Ir para conteúdo

Indignação - matança no São Francisco -Tres Marias


Posts Recomendados

É turma infelizmente isso é a realidade, agora para ajudar vcs acham q isso foi tudo pego como??? Detalhe,são apenas alguns pescadores em um fds bom, imagina no mes de julho q é ferias e vai a cabanda para os ranchos.

É triste? Sim, mas enquanto o nosso país não determinar leis para a pesca em aguas internas será assim. Agora o q mais me irrita e quando ocorre uma diminuição no pescado, como é o caso aqui da minha região, e uma desses pescadores falam q não sabe pq tá ruim de pexie.

Uma cena triste porem real e se nada for feito continuará por varios anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que eu saiba nao sgambatti. isso é coisa dos profissionais e atravessadores que ficam na ponte da 040. se a ambiental quisesse fazer algo era só ir lá, nem estrada de terra pega........ eta Brasil. cara, toda hora que eu olho dá vontade de sentar e chorar. vcs não em ideia como é dificil pegar um surubim no São Francisco... e estes caras detonando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu numca vi tanto dourado junto, agora sobre o surubim foi o fim. Ele deveria estar na lista de peixes em ameça de extinção no São Francisco. Eita Brasil, pq não fazem igual a argentina buaa:: buaa:: buaa::

É Popper, o negôcio é que no Brasil a mente das pessoas e políticos é bem pequena. Hoje em dia a grande preocupação é o tal do PAC, realizar nomeações e exonerações por atos secretos e ficar alegando que não sabem de nada.

Se você descobrir um jeito deles ganharem (isto é desviarem) $$$ com leis ambientais, ele irão fazer um monte. Enquanto isso não acontece. O negócio é ver esse tipo de coisa acontecer e aceitar, porque enquanto não existir uma lei que proíba, tudo é permitido.

Agora isso tudo não resolve com leis, fiscalizações e punições. O problema é mais embaixo e se chama Educação! E como cachorro veio é mais teimoso e dificilmente apreende coisa nova (é útil), tem é que focar os esforços nos mais jovens e ensiná-los sobre o pesque e solte, que não precisa matar tudo que pesca. Que existe equilibrio entre pescar, comer seu peixinho, soltar e acima de tudo se divertir!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar xingando e sapatiando não resolve nada.......

Você não viram foi nada...isso é fichinha pelo que acontece no norte!! Em uma noite as geleiras tiram 2 toneladas de peixes em alguns afluentes do rio negro.... chorei::

Concordo com o Popper e o Bigão...!!

Isso é uma cultura que está mudando aos poucos, mas será que vai dar tempo de salvar alguma coisa? Acredito que não...!! O dia que algum político ver que essa causa vai lhe trazer benefício próprios, com certeza veremos alguma coisa sendo feita, senão, temos que saber conscientizar o próximo sobre isso....

Depois vou colocar um post de um acontecimento que com um pouco de educação e respeito podemos fazer algumas mudanças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram ....com educação conseguiremos alguma coisa vamos lotar a caixa do fale conosco do ief mg ta ai o e mail vamos demonstrar nosso descontentamento

faleconosco.ief@meioambiente.mg.gov.br

NÃo adianta só a gente ficar indignado vamos fazer alguma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram ....com educação conseguiremos alguma coisa vamos lotar a caixa do fale conosco do ief mg ta ai o e mail vamos demonstrar nosso descontentamento

faleconosco.ief@meioambiente.mg.gov.br

NÃo adianta só a gente ficar indignado vamos fazer alguma coisa

Boa ideia, ja vou disparar um monte de email para eles, coloco a copia aqui.

Seria interessante mandarmos para a anvisa, pq esses peixes não estão dentro dos padrões para o consumo humano. Pelo menos aqui a anvisa andou fechando um monte de coisa.

E claro para o Michel, se ele ainda não viu.

ANVISA MG

Minas Gerais

José Geraldo de Castro

Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual

Avenida Afonso Pena, 2300 - 5º andar - Bairro Funcionários

Belo Horizonte/MG - CEP: 30.130-006

Tel.: (31) 3261.8763 / (31) 3261.8776

Fax: (31) 3261.8776

E-mail: svs@saude.mg.gov.br

Vigilância Municipal de Belo Horizonte:

Tel.: 3277-5930

Vou mandar um email para o Estado de MG tb, para ver o q me falam.

Segue o lnk dos emails.

http://www.uai.com.br/EM/html/fale_com_ ... m_em.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente é a realidade. Tem duas situações aí que podem estar acontecendo: Ou eles estão totalmente dentro da lei, pois é permitida a pesca predatória, com todos os utensílios como redes, tarrafas, espinheis, pindas, joão bobo etc....ou eles estão fora da lei e tem absolutamente medo nenhum de ser fiscaliazados pois sabem que este tipo de fiscalização não existe.

De qualquer forma é horrível aos nossos olhos, mas, enquanto a lei for como é e, pior ainda, a fiscalização for falha como é, essas cenas serão fáceis de serem vistas aqui em MInas Gerais.

Temos que lembrar que 99% da população não gosta ou não tem como pescar. Desse montante, um grande número de pessoas come peixe ou seja, precisa existir alguém que faça o que está sendo mostrado nessas cenas, para abastecer o mercado. Isso gera lucro para alguns ( atravessadores, donos de supermercados e restaurantes etc), sustento para outros ( os pescadores profissionais) e prazer ( em estar comendo o peixe) para outros. Os únicos que ficam agredidos com estas cenas somos nós pescadores esportivos. Se, de um hora para outra, alguém resolve impor uma lei que proibe a pesca profissional......você descontenta os que sobrevivem, os que lucram e os que usufruem da matança e contenta à minoria, pescadores esportivos, que normalmente nem moram na região. Chegam as eleições e quem vota???? Pescadores esportivos são poucos e, normalmente moram nos grandes centros urbanos.,

Onde quero chegar........

