Ir para conteúdo

# 4 - Conversa com a Caterva, Pesca-Ne e a Intrépida


Posts Recomendados

Concluindo com a entrevista esta é a PARTE 3 ( última ), cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos três participantes :

Administração do Site :arrow: 6. O comércio que permeia os Fóruns está sendo visto como um nicho de mercado interessante para os produtores / comerciantes do segmento, ou essa influência não chega a ser perceptível ( mesmo como formadora de opinião ) ? Em outras palavras, o Fórum pode estar chamando atenção como uma "área comercial" de vinculação de produtos ? E ainda mais, até que ponto um Fórum emite opiniões imparciais, estando "comercialmente atrelado" a alguma marca/produto/empresa ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Realmente, se a gente pegar todos os números do site ( de vendas dos produtos ) veremos que é muito grande, digno de uma loja de pesca. Porém as pessoas infelizmente não sabem como usar... então tivemos que criar regras bem rígidas para isso. E infelizmente a indústia nacional de pesca é MUITO AMADORA, não tem planejamento para investir nesta área, na grande maioria nem um site DESCENTE tem. Então fica dificil criar anúncio na internet. E quem tem quer permuta, ou mesmo de graça. Não posso pagar o provedor do Caterva com iscas - só aceitam em dolar. É um mercado imenso... que pode e precisa ser explorado... mas as empresas precisam ver que isso existe e é relevante. Vejo muito fabricante se aproveitando para mostrar produtos e fazer "nome" sem nem sequer ajudar ao próprio meio que ele utiliza.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Continuo achando que não devemos atrelar diretamente o comércio aos Fóruns! Isto irá criar uma falta de liberdade de expressão dos membros. Pessoalmente não acho coerente, por exemplo, um fabricante ter um fórum de discussão, pois é preciso ter um ombudsman já que fatalmente irá haver comentários, críticas, etc., sobre os produtos. Se um fórum prega a transparência no que é publicado nas mensagens dos seus membros é praticamente impossível que uma opinião imparcial seja sempre o foco. O que precisamos é de um patrocínio indireto, ou seja, não para manter o fórum e sim para promover eventos, gincanas, sorteios, etc., entre os membros.

Imagem Postada:arrow: JEF : Existem Fóruns que são atrelados a um determinado produto, existem Fóruns que são atrelados a determinadas marcas como patrocinadores, existem Fóruns que são livres, auto-suficientes, que emitem a sua opinião/experiência quando vivenciam estes produtos oferecidos no mercado. São espaços com objetivos diversos, e apesar de serem "Fóruns de pesca". Cabe ao pescador saber utilizar e aproveitar cada informação ali recebida, como também saber se situar e emitir a sua opinião em determinados espaços, assim como os fabricantes devem saber receber e digerir uma crítica, e transformá-la em produto.

Administração do site :arrow: 7. Qual o "segredo" ( ou receita ) para o sucesso do Fórum que administra ? Trata-se ( como muitos outros ) de um local onde as pessoas participam quando podem, ou sempre aparecem pela amizade comprovada ( mesmo que apenas "virtual" ) ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Conteúdo e ambiente... criar um ambiente legal, convidativo e amigavel - ter conteúdo de qualidade e informação relevante. Isso é o mais importante.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Transparência! Este é o grande segredo! Outros são: Disponibilidade, dação, atenção, respeito, facilidade no trato de conflitos e funcionalidades para os membros.

Imagem Postada:arrow: JEF : No caso da Intrépida creio que a proximidade foi fundamental para a continuidade do espaço. Estamos sempre pescando juntos. Estamos sempre recebendo bem os pescadores de outros estados que vem pescar conosco. Estamos sempre nos reunindo em eventos sociais, e principalmente, estamos sempre abertos a prestar quaqluer informação a qualquer um que chegue com uma pergunta, mesmo que esta pergunta já tenha sido feita mil e uma vezes. E é de suma importância dar retorno a estas questões na prática, através da pesca, e sempre relatar as nossas aventuras, as nossas pescarias, pois este é o brilho de um site.

Administração do Site :arrow: 8. A questão dos "hackers" é vista de que forma pelo segmento ? Há experiências de perdas impressionantes de históricos antigos ( e ricos ) por simples ações de pessoas que agem contra o Fórum ! Há razões para tanto ( num contexto maior ), ou se trata de "vinganças pessoais" ? Como lidar com isso ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Não existe vingança pessoal. Eu particularmente trabalho com internet a 10 anos. E sei do que eu estou falando. Algumas versões do PHPBB tinham alguns furos onde permitiam que hackers entrassem e causassem problemas. E eles não escolhem este ou aquele, eles fazem em um e descobrem como entrar, vão testando em todos os outros... Muitos tentam incutir culpa a outros, mas até hoje não ví nada que fosse comprovadamente certo. Já tive suspeitas, mas nada que pudesse ser afirmado. Então, prefiro acreditar que foi obra do acaso.

