Ir para conteúdo

Serra da Mesa


Posts Recomendados

Tenho acompanhado os relatos de pescarias na Serra da Mesa.... Eu estive lá em abril e fiz uma pesca meia boca..... a represa alta, época errada, chuvarada, etc........ Mas percebo aqui e em outros sites de pesca que tá meio fraco ainda, será que esse ano vai ser assim????? Ou sedrá que pra julho pra frente a coisa vai melhorar muito? vocês que pescam e conhecem bem a represa poderiam me responder?????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EM JUNHO DE 2007 FIZEMOS UMA PESCARIA FANTÁSTICA...MUITOS PEIXES E CAVALÕES joia::: joia::: joia::: joia:::

EM JUNHO DE 2008 ......MUITO FRACA ...SÓ PEIXES PEQUENOS E POUCOS..MESMO ASSIM EM ISCA DE SUBSUPERFÍCIE Conada Conada Conada Conada Conada Conada

A COISA LÁ ANDA PIORANDO MUITO....MUITA DEPREDAÇÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá na serra tá difícil dizer que determinado mês é bom ou não...acho que o tempo correto seria "Era"..kkkk

Já fiz excelentes pescarias em Julho, Junho, Maio, Fevereiro, porém, esse ano tá muito difícil...da mesma forma que alguns conseguem acertar o local e o dia dos grandes, no mesmo dia outras pessoas que vão não pegam nada... a diferença é da região...

Portanto, quem está se programando pra alguma pescaria lá...entre em contato constante com a pousada onde irá se hospedar e quando houver o "start", vá...

Agora, é claro que se não puder em cima da hora, tem que tentar acertar nessas possíveis datas que a tempos não dá muita referencia...

Conversando com uma turma, me informaram que pra metade de julho a coisa deve melhorar, por conta do nível da água...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá na serra tá difícil dizer que determinado mês é bom ou não...acho que o tempo correto seria "Era"..kkkk

Já fiz excelentes pescarias em Julho, Junho, Maio, Fevereiro, porém, esse ano tá muito difícil...da mesma forma que alguns conseguem acertar o local e o dia dos grandes, no mesmo dia outras pessoas que vão não pegam nada... a diferença é da região...

Portanto, quem está se programando pra alguma pescaria lá...entre em contato constante com a pousada onde irá se hospedar e quando houver o "start", vá...

Agora, é claro que se não puder em cima da hora, tem que tentar acertar nessas possíveis datas que a tempos não dá muita referencia...

Conversando com uma turma, me informaram que pra metade de julho a coisa deve melhorar, por conta do nível da água...

Abração

Falou tudo Marquinhos, lá se pega o ano todo, mas o bacana é deixar tudo arrumado e preparado pra sair a qualquer momento, nas quianzenas específicas que o peixe fica possuido.

Vem relato do Eriba deste fim de semana por aí. Foi bom pra cacete, mas o peixe ainda não subiu total.

O clima aqui, como em todo lugar está louco. Domingo passado choveu forte aqui, quase inacreditável para último dia de maio.

Para Beto, junho e julho aqui esfria um pouco só, pois de dia não há uma nuvem sequer então o calor é garantido, mas a noite cai bastante a temperatura também. Não o suficiente para o peixe ficar inativo. O mais que mais altera o comportamento do peixe por aqui é a variação de nível das águas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haseyama, dê uma olhada lá no tópico sobre o monitoramento da pesca em Serra da Mesa ( sala "Ambientalismo e Legislação de Pesca ), o jornal da pesca traz informações de 302 pescarias realizadas entre os meses de março a maio deste ano. A média de peixes por barco por dia foi 13.2 , 9.3 e 10.2 nesses três meses, respectivamente. Como o Marquinhos falou, da para ver que, em um dia em que a média de peixes por barco é em torno de 10, tem barco que pega dois peixes e outro 30, 40, às vezes até 50 peixes.

Estive lá neste fds, meu barco pegou 16 peixes na sexta, 21 sábado e 9 no domingo ( pesquei apenas na parte da manhã, no domingo ). O maior foi um de 54cm.

