Ir para conteúdo

Proposta quer proibir pesca em todo o Amazonas...


Posts Recomendados

MANAUS - O Amazonas pode, nos próximos anos, ter a pesca proibida em todos os rios, lagos e igarapés da região. É o objetivo do Defeso Total, proposta defendida por instituições ligadas ao meio ambiente e à pesquisa ambiental na Amazônia. Segundo a proposta, só seria permitida a captura e venda de peixes de criadores particulares. Enquanto isso, a pesca comercial nos rios, lagos e igarapés seria proibida. De acordo com os defensores da proposta, a medida visa garantir a reprodução de todas as espécies de peixe nos rios da Amazônia.

Embora não seja consenso entre cientistas, pescadores e pesquisadores, a proposta do Defeso Total será um dos temas de maior polêmica discutidos na 3ª Semana da Pesca do Amazonas, que começou nesta sexta-feira e vai até a próxima segunda-feira, dia 29. As reuniões e debates acontecem em Manaus e interior do Estado.

A idéia de criar o Defeso Total baseia-se em pesquisas que apontam a diminuição do tamanho de espécies populares como o jaraqui e o bodó, que embora sejam abundantes na região, têm ficado menores ao longo dos anos.

- Não somos a favor do Defeso Total, no entanto sabemos que a pesca deve ser mais controlada para evitar a saturação de algumas espécies - explicou o presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), deputado Walzenir Falcão.

Para a aprovação do Defeso Total será necessária a realização de estudos científicos e ambientais apontando a necessidade da proibição.

- Os estudos devem ser detalhados e abranger todas as calhas do rio, levando vários anos de trabalho e inúmeros pesquisadores, acrescentou Falcão.

Atualmente, o Defeso nos rios da Amazônia protege oito espécies, entre elas o tambaqui e o pacu, bastante consumidos pela população. O período do Defeso vai de novembro a março e tem a participação de mais de 40 mil pescadores em todo o Amazonas.

anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

È meu amigo....

Acho um pouco dificil isso ocorrer. Primeiro pq muita gente vive da pesca na Amazonia. Além do impacto social que isso acarretaria, tem o impacto eleitoral.

Outra, o peixe pescado é muito mais barato que o peixe criado, que come ração, que depende de uma infra-estrutura pra crescer, que consome medicação, etc. Muita gente depende desse pescado barato como fonte de proteína.

Como o próprio texto diz, é necessário um estudo grande para embasar esse defeso total, e concordo que duraria anos. Quem vai bancar isso num pais que nao investe em pesquisa?

Nao acredito mesmo numa proposta dessa. È uma proposta radical demais e que desagradaria muito a uma grande parcela da população, e com certteza uma parcela pouco favorecida, que nao recebeu do governo a educação necessária para compreender a razão de uma medida dessa.

A curto prazo acho que nada pode ser feito. Só melhorando o nivel cultural do nosso povo e depois investindo em pesquisa é que o quadro pode ser revertido.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não acredito que seja para agora, MAS o atual Governador do AM é um cara cheio de propósitos ambientais e sério quando o tema é preservação !

Pode não acontecer imediatamente, mas é como se "a batata estivesse no forno"...

Não seria de todo mal, pois dessa forma a comercialização / industrialização já seria afetada, e quem sabe o propósito das criações de peixe comerciais não entraria em cena ? lingua2::

Acho difícil, mas não custa torcer... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastaria instituir um tamanho máximo de abate para cada espécie, e o fim dos meios predatórios de pesca (que não respeitam tamanho ou espécie, matando de tudo que caia na rede), que estaria resolvido o problema da sustentabilidade...

Mas, de fato, seria ingenuidade achar que "canetadas" seriam suficientes para resolver algo no mundo real! Demandaria vontade política, uma polícia eficiente, um judiciário e leis eficazes, o fim de tantas e tantas desculpas para não deixar um criminoso preso,...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem jeito de estabelecer tamanhos máximos. Esse povo só pesca com rede, pinda, espinhel, etc. Não tem seletividade. A pesca comercial TEM que ser proibida, não só no Amazonas, mas em todo o Brasil!!! Defendo a manutenção da pesca de subsistência dos ribeirinhos, e só! Seriam os únicos que poderiam matar peixes, e dependendo do tamanho e espécie!

É um absurdo destruirmos nossos recursos dessa forma! Acho que no futuro vai ser desse jeito, proibição total!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...