Ir para conteúdo

Transformação de uma Evolution 80 lbs - carretilha


Posts Recomendados

Desde o ano passado eu venho pesquisando uma vara adequada para a pesca pesada com iscas naturais em grandes rios. Gosto especialmente da pescaria de pirararas e piraíbas e ainda não havia encontrado uma vara que suportasse a “pancadaria” das pirararas, que não fosse muito pesada, que tivesse componentes confiáveis e com um preço acessível. No final do ano passado, com a perspectiva de fazer uma pescaria no mar, comprei duas varas Evolution, uma de 60 lbs e outra de 80 lbs. São varas mais simples mas que atendem bem os pescadores. Porém, os componentes pecam um pouco pela qualidade, com exceção do blank que é muito resistente e embora não seja leve (é de grafite maciço), também não chega a ser tão pesado quanto fibra de vidro maciça.

Na preparação do blank só deu pra salvar mesmo os passadores (que não foram utilizados). Não consegui retirar os cabos de EVA (embora tenha tentado e muito!) e o reel seat é de péssima qualidade, muito frágil mesmo. ::nada::

Quanto aos equipamentos necessários para a montagem como a bancada e secador de resina, estes tive que especificar e mandar fazer em uma marcenaria perto de casa, com base no que achei na internet. Os materiais para completar a montagem dos equipamentos foram improvisados da forma como deu, comprados em lugares dos mais diversos!! oloko::

Mais até que ficaram bons, deu pra trabalhar bem.

O componentes que usei na montagem, todos de excelente qualidade, foram comprados de diversas fornecedores diferentes no Brasil e no exterior:

- Slick butt (parte inferior do cabo, nylon de alta densidade), fore grip (parte superior do cabo) de hypalon (um tipo de EVA mais denso), passadores e ponteira Alps de zirconium, linhas de amarração Gudebroad, resina Flex Coat comprados na Acid Rod, loja dos EUA;

- reel seat (Fuji de jumping jig), motor e pinça para o secador de resina na By Alves Custom;

- accent ring/winding checks (acabamentos em alumínio no cabo), cola para o cabo e gimbal Fuji (pé-de-cabra), na Custom By Marco.

A vara ficou bem pesada, mas o peso está concentrado na parte de baixo do cabo, o que facilitou (e muito) o arremesso. E o reel seat de jumping jig facilita bastante a pegada, de forma que dá pra pescar com o equipamento na mão o tempo todo, sem fadiga. joia:::

A vara foi montada em duas noites praticamente viradas e posso garantir que depois dessa, passei a valorizar tremendamente o trabalho do pessoal que está nessa lida profissionalmente!! sono::

A amarração dos passadores tem uma base com linha Gudebrod Trimar C (branca e dourada) e com camadas duplas de linha Gudebrod C nos pés dos passadores, que foram resinados com resina Flex Coat High Build.

O passadores e ponteira Alps são absolutamente fantásticos, de excelente qualidade, muito resistentes e com acabamento impecável.

O trançado ficou bem amador, meio desalinhado, mas pelo horário e nas condições que fiz, até que ficou bom... doeu::

Infelizmente a qualidade das fotos não está grande coisa, mas dá pra ter uma idéia:

Cabo

Imagem Postada

Cabo

Imagem Postada

Imagem Postada

Primeiro passador

Imagem Postada

Outro ângulo

Imagem Postada

Passador Alps, fantástico!

Imagem Postada

Penúltimo passador

Imagem Postada

Ponteira Alps (lavei a vara mas esqueci a ponteira... suici:: )

Imagem Postada

Embora a maior parte de minha aprendizagem tenha sido via internet, tenho que agradecer a ajuda de muitas pessoas a quem recorri para tirar dúvidas e que, na maioria das vezes, se mostraram totalmente à disposição para ajudar e me deram muitas dicas:

- Jorge Pozzobom (a quem agradeço especialmente); mestre::

- Fabrício Biguá; joia:::

- Hiro Kanekava (Caterva);

- Bete e Leo da Marbele;

- Alves da By Alves Custom.

Foi um trabalho muito desgastante, mas extremamente compensador. Pegar um bom peixe com um equipamento montado por você, do jeito que você sempre quis, isto não tem preço!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô seu Creison, com peixe e tudo, parabéns.

Por ser a primeira e vara pesada, mais fácil sob alguns aspectos , porém mais difícil sobre outros, está muito boa, não é pra qualquer um não, os montadores, enroladores e customizadores sabem muito bem do que estou falando, quem já tentou ou fez sabe o trabalho que dá, mas...se não tentar né Cleison.... eu só descobri que tinha habilidade para a coisa no dia que tentei fazer.