Só vai mudar alguma coisa quando o peixe vivo for o principal meio de sustento da região, quando o turismo representar para o local, muito mais dinheiro do que o comercio do pescado, não adianta a gente se revoltar pois somos minoria. O único lugar que conheço que tá passando perto disso, e mesmo assim tem que mudar muito ainda, é o Araguaia, onde muitos ribeirinho que hoje são guias de pesca trocaram a pesca profissional pelo turismo e são hoje guardiões de alguns peixes ( como é o caso das piraíbas). Vocês não lembram o relato do Alex a poucos dias revoltado com as coisas que acontecem lá no seu quintal? O processo é extremamente lento e demorado e não acredito que a minha geração vá ver resultado prático aqui nas Minas Gerias.

Por isso digo e repito....Não esperem amanhã....dá seu jeito e vá pescar hoje, pois amanhã o peixe ou o lugar pode não mais existir amanhã.

Abraços lamentosos

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto e demais amigos,

Uma das alternativas para "MINIMIZAR" o problema, é existir oferta mais abundandte de pescado ! Claro que não me refiro ao peixe silvestre, e sim aqueles criados em pisiculturas e em centros montados para isso !

Claro que é possível ! Para não ter que falar em "frangos" ou "bois confinados", lembro-lhes que já existem os camarões de cativeiro, e as próprias espécias mencionadas ( dourado e surubins ) sendo produzidos e alimentados em cativeiro !

arrow:: Claro que dá trabalho, e custa mais do que ir na natureza e embarcar um exemplar, mas é o caminho a ser seguido !

arrow:: Proibir a comercialização transportada também é algo que precisa ser posto em prática ! Dificilmente a população ribeirinha dá cabo ( no consumo cotidiano ) desse volume que é generosamente oferecido pela natureza !

Mas se pega para industrializar e comercializar o pescado, aí não tem como repor... negativo::

deveríamos ter aprendido um pouco disso no pantanal, mas parece que a nossa lentidão é grande no quesito "aprendizado", e rápido no item "ganância".

Acho que estamos evoluindo, muito lentamente, mas melhorando a percepção e cuidado ambiental !

Uma fração do que precisa ser feito, mas saindo da inércia... joia:::

A questão cultural não depende apenas dos pescadores esportivos, e sim de toda a comunidade, e a forma de fazer com que isso aconteça, é exemplificando o modelo, como já começa acontecer em alguns lugares, onde os antigos profissionais, se tornam guias de pesca, e acima de tudo, fiscais dos locais onde atuam...

Mas aqui para nós, como é que se consegue mudar a cultura existente, com os exemplos que temos na administração do País, seja na esfera federal, estadual e municipal ? ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe conscientização para mim, haja vista que se trata da natureza humana. Esses caras aí são pescadores muito diferentes de nós, eles não tem prazer em pescar e sim trabalho, nos dois sentidos da palavra.

Se o cara pode ganhar mil reais hoje, ele não vai deixar de pegar para ter amanhã, pois ele quer uma TV nova, quer trocar de carro ou qualquer coisa. Depois se não tiver peixe, se vira! Ou o governo ajuda.

Um só cara desse aí, se fosse possível, pegaria todos os peixes desde a nascente até o mar em um só dia e vendia tudo. Sem dúvida alguma disso.

O que é necessário é acabar com a pesca profissional em águas interiores e além disso, muita fiscalização efetiva.

E os ribeirinhos!?

Meus amigos, sem ser egoísta, que se fodam, ou melhor, o governo tem que dá oportunidade de se adaptarem à outra coisa. A natureza pede socorro. Isso é igual a quem faz carvão. O cara corta a vida inteira para fazer carvão, vamos ficar com dó? Claro que ficamos, mas acima disso está um interesse muito maior.

O problema é demagogia. É igual os coitados dos "índios" que querem terra para "sobreviver" e fazem exploração econômica bem capitalista. Se querem ser capitalistas, que entre na dança do jeito que ela é........

Tô meio indignado hehehhee..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chorei:: chorei::

Phodis hein Zé, saber que bem aí perto de tu tem um paraíso para pesca dos grandes dourados e que enquanto vc sonha com aquela pescaria, com aquele peixe na linha, tem uma porção de FELAS acabando com aquilo tudo que vc sonhou. Conada bomba::

Cara impressionante o descaso dos políticos e órgãos ambientes com essa situação, pra mim são condizentes ao permitirem tal ato sem fiscalização e punição. ::nada::

Tente denunciar Zé, busque apoio aí e força da galera, associação de pesca aí de MG, ou seja para tudo quanto é lado que possa ajudar, o Gambatti já tem experiência nisso e está super satisfeito com os primeiros resultados. mau::

Vamos nessa parceiro, estamos aeh. ::tudo::

Bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse "gordo" com a camisa do cruzeiro eu conheço ele +/-, já vendi umas camisas para ele em 3 Marias...

Eles são os pescadores "profissionais" q ficam de lá da ponte...

O pior é q se vc parar para dar uma olhada nos peixes, a tristeza ficará ainda maior, pois o q tem de peixe (alevinos) para vender é impressionante...

Cacharas de 40/50cm, dourados de 30/40cm e por ai vai...

Bração indignado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...