Ir para conteúdo

Ajuda sobre a fricção do molinete


Posts Recomendados

Estou precisando de uma ajuda. Ganhei um molinete da shimano Sedona 750fb, e meu pai nunca pescou com molinete. Já temos as noções básicas, que meu pai e eu fuçamos na net, mas ai vai a dúvida (não riam hein): Até arremessar sabemos, e depois? Ela fica travada? E a tal de frição para que é? Se o tempo deixar (começou a chuvar agora) chorei:: iremos num pesqueiro este final de semana onde tem pacus e matrinxas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcela querida! To tentando encontrar uma maneira de responder tua pergunta, mas de uma maneira que ficasse bem clara. mas é um pouquinho difícil porque seria importante que tivéssemos um desenho de molinete, de maneira que quando eu falasse de uma determinada peça, vs pudessem imediatamente identificar. Vc já falou que já sabem arremeçar, e isto é uma vantagem enorme.

Então vamos lá.

Quando vc arremeça, primeiro vc destrava o molinete naquela meia argola de metal, que fica bem em cima do carretel onde está a linha. Certo? Vc a levanta, libera um pouco de linha, a prende na ponta do dedo, e arremeça. (To partido do ponto em que tu me disseste que já sabem arremeçar...)

Se for isca artificial, ela ao cair n'agua, vc começa a recolher, e esta semi argola volta automaticamente ao seu lugar, prendendo assim a linha e proporcionando seu recolhimento. Não sei se é isto que vc chamou de travar... Mas é um tipo de travar, sim.

Além disso, tem na parte de traz, bem embaixo, uma espécie de travinha, que virando prá esquerda libera o carretel prá girar pros dois lados, e prá direita, não o deixa correr solto. Quando estiver pescando, deve usá-la sem liberar o carretel.

Agora a fricção é uma das funções mais importantes do molinete e da carretilha, pois é justamente esta função que vai permitir que o peixe, se fizer muita força, quando puxar a linha, não a deixe arrebentar. Antes que isto aconteça, mesmo estando travada, o carretel volta prá traz, e libera linha pro peixe. Só que libera aos poucos e de acordo com a força que ele ta fazendo... (Não libera totalmente solta). Ou seja se o peixe quiser mais linha, ele vai ter, mas terá que fazer muita força pra conseguir esta linha, e então ele cansa, cansa logo, de acordo com a capacidade de fazer força deste peixe; mas vai cansar, ah! Isto vai...

Acontece que é aí justamente a importância da fricção, vc precisa aprender a regulá-la, de maneira que o peixe tenha que fazer força prá cansar, mas que esta força não seja capaz de arrebentar a linha...

Vou te dar um exemplo mais claro:

P.EX: digamos que vc esteja usando uma linha que aguente 2 kilos de peso, certo?

Se vc pegar um peixe de 2 kilos, e ele ainda usar uma força, com suas nadadeiras, que equivalha mais um kg. É só somar: 2 kg do peixe + a força que ele faz, 1 kg = 3 kilos, certo? Ora se tua linha só agüenta 2 kilos, e se ela estiver presa, quando o peixe puxar, ela vai arrebentar, certo?

Agora, (veja a esperteza), se teu molinete em vez de prender totalmente a linha, você regular, a fricção de maneira que quando a força, e o peso do peixe, chegarem a 1 kg e meio, cada vez que ele puxar, (3 kg), a linha liberar um pouco, ela além de não arrebentar, pois está deixando o peixe puxar, vai também cansá-lo. Pois cada vez que ele puxar, se quiser linha, terá que sempre imprimir uma força acima de 1kg e meio... entendeu??

Bom o segredo é aprender a regular a fricção: Eu relulo no olho, ou melhor, eu puxo a linha e vejo a quantidade de força que precisa prá liberar a linha, no meu braço, mas prá isto precisa de um pouquinho de experiência. A maneira correta, é usando uma balança, destas portáteis de pesar peixe. (Na realidade nem são balanças, e sim aparelhinhos que se chamam dinamômetro, pois medem a força, junto com a lei da gravidade, e não o peso em massa. Mas isto fica prá outro capítulo...kkkk).

Você faz assim: Prende a balancinha perto do chão, e prende a linha na parte móvel, de cima da balança. Aí deixa só uns 20 cm de linha da ponta da vara até a balnça. Aí vc puxa com força a vara prá cima e pede pro teu pai ficar olhando a balança e te dizer em que peso, nesta balança, o carretel começou a correr, ou ceder. (Bah!, precisava fotos...)

E aí vai regulando a fricção. Se ela libera a linha com pouca força você aperta a fricção, mas se ela libera com uma força acima da capacidade que você quer, aí você, afrouxa a fricção.

Como escolher este valor, na balança prá regular a fricção?

Então isto é importantíssimo, mas depende da capacidade de peso que a linha agüenta.

Por exemplo: uma linha 0,30 mm de diâmetro, dependendo da marca, agüenta de 8 á 11 kg. É só olhar no carretel que peso a linha agüenta. Todas tem esta informação.

O que aconselho prá quem está iniciando, é regular a fricção entre ¼ e 1/3 deste valor.

Poe exemplo: Se tua linha agüenta 9 kilos, o ideal é regular a ficção entre 2,25 kg até um máximo de 3 kg. Nunca vai errar, e é só não dar mole pros peixes, pois prá eles, é uma quetão de vida ou morte! Vão lutar muito...

No final da batalha, após vc vencê-los, é só dizer... “Peixe, era brincadeirinha, desculpe o susto”, e aí você o fotografa, e o solta, kkkkk.

Agora quero te pedir um favor:

Pois sei que não ficou tudo bem claro...

