Ir para conteúdo

Sobre a cheia histórica no AM/09. Vai dar pescaria?


Posts Recomendados

  • Respostas 178
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Estive em Manaus a 15 dias atras fiquei impressionado com a quantidade de água!!!

Estive no porto e tirei umas fotos sobre umas marcações dos niveis máximos.

Joelson,

Muito dessa água ai é o represamento do negrão, pois ainda não tinha chovido muito lá pro norte do AM... agora começou a chover e a tendência é que essa água vai passar desse vidro ai...hehehehe

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavão,

Não estarei indo este ano ( infelizmente ), mas a sensação que tenho é que vai chover até Julho e depois as águas do Negrão vão escorrer para valer ! ::tudo::

arrow:: Final de Setembro vai dar pescaria, e em Outubro, "os braços vão cansar" de puxar peixe ! palmas::

Nada científico e/ou estatístico, apenas "feeling"... Vamos ver se acerto ( de novo ) ! :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ao que interessa que é o nível das águas em Barcelos.

A seguir gráfico de acompanhamento hidrológico do nível das águas em Barcelos emitido pelo CPRM em 17 de junho ( mais recente ). A cota nesta data em Barcelos foi de 8,30m ( cota de emergência é de 9,55m ).

Portanto, em Barcelos, o nível das águas ainda está cerca de 2m abaixo da maior cota já registrada ( 10,32m em 1976 ).

Imagem Postada

No gráfico acima, a curva em azul indica a evolução da cota do Rio Negro em 2009. A curva rosa mostra a cota da maior cheia registrada. As curvas marrom e verde indicam as cotas de 2008 e 2007 respectivamente.

Observando o conjunto das curvas de 1976, 2007 e 2008, verifica-se que a partir da segunda quinzena de julho o Negrão começa a vazar bruscamente.

Em 2008 os Mocorongos pescaram em Barcelos na segunda semana de dezembro com cota em torno de 4,2m e subindo. Resultado: pescaria muito fraca. Conada

Observando a curva da maior cheia ( rosa ), constata-se que de outubro a dezembro a cota do Negrão oscilou de 2,8 a 3,8m. Portanto, naquela oportunidade houve condições para uma boa pescaria.

Conclusão: existe histórico para justificar otimismo para quem pretende ir a Barcelos na próxima temporada. joia::: “ Allea jacta est

A seguir gráfico que reúne as maiores e menores cotas nos respectivos meses de ocorrência, registradas em Barcelos, em 47 anos de acompanhamento pelo CPRM:

Imagem Postada

Vai ter gente querendo trocar a data da pescaria....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo apostando em boa pescaria esse ano! E confio no feeling do Mestre Kid!!! Os espíritas acreditam que o feeling, ou o pressentimento, como preferirem, é um sinal que os bons espíritos que nos cercam nos mandam. No caso do Kid, acho que ele tem canal direto com os deuses da pesca!!! Boto a maior fé!!!

Abraço!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, essa estória de "feeling" é algo parecido a "sexto sentido"...

Não tem bem como explicar, mas certamente tem a ver com experiência e vivência no assunto...

arrow:: Pescaria é sempre sujeita a inúmeras variações, quer sejam barométricas, temperatura, níveis das águas, e por aí vai, MAS acima de tudo - como as demais coisas da natureza - seguem um ciclo natural, e se auto compensam de forma prática, até para que as espécies tenham continuidade no seu ciclo reprodutivo !

arrow:: O material apresentado pelo Cachara é excelente, não apenas para mostrar que as "baixas" que acontecem após as cheias são "inclementes", mas principalmente por apresentar um lógica no movimento dos rios... ( claro que isso é sabido por todos, e não deveria constituir em "novidade" para os pescadores mais "insistentes" que vão na região do Alto Amazonas ).

arrow:: A questão do "feeling" ( apenas para não fugir ao tema ) é imaginar a antecipação de um fato que ainda está por vir, com uma imensidão de circunstâncias que podem fazer com que o resultado final se inverta de forma definitiva !

arrow:: Pois bem, mesmo sem participar dos Mocorongos esse ano ( opção pessoal ), depois de 21 viagens ininterrúptas, acredito ( e torço para ) que o G22 faça aquela pescaria por tantos procurada há anos, onde os braços fiquem exaustos com tamanha oferta de peixe, e que ( mais ainda ), todos sejam brindados com os valentes brutos da região de Barcelos !

arrow:: O que me leva a essa "certeza" ? Muitos fatores, mas nada matemático e/ou racional ao ponto de garantir o resultado, MAS o tal do "feeling" é algo absolutamente determinante !

