Ir para conteúdo

Finalizando o Torno/Bancada


Posts Recomendados

Aos amigos Custom ..., meu Torno/Bancada (como quiserem chamá-la) está quase pronto. Faltam apenas as "pinças" que prendem as varas no motor de enrolar e no de secagem. Alguém pode me dar uma idéia de como fazê-los. Já tenho umas idéias, mas gostaria de outras.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo... com todo respeito, alguém ja lhe chamou de professor pardal alguma vez? Você é um gênio cara... muito simples, muito prático e pricipalmente no meu preço... quase de graça. Valeu amigo, valeu mesmo. Vamos dar um jeito de patentear hahaha...?

Forte abraço e muito abrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo... com todo respeito, alguém ja lhe chamou de professor pardal alguma vez? Você é um gênio cara... muito simples, muito prático e pricipalmente no meu preço... quase de graça. Valeu amigo, valeu mesmo. Vamos dar um jeito de patentear hahaha...?

Forte abraço e muito abrigado pela dica.

O Renato, não foi eu quem inventou esse, eu copiei de alguém mais inteligente.

ABraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo... com todo respeito, alguém ja lhe chamou de professor pardal alguma vez? Você é um gênio cara... muito simples, muito prático e pricipalmente no meu preço... quase de graça. Valeu amigo, valeu mesmo. Vamos dar um jeito de patentear hahaha...?

Forte abraço e muito abrigado pela dica.

O Renato, não foi eu quem inventou esse, eu copiei de alguém mais inteligente.

ABraços

Mesmo assim amigo... muito obrigado por compartilhar a idéia comigo. Abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as dicas serão bem vindas... as madeiras estão separadas!!!

Amanhã vou tentar comprar algumas coisas pra ir finalizando...

Também ganhei um motor pra fazer o secador... só que vou ter que improvisar uma "gambiarra" porque onde afixa os parafusos fica na parte frontal onde sai o eixo do motor... além do mais, o eixo é bem pequeno é não tem como colocar o motor na parte de trás da madeira!!!

No mais... mestre:: mestre:: mestre:: Muito legal o secador Jorge!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as dicas serão bem vindas... as madeiras estão separadas!!!

Amanhã vou tentar comprar algumas coisas pra ir finalizando...

Também ganhei um motor pra fazer o secador... só que vou ter que improvisar uma "gambiarra" porque onde afixa os parafusos fica na parte frontal onde sai o eixo do motor... além do mais, o eixo é bem pequeno é não tem como colocar o motor na parte de trás da madeira!!!

No mais... mestre:: mestre:: mestre:: Muito legal o secador Jorge!!!

Poe um parafuso mais comprido e deu pra bola Jean, coloca na parte da frente que nem o meu.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as dicas serão bem vindas... as madeiras estão separadas!!!

Amanhã vou tentar comprar algumas coisas pra ir finalizando...

Também ganhei um motor pra fazer o secador... só que vou ter que improvisar uma "gambiarra" porque onde afixa os parafusos fica na parte frontal onde sai o eixo do motor... além do mais, o eixo é bem pequeno é não tem como colocar o motor na parte de trás da madeira!!!

No mais... mestre:: mestre:: mestre:: Muito legal o secador Jorge!!!

Poe um parafuso mais comprido e deu pra bola Jean, coloca na parte da frente que nem o meu.

Abraços

O encaixe dos parafusos (são 04) e a saída deles é bem próximo ao eixo!!!

Só com foto mesmo pra explicar melhor Jorge!!!

Depois posto as fotos!!!

Como diz o velho ditado: "cavalo dado não se olha os dentes..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jean! Logo vou postar as fotos e todo o material usado juntamente com as escalas... qualquer dúvida me passa MP e eu te respondo dentro daquilo que lhe for útil.