Não da para falar que os peixes estavam manhosos, o lance era achar eles mesmo. Batíamos uns 15 pontos no dia, mas todas as capturas foram feitas em apenas 2 ou 3. E quando os encontrávamos, estiveram sempre ativos, encardumados e atacando com violência. Achamos uns 3 casais também.

Não tirei fotos, estava coletando esses peixes para umas análises que vamos fazer.

Espero ter ajudado, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, já pesco na Serra da Mesa há um bom tempo, já peguei várias fases da represa.....cardumes de amarelos, cardumes de azuis, muito peixe...mas como tantas outras represas que conheci, tem o auge na quantidade, o auge na qualidade e depois vai acabando, acabando....

será que os dias de fartura da represa estão contados????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, já pesco na Serra da Mesa há um bom tempo, já peguei várias fases da represa.....cardumes de amarelos, cardumes de azuis, muito peixe...mas como tantas outras represas que conheci, tem o auge na quantidade, o auge na qualidade e depois vai acabando, acabando....

será que os dias de fartura da represa estão contados????????

mau:: mau:: mau:: nem me fale disso !!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A um bom tempo que venho dizendo aos meus parceiros de pesca, na minha opinião serra da mesa não é essa maravilha toda a um bom tempo. Ainda pode se fazer uma bela pescaria por la? claro que sim, inclusive podemos ver isso em relatos aqui no forum porem a probabilidade de voce arrebentar de pegar peixe é MUITO menor do que a probabilidade de voce quebar a cara, e a cada ano essa situação parece ser mais evidente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, realmente o tempo esta muito louco , entao não há como prever uma data ou a semana em que os bixos estão com tudo, acho que o segredo da Serra nos últimos tempos é dar a sorte de pegar uns dias sem muita variação de temperatura, e principalmente pegar dias sem muito movimento de barco, tem muita gente ultimamente na represa, é barco pra todo lado, muita isca o peixe fica manhoso, ele está lá, mas fica manhoso demais pra sair, claro que há uma matança, mas o estoque ainda é muito grande e cada dia tem bitelo maior na água, mas como disse eles tão cada vez mais veiacos... mas a sorte no tempo - ainda mais quando está na época de chuvas, que despenca uma chuva forte e para e abre um solzão, sem muita variação na temperatura, ai é campo minado- , aliada ao silencio na água e na aproximação ao pesqueiro já dão uma boa força às pescarias na região. acredito eu rsrs

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Shinje, estou indo neste final de semana, depois te conto

Alguns "conhecidos" prefiro chama-los assim do que de amigos, pois não os considero assim, estão mergulhando com frequencia na Serra da Mesa, e sempre falam que é impressionante a quantidade de peixes avistados, cardumes enormes, de todo tipo de peixe, alguns que nem vemos na superficie, como corvinas e botoados, Piaus, Caranhas, Tucunares, e peixes que eles nem sabem identificar.

Acredito que a atividade como viamos antes, será dificil ver novamente, mas peixe ainda tem muito, cabe a nós preservarmos ou pelo menos tentar manter o paraiso.

A cerca de 06 anos pesco na Serra da Mesa, mas a população de pescadores, dito amadores, aumentou consideravelmente, e a pressão turistica tbm , acredito que os peixes por mais "burros" que possam aparentar estão se adaptando aos novos tempos.

Pantanal, Amazonas, Argentina, São Francisco, todos os lugares apresentam mudanças significativas nos ultimos cinco anos, basta ver relatos anteriores, para notar.

. Certa ocasião na Serra da Mesa, chegamos a ficar perdidos por mais de seis horas sem encontrar uma unica canoa, hoje em dia, duvido isso seja possivel, nem se escondendo voce consegue.

Vamos fazer a nossa parte e lutar para preservar o nosso patrimonio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Shinje, estou indo neste final de semana, depois te conto

Alguns "conhecidos" prefiro chama-los assim do que de amigos, pois não os considero assim, estão mergulhando com frequencia na Serra da Mesa, e sempre falam que é impressionante a quantidade de peixes avistados, cardumes enormes, de todo tipo de peixe, alguns que nem vemos na superficie, como corvinas e botoados, Piaus, Caranhas, Tucunares, e peixes que eles nem sabem identificar.

