Ir para conteúdo

Serra da mesa. . ..está acabando.!!!!!!


Posts Recomendados

Em 3 oportunidades fui pescar na Serra da Mesa.

2 muito boas e a ultima um fracasso total.

Além de andar demais de barco( mais de hora e meia) para chegar nos pontos, nada de ações.

Eu pratico integralmente o pesca e solte, mas pelo que estou conversando com outros colegas, Serra da Mesa está numa pressão extremamente forte de pescadores que a coisa esta acabando.

Também tem os matadores que levam tudo que pegam, sem se importar pelo tamanho, etc..etc..

É uma pena que tudo isso esta acontecendo por lá, inclusive com a conivencia dos donos de pousadas e dos proprios piloteiros.

Já ouvi falar inclusive que os peixes que a gente solta, os piloteiros marcam o local, e depois durante a semana vão lá e pegam tudo para vender na cidade de Niquelândia..

Já era. .. . . . .. .

Agora vou procurar outros pontos para pescar...

Alguem tem alguma Dica????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo, é dificil falar para você um lugar acessível onde não há pescador que pratique a pesca profissional para vender o pescado. Infelizmente a cultura da maioria dos pescadores Brasileiros é pescar para comer. Poucos são os pescadores que pescam somente para se divertir e soltar, e os que fazer isso 100% das vezes é mais raro ainda.

Acho que a questão toda não é parar de ir pescar em um lugar onde se teve uma fraca pescaria, e ainda por cima ouvir estas histórias que ouvir estas histórias que você citou. E sim continuar indo e demonstrar o um bom exemplo e divulgar o que você acredita para os outros.

Agora não concordo que Serra da Mesa esteja acabando, pois mesmo você tendo uma pescaria fraca, numa outra semana vai outro pescador e tem uma pescaria Top. Portanto o peixe está ali, pode ser em menor quantidade, pode ser que ele esteja mais esperto, pode ser que ele não esteja comendo. Mas com certeza está lá!

Agora se você quiser ir em lugares onde existem mais quantidade, e o local não é muito "batido" aí tem que ir nas pousadas do Teles Pires, Thaimaçu, Baixo Xingú e outras que se encontram no meio da mata fechada, que são de difícil acesso.

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serra da Mesa é um lago muito grande, geralmente o pessoal sempre pesca nos mesmos pontos e nem todos pescam e soltam por isso esta diminuindo a quantidade de peixes nesses lugares, mas tem outros pontos que tem uma quantidade boa de tucunares, mas são mais longes que fica dificio de ir com canoas pela distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco na Serra da Mesa há muito tempo. Vi várias fases da represa. Primeiro os cardumes enormes de amarelos, depois os azuis pequenos, médios e grandes......enquanto diminuia a quantidade de amarelos....

Conheci quase todas as represas do sudeste e acho que nenhum lugar é tão bonito como essa represa. Fora da Amazônia, nenhum lugar é melhor.......

Com certeza, a quantidade de peixes está diminuindo, mas ainda é possível fazer belas pescarias por lá. Estive em abril e fiz uma pesca razoável, mas as condições pra a pesca não estam as melhores, represa alta, muito material organico apodrecendo, chuvas, etc....

As minhas ultimas pescarias tem sido a de procurar por exemplares maiores, dispensando pontos de tricks e sempre com iscas que poderiam levantar os marrucos...Pega se menos, mas as p******* na superfície é o melhor da pescaria..

Em abril, vi muitos marrucos refugafem as iscas, dar cabeçada, rabada, etc... Acho que as condições ideais e um pouco de sorte e ciência eles ainda vão dar muitas alegrias para nós.... Acho que ainda não acabou, está perigando, mas ainda é um baita lugar para nós pescadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco na Serra da Mesa há muito tempo. Vi várias fases da represa. Primeiro os cardumes enormes de amarelos, depois os azuis pequenos, médios e grandes......enquanto diminuia a quantidade de amarelos....

Conheci quase todas as represas do sudeste e acho que nenhum lugar é tão bonito como essa represa. Fora da Amazônia, nenhum lugar é melhor.......

Com certeza, a quantidade de peixes está diminuindo, mas ainda é possível fazer belas pescarias por lá. Estive em abril e fiz uma pesca razoável, mas as condições pra a pesca não estam as melhores, represa alta, muito material organico apodrecendo, chuvas, etc....

As minhas ultimas pescarias tem sido a de procurar por exemplares maiores, dispensando pontos de tricks e sempre com iscas que poderiam levantar os marrucos...Pega se menos, mas as p******* na superfície é o melhor da pescaria..

