Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +27 °C
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
FredWAndrade

Melhor barco para motor Mercury 15 Super

Melhor barco para motor Mercury 15 Super  

69 votos

  1. 1. Melhor barco para motor Mercury 15 Super

    • Metalglass Bigh Fish 5016
      27
    • Pantanaltica Araguaia 500 Plataformado
      17
    • Levefort Marujo 500
      15
    • Levefort Sabre Laguna
      10


Posts Recomendados

Adquiri um motor Mercury 15 Super e gostaria da opinião de vocês para escolher o barco mais indicado para um conjunto.

O uso será em Corumbá IV, Serra da Mesa e Rio Araguaia, sendo a maioria das vezes com a família (esposa e filho 9 anos), por isto minha prioridade é segurança.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

levefort apolus500 semi chato, todo com chapa 1.5 observe bastante a chapa de aluminio (espessura) abaixo de 1.5 mm não presta amassa atoa e parece uma lata de sardinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Metalglass 5016 tem o pontal baixo de 0,45m e costuma beber água, porém tem uma boca de 1,40m e tem um preço excelente; (+ ou - R$ 4000,00)

Marujo e Sabre pedem um motor maior por gerar um maior arrasto e com o 15hp ficariam lentos demais; (esses são bem mais caros e não entraram na pesquisa que fiz)

O Pantanáltica Araguaia 500 tem pontal de 0,52m e boca pouca coisa mais estreita que o 5016(1,35m)... porém vem mais completo que os outros e está mais próximo da motorização de 15hp!!!(+ ou - R$ 4180,00)

O Apolus 500, é estreito (1,28m) e é o barco mais caro dentre os que comparei, apesar de ser um excelente barco!!! (+ ou - R$ 4620,00)

O Flash500E da Calaça... depois do Apolus 500 tem 1,30m de boca, porém entre o barco da Calaça e o Apolus... Acho o da Calaça melhor opção porque você mora em GY... e ficaria mais fácil de procurar informações, o frete seria mais barato, etc!!!

Se você não importa com o preço... o Pety Goiânia 500SL rebitado também é excelente... só que tem que pedir com alguns opcionais que sobem o preço do barco!!! (+ ou - R$4630,00)

Porque você não olha o Paranã Super semi-chato... Chapa de 2mm e completíssimo e na sua região!!!

Dentre as opções que você citou eu escolhi o Pantanáltica Araguaia 500 por ser quase a mesma coisa que o 5016 e ter mais itens, só que a capacidade de carga é 40kg menos!!!

Pesquise amigão... estou querendo comprar um no final do ano e estou olhando a partir de agora!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive na Martinelli, e vi o Pantanaltica 500 plataforma. Muito arrumado o barquinho, mas vcs aí de Goias estão no ninho de bons barcos, Calaça, Paranã, Marreco etç. Pense nisto, é uma tranquilidade ter o fabricante por perto legal::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive na Martinelli, e vi o Pantanaltica 500 plataforma. Muito arrumado o barquinho, mas vcs aí de Goias estão no ninho de bons barcos, Calaça, Paranã, Marreco etç. Pense nisto, é uma tranquilidade ter o fabricante por perto legal::

Bem lembrado falar de proximidade Lamana... Ainda tem os Uberfort!!!

Uberlândia está relativamente perto de Goiânia!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas Jean....

E Fred...acredito q todos esses barcos apontados por vc sejam excelentes...Só esse Metal Glass q tem a borda baixa (nem pensar na SM)...mas todos, são show de bola....

A Paranã está fazendo excelentes barcos...e a maior vantagem é q vc pode customizá-lo da forma q quiser...Esse é um diferencial a ser levado em conta....Encontre um barco pronto q vc tenha achado ideal para o seu tipo de pescaria e copie as idéias...Veja quanto o cara da Paranã cobra pra deixá-lo exatamente igual.