Acredito que a atividade como viamos antes, será dificil ver novamente, mas peixe ainda tem muito, cabe a nós preservarmos ou pelo menos tentar manter o paraiso.

A cerca de 06 anos pesco na Serra da Mesa, mas a população de pescadores, dito amadores, aumentou consideravelmente, e a pressão turistica tbm , acredito que os peixes por mais "burros" que possam aparentar estão se adaptando aos novos tempos.

Pantanal, Amazonas, Argentina, São Francisco, todos os lugares apresentam mudanças significativas nos ultimos cinco anos, basta ver relatos anteriores, para notar.

. Certa ocasião na Serra da Mesa, chegamos a ficar perdidos por mais de seis horas sem encontrar uma unica canoa, hoje em dia, duvido isso seja possivel, nem se escondendo voce consegue.

Vamos fazer a nossa parte e lutar para preservar o nosso patrimonio.

Maurão, fiz uma bela pescaria o ano passado por lá, dei sorte porque o pessoal que estava na pousada naquela semana não acertaram um boa pescaria. Parece que antigamente quando a gente fazia uma bela pescaria num dia, ao retornarmos para a pousada, o entusiasmo e a alegria era geral, todo mundo tinha pego MUITOS TUCUNAS....

Hoje, depende muito do ponto, da isca, da água, da hora, do tempo, do vento, etc... Pra não falar da quantidade, dos cardumes........ E você tem razão, parece que a represa gigante ficou pequena para o numero absurdo de barcos pescando, nem sempre esportivamente bang:: bang:: bang::

Acredito quando você fala que ainda tem muito peixe por lá, mas que o comportamento deles mudou, isso não tenho dúvidas.... Outra coisa: Po r que nunca pegamos tricks por lá???? dificil pegar tucunas abaixo de 1 kg....não entendo o porque também..... Espero ver seu relato quando voltar.......abç!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Shinje, estou indo neste final de semana, depois te conto

Alguns "conhecidos" prefiro chama-los assim do que de amigos, pois não os considero assim, estão mergulhando com frequencia na Serra da Mesa, e sempre falam que é impressionante a quantidade de peixes avistados, cardumes enormes, de todo tipo de peixe, alguns que nem vemos na superficie, como corvinas e botoados, Piaus, Caranhas, Tucunares, e peixes que eles nem sabem identificar.

Acredito que a atividade como viamos antes, será dificil ver novamente, mas peixe ainda tem muito, cabe a nós preservarmos ou pelo menos tentar manter o paraiso.

A cerca de 06 anos pesco na Serra da Mesa, mas a população de pescadores, dito amadores, aumentou consideravelmente, e a pressão turistica tbm , acredito que os peixes por mais "burros" que possam aparentar estão se adaptando aos novos tempos.

Pantanal, Amazonas, Argentina, São Francisco, todos os lugares apresentam mudanças significativas nos ultimos cinco anos, basta ver relatos anteriores, para notar.

. Certa ocasião na Serra da Mesa, chegamos a ficar perdidos por mais de seis horas sem encontrar uma unica canoa, hoje em dia, duvido isso seja possivel, nem se escondendo voce consegue.

Vamos fazer a nossa parte e lutar para preservar o nosso patrimonio.

Pois é Mauro meu parceiro chegou a se perder lá uma vez....lembro me que íamos pra lá não encontrava nem se que uma ALMA,agora a gente vê um transito terrivel,se não colocar uns semafaros lá vai dar muito acidente rsrsrsrsrssss.....AS VEZES FICO PENSANDO O QUE ACONTECEU COM AS OUTROS REPREZAS DESSE PAIS....EM ESPECIAL AS DO SUDESTE....o bom de serra da mesa é agora....pra frente eu não sei....tomara que tivesse conservação de todos pontos pesqueiros desse BRASIL.... + GENTE É = A - PEIXE - NATUREZA...BRAÇÃO A TODOS.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho pescado na Serra da Mesa desde 2002, e já faz um bom tempo que não faço uma pescaria no mínimo descente por lá, pq digo isso, porque acostumei a ir lá e pegar 15, 20 ou até 40 tucunas "por dia"e agora quando tenho um bom dia por lá consigo pegar 7 ou 8 tucunas. Não sei o que pode ser esse declínio de produtividade, mas acredito que em grande parte se deva a intensa exploração de represa........