Em abril, vi muitos marrucos refugafem as iscas, dar cabeçada, rabada, etc... Acho que as condições ideais e um pouco de sorte e ciência eles ainda vão dar muitas alegrias para nós.... Acho que ainda não acabou, está perigando, mas ainda é um baita lugar para nós pescadores...

AINDA é mesmo...até quando? Tenho uma grande preocupação com isso...aquele paraíso tem que ser preservado. Pescarias boas por lá só em pontos cada vez mais longínquos e inexplorados...os pontos de sempre, mais famosos estão deixando a desejar. Alguns que postam grandes pescarias aqui no fórum, na maioria das vezes, estão de bassboat e andam muito...vão em pontos mais longínquos como falei.

Preocupante....

Tem uma revista de pesca...se não me engano do mês passado, em que os pescadores relatam que os próprios piloteiros da pousada não queriam soltar os peixes de jeito nenhum. Queriam matar TODOS.

Infelizmente, a maioria dos predadores são de lá mesmo e pior...pescam quase todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que esta ocorrendo e a renovação de piloteiros, por pessoas que nunca pescou ou pilotou, e que estão mais acostumados com depredadores que com pescadores esportivos. E as pousadas estão dando um tiro no próprio pé. Eu mesmo tive um que quase chorava quando íamos soltar um peixe.

Os lagos são muito grandes e com pouquíssimos fiscais, e a pressão de pesca a cada dia tem crescido, temos que fazer ações mais incisivas, nem com os projetos de recria de tilapia feito pelos órgãos do governo conseguiu minimizar a depredação por ribeirinhos e contrabandistas de tucunaré.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei com o meu pai sobre isso esse fds ... realmente no meu ponto de visto SM está diminuindo seus estoque a cada dia !! Estavamos querendo ir pescar agora em Julho lá, mas já propus TO pro meu pai ... vamos ver q q dá !!

Uma pena, pq aquela represa é linda !! ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... tá ficando difícil, não tá?

Esse fim de semana ouvi um boato que tem um restaurante famoso aqui de Goiânia que compra muito peixe ilegal da Serra da Mesa... Esse mesmo restaurante quase que acabou com os peixes de Itumbiara/Tupaciguara... Eu não vou mais lá e vou recomendar aos meus amigos que forem a questionarem os gerentes/proprietários da origem dos peixes.

Estou pensando em fazer uma denúncia, mas tenho medo bang:: bang:: bang:: Alguém tem alguma dica???

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... tá ficando difícil, não tá?

Esse fim de semana ouvi um boato que tem um restaurante famoso aqui de Goiânia que compra muito peixe ilegal da Serra da Mesa... Esse mesmo restaurante quase que acabou com os peixes de Itumbiara/Tupaciguara... Eu não vou mais lá e vou recomendar aos meus amigos que forem a questionarem os gerentes/proprietários da origem dos peixes.

Estou pensando em fazer uma denúncia, mas tenho medo bang:: bang:: bang:: Alguém tem alguma dica???

Abraço!

Me manda uma mp informando qual é o restaurante aqui de Goiânia, que eu mesmo faço a denúncia!!!

Esse fim de semana estava em SM e sabe o que é ficar 3 dias e não pegar nada?

NADA MESMO?

Quem diz que em SM os peixes não estão acabando, são pessoas que estão um pouco desinformadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa magrao

Sinto muito por sua ultima pescaria....entendo também que a pesca predatoria aumenta todo ano na Serra....mas não é bem assim .... Não é que está acabando, quando começar a ir com mais frequencia à Serra, perceberá que as coisas por lá realmente mudam do nada...tem dia que o bicho pega, literalmente, e tem outros que a coisa fica feia...já passei ferias inteiras na Serra e já aconteceu de nos 4 primeiros dias de pesca não pgarmos quase nada, e nos ultimos 10 dias estourarmos a boca do balao messssmo, pancadaria mesmo, coisa de louco que se contar ninguem acredita, coisa de cinema!!

E já ouvi muitos falarem o que vc fala neste momento, que acabou, que mataram tudo e tal, e te garanto que não é assim, o peixe está cada vez mais manhoso, mais veiaco, sem contar que com a loucura do clima mundial os peixes estão cada vez mais loucos, é reprodução em época inimaginável, é peixe no frio inativo entre tantos outros fatores que com certeza contribuem para uma boa ou pesssssssima pescaria.

Serra da Mesa é o melhor pesqueiro de tucunare azul grande, atualmente no pais! falo sem medo. A pressao de pesca cresceu muito nesses últimos 4 ou 5 anos, mas mesmo assim os peixes estão cada vez maiores.

