Ir para conteúdo

Peixes de couro x multifilamento


Tiago Andrade

Posts Recomendados

Ao ler o relato do Eloy sobre a pescaria de pirararas do araguaia e os incovenientes que ele teve com o uso de multifilamento, fiquei com algumas duvidas pois tenho pouquissima experiencia c peixes de couro, principalmente os grandes, pois uns barbadinhos e mandubes no Araguaia eu até que pego.

Compensa mesmo usar multifilamento pra pirararas e jaus?

Existe alguma diferença na utilização desta linha com molinete ou carretilha? Será que no moilinete ela encavala tb?

Pergunto isso pois pretendo usar um Sedona 6000 , vara 50 lb e multi 65 lb pra pegar uns pesados.

E agora escrevendo aqui acabei de lembrar de umas pescarias do Jhonny Hoffman no Teles Pires em que ele tira uns grandes com molinete e multi. Mas era rodando, com o barco solto, ou seja, a friçao nao precisa ser tao arrochada.

Alguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiagão,

Pesco com molinete Daiwa Regal Z 5000, linha Power Pro de 65 lb ( 5 m de líder de 80 lb também multi ), vara Evolution MS de 60 lb e nunca tive qualquer problema !

Imagem Postada

Bem verdade que não sei que tamanho de "bruto" é esse que você está pretendendo içar !

Na verdade, os riscos de encavalamento ( tanto em molinete quanto carretilha ) irão depender da forma que a linha foi armazenada e a ação do freio que está sendo aplicado ! Quanto mais apertado o freio, maior a chance de encavalamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Kid, como eu ja disse, nao tive o privilégio de tirar um grande peixe de couro da água, mas ja vi algumas boas capturas. Entao a brutalidade do peixe que me refiro é mais com relação à sua força de vontade do que propriamente o tamanho. A maior pirarara que peguei ate hoje nao passava dos 10 kg, e brigou por uma meia hora num equipo 25 lb.

Esse conjunto que falei será utilizado para pirararas, jaus, nao tenho a pretensão de encarar uma piraíba, ainda. O local é em poços profundos com pedras.

Para esse tipo de pesca como vc acha que a linha deve ser armazenada na carretilha?

bela pirarara hein!!

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto de usar multi para pesca pesada, primeiro porque não gosto de lider e direto na multi quando o peixe for para o enrosco já era, se for pescar jau nas pedras pode esquece nem lider num resolve muita coisa.

Depois porque é muito mais facil de encavalar a linha.

E outra coisa as vezes se perde muita linha, em um dia pescando Jau na ultima pescaria, num peguei nenhum peixe mais lá se foi uns 80 metros de linha só de ficar tirando chumbada do enrosco e com isso acabei perdendo a carga toda de uns 200 m de linha, agora imagine se voce for ficar repondo 200 metros de linha mult toda hora? num vai ficar nada barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, seguem minhas humildes opiniões: fiz algumas pescarias de peixes de couro na AM ultimamente. Os afluentes não são tão largos e existem muitas árvores altas na beira, que caem e chegam quase no meio do canal, em alguns pontos. E a pirarara é pior que tucunaré, para correr rápido para a sujeira. Tirar elas de lá é um sufoco. Tem que rebocar mesmo. Logo na corrida o guia solta o barco levando-o para o meio do rio, e tem q ser rápido para evitar que elas alcancem algum enrosco. Por isso, só uso multi, comecei com 80lb e hoje uso 100lb. Ainda assim perde-se muitas nas estruturas.

Colocando a linha apertada, nunca tive problema de encavalar. Pegar um enrosco às vezes acontece, mas uso só anzol circular, acho q ele enrosca menos, pela abertura pequena que tem.

Acho que nessas circunstâncias de rebocar o peixe tirando ele do enrosco, a multi leva vantagem. Se não for para isso, a mono ganha pelo quesito custo. Ano passado no Xingu, estava no barco com o Daniel quando ele tirou 2 piraíbas, com 1,65m e 2,00m, e usava uns 200m de monofilamento 0,70. A piraíba briga limpo, corre apenas no canal do rio.

Isso aí, espero ter ajudado. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a mesma dúvida que vc,depois de pescar no Teles-Pires cheguei a seguinte conclusão:se tiver pedra,não adianta,pode usar multi 150 lb que ela não vai aguentar.Com uma mono 0,90 as chances são maiores,mas também não é garantido,aí vai do braço.....rsrsrsrs

Abraço

Tiago, seguem minhas humildes opiniões: fiz algumas pescarias de peixes de couro na AM ultimamente. Os afluentes não são tão largos e existem muitas árvores altas na beira, que caem e chegam quase no meio do canal, em alguns pontos. E a pirarara é pior que tucunaré, para correr rápido para a sujeira. Tirar elas de lá é um sufoco. Tem que rebocar mesmo. Logo na corrida o guia solta o barco levando-o para o meio do rio, e tem q ser rápido para evitar que elas alcancem algum enrosco. Por isso, só uso multi, comecei com 80lb e hoje uso 100lb. Ainda assim perde-se muitas nas estruturas.

Colocando a linha apertada, nunca tive problema de encavalar. Pegar um enrosco às vezes acontece, mas uso só anzol circular, acho q ele enrosca menos, pela abertura pequena que tem.

Acho que nessas circunstâncias de rebocar o peixe tirando ele do enrosco, a multi leva vantagem. Se não for para isso, a mono ganha pelo quesito custo. Ano passado no Xingu, estava no barco com o Daniel quando ele tirou 2 piraíbas, com 1,65m e 2,00m, e usava uns 200m de monofilamento 0,70. A piraíba briga limpo, corre apenas no canal do rio.

Isso aí, espero ter ajudado. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago,

Só uso multifilamento há um bom tempo pra todo tipo de pesca, inclusive a de peixes de couro.

Nunca tive problemas com encavalamento nem com a ruptura de linha usando multi. Já com monofilamento...

Acho uma linha muito desconfortável pra pescar! Exige muito esforço do pescador, principalmente na fisgada (a elasticidade da linha "consome" grande parte da força que você emprega ao fisgar).

Além disso, não acho que a multi apresente desvantagem com relação à mono no atrito com pedras... Se o bicho for pra toca (jaú, pirarara ou qualquer outro), você vai penar pra tirar ele de lá de tanto com uma quanto com a outra.

As vantagens da multifilamento, na minha opinião, são: i) menor diâmetro, possibilitando a você colcocar mais linha no carretel (isso sim faz diferença); ii) maior resistência, o que permite você "rebocar" o peixe com mais confiança, se isso for necessário; iii) menor elasticidade, permitindo fisgadas mais certeiras.

Acho que as desvantagens da multi são i) preço e ii) cuidado ao enxer a carretilha. Esse ponto é importante! Se você deixar a linha "fofa" na carreta, provavelmente ela vai encavalar, justamente quando você mais precisar dela, ou seja, na briga com o "brutão"!

Outro ponto que considero importantíssimo é a qualidade da linha multi. Ao optar por linhas de custo mais baixo, como todas as Dynema (Vexter, MS e outras), você estará comprando uma linha mais macia, que absorve água. Essa encavala mais que a Spectra, que é um outro tipo de linha. Normalmente esta é coberta por uma cera, o que a torna mais dura, não permite o acúmulo de água e dificulta o "encavalamento". Eu só uso a Power Pro. Nunca tive problemas e recomendo pra todo mundo!

Vou te contar um "causinho" (depois vc lê ele inteiro lá nos relatos de pescaria): eu tirei uma piarara de mais de 50kg lá no Rio Demeni em favereiro graças a uma linha Power Pro de 150 lbs! O dono do barco que a gente esta, o Cézar, conta que já arrebentou tudo que é tipo de linha por lá, inclusive uma multi de 120 lbs!

Pra encerrar, te recomendo o seguinte: faça a experiência! Caso não goste, volte para as mono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blz Kid...acabei de adquirir um molinete desses....Pelo jeito ele aguenta o tranco né ????...posso ficar tranquilo????...apesar de pescar muito pouco peixe de couro...

abço

Cristiano Augusto

Tiagão,

Pesco com molinete Daiwa Regal Z 5000, linha Power Pro de 65 lb ( 5 m de líder de 80 lb também multi ), vara Evolution MS de 60 lb e nunca tive qualquer problema !

Imagem Postada

Bem verdade que não sei que tamanho de "bruto" é esse que você está pretendendo içar !

Na verdade, os riscos de encavalamento ( tanto em molinete quanto carretilha ) irão depender da forma que a linha foi armazenada e a ação do freio que está sendo aplicado ! Quanto mais apertado o freio, maior a chance de encavalamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao, considerando todas as respostas acima cheguei à seguinte conclusão, que na verdade acho que deveria ter sido a minha pergunta....

O SEDONA 6000 nao comporta a quantidade de multi de resistencia necessária para uma pescaria de jaus e pirararas.

Aê Tiago!

Eu estava usando esta aí...

Imagem Postada

Como você pode ver, é 0,28mm, creio que cabe em qualquer carretel...

Tem uma cera macia, que se perde com o uso, mas a da Pró, mesmo sendo dura também se perde... Aquela vermelha que a conSorte usava quando tirou o bargada(8,5kg) era uma Pró 50lb e já está ficando rosa pois a cera sai junto com a tinta...

O encavalamento ficou resolvido. é só arrochar pra valer...

Imagem Postada

Para tirar esta foto, tentei reproduzir as condições do dia da pesca,

mas como é possível notar, não consegui o encavalamento. No dia ela desceu pela lateral do carretel e foi até o osso.

Líder: sempre fui avesso a nó nas minhas linhas. Neste caso tive que dar a mão à palmatória. Sempre que acho um garrancho, guincho na mão ou arrebenta. Com o líder foi muito mais difícil, recusei a sugestão do Betão, em amarrar na alça do barco e tive que fazer muito mais força. O albright funcionou muito bem, não tensiona multiXmult e como fluorcarbon é mais espesso, resistiu melhor à força de cizalhamento do 0,28mm da mult.

Sou fã da mult, e mesmo os companheiros tendo oferecido as monos, insisti com ela e deu resultado, só é preciso cuidar dos nós...

Atrito: Como foi relatado pelo Betão, teve um momento em que fiquei muito down... um plomp... com som de bolha dágua e a linha afrouxou...

- Cacilda, meu! Será que perdi mais um?!

Não era só eu quem estava triste...

- Bem, ao menos desta vez salvei o chumbo, pois ainda tem um peso na linha...

De repente a vara vergou outra vez...

Ao examinar a linha, verifiquei que havia quase um metro que estava completamente achatada, atritou e muito, mas deve ter sido em madeira pois não cortou...

Estou pondo fé na sua 65lbs...

Abrçs, boa sorte... e mande as fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiagão

Para pirararas não precisa de tanta linha pois ela toma pouca linha e já vai pro pau, ou seja, a meu ver, é preferivel vc ter menos linha de uma bitola maior do que muita linha de uma bitola fina ( a multi é menos resistente ao atrito do que a mono se for comparada a linhas de mesmo resistência e , cosequentemente, bitolas diferentes, se for na mesma bitola, a multi é mais resistente). Agora se for pescar piraiba, aí a coisa muda.....vc precisa de muuuuuiiiiittttaaaaaa linha no carretel e o peixe briga limpo então não precisa de bitola. Nesse caso, é preferível uma multi se não couber muita mono.MMMMMUUUUUIIIIITTTTTOOOOOO bem apertada no carretel, não trava o freio da carreta e deixa ela tomar linha até dar tempo de ligar o popa e ir atras dela com o motor. Depois que ela cansar é tranquilo de puxar pra preaia e tirar as fotos.

Agora, uma grande sdesvantagem da multi mé tirar do enrosco.....puts....arrebentar uma linha de 150lbs só amarrando no barco e puxando no motor.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu betão, só li hoje..........de qualquer forma a minha intenção foi pro brejo, semana passada vi que os caveira:: lacou:: bomba2 caveira:: diabo:: FDP que fizeram a mudança aqui de casa levaram o meu Sedona 6000.......e como ja tem alguns meses, acho dificil recuperar. No fututo invisto em algo mais abrutalhado.

bração

Thiagão

Para pirararas não precisa de tanta linha pois ela toma pouca linha e já vai pro pau, ou seja, a meu ver, é preferivel vc ter menos linha de uma bitola maior do que muita linha de uma bitola fina ( a multi é menos resistente ao atrito do que a mono se for comparada a linhas de mesmo resistência e , cosequentemente, bitolas diferentes, se for na mesma bitola, a multi é mais resistente). Agora se for pescar piraiba, aí a coisa muda.....vc precisa de muuuuuiiiiittttaaaaaa linha no carretel e o peixe briga limpo então não precisa de bitola. Nesse caso, é preferível uma multi se não couber muita mono.MMMMMUUUUUIIIIITTTTTOOOOOO bem apertada no carretel, não trava o freio da carreta e deixa ela tomar linha até dar tempo de ligar o popa e ir atras dela com o motor. Depois que ela cansar é tranquilo de puxar pra preaia e tirar as fotos.

Agora, uma grande sdesvantagem da multi mé tirar do enrosco.....puts....arrebentar uma linha de 150lbs só amarrando no barco e puxando no motor.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai....

aqui a gente diz que mulher, escova de dente, cueca e material de pesca nao se empresta....

mas se é assim, quando a gente for pra lá junto eu aceiuto de bom grado, hehe.

bração

Thiagão

Num compra não, pega emprestado com a gente.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haverá menos perdas se for usado carreta de grande capacidade; ou ao menos um molinete como o Daiwa BG (60 ou ainda melhor, o tamanho 90), o MS Aluma 5000, ou o Paoli Imperador. E se a linha for um monofilamento grosso, de 0,70 mm para mais; com a fricção bem regulada...

Especialmente se houver defesas como pauleira e pedras no local!

Como o pessoal falou, não tem linha de multi que resista à pedras, e mesmo pauleiras te forçarão a trocar a linha com muita frequencia... Não vale a pena!

E, molinete de grafite, se torce ao ser forçado; sendo esta mais uma razão para eu recomendar os molinetes acima. Por outro lado, carretilha resiste melhor ao esforço exagerado que molinete...

Se essa for a única vez que você vá fazer esta pescaria, aí até vale improviso... Mas se for para pescar por muitos dias, ou se for para mais de uma pescaria; melhor uma tralha a altura da empreitada!

Aquele abraço a todos!

PS: líder não funciona bem em linhas de grande bitola porque o nó para unir linhas não fica bom com linha mestra acima de 0,40 mm. Por mais bem feito que seja, ele não vai dar 100% da resistencia da linha mestra; a menos que se faça um nó muito grande e desajeitado para passar nos passadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai....

aqui a gente diz que mulher, escova de dente, cueca e material de pesca nao se empresta....

mas se é assim, quando a gente for pra lá junto eu aceiuto de bom grado, hehe.

bração

Thiagão

Num compra não, pega emprestado com a gente.

Abraços

Beto

Mulher e escova de dente tudo bem, cueca eu já dividi com um companheiro que teve a mala extraviada no vôo. Equipamento de pesca.....mi caixa su caixa!!!!

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Tiago! Olha cara, a experiência que eu tenho com peixes de couro e com linhas de multifilamento são bem diferentes daquelas que possivelmente tu vais encontrar em rios do norte do país, mas de qualquer forma te deixo minha experiência com grandes Surubis aqui do Rio Paraná, na província de Corrientes, Argentina.

Aqui se pesca Surubis de grandes portes (grande mesmo, por volta de 40 a 50 kilos com frequencia) basicamente em duas modalidades: corrico e rodada. No corrico (onde "entram" os maiores exemplares) a tralha usada consiste em vara de 30 a 40 libras, com mínimo de 6'6, preferencialmente de grafite (por aqui evita-se um pouco as varas de carbono, por motivos outros que não vêm ao caso agora); carretilhas com capacidade para um mínimo de 200 m de linha 0,40mm; e linha de multifilamento bem fina, mas bem fina mesmo, por volta de 0,24mm as mais grossas, não sendo raros os casos que exigem linhas com bitola máxima de 0,18mm. Explico o porquê: as diversas "canchas" de pesca do Rio Paranazão apresentam quase sempre 3 características em comum: 1º) águas extremamente rápidas; 2º) poços de grande profundidade; 3º) PEDRAS, MUITAS PEDRAS!!!!!!! O que fazer então para conseguirmos "arrancar" esses brutos duma situação delicada como essa e totalmente favorável ao peixe? A resposta é simples: muita linha fina na água (pra poder deixar a isca artificial chegar ao fundo do rio)!!!!!! O problema é que, uma fez "ferrado" o surubi, tu se encontrará na seguinte situação: um peixe com possivelmente mais de 40 kilos na ponta da linha, com uma linha de 0,18 (25 lbs) de multifilamento, num ambiente de grande volume e velocidade de água com um leito de "PURA PEDRA"!!!!!! Isto é o resumo de todas as condições às quais não se deve usar linha de multifilamento, mas infelizmente, no corrico, é a única forma que tu tens de "engatá-los"........então tu terás que ter muita paciência e habilidade, meu amigo!!!!

Na rodada a situação já é totalmente diferente, pois usa-se monofilamento de bitola média 0,50 a 0,60mm, pois tu poderás utilizar-te te pequenos chumbos para fazer a isca viva "bater nas pedras", o que evita toda o problema anteriormente descrito!!!!

Em resumo meu amigo (opinião de quem não conheçe, mas imagina, a situação que tu enfrentarás nessas tuas pescarias): se tiver pedras, MONOFILAMENTO, sem qualquer dúvida!!!!! Se não tiver pedras, MULTIFILAMENTO, com a mesma convicção!!!!!!

Essa é a minha opinião! Espero ter colaborado com o relato de experiências de pescarias realizadas em lugares e situações bem distintas das enfrentadas por ti.

Um grande abraço e sucesso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago tive conversando com o James e com o Marcelo Henrique seguinte, no araguaia o ideal é mono em torno de 0,80mm, vara de 60 a 80lb para pirararas e de 80 a 120lb se tu quiser arriscar as piraibas, empate de aço impressindivel, os jaús são mais dificeis de se achar lá, tu encontra com mais abundancia no rio tocantins proximo as pedreiras, se usar mult e a pirarara for pra pauleira (que é o normal) se chance certeza q vc vai perde-lá, eles falarão pra tirar a farpa do anzol se por acaso quebrar a linha, a uma chance maior desse anzol sair da boca do peixe depois e não ter maiores problemas futuros!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeiu Juno

Realmente sao situações de pesca bem diferentes. J atinbha ouvido falar que pra pegar esses surubins gigantes ai do sul a linha tem q ser fina, pra fazer menos resistencia na agua e afundar mais.

De qqu forma valeu as dicas.

bração

Fala Tiago! Olha cara, a experiência que eu tenho com peixes de couro e com linhas de multifilamento são bem diferentes daquelas que possivelmente tu vais encontrar em rios do norte do país, mas de qualquer forma te deixo minha experiência com grandes Surubis aqui do Rio Paraná, na província de Corrientes, Argentina.