Nesta última pescaria que fizemos cheguei a comentar com os amigos que não acreditava mais na Serra da Mesa, uma pena!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo pelos comentários dos colegas que todos concordam que a atual situação da represa de Serra da Mesa nao é das melhores, será que esse é o momento certo de realizar um torneio de pesca no local??????? ... só uma reflexão!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo pelos comentários dos colegas que todos concordam que a atual situação da represa de Serra da Mesa nao é das melhores, será que esse é o momento certo de realizar um torneio de pesca no local??????? ... só uma reflexão!!!!

Tanga, torneios de pesca não matam peixes...... Só pra esclarecer, ninguem está falando que a represa acabou, continua sendo um paraíso da pesca esportiva. Esse conjunto de visual, água, estruturas e azuis de grande porte, a gente não encontra em nenhum lugar fora da Amazônia...

Mas acho que essas ultimas pescas "faiadas" do pessoal daqui e de outros sites servem como um alerta para que o pessoal faça alguma coisa pra não acabar como tantas outras represas...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do turma do Bigua.. Até entendo a preocupação de todos... Algumas vezes até fiquei preocupado com isso...

Discordo totalmente que serra da mesa vem piorando a cada dia que passa. E não é porque trabalho lá e estou querendo vender meu peixe... É na pratica mesmo.

Acompanhamos essa represa desde 1998, nessa época nem asfalto existia entre 2 irmãos e Niquelândia... Cansamos de quebrar carretas naquela maldita estrada lotada de costela de vaca e serras.

Voltando aos números...

Vimos serra da mesa praticamente acabada em 2003 e 2004... Não tinha nada de fiscalização, leis, e nem esperança ... As próprias pousadas matavam muitoooo peixe... ALGUMAS pousadas até vendiam peixes para restaurantes em Niquelândia e Uruaçu.

Nesses anos começamos a perder pescarias.... Inclusive chegamos a ver pousadas que viviam lotadas colocadas a venda.

A realidade era caminhões de tucunarés saindo, poluição, bomba, pesca de fisga e milhares de redes. Nada de ação.

Nos dias de hoje... Muitos ranchos, mais acesso, camping e asfalto.... Mas em contra partida:

Pousadas conscientes, fiscalização (Batalhão em Niquelândia + IBAMA), estudos em desenvolvimento (PNDPA IBAMA), mídia, leis, multas, oficinas de pesca esportiva infantis e para guias de pesca, vários trabalhos de conscientização e peixe.

Realmente o ano de 2007 foi muito melhor que 2008.... Mas onde não foi????? ...

Em 2009 já fizemos muitas pescarias melhores que 2006 e 2007. Inclusive em uma delas no mês que foi citado acima capturamos, medimos e soltamos mais de 40 peixes em um unico dia, todos peixes com comprimento entre 45 cm e 63cm. Ou seja...Pra fazer isso no mínimo tivemos mais de 150 ações.

Vou usar uma palavra que não é a certa ... ATIVIDADE e ATIVO = A Peixe capturado na superfície.

Nunca considerei a atividade do peixe um fator negativo... Pois gosto de pescar e pesco na superfície, meia água, e profundidade.

Sobre a atividade do peixe é uma tendência a represa ficando mais velha o peixe ficar menos ativo ou mais esperto, pois além de mais barcos, pescadores, e os fatores climáticos que estão a cada dia mais loucos, graças a Deus têm o pesque e solte.

Não to falando que serra da mesa é a melhor represa do Brasil. Mas em relação á facilidade, estruturas de hotelaria, acessos e pesca. Lá é uma ótima opção de pesca esportiva.

O que acho legal da Serra ... É que a consciência nas pousadas chegou, graças a Deus... Mas chegou... Totalmente diferente de outros lugares que já foram tops e hoje são fracos como Tupaciguara, Pereira Barreto, pantanal e outros locais que até hoje ainda a consciência não chegou.

Desculpem pelo longo texto. Mas enquanto nós pescadores esportistas continuarmos a frequentar aquelas e outras represas. A economia vai girar e mais recursos irão surgir para a defesa do nosso esporte.

Bora pescar??? Na serra da mesa... é claro...rsrsrs

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou expor meu ponto de vista.

Em primeiro lugar, é absolutamente normal a produtividade biológica (com os tucunarés no topo da cadeia alimentar) de um reservatório diminuir após cerca de 10-15 anos de seu fechamento.

O ciclo de alta produtividade dos primeiros anos se deve à quantidade de nutrientes que vão sendo liberados a partir da decomposição da matéria orgânica que foi alagada. Com o tempo esses nutrientes são levados comportas abaixo ou depositados no fundo do lago, onde ficam indisponíveis.

Então é estritamente normal ter menos peixe agora que a 10 anos atrás,independentemente de ter pesca ou não.

Em segundo lugar, imaginem que o bolo é o mesmo, mas agora é dividido por muito mais gente. O fato de cada um ficar com uma fatia menor não significa que o bolo diminuiu.

Só para terem uma idéia, 10 guias de pesca da pousada Germano mediram mais de 2 mil peixes entre abril e maio. O mesmo vale para o rancho da Ni. Isso dá algo em torno de 6mil quilos de tucunaré, por apenas 20 guias dessas duas pousadas...Alguem acha isso pouco??

Para finalizar, a forma mais fácil de atestar a saúde de um estoque de peixes é verificar se os grandes exemplares ainda estão lá (são os primeiros que somem com a sobrepesca).

No monitoramento que estamos realizando em SM, nos últimos 7 meses, foram medidos mais de 7mil peixes. Quase 12% dessas capturas constituiram-se de grandes exemplares, biologicamente falando (>50cm). Um patamar de 20% é considerado ideal, e mais que isso apenas um estoque virgem, que nunca foi pescado, poderia apresentar.

A meta do Ibama é atingir esses 20% pela definição do tamanho máximo de captura, que se dará no final de 2009, quando o monitoramento completará um ano. Concluindo, no meu ponto de vista, com 12% de peixes grandes não está ruim, está bom, aliás está melhor que a praticamente todas as represas do nosso Brasil (tirando aquelas que tem menos de 5 anos no próprio rio Tocantins). E está muito longe de se tratar de uma situação calamitosa que muitos escreveram aqui.

Foi mal por escrever tanto, abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do turma do Bigua.. Até entendo a preocupação de todos... Algumas vezes até fiquei preocupado com isso...

Discordo totalmente que serra da mesa vem piorando a cada dia que passa. E não é porque trabalho lá e estou querendo vender meu peixe... É na pratica mesmo.

Acompanhamos essa represa desde 1998, nessa época nem asfalto existia entre 2 irmãos e Niquelândia... Cansamos de quebrar carretas naquela maldita estrada lotada de costela de vaca e serras.

Voltando aos números...

Vimos serra da mesa praticamente acabada em 2003 e 2004... Não tinha nada de fiscalização, leis, e nem esperança ... As próprias pousadas matavam muitoooo peixe... ALGUMAS pousadas até vendiam peixes para restaurantes em Niquelândia e Uruaçu.

Nesses anos começamos a perder pescarias.... Inclusive chegamos a ver pousadas que viviam lotadas colocadas a venda.

A realidade era caminhões de tucunarés saindo, poluição, bomba, pesca de fisga e milhares de redes. Nada de ação.

Nos dias de hoje... Muitos ranchos, mais acesso, camping e asfalto.... Mas em contra partida:

Pousadas conscientes, fiscalização (Batalhão em Niquelândia + IBAMA), estudos em desenvolvimento (PNDPA IBAMA), mídia, leis, multas, oficinas de pesca esportiva infantis e para guias de pesca, vários trabalhos de conscientização e peixe.