O suporte dos motores eu fiz com gabinete de CPU velha, risquei e cortei com serra pra metal (segueta) e prendi com parafuso próprio para metal, mas você pode usar os parafusos de fechar a CPU, aqueles que vem nos gabinetes, de cabeça sextavada com fenda em "X" que até da um melhor acabamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um motor de impressora que é bem fortinho e baixa rpm, e roubei da casa da briguenta um pedal de maquina de costura para usar como potenciometro rindo3::

como pinça vou usar um mandril de furadeira e fiz no lugar da broca um tubinho em forma de cone para encaixar o blank, assim posso encaixar qq espessura de blanks sem problema algum e outro esquema do msmo jeito para encaixar o cabo

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Diegão. Eu também tive essa idéia e está anotada. O único problema que encontrei e que não chega a ser, é quando você for trocar apenas um dos passadores. Para montagem ou reforma é só fechar o but por último . Para isso o "cone" tem que encaixar no tubo do blank, sendo assim, tem que remover o but. O que eu quero evitar é ter que remover esse but. O cone eu fiz de EVA de alta densidade, coloquei nele algumas medidadas como se fossem gabaritos (pequenos degraus) para encaixe em qualquer diâmetro de tubo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jean! Logo vou postar as fotos e todo o material usado juntamente com as escalas... qualquer dúvida me passa MP e eu te respondo dentro daquilo que lhe for útil.

O suporte dos motores eu fiz com gabinete de CPU velha, risquei e cortei com serra pra metal (segueta) e prendi com parafuso próprio para metal, mas você pode usar os parafusos de fechar a CPU, aqueles que vem nos gabinetes, de cabeça sextavada com fenda em "X" que até da um melhor acabamento.

Estou pensando em arrumar 02 pedaços de alumínio, amassá-los de forma que fiquem próximo aos furos e colocar parafusos pequenos mesmo...

O Eixo tem uma pequena engrenagem de 04 pontos... isso ficaria fácil de arrumar uma peça plástica e soldá-la com uma supercola... igual o esquema que o Jorge mostrou com aquele tampão de PVC... ai é só arrumar o EVA com as medidas que você citou ao Diego, encaixar dentro do tampão e boa!!!

Coisa de professor Pardal mesmo!!!

A Bete também deu uma ideia boa sobre o instrumento de colocar lâmpadas... pena nunca ter visto um...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, tive uma idéia com essa também mas um pouco diferente. Fazer um mandril em PVC. Parece coisa de outro mundo mas é facil. Você ultiliza a rosca de uma luva de 50mm, uma pedaço de cano com rosca também de 50mm. Dentro vai três peças em forma de "U" no diâmetro do cano dividido em três. Mais três peças cortadas em ângulos, fechando ao centro (com se fosse as castanhas de um mandril) presas a essas três peças em forma de "U" por pequenos pinos feitos com miolo de "ribites" essa por sua vez ao cano com a luva dando o aperto necessário. A vantagem de usar o PVC e que a cola também própria pra PVC dá uma fundição entre as peças muito boa e se necessário pode moldar ou encher os cantos com uma mistura de cola PVC com raspas do próprio cano serrado, como se fosse uma massa. Lembre-se que o diâmetro máximo dos cabos serão a medida da Luva. Pra essas medidas vai dar em torno de 35mm

Beleza.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, tive uma idéia com essa também mas um pouco diferente. Fazer um mandril em PVC. Parece coisa de outro mundo mas é facil. Você ultiliza a rosca de uma luva de 50mm, uma pedaço de cano com rosca também de 50mm. Dentro vai três peças em forma de "U" no diâmetro do cano dividido em três. Mais três peças cortadas em ângulos, fechando ao centro (com se fosse as castanhas de um mandril) presas a essas três peças em forma de "U" por pequenos pinos feitos com miolo de "ribites" essa por sua vez ao cano com a luva dando o aperto necessário. A vantagem de usar o PVC e que a cola também própria pra PVC dá uma fundição entre as peças muito boa e se necessário pode moldar ou encher os cantos com uma mistura de cola PVC com raspas do próprio cano serrado, como se fosse uma massa. Lembre-se que o diâmetro máximo dos cabos serão a medida da Luva. Pra essas medidas vai dar em torno de 35mm

Beleza.

