Ir para conteúdo

Já que estão falando em dourados ...


Posts Recomendados

Pescar dourados na modalidade de arremesso com pequenos plugs, sempre foi o sonho de qualquer pescador de bait que se preze.

Há tempos, desde que vi um relato do amigo Eidy, decidi que assim que tivesse uma oportunidade de realizar tal pescaria, eu o faria.

A oportunidade surgiu quando meu cunhado, outro doente por pescaria, me convidou para irmos para a Argentina no feriado de Páscoa.

Coloquei todas as contas na ponta do lápis, e resolvi partir com ele no dia 5 de abril do ano decorrente.

Da fronteira entre Brasil e Argentina na cidade de Foz do Iguaçu, são mais 470 km até chegarmos a cidade de Ita-Ibaté, que seria mais uma vez o nosso destino.

As estradas possuem ótima pavimentação, e como pouco mais de 5 horas de viagem de camionete, chegamos ao nosso destino, por volta das 21:30 horas de quinta-feira.

Imagem Postada

Novamente fomos muito bem recepcionados por Coco e sua esposa, que possuem uma típica educação do povo argentino, que muito ao contrário do que seja dito, é de superioridade indiscutível ao do povo brasileiro em si. Vale ressaltar que em todos os lugares que fomos na Argentina, recebemos um tratamento digno de celebridades.

Depois do jantar ( ótimo por sinal ), nos recolhemos ao nosso quarto e deixamos todas as tralhas prontas para o dia seguinte.

As notícias não eram nada animadoras, pois havia passado um temporal pela cidade no decorrer da semana, e chovia diariamente há 3 dias. Não estava saindo nem dourado e nem pintado, os quais também seriam nossos alvos em determinados horários do dia.

Acordamos por volta das 6 da manhã, com uma chuva de assustar qualquer pessoa, menos dois fanáticos por pesca, que era o nosso caso. Tomamos um super café da manhã e por volta das 7:00 hs estávamos navegando no rio Paraná. Subimos o rio cerca de 30 mins. com motor 80 HP´s e chegamos ao primeiro ponto de pincho.

Logo no terceiro pincho sou surpreendido com um tranco forte na linha, que estoura logo em seguida. Os saltos do dourado denunciam a sua tentativa de soltar a isca da boca. Meu cunhado em seu primeiro pincho também tem sua linha estourada por um bom exemplar. Mesmo utilizando empates, tivemos esta surpresa. No primeiro dia de pescaria, contabilizamos 5 iscas perdidas e vários peixes embarcados.

Imagem Postada

Imagem Postada

Vários dublês

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Pacú prata

Imagem Postada

Piloteiro Inácio com uma piracanjuba.

No primeiro dia tivemos muita ação das pirancanjubas. Tive a ação de uma grande piracanjuba, que na primeira tomada de linha fez com que ela se rompesse e levasse minha inna 70 embora.

Logo depois ocorre o mesmo fato, com um exemplar que ultrapassava longe a medida, levando uma inna 90 embora. Depois destes acontecidos com as iscas, resolvi checar novamente a linha e constatei que ela estava muito fraca e dava para arrebentar com a mão. Troquei de linha, mas aí já havia perdido 3 peixes bons e iscas, somente na primeira manhã. A lição foi dada e aprendida, isto é o que importa. Na próxima verificarei as linhas antes de pescar.

Para mim, a viagem já havia sido paga aos 20 mins. de pescaria, pois somente na primeira descida na corredeira conseguimos capturar 5 dourados, sem contar a quantidade que escapa. Se formos fazer um cálculo, acredito que embarca-se somente 30% do que se fisga, pois como as garatéias são pequenas e sua boca é muito dura, ao pular o peixe joga a isca longe. Afirmo que nunca senti tanta emoção em outra pescaria.

Retornamos ao hotel com a boca atrás da orelha, tomamos um banho e fomos jantar, afinal ninguém é de ferro. Após comermos como pedreiro, nos recolhemos para uma boa noite de sono e para voltar as atividades mais cedo.

Imagem Postada

A comida do hotel é fabulosa

Repetimos o processo do dia anterior, porem saímos para pescar meia-hora antes. Vejam como o dia amanheceu bonito.

