Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá
Entre para seguir isso  
Dick

Peso ou comprimento !?

Posts Recomendados

Pessoal, tenho organizado a Liga aqui no oeste do Estado do Paraná e assim a gente tem observado uma coisa:

- Como peixes com o mesmo tamanho, mudam o seu peso!

Por ex: Na primeira etapa, o Luiz Guilherme conseguiu um tucunaré azul com 50 cms e 2.180 gs. O Rene, pegou um Amarelo com mesmo tamanho e 1.780 gs. Já o pai do Eidy pegou um tucna Azul com 49 cms e 1.750 gs.

Esses dias tbm observei aquele azulão de 3 marias, com 62 cm e 5,5 kgs segundo o Felipe. Aqui, meu tucunaré com 60 cms deu 3 kgs !

Geralmente o pessoal vai para o amazonas e o que vale é o peso do peixe! Assim como todos os outros troféus a gente mede pelo peso !

Por que o Bass se mede e não se pesa ?!

Qual o melhor critério para torneios de pesca ?

No meu ponto de vista o melhor critério é o peso, pois exatamente como falei, dá muita diferença em peixes de mesmo comprimento ! E na verdade um peixe mais pesado, é geralmente muito mais forte e robusto !

Que é que vocês acham ?! Peixe maior é o mais pesado ou o mais comprido ?!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dick,

É tudo uma questão de critério !

Alguns "conservacionistas" ( certamente radicais ) poderão assegurar o dano à espinha do peixe por tirá-lo da água com os alicates ( boca grip ), mas algo parecido ocorre também quando o colocamos dentro do bote para medir seu comprimento... raivinha::

Prefiro trabalhar com PESO ! joia:::

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Dick,

Medir o peso do peixe é o grande costume nosso, é inclusive o charme de saber que pode ter um errinho na balança, ou até se "estima" dependendo do tamanho do peixe...e acho bem bacana, é mais informal, mais divertido, dá mais chance pro "aumento mas não invento" hehehehe...

Mas tenho achado bem mais interessante a medição por comprimento, por questão de conhecimento mesmo, de comparação entre pescarias as medidas, são muito mais reais, independe de aferir, e independe da variação do peixe de época pra época, eu estava conversando com o Eribert exatamente sobre isto estes dias.

A medição por comprimento é mais eficiente para se comparar os resultados ( não como competição, só por questão de levantamenteo mesmo ) das pescarias.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra torneio eu vou com o Xande...

arrow:: Comprimento seria mais interessante, inclusive acho legal q as fitas sejam distribuídas pela organização da prova, já com o tubo de PVC incluso.

- Isso evita fraudes.

- É barato.

- Pode ser cobrado junto com a inscrição.

- Facilita a soltura do peixe.

Eu já peguei alguns bocudos azuis com 63cm...

Mas o mais pesado tinha 4,5kg, e o mais leve tinha 4Kg.

O maior q peguei até hj tinha 66cm e 5Kg de peso, e estava gordo igual um porco....

Mas um com 60cm e 5,5Kg de peso....

Aff....é pra gerar polêmica, mesmo....

Então, comprimento como regra acho mais interessante.

Já para nossas pescarias rotineiras acho legal medir o comprimento, o peso, e o diâmetro....

Isso ajuda a entender melhor essa relação peso x tamanho.

Acho q o pescador ganha mais medindo tudo.

Mas q essa é uma boa discussão, isso é.... aplauso::

Compartilhar este post

Link para o post

O maior q peguei até hj tinha 66cm e 5Kg de peso, e estava gordo igual um porco....

Mas um com 60cm e 5,5Kg de peso....

Aff....é pra gerar polêmica, mesmo....

Então, comprimento como regra acho mais interessante.

aplauso::

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Maninho... esse ai tava gordo demais em??? Deve ser obesidade morbida...rsrsrsrsrs

Eu também nunca vi.... o mais pesado que já vi foi um na represa de emborcação que mediu 68cm que pesou 12lbs... Quadrado... tinha 51 cm de circunferência... A foto dele ate parece uma tilapia gigante...Totalmente Deformado... E outra... Quando embarquei ele pra foto... Ele cagou no meu barco todo...

Mas de 60 cm é phodis mesmo...

Um abraço!!!

Eribert.

Compartilhar este post

Link para o post

Maninho... Participamos de torneios aqui na região e fora desde 95....

No meu ponto de vista tirar a balança do torneio foi uma grande evolução.

De 5 anos pra ká todos os torneios da nossa região começaram a adotar as medidas.

E isso foi um ganho muito grande na credibilidade do evento e para o bem do proprio peixe.

Pois se usar o peso... o tempo do peixe fora da água é praticamente o triplo do que apenas uma medida na regua.

E fora que tem nego mala pra todo lado que soca chumbo no peixe...

Só por causa de algumas gramas.

A medida maninho..

Não so no caso dos torneio...

Mais em geral é uma questão de evolução no meu ponto de vista.

Como vc mesmo citou... Pois peso ficou muito banal.... a propria emoção do pescador faz o peixe pesar um ou ate dois kilos a mais.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Compartilhar este post

Link para o post

Em se tratando de TORNEIOS, com competição e mais competitividade, o esquema comentado de medição com tubo de PVC é mais adequado !

Em se tratando de pescaria entre amigos, a "balancinha" permanece imbatível... ( pelo menos na minha opinião, que não participo de torneios ) anjo::

Compartilhar este post

Link para o post

Não podemos deixar de analisar pelo prisma de que os peixes variam o peso não só se comparar os lugares de onde são colhidos, mas até mesmo no mesmo lugar podemos encontrar diversidades de tamanhos e pesos durante o ano.

Isto devido a fase de engorda ( ganho de gordura ) para o inverno, período fértil, falta ou abundância de alimentação na água e etc.

Com torneios padronizados em tamanho, temos o ganho de, em caso o evento ocorra em períodos difenetes, não haja uma diferença muito grande de medidas.

Além de que com o tamanho, não ocorre esse problema pois o peixe tem o mesmo tamanho o ano inteiro. Podemos assim criar estatísticas de estudos sobre a psicosidade do local do torneio.

Conforme a matéria da revista Pesca Esportiva ed.140, texto de Roald Andretta, nos casos de represas, a psicosidade tende a variar de acordo com a idade da represa, e sendo assim, com os dados colhidos nesses torneios podemos estudar e tentar remediar/diminuir a falta de peixes no local.

Compartilhar este post

Link para o post

Num destes dias pequei um peixe com 120 cm de comprimento, porém pesou 547 gramas...

É que era magro, magro, magro, magro, magro, magro, magro, magro, magro... rindo3:: rindo3::

Voltando a sobriedade, ( to aprendendo com o Léo ), bom o tópico!

Abraços a todos... ( perdão, não resisti ) danca:: danca::

Compartilhar este post

Link para o post

Reavaliando mu post acima, creio que tb naum é de se descartar a opção de medir por peso. Afinal, todas as mulheres que me veem pelado falam "Mas tamanho não importa..."

nunca entendi isso, mas se elas falam acho que é verdade!

arrow:: Menos Léo !

Lembre-se que o Fórum é composto de usuários de todas as idades... Imagem PostadaKid M

Compartilhar este post

Link para o post

Para torneios, eu acho que as duas mediçoes são importantes, e portanto nenhuma deve sobrepujar a outra.

Creio que uma avaliação ponderal, multiplicando o peso X comprimento deveria ser mais justo.

EX: 1 0,50m X 4kg= 2

2 0,48 X 4,3 = 2,064

Embora o primerio peixe seja mais comprido , perde para o segundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso