Ir para conteúdo

20 lbs, "calibre" morto ou tem utilidade?


Beto Caranha

Posts Recomendados

Gostaria de saber dos caros colegas, quando, como e onde é necessário usar uma vara de 20 lbs ?

Pergunto isso porque tenho diversas varas, em diferentes libragens e ainda não ví utilidade para minha vara de 20 lbs.

Penso assim: "o que uma vara de 20lbs faz a de 17 também o faz"

" a situação que seria bom pra usar 20lbs, uma vara de 25lbs tira de letra"

Normalmente pesco tucunas com varas de 17lbs, pois ela arremessa bem a grande maioria das iscas utilizadas. Quando tenho que arremessar uma isca maior, principalmente puxar uma isca de hélice aí eu uso a vara de 25 lbs.

Sendo assim nunca tenho oportunidade de usar a vara de 20lbs. Essa vara já viajou pra um monte de pescaria e em quase todas voltou sem uso.

Minhas varas de 25lbs são mais leves em peso do que a de 20lbs. Então não justificaria usar a de 20 por conta do peso.

Vc pode me questionar: "As de 25lbs são muito duras, vc perde precisão com iscas médias".

Mas só que eu tenho varas de 25lbs de ação bem rápida e extramamente rígidas e de 25 com ação moderada que tem + ou - a ação da de 20.

Minhas perguntas são:

Eu algum dia vou achar uma situação que a vara de 20 lbs seja a ideal?

20 lbs, é um "calibre" morto ou tem utilidade?

Será que no meu caso não seria melhor vender a "probrezinha" sem uso?

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Caranha,

Como bem sabes, ainda estou "no tempo dos molinetes", de modo que as varas de 20 lb são o meu "top" ! Tenho uma de 12 - 25 lb que ( no meu caso ) trabalha de forma inferior ( é muito mais "dura" ) e por conta disso, é a que fica na espera do "brutamontes" com isca de meia água...

Posso estar enganado, mas a variação de tamanho que é usada nas varas de carretilha ( 5'6" e/ou 5'3" ) impacta nessa sua observação, fazendo com que a ação das varas de 17 lb se assemelhe às de 20 lb, assim como algo parecido possa acontecer com a de 25 lb !

Por fim, e sempre com base nas observações que faço ao longo das pescarias, acredito que muito dessa "sensação" de inutilidade que parece existir, passa pelo "apego" do pescador a determinado conjunto !

O "cara" desenvolve tal sintonia com determinada tralha, que se adapta a qualquer circunstância, compensando as eventuais disparidades pela prática e técnica desenvolvidas com aquele determinado conjunto !

Por conta disso, alguns hábitos que me impus minimizaram essa questão !

Pescar sempre com varas do mesmo tamanho é um deles !

arrow:: Troca-se o material e a adaptação ao "novo" é praticamente imediata...

arrow:: Linhas compatíveis ( em diâmetro ) ao recomendado na vara...

arrow:: Peso das iscas dentro do estipulado pelo fabricante é sempre importante !

E por aí vai...

Agora, se você está procurando uma justificativa para "trocar / comprar" novas tralhas, sem problemas... MAS OLHA O EXAGERO ! rindo2::

Não vou estar por perto no G22 para lhe controlar... diabo:: paia:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aspecto importantíssimo em pesca esportiva é o peso da vara diabo:: ; se a sua vara de 25 lb pesa menos que a de 20 lb blink:: , é sinal de que esta é a vara para negociar wink ..., ou para emprestar àquele amigo que você está ensinando a pescar! smile::

Claro que, como bem falou o Kid M, a "sintonia com a tralha" é importante em uma decisão! Eu também procuro usar poucas varas ( e tralhas ) para tudo, de forma a permitir desenvolver essa sintonia...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu mais uso é vara de 20 lbs, pra mim é uma vara coringa, para peixes menores ela ainda proporciona uma briga razoavel e se entrar um bruto, as vezes até um peixe de outra especie da qual voce esta pescando que seja mais forte, ela tem uma boa chance de aguentar o tranco. Agoro no seu caso, se suas varas de 17 e 25 lbs são de uma qualidade bem superior as de 20 que voce tem, dai realmente vai ser dificil voce querer usa-las

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, questão interessantíssima essa levantada por vc.... aplauso::

Eu mesmo não tenho nenhuma vara de 20lb.... rindo3::

Apesar do q a turma disse aí pra cima eu tb não vejo uma situação hj, para a pesca de tucunarés, onde eu precise de uma vara de 20lb....Para os azulões vou de 14lb e 17lb....e para os açuzões vou de 25lb.