Quando conheci a Serra, a uns 10 ou 11 anos atras, ''perto'' do inicio do alagamento, não era tão bom de peixe...muitos chaveirinhos claro, mas uns 3 ou 4 anos depois, la pro ano de 2000 ai o bixo comecou a pegar, já apareciam tucunas de 3 quilos pra mais....cardumes imensos estourando pra tudo que é lado, coisa linda de vere.... como disse ja passei muitas ferias por la, e costumo todo mes dar um pulinho por lá, no rancho que é perto de Niquelandia, na fazenda Mato grande e Castelão, e apesar de toda essa pressao as melhores pescarias que já fiz por la foram no inicio e final de 2004, 2006, 2008 e esse ano mesmo em janeiro pegamos tanto peixe que chegávamos ao cumulo de parar um dia de pesca, pois ja satisfeitos, para fazer qualquer coisa menos pescar. E com peixes cada vez maiores, na faixa de 4, 5 quilos e alguns ainda acima disso..mostrengos mesmo!!

Então concluindo, rsrsrs, lhe digo COM CERTEZA, procure outros lugares sim, pois existem otimos locais por este brasilzao, mas pode voltar sem medo na Serra, sem medo mesmo, é so acompanhar os relatos do pessoal por aqui, principalmente do Eribert que volta e meia chega do Germano com imagens espetaculares da regiao, bem como mantenha um contato com alguem da regiao, pousadas piloteiros e pescadores, e vá na hora certa que é batata....Negócio de 40, 50 peixes BONS por dia por pescador...por obvio toda boa pescaria conta um pouco com a SORTE, tem dias que o trem lá é de tal forma que não tem nem palavras pra tentar contar rsrsrsr Pode voltar sem medo!!! garanto rsrsrs

Abraco

rodrigoDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha estive me 3 oportunidades lá, e confesso que as ultimas foram sempre piorando...acabar acho dificil...não só pelo tamanho mas pelas estruturas, mas que diminuiu as capturas e os peixes isso não resta duvida...a 3 anos atras qq lugar da represa aparecia tucunaré...agora tem q rodar e muito...e mesmo assim num tá facil...sei não concordo com o Magrão!!!!uma pena... chorei:: chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande vantagem do tucuna é que se derem um refresco pra eles, logo voltam a lotar a represa, aqui ja aconteceu isso, numa lagoa onde dizimaram os tucunas e ninguem mais ia pescar por lá por esse motivo, ficou 1 ano sem pescarias e quando menos esperavamos os bichos estavam por lá, mais ativos do que nunca e numa quantidade absurda.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente sou um dos que acredito que não está acabando. Podem me chamar de desinformados ou do que for. Mas digo isso não porque estou lá todos os dias vigiando e vendo se o peixe está lá. Mas sim pelos diversos relatos de amigos e outros pescadores que estão fazendo pescarias e pegando peixe. Como por exemplo:

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=37807

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=37847

viewtopic.php?f=4&t=7387

viewtopic.php?f=4&t=7142

viewtopic.php?f=4&t=7164

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=37380

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=37436

viewtopic.php?f=4&t=7152

viewtopic.php?f=4&t=7042

viewtopic.php?f=4&t=7042

viewtopic.php?f=4&t=6813

Sendo essa ultima titulada com fraca pelos pescadores, mas mesmo assim saíram algum peixes.

Tudo isso é um pequeno retrospecto de pescarias realizadas no mês de Junho!

Não estou querendo dizer aqui que não rola pressão de pesca profissional e predatória. Porque isso acontece também. Agora falar que o motico disso é porque estão acabando os peixes, e que a culpa de tudo é a pesca predatória. Me desculpem mas isso é conversa para boi dormir, e querer culpar o cara que despeja lixo no rio pela poluição do Rio Tiete. É a mesma coisa quando o nosso time perde o campeonato, e querer por a culpa no bandeirinha e 4º arbitro.

Vários fatores influenciam para a diminuição da produtividade em locais de pesca, Clima, tempo, chuva, sol, pressão atmosférica, fase lunar e a pressão de pesca( tanto predatória quanto esportiva). Isso mesmo, a própria pesca esportiva imprime uma certa pressão contra a produtividade na pescaria. Já pesquei em um lugar onde só é permitido o pesque e solte, e nesse lugar, depois de pescar 4 dias seguidos com no máximo dois barcos, os ultimos dias de pesca são bem menos produtivos. Os peixes estão bem mais desconfiados.

