Ir para conteúdo

Lambari noturno


Posts Recomendados

Galerinha do BEM

Neste feriado de 1 de maio fomos para a represa de Furnas, cidade de Pimenta, sul de minas. O tempo não colaborou nem um pouco, amanhecia nublado, ventando e com marolas que eram verdadeiras ondas .....resultado.....não saí pra pescar.

Mas como não guento, fiquei ali no Pier da casa, fiz uma cevinha e fiquei brincando com uma varinha lisa (adoro esse tipo de pescaria).

De dia saiam alguns Piaus 3 pintas, umas Piabas ( ou Piaparas) uns Capineiros, mas nada de lambaris. Usei massinha de trigo com farinha de peixe, milho azedo, minhoca e pedacinhos de coração de boi e nada de lambari. Não vi lambari nadando, o meu amigo colocou aquelas armadilhas de pega lambari feita com garrafa Pet e nada.

A minha vida inteira eu pesquei lambari de dia. Desta vez, só peguei à noite. Depois que escureceu, sairam enormes lambaris de quase um palmo, e com uma certa fartura.

Já haviam me falado que, depois da introdução do Tucunaré, o lambari havia mudado o hábito e só estava comendo

à noite. Será que isso é verdade ou será que foi mera coincidência.

Abraços

Ainda doido pra pescar de verdade

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esa é novidade para mim tb...

tb adoro a pesca com vara lisa, lambaris são até muito legais pescar!

mas ai está a dúvda: NUNCA VÍ lambari comer a noite! por mais que a represa tenha perdido sua constância quanto a vida aquatica devido a intrdução dos tucunas, de noite naum deixa de ser arriscado pro pobre lambari pois lá estão bagres, traíras, cobras e diversos outrs peixes predadores também noturnos!

bom.. o importante é pescar! e como na pesca nada é exato, existiem coisas que nem o google explica! rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs comentando isso, to comecando a pensar ........ Na represa perto da cidade aqui, antigamento tinha mto lambari, de um tempinho pra cá os tucuninhas comecam a aparecer ! Hj em dia mto dificil encontras os lambas ... n sei se é por falta ou nova adaptacao deles !

Interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isso que eu acho que o pessoal fica criticando que o Tucunaré tá acabando com tudo nas represas mas na verdade o que está acontecendo é uma adaptação do meio ambiente a uma nova situação. No final as coisas seequilibram, desde que o hemen na fique constantemente tentando "consertar" as coisas predando o que ele acha que é o predador.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

naum é nada disso!

é que os lambaris ficam de noite caçando vagalumes!

Pulam dentro do barco pensando ser um bem grande devido a lâmpada usada.

(quanta besteira... até eu desacredito das bobagens que falo! srrsrsrsrsrs)

Essa vc se superou Leo hAUhaUHaUHuaHuahuHAuHA aplauso:: aplauso:: aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha do BEM

Neste feriado de 1 de maio fomos para a represa de Furnas, cidade de Pimenta, sul de minas. O tempo não colaborou nem um pouco, amanhecia nublado, ventando e com marolas que eram verdadeiras ondas .....resultado.....não saí pra pescar.

Mas como não guento, fiquei ali no Pier da casa, fiz uma cevinha e fiquei brincando com uma varinha lisa (adoro esse tipo de pescaria).

De dia saiam alguns Piaus 3 pintas, umas Piabas ( ou Piaparas) uns Capineiros, mas nada de lambaris. Usei massinha de trigo com farinha de peixe, milho azedo, minhoca e pedacinhos de coração de boi e nada de lambari. Não vi lambari nadando, o meu amigo colocou aquelas armadilhas de pega lambari feita com garrafa Pet e nada.

A minha vida inteira eu pesquei lambari de dia. Desta vez, só peguei à noite. Depois que escureceu, sairam enormes lambaris de quase um palmo, e com uma certa fartura.

Já haviam me falado que, depois da introdução do Tucunaré, o lambari havia mudado o hábito e só estava comendo

à noite. Será que isso é verdade ou será que foi mera coincidência.

Abraços

Ainda doido pra pescar de verdade

Beto

Humm no lago da usina de Salto Caxias no rio Iguaçu pegavam lambari a uns anos atraz que dava nojo, hoje nas barrancas não saem mais nada e estão saindo a 15 metros de profundidade e do tamanho que vc falou... vai entender???

rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, esse comportamento tbm acontece nos lagos aqui da nossa região. Exatamente igual!!!! Como não conheço nenhum estudo que comprove essa mudança de comportamento, fico com o olhar da experiência dos pescadores. Realmente, o Lambari mudou de comportamento.

Vamos pescar hora dessas ??

Abraço

Marlúcio Ferreira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas observações. Poderiam até ser tese de mestrado ou doutorado de algum curso de biologia, ou engenharia da pesca.

Fica aqui registrado uma nova expressão idiomática que lanço aqui, para qualificar a cautela...

Costuma-se dizer: Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas...

Pois vou lançar:

EM LAGO QUE TEM TUCUNARÉ, LAMBARI NÃO ALMOÇA... (só janta...)

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Parabéns a todos os observadores da natureza, pois a partir disto é que a ciência se desenvolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=2&t=6533 eu já tinha dado minha opinião sobre esse assunto:

Essa é fácil para mim que desde 2004 já tinha a convicção que chegaria o dia em que deixaria de escurecer completamente à noite! (E que isto interferiria com as possibilidades de sobrevivência das traíras...)

Não é que os lambaris tenham mudado, quem mudou foram as noites que agora sempre contam com um clarão no céu. O céu não fica mais preto, mas azul ou cor de rosa! Mesmo longe dos grandes centros!

O nível de aerosóis chegou a um ponto onde qualquer lugar que tenha uma cidadezinha a menos de 200 Km terá o céu iluminado initerruptamente, nas 365 noites do ano!

Antes disso, quando escurecia de verdade, era possível observar que as águas ficavam em uma calmaria só interrompida por um ataque de uma traíra (qunado não era possível ver nem mesmo a vara de pesca que estava em nossa mão, mesmo com a visão já adaptada à escuridão)... E essa escuridão nunca mais ocorreu!

Antes dessa escuridão completa, os lambaris sempre foram ativos (antes, até ás 20:00 ou 21:00 horas mais ou menos)...; e continuam o sendo já que tal escuridão absoluta não mais ocorre...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...