Vc me mandou estas mensagens por MP, e sei que é porque vc ta confiando que não vou rir de vc... É certo, mas porém, se vc criasse este tópico no fórum toda a galera ia te ajudar com o maior prazer, e com muito mais capacidade que eu; pois tem uma turma muito legal e que consegue explicar isto tudo passo a passo, inclusive com fotos, e desenhos. Sem falar que vc estaria ajudando vários outros que como você também estão começando...

Abraços

Vô Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcela

Vou tentar ajudar o Paulo, postando uma imagem sobre o que ele explicou:

Imagem Postada

Só complementando: desrosqueando esse parafusão (Fricção) que fica sobre o carretel este pode ser retirado do molinete (cuidado ao recolocar, para que fique bem encaixado).

Logo que cheguei no MT perdi o que seria meu primeiro grande peixe justamente, pela ânsia de colocar a isca na água, por não ter regulado o fricção.

A recomendação é deixar a fricção bem frouxa quando for guardar a tralha.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aplauso:: aplauso:: aplauso:: mestre:: mestre:: mestre::

Parabéns ao Paulo e ao Alejandro pela didática aula.

É por essas e outras que não largo esse fórum. Não importa se são grandes e experientes pescadores ou novatos no esporte, sempre que aparece uma dúvida, tem alguem para esclarecer.

Show de bola.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que podia contar com todos, vcs. Ainda mais se tratando de minha 1ª neta de pesca, mas ainda tá pouco, sei que a galera tem muito mais a acrescentar...

Grato, e abraços a todos...

Marcela querida, edita o tópico e acrescenta uma letra "c", no frição. Como é titulo, alguns, da galera podem não entender, e nem entrarem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que podia contar com todos, vcs. Ainda mais se tratando de minha 1ª neta de pesca, mas ainda tá pouco, sei que a galera tem muito mais a acrescentar...

Grato, e abraços a todos...

Marcela querida, edita o tópico e acrescenta uma letra "c", no frição. Como é titulo, alguns, da galera podem não entender, e nem entrarem...

Gente como faz para mudar? Não achamos eu e o papai Vovô

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que podia contar com todos, vcs. Ainda mais se tratando de minha 1ª neta de pesca, mas ainda tá pouco, sei que a galera tem muito mais a acrescentar...

Grato, e abraços a todos...

Marcela querida, edita o tópico e acrescenta uma letra "c", no frição. Como é titulo, alguns, da galera podem não entender, e nem entrarem...

Gente como faz para mudar? Não achamos eu e o papai Vovô

Caso não consiga mudar é fricção e não frição. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que podia contar com todos, vcs. Ainda mais se tratando de minha 1ª neta de pesca, mas ainda tá pouco, sei que a galera tem muito mais a acrescentar...

Grato, e abraços a todos...

Marcela querida, edita o tópico e acrescenta uma letra "c", no frição. Como é titulo, alguns, da galera podem não entender, e nem entrarem...

Gente como faz para mudar? Não achamos eu e o papai Vovô

Querida, clica no seu próprio tópico, no final da tua mensagem, vc vai ver um botão escrito, EDITAR. Clica nele, aí espera um pouquinho e vai aparecer toda a tua 1ª mensagem novamente. Pronto, vc vai no TÍTULO, clica antes do "ç", e digita mais um c. Pronto, a seguir rola a página, só um pouquinho mais embaixo e clica em enviar. Como o tópico é seu, e só vc tem sua senha, só vc pode editar. Aproveita e após o nome fricção, no título, acrescenta "do molinete"

Assim o título do tópico ficaria: Ajuda sobre a fricção do molinete. (Fica mais interessante e chamativo)...

Bjim na bochecha...

Feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que podia contar com todos, vcs. Ainda mais se tratando de minha 1ª neta de pesca, mas ainda tá pouco, sei que a galera tem muito mais a acrescentar...

Grato, e abraços a todos...

Marcela querida, edita o tópico e acrescenta uma letra "c", no frição. Como é titulo, alguns, da galera podem não entender, e nem entrarem...

Gente como faz para mudar? Não achamos eu e o papai Vovô

Querida, clica no seu próprio tópico, no final da tua mensagem, vc vai ver um botão escrito, EDITAR. Clica nele, aí espera um pouquinho e vai aparecer toda a tua 1ª mensagem novamente. Pronto, vc vai no TÍTULO, clica antes do "ç", e digita mais um c. Pronto, a seguir rola a página, só um pouquinho mais embaixo e clica em enviar. Como o tópico é seu, e só vc tem sua senha, só vc pode editar. Aproveita e após o nome fricção, no título, acrescenta "do molinete"

Assim o título do tópico ficaria: Ajuda sobre a fricção do molinete. (Fica mais interessante e chamativo)...

Bjim na bochecha...

Feito.

Consegui alegre::

Aproveitando a oportunidade para que serve todos aqueles numeros que ficam abaixo de onde fica a linha. Bom domingo a todos e sem pescaria para mim (tempo fechado) chorei::

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcela,

Esses números a que se refere, devem ser relacionados a capacidade de armazenamento de linha no seu molinete ! Eles podem ser expressos em libras ( lb ) ou milímetros ( mm ). Se for em lb, haverá uma indicação de jardas ( sistema de medida inglês ) correspondentes ao tamanho de armazenamento viável na bobina do molinete! Se for em mm, o equivalente a metros...

Importante esclarecer que essas informações referem-se a linhas monofilamento, pois a resistência do molinete ( freio ou fricção, se preferir ) estão diretamente relacionados ! Se fou usar linha multifilamento ( que é MUITO mais fina ) tem que dar um desconto, senão o molinete passa a sofrer um risco de se danificar com o esforço do peixe !

Em outras palavras, ponha linha no carretel do molinete até que este fique quase completo, pois dessa forma você estará garantida e permitindo lançamentos mais longos ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...