Ir para conteúdo

Técnicas e Táticas para a pesca do tuncunaré-açú


Posts Recomendados

Pessoal,

Estamos planejando mais uma ida à região de Barcelos alegre:: . Uma vez mais, a ansiedade quase incontrolável toma conta de todos os envolvidos. seila::

Mais uma vez também me vem a cabeça uma mesma dúvida: que iscas levar e que estratégia (tática) de pesca adotar?

Na minha última ida (no Carnaval desse ano), colequei em prática uma teoria que eu tinha: os maiores exemplares do tucunaré-açú vai "acordando" ao longo do dia e ficando mais ativo, atingindo seu ápice no início da tarde, apartir de quando ele começa a reduzir sua atividade, até cessar ao cair da noite. Nessa linha, eu começava o dia com iscas mais lentas e de maior profundidade (jigs, 1/2 água), evoluindo para sticks, zaras e, no ápice, as hélices. Depois eu "reduzia" a velocidade, até encerrar o dia como comecei (com 1/2 água, jigs, subsuperfície).

Funcionou! ::tudo:: Peguei bons exemplares e em boa quantidade, mas o gigante não apereceu (pra ninguém, diga-se de passagem). A região não era propícia aos "marrucos".

Tenho pesquisado muito, lido e relido tudo... Percebi que os mais experientes nessa arte levam pouquíssimos tipos de iscas e muitos deles só levam hélices e jigs! E alguns até chegam a levar quatro tipos de iscas diferentes, mas tudo igual!!! doeu::

Como essa pescaria que vamos fazer vai ser diferente da outra (foco exclusivo na busca dos gigantes), estou querendo avaliar a mudança de tática...

Me ajudem!!! chorei:: O que eu faço? oloko:: Levo só hélice e jig (nem sei pescar direito com isso)? doeu:: Deixo minhas queridas Primas, Perversas e Jumping Minnows pra trás?? buaa:: Como e quando usar as iscas??? surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabille, TiWillian,

Valeu pela dica! Já li e reli esse tópico do Fabrício umas mil vezes!!! rindo3:: Eu vou imprimir essa série do Fabrício, plastificar e colocar dentro da bolsa de pesca! :gorfei: É uma aula, na verdade, um doutorado em pesca do tucunaré-açú! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Ultimamente tenho visitado alguns sites americanos (www.peacockbassassociation.com, por exemplo) onde eles relatam pescarias com um número impressionante de peixes acima de 20lbs (9kg). Temos algumas coisas em comum com eles, mas muita coisa é diferente. O tamanho das varas, por exemplo. Praticamente só usamos varas 5'6", no máximo 6' (eu, que sei que sou exceção, sou adepto das varas mais longas...). A menor vara que eles usam é 6'6"! Muitos usam linhas 80lbs ou até 100lbs! Muitos só pescam com hélice e jigs! Nem falam de meia-água, subsuperfície, sAticks... Isso é que me intriga! doeu:: Com técnicas tão diferentes, ambos conseguem sucesso! ::tudo::

Estou ligado demais nessa história de ter uma estratégia, uma tática de pesca. Que hora do dia usar as hélices, por exemplo. Pergunto: se os peixes grandes atacam no calor do dia (perto das 12:00), compensa eu ficar sofrendo arrastando hélice o dia todo? Pra pegar peixas na faixa dos 5kg eu prefiro ir de Jumping Minnow, Trairão ou Prima, iscas bem mais amenas de trabalhar e que provocam tanta emoção quanto a hélice.

E o jig?!?!? oloko:: Arremesso e recolho? Deixo ou não bater no fundo do rio? Dou toques de ponta de vara pra cima? doeu:: doeu:: doeu::

São muitas questões!!! doeu:: doeu:: doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo Martins,

Estive no rio Itapará em fevereiro deste ano,onde pega bem tucunarés açus grandes e lá estavam brasileiros e americanos e é verdade pescavamos de maneiras bem diferentes.Os americanos SÓ com helices,jig's e pesca com fly.Eu não via uma isca de meia agua nem subsuperfice,zaras e sticks.E nós com todos nossos arsenais de iscas...

Ambos tiveram bons resultados,como estava um pouco cheio pegamos mais nas iscas de meia agua,com as aile magnet 10,5cm e cristal minnow 11 e 13cm da Yozuri essas são excelentes.De superficie a jumping minnow da rebel,trairão e Prima dispensam comentarios,pegam mesmo,poper a melhor é a pop queen da Maria.Subsuperficie a Perversa da borboleta é a melhor opção com certeza e as helices a melhor é a High roller na minha opnião.Jig's tb salvam a pescaria como os da williamson de 14 à 21 gramas.

Quanto aos melhores horarios de determinadas iscas não posso falar pois não tenho essa experiencia pois fui apenas uma vez.Para os gigantes as helices são as melhores msm,mas cansa muito e são varios dias,então não pode se desgastar muito num dia e naõ conseguir trabalhar tanto no outro,então use-as nos lugares que julgar melhor e qdo cansar,pare,nao abuse.Pois a prima e a jumping minnow pega grandes peixes tb.

Agora os jig's eu tive muita felicidade nessa pescaria,peguei dois bons exemplares e um outro q não pude ver a cara pois estourou a linha no enrosco e era grande msm.O trabalho q utilizei foi deixar afundar(mas não deixava bater no fundo pois tinha medo de perder em enrosco e perdi 2 msm assim) e vir dando toques de ponta de vara para cima,mas variava dando um toque e afundava ou dando dois ou tres toques e afundava,ou entao jogava e afundava um pouco e tava um toque e recolhia.