Realmente o ano de 2007 foi muito melhor que 2008.... Mas onde não foi????? ...

Em 2009 já fizemos muitas pescarias melhores que 2006 e 2007. Inclusive em uma delas no mês que foi citado acima capturamos, medimos e soltamos mais de 40 peixes em um unico dia, todos peixes com comprimento entre 45 cm e 63cm. Ou seja...Pra fazer isso no mínimo tivemos mais de 150 ações.

Vou usar uma palavra que não é a certa ... ATIVIDADE e ATIVO = A Peixe capturado na superfície.

Nunca considerei a atividade do peixe um fator negativo... Pois gosto de pescar e pesco na superfície, meia água, e profundidade.

Sobre a atividade do peixe é uma tendência a represa ficando mais velha o peixe ficar menos ativo ou mais esperto, pois além de mais barcos, pescadores, e os fatores climáticos que estão a cada dia mais loucos, graças a Deus têm o pesque e solte.

Não to falando que serra da mesa é a melhor represa do Brasil. Mas em relação á facilidade, estruturas de hotelaria, acessos e pesca. Lá é uma ótima opção de pesca esportiva.

O que acho legal da Serra ... É que a consciência nas pousadas chegou, graças a Deus... Mas chegou... Totalmente diferente de outros lugares que já foram tops e hoje são fracos como Tupaciguara, Pereira Barreto, pantanal e outros locais que até hoje ainda a consciência não chegou.

Desculpem pelo longo texto. Mas enquanto nós pescadores esportistas continuarmos a frequentar aquelas e outras represas. A economia vai girar e mais recursos irão surgir para a defesa do nosso esporte.

Bora pescar??? Na serra da mesa... é claro...rsrsrs

Um grande abraço!!!

Eribert.

Serra da mesa não é mais a mesma não Eribert.....algumas pousadas estão conscientes e seus guias tbm...só que lá existem "pescadores" que liquidam mais de 100 tucunarés em meio dia de pesca....de qualquer tamanho.....já cansei de ver isto lá. Tem neguinho que encosta num boteco na beira do lago, dá uma pequena gorjeta prá um "pescador" e este volta depois de algumas horas com dezenas de tucunarés prá entregar prá esse vendedor. Este vendedor nem se dá ao trabalho de pescar.

Ainda se fazem boas pescarias por lá? Claro que sim, mas cada vez mais raras e piorando cada vez mais.....se comparar com outras de pouco tempo atrás. Pesco lá desde 1999....bons tempos.......imagina o que era aquela época. Não sei se já a conhecia........a toda hora e todo lugar cardumes de tucunarés explodiam como água fervente por todo o lago.....coisa doida de ver. Acordava de manhã, no acampamento com o barulho deles caçando na margem bem próximos de nós e mandando os lambaris e corrozinhos prá fora dágua.......não sei se verei isto novamente..... chorei:: chorei:: chorei:: e pode crer: fiz minha parte....soltamos os que pegamos.

Dizer que há queda na quantidade naturalmente....acho difícil....a população deveria ficar estável...tudo bem, uma certa diminuição natural, mas nos níveis que estão...estão mais para depredação mesmo...assim como Tupaciguara, Pereira Barreto, etc.....ou foi diminuiição natural dos estoques também?

Triste futuro......... chorei:: chorei:: chorei:: chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos por partes.........

Minha intenção não era causar polemica ou denunciar uma situação calamitosa....... Pesco lá há dez anos e em muitos anos fui duas vezes num ano, o que dá um certo embasamento pra dar uns palpites....

Eu vi, com esses olhos que a terra há de comer (nova essa frase!!!) muitos acampamentos com as caixas de isopor empilhado no barranco, com certeza não eram pescadores esportivos. Cruzei com várias redes também que acabaram, algumas, enrolando no eletrico......Se a cota for de 5kgs e um exemplar(nem sei se é isso mesmo) , aquele pessoal acampadao faz um estrago equivalente a centenas de pescadores que levam peixe para a casa.