Talvez se eu pescasse outro tipo de peixe essa libragem levantada por vc seria interessantes....mas atualmente é um "calibre" morto pra mim. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma de 20 lb da Rapala. Nao uso, nao pela libragem, mas pq o cabo é curto. Vou mandar prolongar o cabo e vou colocar na lida. Acredito que se preste muito bem para pescarias de peixes que a 17 lb aguenta bem, só de boca mais dura. Por exemplo uma pescaria no pincho de dourado, trairão ou apoitado de caranhas maiores com isca natural. Pra peixes de couro medianos tb.

O problema da sua sua Beto, para mim é que como vc falou, vc possui uma de 25 lb mais leve que a de 20, portanto mais confortavel. Entre uma de 20 pesada e uma de 25 leve, eu tb iria na de 25.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Caranha,

Como bem sabes, ainda estou "no tempo dos molinetes", de modo que as varas de 20 lb são o meu "top" ! Tenho uma de 12 - 25 lb que ( no meu caso ) trabalha de forma inferior ( é muito mais "dura" ) e por conta disso, é a que fica na espera do "brutamontes" com isca de meia água...

Posso estar enganado, mas a variação de tamanho que é usada nas varas de carretilha ( 5'6" e/ou 5'3" ) impacta nessa sua observação, fazendo com que a ação das varas de 17 lb se assemelhe às de 20 lb, assim como algo parecido possa acontecer com a de 25 lb !

Por fim, e sempre com base nas observações que faço ao longo das pescarias, acredito que muito dessa "sensação" de inutilidade que parece existir, passa pelo "apego" do pescador a determinado conjunto !

O "cara" desenvolve tal sintonia com determinada tralha, que se adapta a qualquer circunstância, compensando as eventuais disparidades pela prática e técnica desenvolvidas com aquele determinado conjunto !

Por conta disso, alguns hábitos que me impus minimizaram essa questão !

Pescar sempre com varas do mesmo tamanho é um deles !

arrow:: Troca-se o material e a adaptação ao "novo" é praticamente imediata...

arrow:: Linhas compatíveis ( em diâmetro ) ao recomendado na vara...

arrow:: Peso das iscas dentro do estipulado pelo fabricante é sempre importante !

E por aí vai...

Agora, se você está procurando uma justificativa para "trocar / comprar" novas tralhas, sem problemas... MAS OLHA O EXAGERO ! rindo2::

Não vou estar por perto no G22 para lhe controlar... diabo:: paia:: rindo3::

De acordo! joia:::

Principalmente no que diz respeito ao apego por determinado tipo de equipamento. Cheguei ao extremo disso com as iscas... tinhas iscas muito boas na caixa, mas que eu sabia que no fundo eu nunca iria usa-las, sempre estariam em segundo plano... Foi por isso que vendi as perversas, lembra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, questão interessantíssima essa levantada por vc.... aplauso::

Eu mesmo não tenho nenhuma vara de 20lb.... rindo3::

Apesar do q a turma disse aí pra cima eu tb não vejo uma situação hj, para a pesca de tucunarés, onde eu precise de uma vara de 20lb....Para os azulões vou de 14lb e 17lb....e para os açuzões vou de 25lb.

Talvez se eu pescasse outro tipo de peixe essa libragem levantada por vc seria interessantes....mas atualmente é um "calibre" morto pra mim. joia:::

É "cumpade", parece que vou ter que torrar a varinha mesmo...

A vara é uma Rapala Silver 5'6'' 20lbs, é uma vara relativamente boa. Mas não tô vendo mesmo utilidade. Levei ela pra Barcelos na viagem passada pra usar com Jumping Minnow, mas ela nem saiu do tubo... Vou viajar esse ano pra Serra da Mesa e corre sério risco de ela não ir tb.

Talvez, Tocantins... sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Beto.

