Ir para conteúdo

Leader p/ Dourado


Jhonas

Posts Recomendados

Jhonas, creio que uma fluorocarbon de 0,70 ou uma 0,81 ja é de bom tamanho, não pela resistencia em libras e sim pela resistencia em pedras e a propria boca do dourado, que lixa msmoo o leader. Meus parceiros de pesca utilizam leader de aço msmo, sem girador, não interfere mto no trabalho de iscas maiores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber a experiencia do pessoal aqui sobre a pesca de dourado no bait sem empate de aço.

To querendo comprar uma Flour para isso, e queria saber qual a bitola mais recomendável, lembrando que os dourados daqui crescem muito.

Jhonas,

Das fluor que já usei, te indicaria a Shock Leader (Triumph), pras cachorras no Tocantins utilizei a de 50 Lb (acho que aproximadamente 0,55 mm, não lembro...rs), dentição afiada e boca óssea, muito dura...aguentou bem, mas tem que sempre estar dando uma conferida, uma dica é fazer um leader um pouco maior (mas, que não entre dentro da carreta) e vai cortando a medida que for necessário...

Um bom nó é sempre bem vindo, dos que já testei o que tem melhor acabamento seria o SF ou gangrena, porém nunca consegui fazer um confiável (talvez por falta de prática e paciência), utilizo muito o albright (fácil de fazer, resistente), porém fica raspando nos passadores...

Espero ter ajudado...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, vou dar uma procurada nas lojas daqui pra ver o que acho mais proximo do que me recomendara.

Nilton, eu ja uso o SF a algum tempo na pra pescar tucunaré, mas para esse uso leader de mono 0,45mm, o nó até que fica bom, mas tenho que fazer ele em casa antes, se tiver que fazer nó durante a pescaria vai o albrigth mesmo.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empate de aço é essencial! E não atrapalha o trabalho das iscas porque é só puxar um pouco mais rápido que a isca vai trabalhar bem mesmo que seja pequena (prefiro as grandes, mas as iscas pequenas são opção desde que com garatéias reforçadas).

O líder será importante se houverem pedras, mas para carretilha prefiro abrir mão dele.

O nó SF não fica bom com linha mestra de alto diâmetro (0,33 mm para cima), e o Albrigth (que fica bom até 0,40 mm; desde que reforçado por outro nó na linha fina e a ponta do líder queimada) atrapalha mais com carretilha.

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empate de aço é essencial! E não atrapalha o trabalho das iscas porque é só puxar um pouco mais rápido que a isca vai trabalhar bem mesmo que seja pequena (prefiro as grandes, mas as iscas pequenas são opção desde que com garatéias reforçadas).

O líder será importante se houverem pedras, mas para carretilha prefiro abrir mão dele.

O nó SF não fica bom com linha mestra de alto diâmetro (0,33 mm para cima), e o Albrigth (que fica bom até 0,40 mm; desde que reforçado por outro nó na linha fina e a ponta do líder queimada) atrapalha mais com carretilha.

Aquele abraço a todos!

Moacyr, obrigado pelas dicas, no caso do uso do empate de aço, qual vc usa?

Usa diretamente preso a multi ou usa um girador?

Valeu, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, obrigado pelas dicas, no caso do uso do empate de aço, qual vc usa?

Usa diretamente preso a multi ou usa um girador?

Valeu, abraço

Inicialmente, é muita coisa para expor de uma só vez...

Se ficar algo por explicar, é só perguntar!

Posso amarrar a linha diretamente ao encastoado ou não (nó palomar ou trilene), depende; se for em lugares rasos, pode ser que a isca não seja capaz de boiar com o peso do girador e este venha a fazê-la arrastar no fundo, o que é especialmente grave em corredeiras... Aí é melhor abrir mão do girador!

No geral, eu uso e eu gosto muito dos giradores com rolamento da Marine Sports (pretos), os de número 3 podem ser podem ser pouco (eu os uso para pesca média como tucunas azuis ou traíras), os de número 5 nunca me deixaram na mão!

http://www.marinesportsfishing.com/prod ... lhe&id=241

Imagem Postada

Inclusive, os giradores podem ser um recurso para fazer a isca afundar mais e chegar mais perto do fundo (onde os maiores dourados ficam...). Mas sempre tenho o cuidado de fazer um encastoado longo o suficiente para o girador pousar sobre o fundo sem que as garatéias possam agarrar nele; se a isca tocar o fundo, espere uns segundos para a isca levantar e puxe a linha para cima com força que a isca irá sair nadando... Para tanto, eu uso um cabo de aço de 50 ou 60 libras, com uma luva comum (de latão); com ao menos 20 cm de comprimento ou o tamanho da isca + 5 cm (o que for maior). Outra razão para o líder longo é que o dourado tem o costume de atacar a isca pela cabeça, podendo encharutar a isca invertida e acabar cortando a linha por engolir o encastoado (se não deu para visualizar, posso tentar me explicar melhor...)

Em: http://www2.propesca.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=1789

Eu já havia divulgado o jeito como faço para prender o cabo de aço nas luvas:

Dica prática sobre encastoado com cabo de aço.

Para quem quiser usar um encastoado confiável, uma dica sobre como prender o cabo de aço com aqueles tubinhos de metal:

1. Retire a argola do olhal de prender a isca, se houver, e o guarde para futuras modificações nas iscas.

2. Coloque o tubinho de metal no cabo de aço, um só é suficiente graças a esta técnica (se não acreditou faça o teste que eu fiz, prenda com um tubinho e puxe usando 2 chaves de fenda; depois faça essas dobras e tente inutilmente arrebentar o encastoamento). Passe a ponta do cabo de aço pelo olhal da isca e passe a ponta novamente pelo tubinho deixando uma generosa sobra desta ponta. Se for fazer a ponta que passará no snap, não use nada ou use uma chave Philips fininha para formatar o olho do encastoamento.

Imagem Postada

3. Torça a ponta do cabo de aço, dando umas voltas no cabo principal (umas 2 voltas), até que não seja mais possível dar mais voltas (não precisa forçar) e re-introduza a ponta no tubinho de metal (ajuda muito um alicate de bico chato e fino, o mesmo usado para tirar a isca ou anzol da boca do peixe). A ponta do cabo deve fazer uma pequena alça sobre o cabo de aço principal.

Imagem Postada

4. Aperte com alicate de bico fino, evitando apertar fora do tubinho ou deixar alguma parte do tubinho sem ser apertada. O tubinho ficará todo chato, bem plano.

5. Repita todo este processo na outra ponta do cabo de aço. Se tiver dificuldade em deixar um olhal, use uma chave Philips fininha para formatá-lo.

Para encastoamento acima de 60 lb (como eu não consegui arrebentar o cabo de aço com esta laçada, mas também não medi até que força com que eu consegui puxar; fica o limite usual de 60 lb como regra geral...; mas acho que pode até dar mais que isto), deve ser usado o tucho duplo; ele é um tubinho duplo (2 buraquinhos geminados), de alumínio (o outro é de latão). Não custa também dar uma laçada no cabo de aço principal conforme explicado acima (limite igual ou superior a 100 lb).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Moacyr, como sempre impecável nas explicações, essa da laçada antes de voltar a ponta pra dentro do tubinho eu não sabia, apenas voltava a ponta sem laçada nenhuma, nunca arrebentou, mas assim com certeza ficará mais confiável.

Sobre o link do propesca, aqui não está funcionando, mas se tem a mesma explicação, está resolvido.

Minha maior dúvida era sobre se era confiável o uso de leader de fluor sem encastoado, e pelo que vi, vc não recomenda. Ainda estou com pé atraz em usar dessa forma, acho que não vou arriscar a perder um trofeu.

Uma duvida sobre o empate de aço, alguem emenda o leader com o empate com um nó, sem a anilha ou tubinho? Pensei em fazer um nó tipo Albrigth, para ficar mais discreto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o link do propesca, aqui não está funcionando, mas se tem a mesma explicação, está resolvido.

Só copiei e colei, tá exatamente igual!

Acho que tem de logar (e ter o logon aprovado) para visualizar...

Minha maior dúvida era sobre se era confiável o uso de leader de fluor sem encastoado, e pelo que vi, vc não recomenda. Ainda estou com pé atraz em usar dessa forma, acho que não vou arriscar a perder um trofeu.

Não é que não possa fazer ou esteja errado...; mas se o líder pegar para valer no dente do dourado, pode ser o líder que for, já era!

Uma duvida sobre o empate de aço, alguem emenda o leader com o empate com um nó, sem a anilha ou tubinho? Pensei em fazer um nó tipo Albrigth, para ficar mais discreto.

Nunca tentei...

No mais, valeu a força pessoal!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Moacyr.

O link está aparecendo para mim assim:

http://www2.propesca.com.br/forum/viewt ... f=2&t=1789

Parece que está incompleto devido a esses tres pontos...

Logo começo a ir atras dos dourado daqui, no geral são pequenos, mas a emoção é grande.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Moacyr.

O link está aparecendo para mim assim:

http://www2.propesca.com.br/forum/viewt ... f=2&t=1789

Parece que está incompleto devido a esses tres pontos...

Logo começo a ir atras dos dourado daqui, no geral são pequenos, mas a emoção é grande.

Abraço

O link correto é: http://www2.propesca.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=1789

Sobre o dourado, eu lí em algm lugar que o cara dizia que ele é um adversário tão bom que alguém inexperiente quase que certamente irá perder os primeiros que conseguir ferrar...

Eu até hoje perco alguns, é inevitável...

Portanto, nem esquenta!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Moacyr.

