Ir para conteúdo

Não estou conseguindo zarar lentamente !!!


Posts Recomendados

É o seguinte... O carro-chefe das minhas iscas são as traíras... Apesar de só ter pego uma até agora no bait e no geral, eu sempre fui informado que A zarada para traíras tem que ser mais lenta e aberta.

Pois bem, o problema é que eu não consigo "pausar" a zarada. Abrir a isca para o lado, pausar por décimos de segundos e continuar está virando um tormento !!!

As zaras que estou usando são a Dr. Spook Jr e a Charutinho, da KV, e também uma isca "improvisada", a plóc-plóc, que tem uma boa zarada, mas a lenta me mata... Então, para zarar, linha esticada ? Toques fimes, com o blank para baixo ? Estou usando dessa característica.

Mais uma coisa: A moss boss, também está com uma "zarada" péssima, nem rápido nem lento. Acho que o problema é comigo :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gabriel!!

Qual tipo de vara e a linha que está usando??

Já tentou uma varinha menor (até 15lbs)?

E a linha de no máximo 0.30, seria a mais indicada, com um leader de fluorcarbono de preferencia amarrado diretamente no snap...

Espero ter ajudado!

Grande abraço!

Michel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara tudo beleza ? Tbm sou meio novo no assunto, mas acho que o defeito as vezes aí que vc não ta conseguindo zarar lentamente, deve ser que vc está parando de recolher qnd a isca vai pro lado.. não ta acontecendo isso não? Para Zarar o recolhimento e conseqüentimente o movimento da isca deve ser meio que constante porém pode ser bem lentinho ..

Tente qnd depois que vc lançar dê uma recolhida meio rápida e uma puxada mais firme dae qnd a isca virar pra algum lado continua recolher bem lentamente é aí que vai morar o segredo, não pare de recolher isso pode ser bem lento, dae vai dando toquinhos com o blank pra baixo sendo que cada toquinho a isca vai virar pro lado oposto, então se vc quiser o trabalho mais aberto vai dando toquinhos um pouquinho mais demorados. (faça essas duas etapas simultâneamentes)

Bom as veses isso não é o seu erro, mas tomara que te ajude aí.. Flw cara abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Gabriel;

A cada zara tem seu rebolado próprio, com características peculiares a seu formato, boiatividade, centro de equilíbrio, arrasto (do corpo e da garatéia)...

Você pode variar a força de cada toque, que fará a isca percorrer maior ou menor distancia a cada toque); e a freqüência (intervalo de tempo entre cada toque; peço sua atenção especial a este detalhe!!!).

Parece-me que sua falha seja não estar dando tempo suficiente entre cada toque..., apenas dê um novo toque na isca quando ela estiver para voltar a sua posição vertical!!! Acho que só isso será o suficiente para resolver seu problema!!!

Pode ser também que o problema não seja com você; e sim com a escolha da isca! Tenho algumas formas de resolver este problema:

- Reduzir o peso da garatéia traseira; pois isso irá aumentar a distância percorrida pela isca antes dela parar de ?esquiar?... Tem também o arrasto gerado pela posição de flutuação da isca, quanto mais vertical, maior o arrasto que a isca terá ao esquiar.

- Remover as bilhas do meio da isca, deixando ela como se fosse um stick (operação que exige materiais que apenas um dentista tem; maiores detalhes em ?Iscas balanceadas; isto está certo??: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight=)...;

- Use um stick (com um pouco menos de peso..., vá raspando o chumbo até encontrar o peso ideal) no lugar de uma zara propriamente dita. A desvantagem disso é que este chumbo não servirá de ratling...

- Usar outra isca que possua características mais adequadas a esta pescaria que você quer; outra zara..., ou um popper + hélice (conforme eu já expliquei antes em ?Popper?: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... highlight= ).

Posso ser honesto? Acho que você está usando a isca errada para traíras manhosas... Eu uso a Moro Robalo Bait Popper Turbo ( http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=570661 ). Com garatéias bem grandes (e fininhas, apenas 1 X), no limite para não afundar a isca, com ela boiando apenas com o popper fora da água; não apenas você terá uma isca com grandes garatéias (trazendo maior segurança de que o peixe não irá escapar), mas ela vai permitir um trabalho super-lento...