Plataformas, suporte de elétrico e tomada do elétrico, luzes internas, borrachão interno, compartimentos abaixo da plataforma, porta-varas, porta-latas, cor interna e externa, alças de transporte, etc. Hj sabe o q eu faria??? Eu tiraria o viveiro e colocaria no lugar uma caixa térmica....tipo colocaria um isopor forrando, e por cima chapas de alumínio soldada com uma porta de vedação....hehee..Sei lá....mas vc poder personalisar todo o seu barco é um grande diferencial. joia:::

Eu tenho um Pety de 6m...Quando encomendamos ele pedimos para a plataforma de proa vir maior....e depois de comprado, mandamos o barco para a Paranã e lá ele foi plataformado no meio....Ficou muito legal. Mas tudo isso foi gasto...Acredito q encomendar o bardo e já pedir tudo ficaria mais barato, é claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei fazendo um desenho... Deu um trabalhão viu!!!

É + ou - isso que quero!!!

Imagem Postada

É um assim minha opção!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show, mesmo Jean...isso q considero planejamento do q se vai comprar.

Apenas algumas observações em torno do barco desenhado por vc:

- O banco do centro deve ficar mais a esquerda...pois o piloto fica mais a direita...Se deixar do jeito q está, durante a navegaçãoos pescadores vão ficar se contorcendo para ajudar o equilíbrio...hehee...

- A plataforma de proa está muito grande...Acredito q vc queira colocar a bateria do elétrico naquele compartimento, né??? Sabe o q fizemos no nosso??? A bateria fica lá atrás...entre o último banco e o motor....assim, se for instalado um carregador no motor de popa, vc conecta alí, pertinho....

Tb facilita pq o sonar fica lá atrás, o piloto é q fica de olho nele.

Passamos um fio na na borda do barco. O fio passa dentro da borda tubular e só saí lá na frente, junto a tomado do elétrico. Vc só vê um pedacinho do fio onde ele entra lá na popa, fora isso, vc nem o vê.

- Ainda sobre a grande plataforma na frente...Vc estará jogando a bateria alí, q cada dia é mais pesada, mais alguma tralha, mais o elétrico e tals...na hora q tiver alguém mais pesadinho na proa....a popa do barco vai subir....hehee...fica esquisito...parece q o barco vai afundar..kkkk.... rindo3::

Nós fizemos seguinte....nós aumentamos a plataforma do meio....e deixamos a da proa tipo atrás, bem rente, da cadeira q vc mostra no desenho (q já é bem grandinha). O peso ficou bem distribuído, e toda a tralha vai alí debaixo, tipo grelha, lona, ferramentas, talheres, cilibrim, e tals...e o barco fica sempre alinhado na água.

- Grande parte da turma tem usado carpet colado sobre as plataformas do barco....É uma opção a ser analisada. É um pouquinho caro, tipo 40 reais o metro, mas o barco fica bem silencioso, suas varas e carretilhas não arranham, além é claro, de conforto....O carpet quando lavado demora umas 24h para secar totalmente...Se vc pesca em locais onde o acesso ao barco não seja complicado, e queira se preocupar em ficar olhando os pés de quem vai entrar nele...hehehee....é uma opcão legal.

- Vc usa sonar??? Se vai usar um dia...tente ver uma forma de fixar um suporte de alumínio na parte externa da popa, quando na confecção do barco, para tb fixar o transponder direto nosse suporte de alumínio...Fica "chic no úrtimo"...hehee...

- Ah...alí, perto do elétrico, peça o fabricante pra ficar tipo uma argola de metal, pode ser pequena...Serviria para prender o elétrico com um cabo e mosquetão, corda, ou sei lá....mas é q toda vez q procuramos um lugar pra amarrar o elétrico não encontramos..hehee....

Bem...essas foram apenas algumas diquinhas de quem sempre inventando....kkkkk.....e fica querendo mudar de barco todo ano....kkk... joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Fabrício...

Vou tentar fazer as alterações indicadas aqui e vamos ver no que dá!!!

Estava pensando em enviar e-mails para as fabricantes com o desenho e ver quanto ficaria... a Pantanáltica já fabrica o Araguaia 550 e, seria interessante botar lenha nessa fogueira e ver quem me fabrica o melhor pelo menor custo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale a pena pedir com fundo 2mm, uma segurança a mais e o peso não muda muito não. Se um dia for colocar um motor maior, pode rodar sem problemas. Segurança tbm se bater em alguma pedra ou alguma outra estrutura.