A escolha das cores para o chevron foi muito boa, e este tipo de desenho se chama chevron, não são todos desenhos que são chevrons, e com o fundo trimar, fica mais difícil de acertar os pontos corretos da primeira passagem dos fios, ocasionando certas diferenças de angulações, a escolha do material também, bons passadores, o blank é apropriado para o fim a que se destina e o cabo ficou muito bom, enfim um belo conjunto.

Novamente meus parabéns pelo bom trabalho, sei como te sentes, porque por mais que alguém te dê alguma dica, a sensação é sempre de que estão te escondendo o jogo. Quando comecei há dois anos atrás era assim que me sentia quando tentei a primeira montagem e, pode ter certeza, que a tua primeira está melhor do que a minha primeira.

Vá em frente rapaz, estás com a bola cheia. O acabamento da resina ficou muito bom, não é de amador não.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô seu Creison, com peixe e tudo, parabéns.

Por ser a primeira e vara pesada, mais fácil sob alguns aspectos , porém mais difícil sobre outros, está muito boa, não é pra qualquer um não, os montadores, enroladores e customizadores sabem muito bem do que estou falando, quem já tentou ou fez sabe o trabalho que dá, mas...se não tentar né Cleison.... eu só descobri que tinha habilidade para a coisa no dia que tentei fazer.

A escolha das cores para o chevron foi muito boa, e este tipo de desenho se chama chevron, não são todos desenhos que são chevrons, e com o fundo trimar, fica mais difícil de acertar os pontos corretos da primeira passagem dos fios, ocasionando certas diferenças de angulações, a escolha do material também, bons passadores, o blank é apropriado para o fim a que se destina e o cabo ficou muito bom, enfim um belo conjunto.

Novamente meus parabéns pelo bom trabalho, sei como te sentes, porque por mais que alguém te dê alguma dica, a sensação é sempre de que estão te escondendo o jogo. Quando comecei há dois anos atrás era assim que me sentia quando tentei a primeira montagem e, pode ter certeza, que a tua primeira está melhor do que a minha primeira.

Vá em frente rapaz, estás com a bola cheia. O acabamento da resina ficou muito bom, não é de amador não.

Abraços.

Jorge,

Seu reconhecimento e suas palavras são muito importantes para mim. E seus esclarecimentos muito valiosos, não só na montagem desta vara mas principalmente em outras duas de 20 lbs que troquei os passadores e fiz uma tentativa de chevron. blink::

Seu trabalho tbm foi fonte de inspiração, sempre muito bonito e de qualidade inquestionável, não fica devendo nada aos melhores trabalhos nacionais e internacionais que vi em minhas pesquisas.

E não tem jeito, só se aprende mesmo fazendo. O cabo por exemplo, que tem a parte de baixo feito com um tubo de nylon (slick butt), foi feito no instinto. Mandei um monte de buchas de fita crepe (depois de tentar, sem sucesso, tecido de fibra de vidro), testando e adptando a medida de cada uma, até acertar o ponto. joia:::

Mais uma vez, muito obrigado por sua ajuda, seu reconhecimento e por sua disposição em ajudar.

aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja estreiou com buta peixe .... parabens por ambos !!

Valeu Felipe!! Obrigado!! legal::

As duas pirararas não são das maiores mas já foram um bom teste para o equipamento. E a vara sobrou mesmo para os grandões que se recusaram a posar para as fotos. bang::

Sabe como é, o maior sempre escapa... buaa::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts...show demais Cleison... palmas::

A vara ficou lindíssima...e fzer um trançado desses é algo q ainda não me aventurei...hehee...Independente de qualquer coisa, o mais legal é q vc tentou não apenas montar uma vara...mas balanceá-la e deixá-la da forma q queria. Normalmente customizadores levam anos para ter esse "feelling"...

Parabéns mais uma vez...e estamos na torcida para q vc pegue mais peixões com ela....e q faça mais e mais varas personalizadas. :bompost:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts...show demais Cleison... palmas::

A vara ficou lindíssima...e fzer um trançado desses é algo q ainda não me aventurei...hehee...Independente de qualquer coisa, o mais legal é q vc tentou não apenas montar uma vara...mas balanceá-la e deixá-la da forma q queria. Normalmente customizadores levam anos para ter esse "feelling"...