Também tenho uma 20 lb que quase não uso,apesar dela ser muito gostosa de pescar.Sabe o que fiz agora?Mandei trocar os passadores,dei uma ajeitada na bixinha e bola p frente.Vou usar ela no Sucunduri nessa temporada,lá tem uns açus bonitões,mas dificilmente um equipamento mais pesado fará falta p iscas de meia água e superfície.Já p hélices a velha e confiável 25 lb tem que estar presente.

Abraço,

Celso

Aos "defensores" da 20lbs, muito obrigado pelas respostas.

Estou conseguindo formar alguma opnião...

Se alguém tiver algo mais a acrescentar é sempre bem vindo...

Conto com mais opniões!

Grato

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Beto,

tenho uma tiger power intergreen 20 lbs que sempre usei pra bait com os dourados e cachorras.

Pra tucunarés na SM por exemplo ela sempre ficava com a meia água esperando pra apelar.

Usava ela pouco não pela libragem, que particularmente acho coringa, mas pelo comprimento do cabo ( exagerado ), ficava pegando na barriga e na roupa e atrapalhava pracas, como diminuir a barriga é difícil, mandei pro Jorge customizar ela, ficou show, é uma das minhas titulares pro tocantins ( sobretudo na pescaria das cachorras ) e pra dourado no bait.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos "defensores" da 20lbs, muito obrigado pelas respostas.

Estou conseguindo formar alguma opnião...

Se alguém tiver algo mais a acrescentar é sempre bem vindo...

Conto com mais opniões!

Grato

Beto

diabo:: Que tal, em vez de torrar, vc dar de presente pro KID?

Vc não usa, ele gosta, ( prele é top inclusive ), ele só vai ter que trocar os passadores, e vai ficar exultante... ( é só uma sugestão ).

Tenho aqui comigo, que umas das regras básicas da energia universal da prosperidade, é fazer circularem os bens.

Tanto, que tudo que eu não uso há mais de 1 ano, ou vendo baratinho, ou dou.

Vc vai ficar muito surpreso com as respostas do Universo com este tipo de atitude.

É prosperidade na certa; pois muitas vezes o que não usamos, é justamente o sonho de alguém. ( To falando no geral, não específicamente neste caso ).

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu dar meu pitaco...

O conforto que o equipamento oferece é fundamental para o ser humano. Para pinchar, eu sempre dei preferência para conjuntos leves e nesse quesito minha Shimano Catana 25lbs (adquirida em 1995) é a preferida para aqueles lugar onde "pode ser que entre algo que não esperamos". Recentemente adquiri uma Fenwick 20 lbs, extremamente leve e rápida, que pretendo levá-la para a pescaria que farei em julho no rio Kuluene.

Agora, cá entre nós... customizar uma Rapala Silver??? Melhorar o que já é bom?? Acho melhor vendê-la e comprar uma que lhe dê mais conforto para pescar, que pode ser uma outra 20 lbs... surtei:: surtei:: surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala Beto! Cara, sei que tô atrasadíssimo aqui nessa discussão, mas eu andei meio fora do ar nos últimos meses...

Show de discussão! Parabens! palmas::

Eu sou suspeito pra falar do "calibre" 20lbs... Hoje minhas duas principais vara são 20lbs: uma Fenwick Techa AV 6'6" (que faz par com uma Shimano Metanium MG DC7) e uma Custom by Jansen 5'8" (que faz par com uma Daiwa Steez). Antes delas, usei muito uma Rapala Tournament Series 20lbs 6', em par com uma Diwa Fuego.

Tenho usado elas em tudo que é pescaria! Trairão no Iriri, bicudas, cachorras e tucunarés no Telles Pires, tucunarés no Camaiú e Sucunduri, tucnuarés-açu no Demeni... enfim, tudo! Até em pesque e pague eu já usei!

Acho que elas são, sim, as varas curinga! Por exemplo: na minha pescaria no Demeni, fomos com a expectativa de pescar os tucunões. Estava usando uma 25lbs, mas quando percebi que eles não estavam tão grandes, fui pras 20 lbs! E fiquei nelas até o fim da pescaria!

(continua...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, questão interessantíssima essa levantada por vc.... aplauso::

Eu mesmo não tenho nenhuma vara de 20lb.... rindo3::

Apesar do q a turma disse aí pra cima eu tb não vejo uma situação hj, para a pesca de tucunarés, onde eu precise de uma vara de 20lb....Para os azulões vou de 14lb e 17lb....e para os açuzões vou de 25lb.

