra que não precisamos pescar nas cotas perto das mínimas para fazer boas pescarias. Basta que a água esteja fora do mato e que não esteja subindo! Portanto, se soubermos a partir de onde (cota de 3m, por exemplo) a água não está mais no mato, poderíamos buscar o período com a maior probabilidade de baixa ou estabilidade.

Não sei se fui claro... às vezes até eu me confundo com o que escrevo... oloko:: oloko:: oloko::

Abraço proceis!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavão....entendi sim sua análise....mas abra a mente....abra a mente...hehee....lingua::

Vc está corretíssimo na análise...2007 e 2008 foram anos totalmente atípicos, tanto q foram péssimos em termos de pesca (no geral)...mas repare q mesmo numa época maluca, conseguimos acertar a mão na pescaria do Marquinhos, meu pai, Bigão e Ícaro....Tudo por conta já dessa análise.

A minha pescaria (fev09) foi um caso a parte....minhas passagens aéreas estavam vencendo e eu sabia q não daria mais pescaria e estava doente pra retornar lá pra cima...O Fabão topou ir com água alta, meu pai vai de qualquer jeito....e o Lance já estava lá....Na verdade essa última pescaria serviu pra muita coisa, principalmente entender o regime das águas. (tentar pelo menos...kkkk)

A coisa é muito mais ampla q isso....Claro q não vou postar aqui muita coisa, até mesmo por uma questão de sobrevivência e planos futuros q eu tenho praquela região....mas abra sua mente, vc está no caminho correto. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm estou confiante para essa temporada, acho que alguem vai acertar a mão este ano!!

Adoro essas discusssões!!!!

Olhar os graficos nos dá uma ideia, mas concordo com o Fabrício!!!!

Não sei dizer o pq mas na mesma época, temos rios de uma margem do negro bem cheios e de outra, vazios ou esvaziando!!!E digo mais pode acontecer com rios da mesma margem!!!!

o importante é saber mais ou menos a data das chuvas em cada região!!!

Entender isso é para poucos!!! Então peço ajuda aos experts!!! Fabricio, Lamana e assim vai......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, e pra nós "pobres mortais" como podemos nos comunicar com o comandante do Barco hotel para a mudança de margem?

Geralmente essas pessoas não gostam de ouvir sugestões...

Acho tudo isso muito complicado...

Pq envolve o gosto de um grupo todo, 6, 10, 12 pessoas...

Como fazer qd o comandante da embarcarção quer ir pra um rio e vc quer ir pra outro?...

Acho que se vc já foi pelo menos umas 5 vezes na Amazônia, já dá pra tentar algum palpite...

Mas para os novatos como eu, acho que temos que nos contentar em ficar a mercê do que foi escolhido pelo comandante da embarcação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu aí metendo a colher na conversa....

Beto, se você e seu grupo, no meio da pescaria, decidirem mudar o rumo do barco, voltar, parar o barco, mudar de margem, fugir do repiquete, é só fazer uma reunião com todos e transmitir ao comandante a decisão.

Claro que ele vai pular, mas a decisão é do grupo de pescador.

Agora, é preciso que se tenha noção do que se quer mudar, e em barco hotel isso fica mais complicado, mas a decisão é sempre do grupo.

Nós, da Turma do Biguá, já fizemos isto algumas vezes, no Barco do Marlon, mas, tem que se levar em conta que ele é chegado da Turma há muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q nada Lori...aos poucos vc vai entendendo como a coisa funciona... joia:::

Vini....é por aí mesmo....São muitos afluentes, o rio Negro fica maluco....Aos poucos nós vamos ententendo o q ocorre nos afluentes...mas não tem jeito...A escolha do rio a ser pescado deve ser feito na semana da partida...antes, as chances de se errar são maiores.

Beto Caranha...por mais q nós tenhamos informações sobre o tempo, lembre-se q os operadores tem as informações sobre os peixes. A maioria dos barcos hotéis operam nos mesmos dias da semana....então, todos conversam e ficam sabendo onde tá dando peixe e como está o nível das águas lá pra cima....Tb tem os pescadores de cardinais....esses contribuem muito com informações valiosas.

Outra dica q te dou é a seguinte...muitos operadores de pesca não vão aos lugares mais promissores, ou não sobrem onde deveriam para evitar gastos excecivos, por desconhecimento ou falta de competência do prático em navegar com o rio muito seco, e vários outros fatores q comecei a entender muito recentemente....por isso é importantíssimo estar com algum pescador q realmente conheça a região, mas o seguinte...pode dar ouvidos sim, aos operadores responsáveis...esses, mais q ninguém, querem colocar peixões na sua linha.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, confesso que não gosto de entrar nesses tópicos....hehehehe, cria mais agonia em mim, principalmente com pescaria marcada!!! Quero começar a soltar os búzios apenas em julho que "deve" começar a secar....ai se segura quem estiver do meu lado... ..heheheheheh

Olha só, esse ano, não é possível que o clima não dê uma virada, onde está vindo esta água toda????

