Ir para conteúdo

# 3 - Conversa com a Caterva, Pesca-Ne e a Intrépida


Posts Recomendados

Prosseguindo com a entrevista esta é a PARTE 2, cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos três participantes :

Administração do Site :arrow: 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

Imagem Postada:arrow: Zeca: Hoje eu acho que os fóruns se tornaram a principal fonte de informação, não somente de pesca, mas de quase tudo que se queira comprar. As comunidades virtuais se tornaram uma realidade. E hoje a velocidade da informação é muito grande, pois é possível se saber do peixe fisgado a 10 min atráz em um lago no Tocantins. E ainda ver a foto dele logo em seguida. E as revistas e programas de TV não tem este poder. Hoje a Caterva recebe mais visitas em dois dias do que a pesca e cia vende em um mês. Aqui geramos muito conteúdo e muita coisa inovadora... vc tem desde básico ao avançado. Com a possibilidade de se ter um acesso direto com quem escreveu, trocar ideias e enriquecer o conteúdo. Infelizmente isso não tem como acontecer com as revistas e outros meios de comunicação. Hoje na internet temos agilidade e um conteúdo digno de uma grande revista. Em contrapartida a internet criou um monte de pescadores de internet, que leem tudo, veem tudo, mas em teoria, faltando a prática. E isso faz com que muitos que estão aqui na internet e muitas vezes não tem nenhuma vivência em determinadas situações se veja capaz de explicar como fisgar um robalo estando a 2000 km do litoral mais próximo. Mas isto é a internet e este é o ambiente colarorativo, pois este cara fala uma besteira, outros criticam, corrigem e ele aprende... e na próxima nao fala novamente. O crescimento é inevitável.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Depois da explosão ocorrida na época do dólar 1:1 houve uma queda significativa no mercado da pesca no Brasil, muitas empresas literalmente quebraram e, daquela época, poucas continuam na ativa. Acredito que o nosso momento ainda é ?verde? e com muito a crescer, principalmente no quesito consciência; seja dos pescadores, governo, empresas de comunicação ? que ainda não conseguem perceber este mercado. Como exemplo os programas de pesca mudaram bastante de formato, dando maior foco aos patrocinadores, pois sem eles o programa não existiria! E assim perdemos muito espaço para o merchandising. Quanto à influência dos fóruns, acredito que toda e qualquer ação para aumentar a interação entre os pescadores seja válida, além de realizar uma grande contribuição para esclarecimento de dúvidas dos iniciantes.

Imagem Postada:arrow: JEF Sou da opinião que a Pesca Esportiva no Brasil ainda está muito estagnada. Temos um potencial incrível, e não conseguimos enxergar isso. Nem os pescadores e nem as autoridades. Vemos há muito tempo o nome das mesmas pessoas num tremendo esforço para divulgar e organizar a Pesca Esportiva, mas são tantas as dificuldades que as pequenas conquistas passam despercebidas. Também acho que a influência dos Fóruns é muito pequena. Fazemos a nosss pequena parte orientando e cativando os que frequentam os nossos Fóruns para a Pesca Esportiva, nas isto é muito pouco.

Administração do Site :arrow: 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : De forma alguma, aqui no Caterva incentivamos a participação em todos os foruns do mundo... hehehehe - pois informação não se guarda, se divide, que no final ela se multiplica. Informação e conhecimento sempre se multiplica quando dividido. Então deve-se participar de vários sim, conhecer gente pra todo lado. Eu gostaria de ter mais tempo para frequentar outros, porém hoje não sobra muito tempo. Uma coisa que se deve tomar cuidado é lembrar onde a pessoa está participando e agir segundo as normas do lugar. O resto... é felicidade. Faça amigos e pesque muito...

