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Fabrício Biguá Fabrício Biguá
Paulo Roberto

O QUE É QUE REALMENTE DETERMINA A ESTABILIDADE DE UM BARCO ?

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Bom...

Numa pesquisa superficial com meu papai Google, achei textos falando sobre diversos fatores, porém o único que conta em todos eles é o desenho do casco.

A dinâmica do desenho pode afetar muito, e cada barco é desenvolvido para uma determinada navegação.

Sei que alguém com informações mais embasada poderá responder esta questão para nós. Nunca havia pensado, mas que é de muita valia para qnd eu for comprar o meu.

Agora... a resposta mais aceitável, é que a estabilidade do barco depende o quanto de bêbado você está ao embarcar. Em terra firme já não tenho estabilidade alguma qnd eu bebo, na água isso aumenta.. rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: lingua:: lingua:: danca:: danca:: danca::

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Estabilidade parado (pescando em pé) ou navegando (curvas, marolas etc.)???

Pô walter, sou seu fâ... É claro que é em pé, E navegando, com o motor elétrico rodando, e vc arremeçando sem parar nem prá tomar aquele gole de cerveja...

pesca esportiva, lembra ?????

(Putz, espero não ter pegado pesado com um dos meus ídolos...)

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Na minha opnião, nas situações citadas acredito que a largura do casco seja o fator mais importante.

É uma situação em que de quantos graus é o V da popa, se tem desenho Steep Vee e outras, pouco ou nada importa.

Num casco largo, até o Léo fica em pé numa boa. rindo3:: alegre::

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Na minha opnião, nas situações citadas acredito que a largura do casco seja o fator mais importante.

É uma situação em que de quantos graus é o V da popa, se tem desenho Steep Vee e outras, pouco ou nada importa.

Num casco largo, até o Léo fica em pé numa boa. rindo3:: alegre::

E então, aí vc me deixa super feliz, voce tá dizendo que minha escolha por um KID 350 da levefort, que tem 1,42 m de boca está bem mais correto que uma chatinha da pantanáutica com 1,30 de fundo...

Também to inclinado a concordar com vc, mas há controvércias, por isto quero que todo mundo que entende do assunto poste aqui...

Um abração, meu ídolo... mestre::

OBS: O que é Steep Vee ???

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Paulão, meu Rei.

Pelo que vç relatou, esse Kid 350 vai cumprir plenamente com a sua expectativa.

A navegação em um canal relativamente estreito, sem os efeitos de vento nem marolas criadas por grandes barcos, é bem tranquila e pode ir de Kid sem susto. Isso sem falar na praticidade de descer e subir o barco d'água.

Steep Vee é um recurso usado no projeto do casco de algumas lanchas visando maior velocidade. É uma espécie de degrau no fundo do casco.

Abração

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arrow:: Qto maior a vel que o barco retorna à posição de equilibrio, maior a estabilidade.

arrow:: A largura que importa, é a largura do casco na linha dágua, como nossos barcos praticamente não calam, podemos considerar a largura do "fundo" e não da boca.

arrow:: Pesos acima do centro de gravidade diminuem a estabilidade, é o caso de se pescar em pé sobre o banco ou plataforma.

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arrow:: Qto maior a vel que o barco retorna à posição de equilibrio, maior a estabilidade.

arrow:: A largura que importa, é a largura do casco na linha dágua, como nossos barcos praticamente não calam, podemos considerar a largura do "fundo" e não da boca.

arrow:: Pesos acima do centro de gravidade diminuem a estabilidade, é o caso de se pescar em pé sobre o banco ou plataforma.

joia:::

Taí, gostei, mas vamos resumir na prática meu caro engenheiro naval...

Posso presumir que um bote com 1,42 mts de boca, deve ter de 1,30 à 1,35 mts de fundo???

E o mais importante: Prá uma mesma medida de fundo, importa o comprimento do barco, nesta estabilidade ???

Mais, claro:! um barco com 3,5 mts de comprimento, porém com um fundo de 1,32 mts, teria uma estabilidade (locomoção lateral), menor que uma chata de 5,5 metros de comprimento, mas com fundo de 1,22 mts?? (tipo as da metalglas???)

Grato

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arrow:: Não necessariamente, tem botes de uso no mar que o fundo é mais largo que a boca. O marujo da levefort, assim com o kid, tem as laterais praticamente verticais.

arrow:: A relação da largura com comprimento é apenas estrutural.

arrow:: É difícil responder está comparação apenas com as dimensões

arrow:: Não sou engenheiro naval, e sim capitão amador da MB legal::

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arrow:: Qto maior a vel que o barco retorna à posição de equilibrio, maior a estabilidade.

arrow:: A largura que importa, é a largura do casco na linha dágua, como nossos barcos praticamente não calam, podemos considerar a largura do "fundo" e não da boca.

arrow:: Pesos acima do centro de gravidade diminuem a estabilidade, é o caso de se pescar em pé sobre o banco ou plataforma.

joia:::

Taí, gostei, mas vamos resumir na prática meu caro engenheiro naval...

Posso presumir que um bote com 1,42 mts de boca, deve ter de 1,30 à 1,35 mts de fundo???

E o mais importante: Prá uma mesma medida de fundo, importa o comprimento do barco, nesta estabilidade ???

Mais, claro:! um barco com 3,5 mts de comprimento, porém com um fundo de 1,32 mts, teria uma estabilidade (locomoção lateral), menor que uma chata de 5,5 metros de comprimento, mas com fundo de 1,22 mts?? (tipo as da metalglas???)

Grato

Paulo, normalmente vai ter 1 ou 1,10 de largura de fundo. Quilhas contam na hora de navegar. O que tbm vai dar estabilidade e planeio rapido são os flaps, que são duas chapinhas que "alongam" a area da popa do barco, não permitindo que ele empine e assim atinge planeio com menos esforço do motor e menor rpm. Pesca de pincho o que vai mandar msmo na estabilidade de barcos menores é como o Walther falou, o tipo de desenho do casco. Chatas e semi-chatas são mais estaveis parado, porem batem um pouco mais nas ondas.

Procure um casco que tenha a largura de fundo maior, sendo que vai encontrar cascos com 1,50 de boca com 1 de fundo, e 1,40 de boca com 1,20 de fundo o que vai ser mais estavel que o anterior.

O comprimento tbm influencia na estabilidade, mas se vc pedir seu kid com flaps, vai melhorar um pouco na estabilidade.

Como te disse antes, barcos mais curtos são bem bambos, então procure não o com boca maior e sim com a medida de fundo maior.

Como vc vai pescar no mar, olha tbm calado e pontal ( altura da borda ). Faz pontal - calado e vc vai ter a borda util do barco.

O que tbm vai te dar um pouco mais de estabilidade na hora de navegar é um hidrofóleo, que é nada mais que uma "asa" que vai em cima na placa de cavitação do motor ( aquela chapinha que fica para cima da hélice ).

Vai te dar mais segurança na hora das manobras.

Pergunta tbm para o fabricante o calado em água salgada.

Abraços!!

joia::: joia:::

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Acho que o primordial pra se definir eh o balanceamento entre casco e motor de popa ....

se uma nao casar com outro pode ser um dos melhoras cascos que voce nao terah boa navegaçao.....

abraxxxx

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