Qndo comprei o meu, escolhi para usar um 15 johnson, 6 metros, 1.40 de boca, fundo 2mm. Ano passado colocamos um 40 no msmo barco, sem problema algum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aff....ficou show demais Jean.... palmas::

Até o suporte do transponder vc colocou..hehee..

Quanto a bateria....

- A nossa fica no centro, em cima de um tapete de borracha....assim ela não escorrega no assoalho quando tem apenas um pescador. Mas desse jeito aí ficou legal...Gostei muito.

Quanto a plataforma do meio:

- Não sei como ficaria aquele porta-varas q vc colocou alí...Isso pq alí fica o banco do barco original q atravessa de um lado ao outro e ele precisa ser fixado no apoio do casco... mas se tiver como fazer, aff...fica show demais.

Ainda na plataforma do meio..

- Tente colocar um outro suporte de fixação de banco no mesmo alinhamento (na esquerda)...só q mais pra frente, tipo para o pescador sentar mais embaixo e colocar as penas no vão......assim quando vcs estiverem navegando pode-se jogar o banco pra baixo, melhorando a segurança e o conforto do pescador.

O da frente basta retirar o alongador do banco, abaixá-lo e sentar de frente pro piloto...Show.

Na plataforma da frente..

- Vc precisou retirar o porta tréco do pescador da frente....mas alí, debaixo do bico sobra um vãozinho q ninguém usa....Só peça o fabricante pra atravessar uma chapinha e pronto..O porta tréco fica alí debaixo... joia:::

No mais....aff...o barco está perfeito.... palmas::

>..mas vamos aguardar a opinião do resto da turma....Ainda surgirão idéias legais aí....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aff....ficou show demais Jean.... palmas::

Até o suporte do transponder vc colocou..hehee..

Quanto a bateria....

- A nossa fica no centro, em cima de um tapete de borracha....assim ela não escorrega no assoalho quando tem apenas um pescador. Mas desse jeito aí ficou legal...Gostei muito. OK!!!

Quanto a plataforma do meio:

- Não sei como ficaria aquele porta-varas q vc colocou alí...Isso pq alí fica o banco do barco original q atravessa de um lado ao outro e ele precisa ser fixado no apoio do casco... mas se tiver como fazer, aff...fica show demais.

Ainda na plataforma do meio..

- Tente colocar um outro suporte de fixação de banco no mesmo alinhamento (na esquerda)...só q mais pra frente, tipo para o pescador sentar mais embaixo e colocar as penas no vão......assim quando vcs estiverem navegando pode-se jogar o banco pra baixo, melhorando a segurança e o conforto do pescador.

O da frente basta retirar o alongador do banco, abaixá-lo e sentar de frente pro piloto...Show. OK!!!

Na plataforma da frente..

- Vc precisou retirar o porta tréco do pescador da frente....mas alí, debaixo do bico sobra um vãozinho q ninguém usa....Só peça o fabricante pra atravessar uma chapinha e pronto..O porta tréco fica alí debaixo... joia::: OK!!!

No mais....aff...o barco está perfeito.... palmas::

>..mas vamos aguardar a opinião do resto da turma....Ainda surgirão idéias legais aí....

Acho que pra adaptar um barco de 5,50m eles vão usar um modelo 6,00m como base... então, em baixo da plataforma central teria que ter 02 bancos...

Agora... acho que a maioria dos barcos tem esses bancos mais baixos que os do piloteiro e da plataforma de proa... aí, sobindo a plataforma central na mesma altura que a plataforma de proa, acho que sobraria um espaço mínimo entre 12 ou 15cm no máximo!!!

Pensando nisso que resolvi colocar o porta-varas nesse local!!!

Quanto ao tamanho dos bancos que ficaram grandes... rsrsrsrsrsrsrsrsr é que estou fazendo os desenhos no Paint e estou jogando as medidas sem fazer em escala... mas já dei uma reduzida e ficou legal também!!!

Não sei se reparou... tem um porta-treco do lado do porta-varas... já tirei e estendi o mais proximo da borda do barco!!!

E vamos nos falando!!! legal:: legal:: legal::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei desse negócio!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

Imagem Postada

Esse já está no esquema!!!