Talvez se eu pescasse outro tipo de peixe essa libragem levantada por vc seria interessantes....mas atualmente é um "calibre" morto pra mim. joia:::

É "cumpade", parece que vou ter que torrar a varinha mesmo...

A vara é uma Rapala Silver 5'6'' 20lbs, é uma vara relativamente boa. Mas não tô vendo mesmo utilidade. Levei ela pra Barcelos na viagem passada pra usar com Jumping Minnow, mas ela nem saiu do tubo... Vou viajar esse ano pra Serra da Mesa e corre sério risco de ela não ir tb.

Talvez, Tocantins... sei lá...

Betão,

Seguinte, tenho essa mesma varinha, Silver de 20 lbs, inicialmente para serra da mesa, hoje é minha vara principal para AM para os açus....

Eu dei uma customizada nela, reduzi para 5,3... inclusive com a ação mais rápida...pra puxar as hélices com ela ficou showwww...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...continuação)

Eu tô contando com as minhas 20lbs para pescar na Serra da Mesa! Não que eu ache que preciso disso tudo, mas vejo as varas de 17 lbs com um pouco de restrição... Acho que são boas, mas "sofrem" um pouco para arremessar iscas maiores, como as Trairão, por exemplo. E na Serra da Mesa, pescar sem Trairão, e fria!!!

Outra coisa: quando você comenta que o que uma 20lbs pode ser substituída por uma 17lbs ou uma 25lbs, podemos falar também que uma 25lbs pode ser substituída por uma 20lbs ou por uma 30lbs, ou que uma 17lbs pode ser substituída por uma de 14lbs ou uma de 20lbs e assim vai...

Minha conclusão: se você já tem uma 17lbs e uma 25lbs, pode viver sem a 20lbs. Mas se não tem, é um baita "calibre"!

Show de tópico!!!

Abração!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...continuação)

Eu tô contando com as minhas 20lbs para pescar na Serra da Mesa! Não que eu ache que preciso disso tudo, mas vejo as varas de 17 lbs com um pouco de restrição... Acho que são boas, mas "sofrem" um pouco para arremessar iscas maiores, como as Trairão, por exemplo. E na Serra da Mesa, pescar sem Trairão, e fria!!!

Outra coisa: quando você comenta que o que uma 20lbs pode ser substituída por uma 17lbs ou uma 25lbs, podemos falar também que uma 25lbs pode ser substituída por uma 20lbs ou por uma 30lbs, ou que uma 17lbs pode ser substituída por uma de 14lbs ou uma de 20lbs e assim vai...

Minha conclusão: se você já tem uma 17lbs e uma 25lbs, pode viver sem a 20lbs. Mas se não tem, é um baita "calibre"!

Show de tópico!!!

Abração!

Gustavo

Hummm... Essa pra mim foi "A" opnião! Cheguei exatamente a essa conclusão!

O fato é que tenho 3 varas muito boas de 17lbs e 3 varas muito boas de 25lbs. Por isso a de 20lbs estava sempre "em cima do muro"...

Realmente, pra quem pesca com uma unica vara a de 20lbs deva ser uma boa opção pros tucunas de medio porte em geral.

No meu caso preferi não adotar mais 20lbs. Já até vendi minha silver...

Mas foi bom demais essa discusão! A galera postou muita informação! Gostei do resultado, aprendi muito também!

Abração

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, vou te falar onde mais uso 20lb, em pesca de Apapás (Araguaia), Cachorras e Bicudas (Tocantins, Araguaia e Xingú).

Por que? São peixes mais explosivos do que os tucunas que pescamos com 14 e 17lb? Não, mas são peixes capturados em águas rápidas, ou seja, com a pressão das águas somada a força do peixe, uma vara de 17 em algumas vezes tem a força limitada para trabalhar contra estas águas.

É uma diferença gritante? De jeito nenhum. Mas é um conforto a mais em rios muito caudalosos, em brigas de peixes que normalmente usaríamos até 17lb. Portanto se pretende ir em breva ao Araguaia, Xingú, Teles Pires ou outros rios caudalosos não se desfaça desta preciosidade... heheheh joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...