Imagem Postada

A chuva novamente nos encomodou, mas nada nos impediu de fazer uma ótima pescaria, com vários peixes embarcados.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-11.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-16.jpg

Lambari na Aile Magnet 90 ! Acreditem se quiser ! rsrs

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-15.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-12.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-17.jpg

A tarde resolvemos entrar em um rio que desaguava no rio Paraná. Pra falar a verdade, não achei que fosse ter muito peixe lá, e me enganei redondamente. Para minha surpresa, pegamos vários exemplares. Dentre eles saicangas, dourados e piranhas enormes. A certa altura do rio, fisgo um peixe que sai tomando linha para o meio do rio. Tudo dava indícios de ser um pintado de bom porte. Porém, o até então peixe, se tranca no fundo e não sobe de jeito nenhum. Inácio então pega a vara e começa trabalhar o peixe para que desentoque de onde estivesse. Pela sua análise, ele chega a conclusão de que deve ser uma grande arraia, por não sair de onde estava. Aos poucos a linha começa subir, e infelizmente quando estava a cerca de 1 mt do barco a isca se solta e ela retorna as profundidades, sem poder ser fotografada. Valeu a emoção.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-14.jpg

Almoço !!! Baita bife a milanesa dentro de cada pão gigante !

Ouve-se muito o ronco dos bugios, que é muito feio por sinal. Eu tentei pegar o meu, mas não consegui ! rsrsrs

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-13.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-19.jpg

Saicanga

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-20.jpg

Olha o tamanho das piranhas

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-18.jpg

Nas margens do rio Paraná, quando o sol deu as caras.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/Arg-9.jpg

Tímido pôr-do-sol

Para finalizar meu relato, gostaria de dizer que esta é uma pescaria fantástica, que quem tiver a oportunidade de fazer, com certeza deve tentar, pois a emoção é indescritível e supera qualquer sentimento que eu já tenha vivido em qualquer outra pescaria. É realmente fantástico.

Os equipamentos utilizados foram:

Varas:

Rapala Bronze 5?3? 8-17 lb e ação rápida. Perdi poucas fisgadas com ela, até que a porcelana do passador da ponteira se quebrasse. Achei mais efetiva que a outra vara de 6? que era mais longa e mais rápida.

Sumax 6? 12-25lb ação extra rápida.

Carretilhas:

Contender GTO 10000.

Meu cunhado utilizou um conjunto de Brisa 3000 e vara MS Evolution 30 lbs.

Iscas mais eficientes:

Bomber Long A 15 verde transúcida

MS Inna 70 cabeça vermelha

Duel Aile Magnet 90

MS Glow Minnow 105 cabeça vermelha

MS Glow Minnow 105 lombo preto

Sumax Wave lombo amarelo e corpo rosa

O hotel que ficamos tem um site para visitas:

www.piedraalta.com.ar

Qualquer informação extra estou a disposição !

Grande abraço a todos e espero que tenham gostado do relato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Dick,

Que belo relato ! Detalhes para qualquer curioso ficar entusiasmado ! Reportagem bem estruturada e comentários mais que oportunos ! E peixes para saciar a vontade de todos nós, mas como "apetite" é algo que sempre aparece, fica a expectativa dos Mocorongos se animarem a ir atrás dos dourados dessa região, ainda desconhecida de todos nós...

Parabéns pelas fotos e tudo mais... Tá precisando aparecer mais, cara !:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Grande Dick,

Que belo relato ! Detalhes para qualquer curioso ficar entusiasmado ! Reportagem bem estruturada e comentários mais que oportunos ! E peixes para saciar a vontade de todos nós, mas como "apetite" é algo que sempre aparece, fica a expectativa dos Mocorongos se animarem a ir atrás dos dourados dessa região, ainda desconhecida de todos nós...

Parabéns pelas fotos e tudo mais... Tá precisando aparecer mais, cara !:wink:

Valeu Kid ... a gente se esforça meu !

Foi maravilhoso !! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens cara, muito massa!!!

Principalmente pq vc mostrou nao precisa de equipos TOP de linha p/ fazer uma pescaria dessas. Tem gente que diz que as contenders nao aguentam nada, tá ai a prova.

bração

Cara, os equips MS guentam o tranco mais que sossegado !

Ter equip de marca é bom, mas quem não pode fica aí a opção !

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...