A única desvantagem é que depois que passo o desenho pra JPEG... ele perde qualidade e não é possível ver os detalhes direito!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz algumas alterações...

Imagem Postada

Será que é + ou - assim???

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Bola um "painel" proximo ao banco do piloto para colocar instrumentos como tacômetro, velocimetro, voltímetro e horimetro.

Ae fica "OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BARCO"

Vamos montar uma Fabrica de barcos Turma do Biguá

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Bola um "painel" proximo ao banco do piloto para colocar instrumentos como tacômetro, velocimetro, voltímetro e horimetro.

Ae fica "OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BARCO"

Vamos montar uma Fabrica de barcos Turma do Biguá

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Que é isso Diego...

É só um esqueminha simples feito em Paint pra passar a idéia do barco que quero!!!

E olha que as dicas do Fabrício foram excelentes!!!

Agora é achar quem faça o serviço e que saia mais barato que o Araguaia 550... senão, vou no original de fábrica!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe tbm que todo o barco bem projetado tem que ter um "centro de equilibrio". Posicionar certinho o peso do tanque, bateria e viveiro cheio é interessante. Quem me informou isso foi o Cirus da CDS, que faz os bass boats em alumínio, os CDS Tracker.

Um guarda mancebos na proa fica legal tbm para guardar carteira, documentos do barco e tals...

Quem sabe tbm um "varalzinho" para pendurar as iscas que vão ser usadas...

Tbm um suporte de varas na lateral do barco +/- dessa maneira

Imagem Postada

"Made in Paint" rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

que falta que faz um Corel morto::

Sendo uma base para fixar os tubos onde vão as varas em pé, fazendo um furo no tubo e soldando uma "porca" para utilizar os parafusos com cabeça plastica para fazer o aperto leve em cima dos cabos para navegar em águas agitadas sem correr o risco de alguma "pular" fora do barco rindo3:: rindo3:: rindo3:: Fica um negocio bem ajeitado e não atrapalha em nada na lateral do barco, só na hora de pescar msmo que o ideal é deixar elas deitadas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Bola um "painel" proximo ao banco do piloto para colocar instrumentos como tacômetro, velocimetro, voltímetro e horimetro.

Ae fica "OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BARCO"

Vamos montar uma Fabrica de barcos Turma do Biguá

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Que é isso Diego...

É só um esqueminha simples feito em Paint pra passar a idéia do barco que quero!!!

E olha que as dicas do Fabrício foram excelentes!!!

Agora é achar quem faça o serviço e que saia mais barato que o Araguaia 550... senão, vou no original de fábrica!!!

O negocio tbm é cotar qnto gasta em material e qm sabe achar alguma metalurgica que tenha noção, vc copia o fundo de algum modelo que vc gosta... copia angulos e tudo mais e monta o bichinho. Quem sabe não fica a mesma coisa ou até mais barato?? Não custa tentar né? imagina a satisfação de vc ter um barco feito e elaborado por vc??

e olha que foi assim que surgiu a levefort heim rindo3:: rindo3::

Estou com 2 projetos que vou realizar daqui uns dias, uma é plataformar a proa do barco, ja estou com todo o material em casa, só falta a coragem de começar, meu primo que tem loja de pesca tem tbm uma metalurgica e tudo os equipamentos necessarios, ae fica mole...

outro projeto é alongar um barco de aluminio de 4 metros para 5,50. Acho ele meio sem estabilidade alguma por causa do comprimento rindo3:: rindo3:: vou alongar ele, fazer mais um banco e pintar por dentro e por fora, quem sabe tbm uma plataforma na proa joia::: joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Bola um "painel" proximo ao banco do piloto para colocar instrumentos como tacômetro, velocimetro, voltímetro e horimetro.

Ae fica "OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO BARCO"

Vamos montar uma Fabrica de barcos Turma do Biguá

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Que é isso Diego...

É só um esqueminha simples feito em Paint pra passar a idéia do barco que quero!!!

E olha que as dicas do Fabrício foram excelentes!!!

Agora é achar quem faça o serviço e que saia mais barato que o Araguaia 550... senão, vou no original de fábrica!!!