Acho que nem tudo é maravilhoso no paraíso. Vi pescadores tirando fotos com exemplares congelados, recem saídos do freezer. Exemplares com seus 5 kgs!!!!

A represa, com certeza, está mudando. Já vi cardumes de amarelos, carumes misturados, cardumes de azuis..... A tardezinha, via tucunares batendo nos baixios em sua busca frenética por alimento, era só jogar a isca..

A grande explosão dos tucunas deveu se ao fato de ter muitos peixes menores que são a base de sua alimentação. Com a diminuição desses peixes forrageiros é claro que só os mais aptos e geneticamente mais fortes sobreviveram e chegaram a atingir os 5 ou 6 kgs,,, Tudo isso passa pela minha compreensão, mas.... fico preocupado, com o que acontece por trás da fachada do paraíso. Por que a gente ainda ve acampamentos? E ranchos, inúmeros ranchos que não passam de abateouros?

Sei que não vão voltar dias em que se pegavam 60 ou 70 tucunas num dia de pesca... O ano passado, na mesma época em que o recorde da represa foi batido por um pescador pinóchio, estava lá e tive a felicidade de pegar alguns bons exemplares.... Fiquei muito feliz e torcia para que aqueles mesmos tucunas fossem pescados por outros pescadores, propiciando a mesma alegria que eles me deram.....

Acho importante que o Eribert fez com o pessoal da pousada em que ele pesca. Temos que enaltecer o trabalho do Michel que não usa gravata e nem fica no ar condiconado, discutindo propostas em papel... Mas tenho medo que sejamos um tipo de Dom Quixote, vagando, achando que temos todas as certezas do mundo....

Eu amo a Serra da Mesa, em nenhum lugar que pesco regularmente, me dá a alegria e o Tesão que essa represa me prporciona. Sair de manhã cedinho, cortando a água espelhada, com o vento gelado na cara, imaginando que vai ser um grande dia de pesca. Só isso já basta, mas ainda tem a paisagem, a água cristalina, todas aquelas estruturas.........

Chega de conversa fiada, em julho estarei de volta..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do turma do Bigua.. Até entendo a preocupação de todos... Algumas vezes até fiquei preocupado com isso...

Discordo totalmente que serra da mesa vem piorando a cada dia que passa. E não é porque trabalho lá e estou querendo vender meu peixe... É na pratica mesmo.

Acompanhamos essa represa desde 1998, nessa época nem asfalto existia entre 2 irmãos e Niquelândia... Cansamos de quebrar carretas naquela maldita estrada lotada de costela de vaca e serras.

Voltando aos números...

Vimos serra da mesa praticamente acabada em 2003 e 2004... Não tinha nada de fiscalização, leis, e nem esperança ... As próprias pousadas matavam muitoooo peixe... ALGUMAS pousadas até vendiam peixes para restaurantes em Niquelândia e Uruaçu.

Nesses anos começamos a perder pescarias.... Inclusive chegamos a ver pousadas que viviam lotadas colocadas a venda.

A realidade era caminhões de tucunarés saindo, poluição, bomba, pesca de fisga e milhares de redes. Nada de ação.

Nos dias de hoje... Muitos ranchos, mais acesso, camping e asfalto.... Mas em contra partida:

Pousadas conscientes, fiscalização (Batalhão em Niquelândia + IBAMA), estudos em desenvolvimento (PNDPA IBAMA), mídia, leis, multas, oficinas de pesca esportiva infantis e para guias de pesca, vários trabalhos de conscientização e peixe.

Realmente o ano de 2007 foi muito melhor que 2008.... Mas onde não foi????? ...

Em 2009 já fizemos muitas pescarias melhores que 2006 e 2007. Inclusive em uma delas no mês que foi citado acima capturamos, medimos e soltamos mais de 40 peixes em um unico dia, todos peixes com comprimento entre 45 cm e 63cm. Ou seja...Pra fazer isso no mínimo tivemos mais de 150 ações.