Imagem Postada:arrow: Chrony : Pessoalmente tenho uma grande experiência com segurança da informação no mundo virtual e posso afirmar que esta questão dos supostos hackers é mais atrelada ao administrador do fórum que simplesmente um ataque aleatório, ou seja, é muito pouco provável que um hacker encontre um fórum e resolva atacá-lo. Um jargão deve ser seguido: ?A melhor defesa é o ataque!? Então devemos atacar nos prevenindo! Fechando vulnerabilidades, colocando logs, métodos de identificação dos membros, etc.

Imagem Postada:arrow: JEF : Aumentando sempre a nossa segurança. Infelizmente também fomos vítimas desses ataques gratúitos, e perdemos um bom pedaço do nosso acervo, da nossa história, com informações valiosíssimas, com experiências e dicas de guias de pesca internacionais. Hoje fechamos com uma equipe que está sempre atenta a isso, e que tem nossos back ups sempre em dia. A verdade é que nunca imaginamos que a Intrépida fosse se transformar no espaço que se transformou, e não tínhamos tanto cuidado com o nosso passado como temos hoje. Errando é que se aprende, e nós aprendemos bastante.

Administração do Site :arrow: 9. A questão da ecologia ( ou preservação ) parece se tornar cada vez mais frequente nos diversos Fóruns ! A conscientização dos pescadores pode ser creditada a essa participação em temas correlatos, ou trata-se apenas de uma consequência do que se vê na atualidade ( dos que não necessariamente são pescadores... ) ? Podemos trabalhar mais esse tema ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Acho o tema de grande importancia... mas temos que ver que ainda, internet no Brasil é selecionada, temos 35 milhoes de internaltas no Brasil, e cerca de 130 milhoes de pessoas... portanto, 100 milhoes de pessoas fora da internet. E com isso temos uma certa elite na internet e na pesca ainda mais. E isso eleva o nível de escolaridade e com isso o acesso a informação... e consequentemente a indivíduos mais criticos e conscientes. E logo mais favoraveis à preservação do meio ambiente. Então, de uma certa forma os fóruns são um reflexo disso que falei. Mas esta consciencia está se tornando uma realidade. Mas a duras penas. O peixe está acabando em vários locais... as pessoas já não tem bons peixes pra se pescar - isso influencia nos atos destas pessoas. Mais e mais pessoas estão se tornando pescadores esportivos, mas a massa de verdade ainda continua como era a 20 anos atraz. Basta passar um dia na barragem da Petrobrás, local onde eu costumava pescar tucunarés. Lá você vê desde varinha de mão até lambada, tarrafa, rede... ainda não ví bomba, mas aposto que tem. Além disso a quantidade de lixo na margem, restos de garrafa pet, potinhos de isca... acha-se de tudo. Mas a cada dia ouvimos falar mais de meio ambiente... mas infelizmente a grande maioria não se vê como parte do problema e muito menos como parte da solução. Se todos pudessem assistir o filme do Al Gore - UMA VERDADE INCONVENIENTE. Já faria uma grande diferença. Mas isto é um trabalho de formiginha... aos poucos.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif :arrow: Chrony : Devemos! Ainda há, infelizmente, na visão dos pescadores ? NÃO SÃO TODOS! ? que peixe = comida! E a lei do Gerson ? levar vantagem em tudo! ? é por demais influenciadora nesse sentido, como também aquela visão: Se eu solto e ?todo mundo? mata do que vai adiantar? Não é raro vermos pescadores matarem Camurins de palmo, Ubaranas, Peixe-Galo, etc., todos de tamanho muito pequeno! Pelo simples fato de matar, pois comê-los vai dar um trabalho... Felizmente percebo que isto está mudando aos poucos, pelo menos no discurso, nos pescadores esportivos, e a nova geração está muito antenada a questão ecológica e preservacionista.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF :Creio que é simplesmente a nossa obrigação trabalhar e divulgar mais e mais a questão da ecologia. E tenha certeza que sempre será muito pouco. O nosso clima já está dando exemplos de suas mudanças com o aquecimento global. Temos que fazer a nossa parte, e divulgar até mesmo para os não pescadores a importância de uma atitude ecológica.

Administração do Site :arrow: 10. Livre - a escolha do entrevistado !

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Catervalogo.gif :arrow: Zeca : Muito obrigado pelo espaço e pela oportunidade. Valeu mesmo... espero que possamos ter o prazer de ter os amigos aqui do fórum participando não somente do nosso, mas de todos os outros e contribuindo para a pesca esportiva e meio ambiente.______Abraços Zeca | <*))>>>< <*))>>><

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Pesca-Nelogo.gif :arrow: Chrony : Iniciei na pesca quando criança acompanhando meu pai nos diques da praia do Bairro Novo em Olinda-PE, mas confesso que não tinha muito gosto para pesca nesta época. Já na adolescência pescava nos arrecifes naturais da para de Piedade próximo ao - hoje - Marisol, pescava de varinha de bambu. Depois voltei a pescar em 1999 devido ao stress no trabalho, o médico aconselhou um hobby que não envolvesse a família e trabalho - pessoas - então relembrei da infância e adolescência e decidi pela pesca.

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF :Parabéns pela sua iniciativa. O que realmente precisamos é de muita união.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...