Aqui se pesca Surubis de grandes portes (grande mesmo, por volta de 40 a 50 kilos com frequencia) basicamente em duas modalidades: corrico e rodada. No corrico (onde "entram" os maiores exemplares) a tralha usada consiste em vara de 30 a 40 libras, com mínimo de 6'6, preferencialmente de grafite (por aqui evita-se um pouco as varas de carbono, por motivos outros que não vêm ao caso agora); carretilhas com capacidade para um mínimo de 200 m de linha 0,40mm; e linha de multifilamento bem fina, mas bem fina mesmo, por volta de 0,24mm as mais grossas, não sendo raros os casos que exigem linhas com bitola máxima de 0,18mm. Explico o porquê: as diversas "canchas" de pesca do Rio Paranazão apresentam quase sempre 3 características em comum: 1º) águas extremamente rápidas; 2º) poços de grande profundidade; 3º) PEDRAS, MUITAS PEDRAS!!!!!!! O que fazer então para conseguirmos "arrancar" esses brutos duma situação delicada como essa e totalmente favorável ao peixe? A resposta é simples: muita linha fina na água (pra poder deixar a isca artificial chegar ao fundo do rio)!!!!!! O problema é que, uma fez "ferrado" o surubi, tu se encontrará na seguinte situação: um peixe com possivelmente mais de 40 kilos na ponta da linha, com uma linha de 0,18 (25 lbs) de multifilamento, num ambiente de grande volume e velocidade de água com um leito de "PURA PEDRA"!!!!!! Isto é o resumo de todas as condições às quais não se deve usar linha de multifilamento, mas infelizmente, no corrico, é a única forma que tu tens de "engatá-los"........então tu terás que ter muita paciência e habilidade, meu amigo!!!!

Na rodada a situação já é totalmente diferente, pois usa-se monofilamento de bitola média 0,50 a 0,60mm, pois tu poderás utilizar-te te pequenos chumbos para fazer a isca viva "bater nas pedras", o que evita toda o problema anteriormente descrito!!!!

Em resumo meu amigo (opinião de quem não conheçe, mas imagina, a situação que tu enfrentarás nessas tuas pescarias): se tiver pedras, MONOFILAMENTO, sem qualquer dúvida!!!!! Se não tiver pedras, MULTIFILAMENTO, com a mesma convicção!!!!!!

Essa é a minha opinião! Espero ter colaborado com o relato de experiências de pescarias realizadas em lugares e situações bem distintas das enfrentadas por ti.

Um grande abraço e sucesso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu TiWillian

Dicas anotadas. Quanto às farpas ja aboli totalmente em anzois e iscas artificiais a pelo menos uns 15 anos.

bração

Thiago tive conversando com o James e com o Marcelo Henrique seguinte, no araguaia o ideal é mono em torno de 0,80mm, vara de 60 a 80lb para pirararas e de 80 a 120lb se tu quiser arriscar as piraibas, empate de aço impressindivel, os jaús são mais dificeis de se achar lá, tu encontra com mais abundancia no rio tocantins proximo as pedreiras, se usar mult e a pirarara for pra pauleira (que é o normal) se chance certeza q vc vai perde-lá, eles falarão pra tirar a farpa do anzol se por acaso quebrar a linha, a uma chance maior desse anzol sair da boca do peixe depois e não ter maiores problemas futuros!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara nunca pesquei peixes de couro com multi,por isso não posso falar,mas tb nunca tive problemas com linha mono,tenho uma carretilha pesada com 120 metros de linha 0,80mm,acho que esta de bom tamanho.Apesar de nunca ter usado acho que os incovenientes seriam o alto custo da linha de multi para abastecer um carretilha ou molinete de pesca pesada e a maior facilidade na ruptura em caso de enroscos com pedras e paus..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...