Imagem Postada:arrow: Chrony : Absolutamente! Acredito que esta cultura é muito comum a todos os fóruns, o que basicamente diferencia é a concentração dos membros de acordo com sua localização geográfica ou, até mesmo, a modalidade de pesca ( bait, fly, surf-casting, etc. )

Imagem Postada:arrow: JEF Creio que não. Cada espaço tem a sua forma de conduta. Basta o participante saber se situar de acordo com as normas de cada site. Conheci muita gente, assim como já pesquei com vários amigos de outros estados, por conhecimento nos diversos Fóruns de Pesca. Acho que este intercâmbio fortalece. Quanto a gestão da cultura, pobre daquele que não almejar expandir os seus conhecimentos. Somos seres em permanente evolução e eterno aprendizado. Temos que estar de braços abertos a toda e qualquer informação que preconize a formação global de um cidadão.

Administração do Site :arrow: 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Você falou tudo... qualitativo... incentivar a produção de conteúdo significativo... de qualidade, relevante. No fórum X uma questão pode ser vista e apenas surgirem comentários do tipo - "Ah, legal... parabens!" - em outros pode gerar uma discução mais ampla... Aqui na Caterva temos a intenção de manter as discuções sempre em um nível muito bom, colocando dados importantes, relevantes e comentários que sejam interessantes e acrescentem alguma coisa a quem vai ler. Enquanto que em outros lugares vejo apenas um reunião de amigos, conhecidos... Muita brincadeira interna e piadinhas sem necessidade. Não que isto não ocorra, mas se o fórum for somente isto, não vai pra frente.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Isto é como uma rua de comércio de material de pesca. O que faz ? além do preço ? um pescador comprar na loja ?A? e não nas outras? Atendimento? Variedade? Conforto? Amizade com o vendedor? Cada um terá sua opinião e motivo, mas alguns diferenciais atraem mais membros a fóruns como: movimentação, simpatia dos outros membros, participação de determinado pescador, agilidade dos administradores e, até mesmo, localização geográfica.

Imagem Postada:arrow: JEF : Este é um ponto interessante. Participo de vários Fóruns em diversos estados brasileiros, e neles encontro sempre uma informação diferente. Nosso litoral é muito grande, assim como nossas águas interiores. A Cultura de cada região é extremamemte rica de acordo com a geografia que se apresenta. O pescador tem que aprender a ver o mundo da pesca com olhos globais, e não regionalizados, se bem que é sempre muito difícil fugir disso, porque cada pescador sempre se situar em um nicho que satisfaça a sua necessidade regional, ou seja, informações sobre os locais onde pesca, parceiros para essas pescarias, etc. É difícil fugir disso.

Administração do Site :arrow: 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Estes problemas sempre ocorrem, onde existem pessoas sempre vai existir conflitos, imagine em um meio que é puramente escrito? Não tem como evitar. Tentamos manter o clima dentro do Caterva sempre bom. Acontecem problemas... mas tem sido assim, os mais problemáticos sempre acabam se afastando do grupo porque o ambiente não favorece. Mas a tentativa é sempre de converter os tidos como "problemáticos" em pessoas realmente atuantes, muitas vezes é possível, mas em outras não. Até onde eu sei nunca aconteceu um caso sequer de expulsão na Caterva até hoje.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif:arrow: Chrony : É complicado! Moderar não é fácil! Mas para exercer esta função é preciso abdicar-se de qualquer sentimento de amizade com quem está ?brigando? ou fugindo do foco nos tópicos, além de ser o mais polido possível diante dos problemas. O marketing dos fóruns são boca-a-boca (ou e-mail-a-e-mail) e, da mesma forma que um membro pode indicar seus conhecidos ao fórum, pode também influenciar negativamente. O importante é combater, mais uma vez de forma polida, as panelinhas e bairrismo.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF : Com muita paciência. Sabemos que frequentadores de sites vão e voltam... e devemos respeitar a opinião de cada um. O mais importante é sempre aumentarmos o cultivo à amizade, ao respeito e a união. Assim esse tipo de ?PROBLEMA? tende sempre a ser minimizado.

Para continuar lendo essa incrível entrevista acesse a terceira e última parte.