Então não existe um único culpado, ou um único fator que irá se responsabilizar pelo sucesso ou fracasso de uma pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou chegando meio tarde mas sempre estou dando uma olhada nos post que os amigos pescadores colocam,tive a oportunidade de estar presente em serra da mesa no mês trasado e o que está acontecendo é o que já citaram,estavamos pichando e até mesmo pegando uns bocudos foi quando nos deparamos com uma sena inagreditável,uns babacas passando um arrastão em uma ponta do lago perto da serra negra,estavam com umas 5 caixas de isopor de 200 litros quase cheia só de tucunaré de todo tamanho ia até tirar uma foto mas uns dele policial não autorizou.

Ai está o ponto da diminuição dos bocudos na nossa represa,ainda tenho certeza que não acabou mas com essas atitudes se não houver uma fiscalização contínua com certeza com mais alguns anos vamos ver o local desertico de peixes,mas felizmente ainda existe gente com mentalidade o suficiente para saber destinguí pescaria esportiva de predatória,e ainda defenssores da natureza ,,um grande abraço a todos e nunca desistem da serra da mesa ela ainda é nossa. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... tá ficando difícil, não tá?

Esse fim de semana ouvi um boato que tem um restaurante famoso aqui de Goiânia que compra muito peixe ilegal da Serra da Mesa... Esse mesmo restaurante quase que acabou com os peixes de Itumbiara/Tupaciguara... Eu não vou mais lá e vou recomendar aos meus amigos que forem a questionarem os gerentes/proprietários da origem dos peixes.

Estou pensando em fazer uma denúncia, mas tenho medo bang:: bang:: bang:: Alguém tem alguma dica???

Abraço!

Gustavo,

Também tenho o mesmo ponto de vista que vc. Todos os tucunarés que são vendidos nos restaurantes são extraídos da natureza, não existe piscicultura de tucunarés e acho que nunca existirá, pois o tucunaré é um peixe territorial e que come muito, sendo que seu custo/benefício para criadores não compensa. Até um tempo eu ia nesses restaurantes que vendem "tucunaré na chapa", há 2 anos não vou mais e não recomendo a nenhum amigo. E quanto mais consumirmos o tucunaré em peixarias e restaurantes, mais estaremos contribuindo pra esse mercado, que muitas vezes é ilegal. Mas cada um tem sua opinião e não quero me indispor com ninguém e não sou contra o consumo de peixe, blz!

Mas um peixinho pra comer na beira do rio não faz mal, pois não podemos ser tão radicais. Acho até que tenho exagerado nas minhas opiniões de ecologia e tenho sido até chato. Prometo até que irei me ponderar mais em minhas opiniões, se não me tornarei até anti-social, e não quero isso!

Mas apoio sua denuncia! Manda bala!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... tá ficando difícil, não tá?

Esse fim de semana ouvi um boato que tem um restaurante famoso aqui de Goiânia que compra muito peixe ilegal da Serra da Mesa... Esse mesmo restaurante quase que acabou com os peixes de Itumbiara/Tupaciguara... Eu não vou mais lá e vou recomendar aos meus amigos que forem a questionarem os gerentes/proprietários da origem dos peixes.

Estou pensando em fazer uma denúncia, mas tenho medo bang:: bang:: bang:: Alguém tem alguma dica???

Abraço!

Gustavo,

Também tenho o mesmo ponto de vista que vc. Todos os tucunarés que são vendidos nos restaurantes são extraídos da natureza, não existe piscicultura de tucunarés e acho que nunca existirá, pois o tucunaré é um peixe territorial e que come muito, sendo que seu custo/benefício para criadores não compensa. Até um tempo eu ia nesses restaurantes que vendem "tucunaré na chapa", há 2 anos não vou mais e não recomendo a nenhum amigo. E quanto mais consumirmos o tucunaré em peixarias e restaurantes, mais estaremos contribuindo pra esse mercado, que muitas vezes é ilegal. Mas cada um tem sua opinião e não quero me indispor com ninguém e não sou contra o consumo de peixe, blz!

Mas um peixinho pra comer na beira do rio não faz mal, pois não podemos ser tão radicais. Acho até que tenho exagerado nas minhas opiniões de ecologia e tenho sido até chato. Prometo até que irei me ponderar mais em minhas opiniões, se não me tornarei até anti-social, e não quero isso!

Mas apoio sua denuncia! Manda bala!!

Abraço!

Opa Leandro , baum?

