Ir para conteúdo

Rio Parana - Armaus com ferimentos


Posts Recomendados

Neste final de semana fui pescar em Paulicéia-SP, rio parana. Pescamos no domingo. Na sexta a noticia é que tinha muitas piaparas e piaçus. No sabado entrou a frente fria e o rio ficou com muita marolas. Domingo fraco. Eu e meu irmão Ticão pescamos até as 14:00 hs. No total foram 3 piaparas, 6 piaus e inumeros armaus e arraias.

Constatei que os armaus, na sua maioria, apresentam grandes ferimentos. Isto ja foi divulgado pela imprensa, porém até o momento, não sabem qual é a causa. Uns dizem que a CESP esta colocando algum produto para matar os mariscos dourados asiaticos que entopem as barragens e tem outra teoria, que são as fabricas de celuloses instaladas em 3 lagoas que estão contaminando o lago. O problema é sério. Estes marriscos vem através de "lastros de navios" e o único peixe que comem é o armau.

vejam os ferimentos no dorso:

Imagem Postada

Imagem Postada

Arrais gigantes

Imagem Postada

e passei em Piacatu onde vi a ninhada da minha cahhorrinha Lola.

3 machos e 1 femea.

lindinhos e dorminhocos

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Capt JP,

Andou esticando umas linhas no "week end" !

Negócio complicado esse dos mariscos dourados ! Já havia lido sobre isso em algum lugar, e com a ausência de predadores naturais, os bichos estão se multiplicando em proporção exponencial e se alastrando por muitos lugares...

Mas não acredito na tese de que estejam atacando os Armaus... Acredito que possa ser alguma reação de poluição química oriunda da celulose, ou outro agente poluidor existente na região... As "brocas" no dorso do Armau parecem ser causadas "de dentro para fora"... Não demora e alguém dá um posicionamento mais abalizado sobre o assunto... é só esperar !

E a "ninhada" ? Vai ficar com todos ? O problema agora ( e sempre é o mesmo ) é o que fazer agora ? Aqui em casa o problema é resistir a pressão de cruzar a golden retriever e a labrador ! Tenho levado vantagem, mas já não sei por mais quanto tempo... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Capt JP...

Lí sobre estes mariscos e sobre a introdução de outros peixes, como o cat fish e tilápia, abelha africana e outros na revista Pesca & Cia, trata-se de uma questão mto delicada, mas, jah existem pesquisadores procurando uma solução para este problema.

Qnto aos ferimentos, estou com o Kid, tbm axo que são por causa de agentes poluentes e não pelos mariscos!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora em que eu vi essas fotos fiquei tão "danado da vida" que eu resolvi postar mais tarde...

Já meio que refeito da "indignação" inicial; existe um grande grupo de substâncias químicas com a capacidade de provocar ferimentos como este..., todas estas substâncias são cancerígenas. Mas é impossivel ser específico sem dados adicionais...

Alguém deveria ser preso por isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Kid!

Acho q vc se confundiu....o Capitao JP disse q o unico predador dos mexilhoes sao o Armau, e nao ao contrario.

Imagina q hilario, um "cardume" de mexilhoes nadando e atacando um Armau q nem um cardume de piranhas, hjeeh.

Aqui no Araguaia temos o Botoado (peixe-porco), bem semelhante ao Armau. è comum encontrar moluscos centro dele, realmente sao comedores de mariscos e coisas assim.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Tiago T !

O que disse é mais "provável", pois é complicado ver "a núvem dourada" nadando atrás do Armau, mas não foi isso que o Capt JP escreveu... ! :twisted:

Como Armau come de tudo ( e um pouco mais... ) sua interpretação é que me parece mais acertada mesmo... Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JP eu moro em SP mas não quero visitá-lo tão cedo, tenho dois cofaps em casa e corro o risco de ter que trazer mais um... tô fora.

Podemos nos encontrar para dar uma pescadinha, vc nunca vem aqui na região de Ribeirão?

Sds

mandi

Mandi, Tenho ido muito em Pirassununga. Anota meu fone 11-8383.1909. Qualquer hora passo por aí para tomar um chop. rs Vindo a São Paulo, me liga. Se não estiver pescando...podemos marcar um almoço. rs

Estes cofaps são fantásticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...