Eu considero que o trabalho do popper tem 3 formas básicas:

"a catimbinha (toques rápidos, initerruptos, e bem curtinhos mesmo; como se a isca estivesse se afogando)",

"a catimba (toques curtos a cada 1 ou 2 segundos; mas usando o movimento da isca, enquanto ela volta a sua posição de repouso, para com o mínimo de toques manter a isca em movimento contínuo)";

"popper (verdadeiras porradas de 20 centímetros para que a isca faça todo barulho que pode... e deixar a isca boiar por 2 ou 3 segundos antes da próxima puxada; a isca fica a maior parte do tempo em movimento)"

Obs: penso que:

- qualquer destes trabalhos funciona melhor se a isca é do tipo que boia mais na vertical (pode e deve aumentar as garatéias, e até substituir a garatéia ventral por anzol de haste bem curta virado para a frente; desde que se teste a flutuação da isca)... em outras palavras, unindo as vantagens do stick com as do popper

- que esta isca sempre deva ser trabalhada com toques secos, variando o recolhimento a cada toque e o intervalo entre os toques. (você tem uma graaande liberdade para trabalhar...)

- que esta isca é uma das mais eficientes, produtivas, e "esporrentas" que existe!

- esta isca pode ter ou não uma hélice simples associada ao popper, desde que a isca não seja muito pequena (quando o peso da hélice prejudica a flutuação).

Um abraço a todos e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Gabriel mas se vc quiser zarar para as traíras, e somente zarar, eu te indicaria uma Zara Puppy (Heddon), que é uma isca mais leve e menor o que facilitará para as traíras, massss as garatéias são pequenas para a boca de traíra, então tente aumentar ao máximo as garatéias ( e que seja bem finas tbm ) sem perder a boiatividade da isca e seu reboladinho que é show de bola.

Flw cara t + . abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou com o Michel, é preciso saber se seu equipo está adequado para "ajuda-lo" ao invés de "dificultá-lo", pra zaras pequenas e leves serem trabalhadas lentas, inevitavelmente deverá ser usado equipamento muito equilibradinho, de preferência até 14lb. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, pelo pouco que conheço, a zara não pode ser trabalhada com vara lenta e com paradinha, realmente para a Traira deve ser mais lento o trabalho da zara mas a vara deve ser rápida. Eu pesco Trairão no Rio Comandante Fontora no Xingu uso Dr. Spock. No Cristalino são traíras médias de 1 kg , eu uso Baby Torpedo dando toques com a vara rápida.

A sua vara é de ação MH se a daiwa mega force azul, talvez seja essa a dificuldade, e você deve trabalhar a zara com a ponta da vara sempre para baixo, dando toques continuos sem paradinhas.

Outro detalhe que falo constantemente para meus amigos que do conjunto de vara e carretilha, o mais importante é sempre a vara, ela que trabalha a isca, que mata o peixe e etc.

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, pelo pouco que conheço, a zara não pode ser trabalhada com vara lenta e com paradinha, realmente para a Traira deve ser mais lento o trabalho da zara mas a vara deve ser rápida. Eu pesco Trairão no Rio Comandante Fontora no Xingu uso Dr. Spock. No Cristalino são traíras médias de 1 kg , eu uso Baby Torpedo dando toques com a vara rápida.

A sua vara é de ação MH se a daiwa mega force azul, talvez seja essa a dificuldade, e você deve trabalhar a zara com a ponta da vara sempre para baixo, dando toques continuos sem paradinhas.

Outro detalhe que falo constantemente para meus amigos que do conjunto de vara e carretilha, o mais importante é sempre a vara, ela que trabalha a isca, que mata o peixe e etc.

um abraço

Marcão, vou discordar de tú, dá pra trabalhar zara de forma mais lenta sim, isto em água parada, em correnteza realamente dificulta muito. achoq ue vamos ter que marcar uma ida no Xingúzão pra avaliar isto... rsrsrsrssssssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa !! Gabriel se vc quer sucesso , posso dar uma sugetão ?? Eu ja pesquei muita traira hj não mais durante este periodo fui experimentado tudo , zara , torpedo , colher , jig , moles.... e a isca que mais deu resultado foi uma devil`s horse ( 3 garatéias facilita captura ), pois ooooo bixo ruim de bote rss , então voce recolhe e da estocadas ai ela vem seguindo vc a cada 3 mt da uma diminuida na velocidade ela pega !!

www.smithwicklures.com/devilshorse.htm

Espero que de certo com vc !!

Abraços !!

L. Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você utilizar uma vara com ponta bem dura vai facilitar o trabalho da isca, para trairas e trairões as iscas não precisam e não devem ser grandes mas com graratéias reforçadas. Tente uma manha que as vezes dá resultado, na hora que a isca cair na água movimente a isca sem recolher por alguns segundos, consegui dessa maneira bons resultados.

sdsd

mandi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...