Oh só, concordo com o que voce falou, e é muito importante essa atitude do boicote a locais que exploram a natureza de forma nao sustentavel...tal atitude é louvavel! Porem, temos que nos atentar que nem todos os locais são assim, é bem verdade que a grande maioria o são!

Só discordo do teu post quanto à criação de tucunarés em cativeiro. Te informo que tal criação já é uma realidade no Brasil, muitos psicultores já perceberam a viabilidade economica do tucunare em cativeiro... como tambem o robalo, o bijupirá (mar), pirarucu entre tantos outros

Eu mesmo, em uma lagoa na fazenda que temos em Sergipe, crio tucunares sem problemas, sem nenhum fim economico, mas apenas para brincadeira e pra dar uma pescadinha de vez em quando, e te garanto, o bixo se adapta muuuitissimo bem, come qualquer forragem ( lambari, tilapias, curimbas, camarao, aratanhas , e ate filhotes dos proprios tucunas!) E se reproduzem com extrema facilidade...

Assim, apoio o boicote a locais que exploram indiscriminadamente a mortandade de peixes na natureza!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera... tá ficando difícil, não tá?

Esse fim de semana ouvi um boato que tem um restaurante famoso aqui de Goiânia que compra muito peixe ilegal da Serra da Mesa... Esse mesmo restaurante quase que acabou com os peixes de Itumbiara/Tupaciguara... Eu não vou mais lá e vou recomendar aos meus amigos que forem a questionarem os gerentes/proprietários da origem dos peixes.

Estou pensando em fazer uma denúncia, mas tenho medo bang:: bang:: bang:: Alguém tem alguma dica???

Abraço!

Gustavo,

Também tenho o mesmo ponto de vista que vc. Todos os tucunarés que são vendidos nos restaurantes são extraídos da natureza, não existe piscicultura de tucunarés e acho que nunca existirá, pois o tucunaré é um peixe territorial e que come muito, sendo que seu custo/benefício para criadores não compensa. Até um tempo eu ia nesses restaurantes que vendem "tucunaré na chapa", há 2 anos não vou mais e não recomendo a nenhum amigo. E quanto mais consumirmos o tucunaré em peixarias e restaurantes, mais estaremos contribuindo pra esse mercado, que muitas vezes é ilegal. Mas cada um tem sua opinião e não quero me indispor com ninguém e não sou contra o consumo de peixe, blz!

Mas um peixinho pra comer na beira do rio não faz mal, pois não podemos ser tão radicais. Acho até que tenho exagerado nas minhas opiniões de ecologia e tenho sido até chato. Prometo até que irei me ponderar mais em minhas opiniões, se não me tornarei até anti-social, e não quero isso!

Mas apoio sua denuncia! Manda bala!!

Abraço!

Opa Leandro , baum?

Oh só, concordo com o que voce falou, e é muito importante essa atitude do boicote a locais que exploram a natureza de forma nao sustentavel...tal atitude é louvavel! Porem, temos que nos atentar que nem todos os locais são assim, é bem verdade que a grande maioria o são!

Só discordo do teu post quanto à criação de tucunarés em cativeiro. Te informo que tal criação já é uma realidade no Brasil, muitos psicultores já perceberam a viabilidade economica do tucunare em cativeiro... como tambem o robalo, o bijupirá (mar), pirarucu entre tantos outros

Eu mesmo, em uma lagoa na fazenda que temos em Sergipe, crio tucunares sem problemas, sem nenhum fim economico, mas apenas para brincadeira e pra dar uma pescadinha de vez em quando, e te garanto, o bixo se adapta muuuitissimo bem, come qualquer forragem ( lambari, tilapias, curimbas, camarao, aratanhas , e ate filhotes dos proprios tucunas!) E se reproduzem com extrema facilidade...

Assim, apoio o boicote a locais que exploram indiscriminadamente a mortandade de peixes na natureza!!! joia:::

Fala gustavo, blz pura!

Tenho conhecimento dessas pisiculturas citadas (Pirarucu,bijuirá e robalos). Também sei que o tucunaré se adapta muito bem em cativeiro, conheço várias reprezas particulares que tem o bocudo, o que eu quiz dizer é que até agora a pisicultura do tucunaré é inviável economicamente para o produtor e eu ainda não conheço nenhuma, além disso, a captação de tucunas na natureza ainda é produtiva. Mas sabe que eu ví um vídeo no youtube onde os tucunas se alimentam de ração, achei interessante. Mas assim como os pintados e dourados, logo logo terá uma ração para o tucuna em cativeiro, se é que já não existe! Ai sim posso voltar a sentar em um restaurante e comer um tucuna.

ABração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...