Parabéns mais uma vez...e estamos na torcida para q vc pegue mais peixões com ela....e q faça mais e mais varas personalizadas. :bompost:

Fabrício,

Muito obrigado!! joia:::

O trançado é muito trabalhoso de se fazer, tem que ficar juntando as linhas o tempo todo, enrolando devagar, cuidando para que as linhas não se soltem. E sem prática então... lacou::

Mas o resultado, mesmo estando todo desalinhado, foi compensador. Não dá nem pra imaginar essa vara sem o trançado! Mas tbm não é nada do outro mundo. Precisei só de um pouco de planejamento, cuidado e paciência. Vc com toda a certeza conseguirá qdo tentar. legal::

O balanceamento e posicionamento dos passadores tbm é um bom desafio. Pra ficar no posicionamento que eu queria, tive que serrar uma parte da rosca do reel seat, uns 2 cm. Eu comprei 7 passadores e no final só utilizei 6.

Sobre a resina, usei mesmo aquela de secagem bem lenta, Flex Coat. E pelo tempo que leva pra passar a resina numa vara dessas, se fosse de secagem rápida eu não teria conseguido fazer um bom trabalho. Só pra vc ter idéia, eu levei quase 1 hora para resiná-la.

Qto às próximas, já estão no forno mas estou dependendo de material que ainda virá dos EUA, demora quase 1 mês, graças à nossa alfândega... bang::

Mas logo virão mais e pretendo fisgar mais algumas pirararas e alguma piraíba em futuro próximo. legal::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts...show demais Cleison... palmas::

A vara ficou lindíssima...e fzer um trançado desses é algo q ainda não me aventurei...hehee...Independente de qualquer coisa, o mais legal é q vc tentou não apenas montar uma vara...mas balanceá-la e deixá-la da forma q queria. Normalmente customizadores levam anos para ter esse "feelling"...

Parabéns mais uma vez...e estamos na torcida para q vc pegue mais peixões com ela....e q faça mais e mais varas personalizadas. :bompost:

Fabrício,

Muito obrigado!! joia:::

O trançado é muito trabalhoso de se fazer, tem que ficar juntando as linhas o tempo todo, enrolando devagar, cuidando para que as linhas não se soltem. E sem prática então... lacou::

Mas o resultado, mesmo estando todo desalinhado, foi compensador. Não dá nem pra imaginar essa vara sem o trançado! Mas tbm não é nada do outro mundo. Precisei só de um pouco de planejamento, cuidado e paciência. Vc com toda a certeza conseguirá qdo tentar. legal::

-- ------------------------------------------------------------------------

Misturei as bola aqui.........

Kakakaka, tou me divertindo um pouco aqui, já passei por isso, e esse trançado é um dos mais fáceis, mas é a base de todos os outros trançados Cleison, o chevron e o diamante, a hora que dominares os dois e dominares principalmente o serviço de medição do blank, fazes qualquer um, é só usar a cabeça, e isto já está provado que sabes usar.

Realmente muita paciência e muito cuidado, só quem faz é que vai dar o devido valor a esse tipo de trabalho. Há pouco tempo atrás chegava a levar de 24 a 36 horas em cima de um trançado fechado, haja dor no pescoço e nas costas.

Mas estás no caminho certo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Misturei as bola aqui.........

Kakakaka, tou me divertindo um pouco aqui, já passei por isso, e esse trançado é um dos mais fáceis, mas é a base de todos os outros trançados Cleison, o chevron e o diamante, a hora que dominares os dois e dominares principalmente o serviço de medição do blank, fazes qualquer um, é só usar a cabeça, e isto já está provado que sabes usar.

Realmente muita paciência e muito cuidado, só quem faz é que vai dar o devido valor a esse tipo de trabalho. Há pouco tempo atrás chegava a levar de 24 a 36 horas em cima de um trançado fechado, haja dor no pescoço e nas costas.

Mas estás no caminho certo.

Abraços

Jorge,

Mais uma vez, obrigado!!

Eu gosto especialmente do chevron p q é mais simples e tbm fica muito bonito (quem tem dúvida basta dar uma olhada nas fotos que o Jorge tem no site dele). E como foi o primeiro, não dava pra arriscar, até p q eu terminei de resinar a vara por volta de 1:00h da manhã e saímos para o Araguaia às 9:00h da manhã do mesmo dia, a cura final foi dentro do ônibus!!! blink::

Mas é muito gratificante o trabalho, eu particularmente "esqueci do mundo" enquanto enrolava a vara!! Com o tempo eu vou aprendendo e as próximas ficarão melhores.

Rapaz, 36 horas num mesmo trabalho... Vc é quase um monge Zen!! doeu::

Parabéns pela paciência e perseverança! aplauso::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...