Vou usar uma palavra que não é a certa ... ATIVIDADE e ATIVO = A Peixe capturado na superfície.

Nunca considerei a atividade do peixe um fator negativo... Pois gosto de pescar e pesco na superfície, meia água, e profundidade.

Sobre a atividade do peixe é uma tendência a represa ficando mais velha o peixe ficar menos ativo ou mais esperto, pois além de mais barcos, pescadores, e os fatores climáticos que estão a cada dia mais loucos, graças a Deus têm o pesque e solte.

Não to falando que serra da mesa é a melhor represa do Brasil. Mas em relação á facilidade, estruturas de hotelaria, acessos e pesca. Lá é uma ótima opção de pesca esportiva.

O que acho legal da Serra ... É que a consciência nas pousadas chegou, graças a Deus... Mas chegou... Totalmente diferente de outros lugares que já foram tops e hoje são fracos como Tupaciguara, Pereira Barreto, pantanal e outros locais que até hoje ainda a consciência não chegou.

Desculpem pelo longo texto. Mas enquanto nós pescadores esportistas continuarmos a frequentar aquelas e outras represas. A economia vai girar e mais recursos irão surgir para a defesa do nosso esporte.

Bora pescar??? Na serra da mesa... é claro...rsrsrs

Um grande abraço!!!

Eribert.

Serra da mesa não é mais a mesma não Eribert.....algumas pousadas estão conscientes e seus guias tbm...só que lá existem "pescadores" que liquidam mais de 100 tucunarés em meio dia de pesca....de qualquer tamanho.....já cansei de ver isto lá. Tem neguinho que encosta num boteco na beira do lago, dá uma pequena gorjeta prá um "pescador" e este volta depois de algumas horas com dezenas de tucunarés prá entregar prá esse vendedor. Este vendedor nem se dá ao trabalho de pescar.

Ainda se fazem boas pescarias por lá? Claro que sim, mas cada vez mais raras e piorando cada vez mais.....se comparar com outras de pouco tempo atrás. Pesco lá desde 1999....bons tempos.......imagina o que era aquela época. Não sei se já a conhecia........a toda hora e todo lugar cardumes de tucunarés explodiam como água fervente por todo o lago.....coisa doida de ver. Acordava de manhã, no acampamento com o barulho deles caçando na margem bem próximos de nós e mandando os lambaris e corrozinhos prá fora dágua.......não sei se verei isto novamente..... chorei:: chorei:: chorei:: e pode crer: fiz minha parte....soltamos os que pegamos.

Dizer que há queda na quantidade naturalmente....acho difícil....a população deveria ficar estável...tudo bem, uma certa diminuição natural, mas nos níveis que estão...estão mais para depredação mesmo...assim como Tupaciguara, Pereira Barreto, etc.....ou foi diminuiição natural dos estoques também?

Triste futuro......... chorei:: chorei:: chorei:: chorei::

Legal maninho... É uma pena que pensa assim...

Foi como falei com o Xamego... Não era meu objetivo criar polêmicas...Só citei um ponto de vista real de quem vive o dia-dia de Serra da Mesa.... Já o Michel além da grande experiência no lago, não deu uma opinião pessoal e sim uma correta embasada em estudos realizados no mundo inteiro.

Espero um dia ter o grande prazer de trabalhar como guia de pesca lá pra você... Quem sabe você volte a olhar serra da mesa com alegria e pensamento positivo em vez de tristeza.

Um grande abraço!!!

Eribert.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também espero que eu esteja enganado......também não quero causar polêmica....só estou preocupado, com medo que aquele paraíso se transforme em um lugar como as outras represas que citei (Tupaciguara, Pereira Barreto, etc..).

Claro....se for atrás dos azuis ainda vou continuar pescando por lá e torcendo prá que não acabe.......é só preocuação minha.

Sei também que pessoas como vc e o Michel estão trabalhando para a manutenção daquele paraíso.....estão de parabéns e são exemplos prá muita gente.

Tomara que um dia nós pesquemos juntos por lá...e que seja uma bela pescaria, Eriberth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...