:arrow: 3ª PARTE - Entrevista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prosseguindo com a entrevista esta é a PARTE 2, cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos três participantes :

Administração do Site :arrow: 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

Imagem Postada:arrow: Zeca: Hoje eu acho que os fóruns se tornaram a principal fonte de informação, não somente de pesca, mas de quase tudo que se queira comprar. As comunidades virtuais se tornaram uma realidade. E hoje a velocidade da informação é muito grande, pois é possível se saber do peixe fisgado a 10 min atráz em um lago no Tocantins. E ainda ver a foto dele logo em seguida. E as revistas e programas de TV não tem este poder. Hoje a Caterva recebe mais visitas em dois dias do que a pesca e cia vende em um mês. Aqui geramos muito conteúdo e muita coisa inovadora... vc tem desde básico ao avançado. Com a possibilidade de se ter um acesso direto com quem escreveu, trocar ideias e enriquecer o conteúdo. Infelizmente isso não tem como acontecer com as revistas e outros meios de comunicação. Hoje na internet temos agilidade e um conteúdo digno de uma grande revista. Em contrapartida a internet criou um monte de pescadores de internet, que leem tudo, veem tudo, mas em teoria, faltando a prática. E isso faz com que muitos que estão aqui na internet e muitas vezes não tem nenhuma vivência em determinadas situações se veja capaz de explicar como fisgar um robalo estando a 2000 km do litoral mais próximo. Mas isto é a internet e este é o ambiente colarorativo, pois este cara fala uma besteira, outros criticam, corrigem e ele aprende... e na próxima nao fala novamente. O crescimento é inevitável.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Depois da explosão ocorrida na época do dólar 1:1 houve uma queda significativa no mercado da pesca no Brasil, muitas empresas literalmente quebraram e, daquela época, poucas continuam na ativa. Acredito que o nosso momento ainda é ?verde? e com muito a crescer, principalmente no quesito consciência; seja dos pescadores, governo, empresas de comunicação ? que ainda não conseguem perceber este mercado. Como exemplo os programas de pesca mudaram bastante de formato, dando maior foco aos patrocinadores, pois sem eles o programa não existiria! E assim perdemos muito espaço para o merchandising. Quanto à influência dos fóruns, acredito que toda e qualquer ação para aumentar a interação entre os pescadores seja válida, além de realizar uma grande contribuição para esclarecimento de dúvidas dos iniciantes.

Imagem Postada:arrow: JEF Sou da opinião que a Pesca Esportiva no Brasil ainda está muito estagnada. Temos um potencial incrível, e não conseguimos enxergar isso. Nem os pescadores e nem as autoridades. Vemos há muito tempo o nome das mesmas pessoas num tremendo esforço para divulgar e organizar a Pesca Esportiva, mas são tantas as dificuldades que as pequenas conquistas passam despercebidas. Também acho que a influência dos Fóruns é muito pequena. Fazemos a nosss pequena parte orientando e cativando os que frequentam os nossos Fóruns para a Pesca Esportiva, nas isto é muito pouco.

Administração do Site :arrow: 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : De forma alguma, aqui no Caterva incentivamos a participação em todos os foruns do mundo... hehehehe - pois informação não se guarda, se divide, que no final ela se multiplica. Informação e conhecimento sempre se multiplica quando dividido. Então deve-se participar de vários sim, conhecer gente pra todo lado. Eu gostaria de ter mais tempo para frequentar outros, porém hoje não sobra muito tempo. Uma coisa que se deve tomar cuidado é lembrar onde a pessoa está participando e agir segundo as normas do lugar. O resto... é felicidade. Faça amigos e pesque muito...

Imagem Postada:arrow: Chrony : Absolutamente! Acredito que esta cultura é muito comum a todos os fóruns, o que basicamente diferencia é a concentração dos membros de acordo com sua localização geográfica ou, até mesmo, a modalidade de pesca ( bait, fly, surf-casting, etc. )

Imagem Postada:arrow: JEF Creio que não. Cada espaço tem a sua forma de conduta. Basta o participante saber se situar de acordo com as normas de cada site. Conheci muita gente, assim como já pesquei com vários amigos de outros estados, por conhecimento nos diversos Fóruns de Pesca. Acho que este intercâmbio fortalece. Quanto a gestão da cultura, pobre daquele que não almejar expandir os seus conhecimentos. Somos seres em permanente evolução e eterno aprendizado. Temos que estar de braços abertos a toda e qualquer informação que preconize a formação global de um cidadão.