Abraço.

Como diz outro ditado...

Uma imagem vale mais que 1000 palavras...

Só vendo mesmo Renato!!! doeu:: doeu:: doeu::

Mas o material ficaria bem mais fácil de ser achado...

Se for fazer... posta as fotos!!! legal:: legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, tive uma idéia com essa também mas um pouco diferente. Fazer um mandril em PVC. Parece coisa de outro mundo mas é facil. Você ultiliza a rosca de uma luva de 50mm, uma pedaço de cano com rosca também de 50mm. Dentro vai três peças em forma de "U" no diâmetro do cano dividido em três. Mais três peças cortadas em ângulos, fechando ao centro (com se fosse as castanhas de um mandril) presas a essas três peças em forma de "U" por pequenos pinos feitos com miolo de "ribites" essa por sua vez ao cano com a luva dando o aperto necessário. A vantagem de usar o PVC e que a cola também própria pra PVC dá uma fundição entre as peças muito boa e se necessário pode moldar ou encher os cantos com uma mistura de cola PVC com raspas do próprio cano serrado, como se fosse uma massa. Lembre-se que o diâmetro máximo dos cabos serão a medida da Luva. Pra essas medidas vai dar em torno de 35mm

Beleza.

Abraço.

Como diz outro ditado...

Uma imagem vale mais que 1000 palavras...

Só vendo mesmo Renato!!! doeu:: doeu:: doeu::

Mas o material ficaria bem mais fácil de ser achado...

Se for fazer... posta as fotos!!! legal:: legal:: legal::

Camarada... só maluco mesmo né... é só uma idéia... mas... só pra você meu amigo vou fazer um protótipo e postar as fotos. Lembro que é UM PROTOTIPO, nada finalizado ainda.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Jean, aqui esta como prometido, estava aguardando para postar junto com a bancada pois construi etapa por etapa a bancada e ainda falta alguma coisa. Já da pra montar minhas vara mas ainda quero dar uma melhorada, sabe como é... sou um pouco metódico e detalista.

Bom pra começar cortei o materia de cano de PVC com parede mais grossa.

Imagem Postada

Depois preparei a "tira" de PVC.Imagem Postada

Cortei, juntei e modelei as peças na lixa para ficarem iguais.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Cortei o cano com rosca divido em 3 angulos onde ficara em forma de "U", fiz furos tranversais a eles onde passei os pinos dos rebites.

Imagem Postada

Ai fui juntando tudo e...

Imagem Postada

Depois de pronto ficaria mais ou menos assim:

Imagem Postada

Ta ai amigo... divirta-se.

Obs: desculpa pela qualidade das fotos pois foram tiradas do celular.

Ai galera, estou esperando mais idéias... cadê os Customs do FTB pra dar uma força aqui.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo...

Como se fosse uma engrenagem em espiral com 04 linguetas!!!

Outro problema também é o comprimento do eixo que é bem curto...

Mas soluções irão aparecer... e também tenho que arrumar 04 parafusos que caibam para afixá-lo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean... tchan tchan... o meu esta pronto! mais tarde vou posta-los.

Abraço.

Vou estar aguardando as fotos... só exclarecendo... o motor é de triturardor de papel!!!

Qualquer coisa... manda uma MP!!!

Ta aqui a foto do motor de enrolar com as baçadeiras ja fixadas...

Imagem Postada

Imagem Postada

... e aqui o de secagem...

Imagem Postada

Imagem Postada

... e aqui a mesa central de trabalho...

Imagem Postada

Imagem Postada

e ai o que me diz.

Os suportes estão secando da pintura. Quando montar posto também.

Tô na área se precisar e só chamar falou?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...