O link está aparecendo para mim assim:

http://www2.propesca.com.br/forum/viewt ... f=2&t=1789

Parece que está incompleto devido a esses tres pontos...

Logo começo a ir atras dos dourado daqui, no geral são pequenos, mas a emoção é grande.

Abraço

O link correto é: http://www2.propesca.com.br/forum/viewt ... f=2&t=1789

Sobre o dourado, eu lí em algm lugar que o cara dizia que ele é um adversário tão bom que alguém inexperiente quase que certamente irá perder os primeiros que conseguir ferrar...

Eu até hoje perco alguns, é inevitável...

Portanto, nem esquenta!

Valeu!

Perder o peixe faz parte, eu tbm já perdi vários, mas perder isca não é nada bom buaa:: , melhor perder só o peixe doeu::

Valeu Moacyr, grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola jhonas! Olha cara, eu já pesquei dourado de todas as formas que se pode imaginar: corricando, rodando, arremessando (spinning e bait-casting), apoitado, arremessando tuvira na galhada (al pindá, segundo os correntinos), com jig, com grub, enfim, de mil maneiras. Como é normal, algumas dessas técnicas, dependendo da cancha de pesca que se está a explorar, torna-se mais eficaz que as outras. Mas por que motivo falei essa barbaridade de coisas (ehehehe)? Porque em tudo isso somente uma coisa está presente sempre: o empate de aço!!!!

Cara, na minha opinião o cabinho de aço é fundamental. 40 librinhas já tá legal!!! Mas não abra mão dele. Perder aquele troféu amarelo da vida do cara por não usar o cabinho de aço de ser terrível.

Espero ter contribuído.

Grande abraço!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Jhonas, tudo certo?

Cara, eu sou dos que usa líder em qualquer pescaria de pincho, por város fatores...Linha não enrola na garatéia, resistência à abrasão.

Agora, no caso do dourado, se ele mandar o dente no fluor, vai cortar igualzinho nylon ou multi...

Não sou um pescador inveterado de dourados...mas minhas impressões são a seguintes: Já ouvi que iscas tipo big O são boas para eles, por nadar mais fundo e acomodar-se melhor na sua boca...Acho q com isca desse tamanho tem q usar empate, pq a chance dele engolir a isca inteira e acertar a linha é grande. Mas são justamente as iscas menores que tem o trabalho prejudicado se o empate pesar muito...Então acho q uns 5cm de cabinho está ótimo.Se for usar iscas maiores, de 12, talvez 14 cm, e recolhendo rápido, como a espécie requer, fica mais difícil dele acertar a linha. E uns 5 ou 10cm de empate atraplha o nado dessas iscas?? Acho q não...

Sobre girador, se não for usar isca q roda (colher, metal jig etc) ou molinete (q torce a linha), não precisa, os plugs não vão torcer.

Agora, particularmente, nos dois últimos anos fiz 3 pescarias desse peixe. Em nenhuma delas usei empate, e não perdi peixes ou iscas por isso. Mas tb não trombei com nada muito grande.

Então, faça o teste...Comece com empate, por segurança...Se atrapalhar o nado de suas menores iscas, ou se o peixe refugar, daí vc tira ele. Se não diminuir a produtividade, não tem porque dispensá-lo.

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o Moacyr e o Michel...para os dentes do dourado só empate de aço.

Qualquer outra linha que entre naquela boca já era.......alguém já tomou uma "mordidinha"de dourado? Quase decepou o dedo de um irmão meu aqui...e o bicho era pequeno....corta tudo...se não puser o aço e pegarum grandão.......muito provavelmente: "ADEUS" peixe. O próprio empatede aço sai todo mascado..impressiona. Um acinho flexível não atrapalha o trabalho da isca...funciona muito bem...experiência própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já decidi que não vou arriscar por enquanto, talvez mais pra frente quem sabe, no momento financeiro qualquer isca que eu perder não vai ser reposta. Pior ainda é perder um troféu por conta disso.

Pensei em tirar o empate para aumentar a produtividade, mas se não tem nada comprovado quando a isso, continua o empate.

Obrigado a todos

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já decidi que não vou arriscar por enquanto, talvez mais pra frente quem sabe, no momento financeiro qualquer isca que eu perder não vai ser reposta. Pior ainda é perder um troféu por conta disso.

Pensei em tirar o empate para aumentar a produtividade, mas se não tem nada comprovado quando a isso, continua o empate.

Obrigado a todos

Abraço

Jonas..o empáte não diminui a produtividade não...o dourado pega bem com ele mesmo....bate a boca e não quer nem saber. Ainda mais com artificiais...não vai deixá-lo carregar a isca para engolir como nas naturais. Quando ele perceber já tá com a garatéia no "beiço". Obs: anzóis são mais seguros que garatéias para os dourados, viu? Fisga melhor e escapam menos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...