Administração do Site :arrow: 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Você falou tudo... qualitativo... incentivar a produção de conteúdo significativo... de qualidade, relevante. No fórum X uma questão pode ser vista e apenas surgirem comentários do tipo - "Ah, legal... parabens!" - em outros pode gerar uma discução mais ampla... Aqui na Caterva temos a intenção de manter as discuções sempre em um nível muito bom, colocando dados importantes, relevantes e comentários que sejam interessantes e acrescentem alguma coisa a quem vai ler. Enquanto que em outros lugares vejo apenas um reunião de amigos, conhecidos... Muita brincadeira interna e piadinhas sem necessidade. Não que isto não ocorra, mas se o fórum for somente isto, não vai pra frente.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Isto é como uma rua de comércio de material de pesca. O que faz ? além do preço ? um pescador comprar na loja ?A? e não nas outras? Atendimento? Variedade? Conforto? Amizade com o vendedor? Cada um terá sua opinião e motivo, mas alguns diferenciais atraem mais membros a fóruns como: movimentação, simpatia dos outros membros, participação de determinado pescador, agilidade dos administradores e, até mesmo, localização geográfica.

Imagem Postada:arrow: JEF : Este é um ponto interessante. Participo de vários Fóruns em diversos estados brasileiros, e neles encontro sempre uma informação diferente. Nosso litoral é muito grande, assim como nossas águas interiores. A Cultura de cada região é extremamemte rica de acordo com a geografia que se apresenta. O pescador tem que aprender a ver o mundo da pesca com olhos globais, e não regionalizados, se bem que é sempre muito difícil fugir disso, porque cada pescador sempre se situar em um nicho que satisfaça a sua necessidade regional, ou seja, informações sobre os locais onde pesca, parceiros para essas pescarias, etc. É difícil fugir disso.

Administração do Site :arrow: 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Estes problemas sempre ocorrem, onde existem pessoas sempre vai existir conflitos, imagine em um meio que é puramente escrito? Não tem como evitar. Tentamos manter o clima dentro do Caterva sempre bom. Acontecem problemas... mas tem sido assim, os mais problemáticos sempre acabam se afastando do grupo porque o ambiente não favorece. Mas a tentativa é sempre de converter os tidos como "problemáticos" em pessoas realmente atuantes, muitas vezes é possível, mas em outras não. Até onde eu sei nunca aconteceu um caso sequer de expulsão na Caterva até hoje.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif:arrow: Chrony : É complicado! Moderar não é fácil! Mas para exercer esta função é preciso abdicar-se de qualquer sentimento de amizade com quem está ?brigando? ou fugindo do foco nos tópicos, além de ser o mais polido possível diante dos problemas. O marketing dos fóruns são boca-a-boca (ou e-mail-a-e-mail) e, da mesma forma que um membro pode indicar seus conhecidos ao fórum, pode também influenciar negativamente. O importante é combater, mais uma vez de forma polida, as panelinhas e bairrismo.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF : Com muita paciência. Sabemos que frequentadores de sites vão e voltam... e devemos respeitar a opinião de cada um. O mais importante é sempre aumentarmos o cultivo à amizade, ao respeito e a união. Assim esse tipo de ?PROBLEMA? tende sempre a ser minimizado.

Para continuar lendo essa incrível entrevista acesse a terceira e última parte.

:arrow: 3ª PARTE - Entrevista

Parabens pela entrevista!!!!

Saliente-se que o mais importante de quem tem uma certa massa de pessoas se comunicando e trocando informaçoes é reforçar acima de tudo a preservação dos peixes principalmente em aguas internas senao ele acaba mesmo!!!!! vide Tupaciguara,Pereira Barreto,todo Paranazão,etc., vide tambem a Amazonia que fizemos pescarias memoráveis no rio Urubu a menos de 20 minutos de Manaus,e, hoje estamos indo cada vez mais longe para fazermos uma pescaria boa .

É nossa a obrigaçao de concientizar os novatos em levar para casa somente a fotografia dos seus exemplares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...