Falando um pouco do gráfico, se souber onde quer ir, através do gráfico dá pra fazer um planejamento, mas apenas para ter uma idéia de data..nada certo, dai vale o contato quase diário com o operador para ajustes....pois, o gráfico reflete a realidade do Rio Negro e afluentes tem a influência do repiquete que pode surgir uma semana antes da pescaria...ai sabe como é... lacou::

Em outubro do ano passado, fizemos o planejamento, analisamos a possível data que daria uma pescaria, mas só batemos o martelo 2 dias antes do embarque, quando tinhamos a certeza de rio seco.. Esse ano vamos conseguir acertar? Talvez não! Mas iremos usar a mesma fórmula...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, essa cheia está tão histórica que até no site do TERRA tem uma manchete a respeito? O negócio ta feio por lá, e a previsão nos próximos dias é piorar.

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... do+AM.html

Vamos torcer para enchente dar um guinada e depois cair. É fogo, não dá para saber o que é pior ( para as comunidades e cidades ) Água demais, ou água de menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala galera! Tudo beleza?

Acho que tá na hora de ressucitar essa discussão! Alguém viu o gráfico recente das águas do Negro???

Apesar de ainda estar muito alto e Manaus, ele já caiu bastante em Santa Isabel (está no nível mais baixo do ano) e começou a cair em Barcelos. Normalmente nessa época do ano, o rio ainda está subindo!

Ou seja: acho que a chance de termos EXCELENTES condições esse ano são grandes!!!

O que vocês acham???

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...tô com viajem marcada para Manaus em 14 de novembro e já tem até destino traçado do Barco Hotel, Rio Branco...Tô cheirando que eu vou entrar numa roubada,rs seila::

Alguém tem alguma sugestão para que eu possa convencer mais 8 pessoas a mudar de rumo ou como é minha primeira viajem de barco hotel devo confiar no comandante e em seu contato semanal com outros barcos? O Barco Hotel que vou é o Maruaga!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Tudo beleza?

Acho que tá na hora de ressucitar essa discussão! Alguém viu o gráfico recente das águas do Negro???

Apesar de ainda estar muito alto e Manaus, ele já caiu bastante em Santa Isabel (está no nível mais baixo do ano) e começou a cair em Barcelos. Normalmente nessa época do ano, o rio ainda está subindo!

Ou seja: acho que a chance de termos EXCELENTES condições esse ano são grandes!!!

O que vocês acham???

Abraço!

Esse assunto ainda vai dar o q falar!!!!

Os mais otimistas acham que a temporada começa mais cedo esse ano!!!!

WAHOOOOOOOO!!!!

Agora os mais conservadores: "não dá para prever nada, esse tempo está muito louco"

E com tudo isso a expectativa só aumenta!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, ainda to com pé atrás dessa seca lá pra cima.... pois, com esse tempo doidão, quem garante que a cheia que está atrasada?????

Pior que teve tanta água em fevereiro, que não creio que vá chover mais...hehehehe

De qualquer forma, para não ser pessimista, se não chover, prepara que vai ser o melhor começo de temporada de todos os tempos...hehehe, seca igual teve em fevereiro de 2007....

viola:: viola:: viola:: viola:: viola:: viola::

Agora se continuar o clima mudando dessa maneira...vai começar a ter pescaria em julho...hehehehehehehehe

::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rapaz, ainda to com pé atrás dessa seca lá pra cima.... pois, com esse tempo doidão, quem garante que a cheia que está atrasada?????

Pior que teve tanta água em fevereiro, que não creio que vá chover mais...hehehehe

De qualquer forma, para não ser pessimista, se não chover, prepara que vai ser o melhor começo de temporada de todos os tempos...hehehe, seca igual teve em fevereiro de 2007....

viola:: viola:: viola:: viola:: viola:: viola::

Agora se continuar o clima mudando dessa maneira...vai começar a ter pescaria em julho...hehehehehehehehe

::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo:: ::medo::

Que BOCA hein Marquito!!!

Deu uma olhada no grafico de Tapuruquara/SI

Desceu tanta água que os niveis estão quase normais!!

Aquela seca que estava se desenhando, se acontecer, vai ser mais tarde um pouco!!!

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava apostando no início da temporada já em setembro, considerando os níveis das águas em Sta. Isabel há duas semanas e El Niño que teremos este ano. Mas o rio subiu muit na última semana e jpa não sei mais nada!!! doeu::

Tô mais perdido que azeitona em boca de banguela!!! chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh Gustavo, o nivel do Negrão em Manaus está tão alto que está represando ele lá pra cima!!!

Só vai começar a baixar em SI quando começar a baixar em Manaus!!

Se não me engano a cota desse ano já ultrapassou a máxima da história!!!

Frio:: Frio:: Frio:: Frio:: Frio::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2005, fomos pescar no rio Nhamundá ( fronteira do AM com PA ), em SET, com perspectivas de seca... lacou::

Na volta, após uma semana, quase não conseguíamos passar pela foz... doeu::

Esse ano tá pintando ser um ano ainda pior com relação à baixa... ( seca ) ! medo::

Outubro vai estar no ponto... Escrevam o que digo ! doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2005, fomos pescar no rio Nhamundá ( fronteira do AM com PA ), em SET, com perspectivas de seca... lacou::

Na volta, após uma semana, quase não conseguíamos passar pela foz... doeu::

Esse ano tá pintando ser um ano ainda pior com relação à baixa... ( seca ) ! medo::

Outubro vai estar no ponto... Escrevam o que digo ! doutor::

Boto muita fé em suas palavas KID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...