arrow:: E para que a "Turma da Cachaça com Piranha" não fique sem resposta, acho que em Nov, as águas ainda estarão boas, mas com risco ( mais para o final do mês ) dos primeiros repiquetes...

arrow:: Em 2009, o mês certo será mesmo OUTUBRO, embora já em final de setembro e até meados de novembro, a pescaria esteja propícia aos grandes exemplares !

arrow:: Boa sorte para quem está programado para essa época, pois o "freio" vai cantar... ( e muitas vezes ).

arrow:: Recomendo um preparo físico adequado... ( depois não digam que não preveni ) !

arrow:: Antevejo ÓTIMOS relatos, e fotos de grandes brutos no nosso Fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem poderia falar como vai ser a segunda quinzena de novembro??

é assunto q não acaba mais!!shuahahas

abraço!!

Ninguem pode prver nada, mas os mais experiente (DESCULPA KID) apostam que estará com um bom nivel, porem segunda quinzena de novembro vc já estará correndo o risco de pegar um repiquete, pois é o começo da temporada de chuvas!!!

abços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, imaginem se em novembro e dezembro começarem a chover posts aqui com os seguintes títulos: "maior pescaria da vida", "pescando sonhos", "recorde de tucunaré", "pescaria animal"??? Aí eu vou fundar uma seita que terá como guru o Mestre Kid!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

E eu tô com ele! Acho que esse ano vai se do baralho!!!

Ao Amigo Franciosco Jr.: antecipa essa sua viagem, chefe! Novembro é temporada de repiquete!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Os ultimos 2 relatrorios do CPRM:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Eu entendo muito pouco doeu:: doeu:: doeu:: rindo3:: gorfei:: ...... e por isso que peço ajuda dos professionais em materia doutor:: :amigo: sera que nao era a cheia que estava atrasada??? Em outro forum li um topico informando que o Solimoes parou de correr, començando a dar a vazante ao Negrao..... estou vendo que muito estao accreditando que a seca serà em Ottubro..... serà que nao vai ser depois???

Soccorooooooo buaa:: buaa:: buaa:: estou enloquecendo!!! danca:: doeu:: alegre:: doeu:: doeu:: surtei:: suici:: bomba:: suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciao, Paolo!

Relaxa, amigo! Observe que o Negrão já começou a baixar em Barcelos. Observe nos gráficos dos anos anteriores que depois de junho quando ele começa a baixar não volta a subir mais, pelo menos em Barcelos! Esse é o padrão em TODOS OS ANOS!

Em Tapuruquara (Sta. Isabel) a coisa tá mais ou menos igual... Ocorre, porém, que lá o rio é menor (tem menos água) e as chuvas possuem um impacto bem maior nos níveis do rio (veja que o gráfico é muito mais "quebrado"). Só que lá o Rio Negro de agora pra frente, exceto por algumas pequenas interrupções (ou repiquetes, como preferir), ele não volta mais ao nível anterior, até o fim da temporada seca!

Por isso tudo, e pelo fato de as últimas temporadas terem sido fracas, acredito que essa temporada vai ser ESPETACULAR!!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gustavo!!! Valeu meu amigo....... estou passando as noites analizando graficos.... kkkkkk...... gorfei:: gorfei:: so que nos relatorios que postei a cota do 30/6 esta em 9.30 m e a cota do 8/7 em 9.46..... apparece que em barcelos os nives ainda estao subindo chorei:: negativo:: chorei:: ........ ja em Santa Isabel como vocè falou è totalmente differente!!! doeu:: doeu:: o rio è menor os graficos mais quebrado mas mesmo assim de julho pra frente vem baixando e vendo os dois relatorios apparece que ja esta baixando (nossa un dia o meu portuguese vai ficar bom :gorfei: :gorfei: )

Rento estou totalmente perdido!!! buaa:: rindo3::

Por isso tudo, e pelo fato de as últimas temporadas terem sido fracas, acredito que essa temporada vai ser ESPETACULAR!!! ::tudo::

Isso è o que eu penso 24 horas por dia!!! alegre:: alegre:: :gorfei: bang:: alegre:: danca:: ::tudo::

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atençao amigos...

Nao é fácil, mas é preciso segurar a ansiedade !

Daqui para frente as àguas devem começar a descer, e a chuva que deverá cair até o final de Julho, é o final da temporada das águas...

arrow:: Depois disso é ver o nível do Negrao ir baixando...

Vai dar tudo certo, nao se preocupem, pois as águas vao baixar ! alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...