O negocio tbm é cotar qnto gasta em material e qm sabe achar alguma metalurgica que tenha noção, vc copia o fundo de algum modelo que vc gosta... copia angulos e tudo mais e monta o bichinho. Quem sabe não fica a mesma coisa ou até mais barato?? Não custa tentar né? imagina a satisfação de vc ter um barco feito e elaborado por vc??

e olha que foi assim que surgiu a levefort heim rindo3:: rindo3::

Estou com 2 projetos que vou realizar daqui uns dias, uma é plataformar a proa do barco, ja estou com todo o material em casa, só falta a coragem de começar, meu primo que tem loja de pesca tem tbm uma metalurgica e tudo os equipamentos necessarios, ae fica mole...

outro projeto é alongar um barco de aluminio de 4 metros para 5,50. Acho ele meio sem estabilidade alguma por causa do comprimento rindo3:: rindo3:: vou alongar ele, fazer mais um banco e pintar por dentro e por fora, quem sabe tbm uma plataforma na proa joia::: joia:::

Para isso teria que procurar a metalúrgica aqui em BH... mas mesmo assim seria interessante procurar uma empresa que faça e trabalhe só com barcos!!!

Se não ficar tão mais caro assim... mando fazer um sob medida mesmo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe tbm que todo o barco bem projetado tem que ter um "centro de equilibrio". Posicionar certinho o peso do tanque, bateria e viveiro cheio é interessante. Quem me informou isso foi o Cirus da CDS, que faz os bass boats em alumínio, os CDS Tracker.

Um guarda mancebos na proa fica legal tbm para guardar carteira, documentos do barco e tals...

Quem sabe tbm um "varalzinho" para pendurar as iscas que vão ser usadas...

Tbm um suporte de varas na lateral do barco +/- dessa maneira

Imagem Postada

"Made in Paint" rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

que falta que faz um Corel morto::

Sendo uma base para fixar os tubos onde vão as varas em pé, fazendo um furo no tubo e soldando uma "porca" para utilizar os parafusos com cabeça plastica para fazer o aperto leve em cima dos cabos para navegar em águas agitadas sem correr o risco de alguma "pular" fora do barco rindo3:: rindo3:: rindo3:: Fica um negocio bem ajeitado e não atrapalha em nada na lateral do barco, só na hora de pescar msmo que o ideal é deixar elas deitadas...

Desculpe Diego... Não havia visto o desenho!!!

Não sei se reparou mas na plataforma central dos 02 últimos croquis tem um local que é do tamanho da plataforma e é para colocar varas até 5'6"...

Como o barco será utilizado em sua maioria pra pesca com iscas artificiais a procura de Tucunarés... acho que não precisaria de mais!!!

Outra coisa... Tem entre cada banco um pequeno tubo destinado a colocar varas na espera... mas eu estou colocando isso para desencargo de consciência!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummm, não tinha visto...

Pra mim é util o negocio, que qndo pescamos em Guaira fazemos pesca de piapara, rodada de dourados e pintados e apoitado pescando jaú, ae precisa de tudo que eh tipo de equipamento rindo3:: rindo3:: rindo3::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To gostando dos projetos uahauhua

E a cabeça soltando fumacinha aqui!!!

Huahuahauahauahahuahuahauhauahua...

Assim mesmo... resolvi que no final do ano tem barco!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jean....pra mim esse barco está perfeito.... palmas::

Imagem Postada

E foi o q te disse....como nós não estamos mais usando iscas vivas e tals, não estamos usando viveiro (quem gosta de torneio tem q mantê-lo)...mas eu tentaria dar um jeito de no lugar dele colocar uma caixa de gelo...Se fizesse isso, aff...Seriam apenas as caixas de pesca sobre as plataformas.... palmas::

Demais...Inclusive acho q poderíamos separar esse tópico em outros, com o título: COMO SERIA O BARCO (5,5M) PERFEITO PARA PESCARIA DE TUCUNARÉ???

HHEHEhehee... palmas::

Já salvei o projeto aqui....

E Diego....montar um barco é bem mais complicado do q parece...Eu fui na linha de produção da Paranã..e puts...existem várias ferramentas q só eles tem. joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×