Agora varas eu utilizei de 5'3" à 5'6" de 25lb.E linhas de 50 à 60lb.E acho que está de bom tamanho.As iscas essas que citei para mim e para muitos são as principais.E jig faz a diferença sim pode apostar.Não deixe as iscas que vc citou e que vc acredita para traz de jeito nenhum mas como quer pegar os gigantes vale a pena insistir mais nas helices msm!Espero ter ajudado! Boa pescaria!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, vou te falar o que vai na minha caixa nesta próxima temporada.

Vale lembrar que o meu objetivo não é quantidade de peixe e sim quebrar o meu record pessoal de 9kg. Por isso as perversas, birutas e subwalk vão ficar em casa.

A minha estratégia vai ser pescar 100% do tempo com superfície, para isso escolhi:

- 06 Rip Roller halloween 6.25" (enquanto o meu braço aguentar)

Imagem Postada

- 06 Caribe lures pavon de cores variadas (para descançar o braço)

Imagem Postada

Para testar se o peixe não está lento demais para atacar as hélices, vou levar duas iscas:

- 02 Pop Queen da Maria de 10,5 cm

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=79774929_6672.jpg&v=E

- 02 Trairão da Imakatsu

Imagem Postada

No caso do peixe refugar, vou ter na segunda vara um jig da Caribe Lures (vou levar 06) ou uma meia água Nikita da Aicas (vou levar 02)

Imagem Postada

http://img2.mlapps.com/jm/img?s=MLV&f=11052258_7016.jpg&v=I

Vale lembrar que iscas pequenas também pegam peixe grande. Observei isto em duas oportunidades: em novembro de 2007 o maior peixe do meu grupo foi capturado por uma Lelé osso. Já em fevereiro de 2008, o maior saiu numa perversa cor melancia. Mas, na minha opinião, as iscas selecionadas acima são mais seletivas.

Boa sorte na sua escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

Obrigado joia::: pela aula!!! mestre::

Tá tudo anotado e será utilizado, com certeza! E se eu bater o seu recorde (que é muito acima do meu, diga-se de passagem), tenha certeza que ele será NOSSO!!!

Obrigado mesmo!!! ::tudo:: ::tudo::

::tudo::

Abraço!

Gustavo, vou te falar o que vai na minha caixa nesta próxima temporada.

Vale lembrar que o meu objetivo não é quantidade de peixe e sim quebrar o meu record pessoal de 9kg. Por isso as perversas, birutas e subwalk vão ficar em casa.

A minha estratégia vai ser pescar 100% do tempo com superfície, para isso escolhi:

- 06 Rip Roller halloween 6.25" (enquanto o meu braço aguentar)

Imagem Postada

- 06 Caribe lures pavon de cores variadas (para descançar o braço)

Imagem Postada

Para testar se o peixe não está lento demais para atacar as hélices, vou levar duas iscas:

- 02 Pop Queen da Maria de 10,5 cm

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=79774929_6672.jpg&v=E

- 02 Trairão da Imakatsu

Imagem Postada

No caso do peixe refugar, vou ter na segunda vara um jig da Caribe Lures (vou levar 06) ou uma meia água Nikita da Aicas (vou levar 02)

Imagem Postada

http://img2.mlapps.com/jm/img?s=MLV&f=11052258_7016.jpg&v=I

Vale lembrar que iscas pequenas também pegam peixe grande. Observei isto em duas oportunidades: em novembro de 2007 o maior peixe do meu grupo foi capturado por uma Lelé osso. Já em fevereiro de 2008, o maior saiu numa perversa cor melancia. Mas, na minha opinião, as iscas selecionadas acima são mais seletivas.

Boa sorte na sua escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

Obrigado joia::: pela aula!!! mestre::

Tá tudo anotado e será utilizado, com certeza! E se eu bater o seu recorde (que é muito acima do meu, diga-se de passagem), tenha certeza que ele será NOSSO!!!

Obrigado mesmo!!! ::tudo:: ::tudo::

::tudo::

Abraço!

Gustavo, vou te falar o que vai na minha caixa nesta próxima temporada.

Vale lembrar que o meu objetivo não é quantidade de peixe e sim quebrar o meu record pessoal de 9kg. Por isso as perversas, birutas e subwalk vão ficar em casa.

A minha estratégia vai ser pescar 100% do tempo com superfície, para isso escolhi:

- 06 Rip Roller halloween 6.25" (enquanto o meu braço aguentar)

Imagem Postada

- 06 Caribe lures pavon de cores variadas (para descançar o braço)

Imagem Postada

Para testar se o peixe não está lento demais para atacar as hélices, vou levar duas iscas:

- 02 Pop Queen da Maria de 10,5 cm

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=79774929_6672.jpg&v=E

- 02 Trairão da Imakatsu

Imagem Postada

No caso do peixe refugar, vou ter na segunda vara um jig da Caribe Lures (vou levar 06) ou uma meia água Nikita da Aicas (vou levar 02)

Imagem Postada

http://img2.mlapps.com/jm/img?s=MLV&f=11052258_7016.jpg&v=I

Vale lembrar que iscas pequenas também pegam peixe grande. Observei isto em duas oportunidades: em novembro de 2007 o maior peixe do meu grupo foi capturado por uma Lelé osso. Já em fevereiro de 2008, o maior saiu numa perversa cor melancia. Mas, na minha opinião, as iscas selecionadas acima são mais seletivas.

Boa sorte na sua escolha.

Eu queria ter a coragem de vcs!!!

KKKKKKKK!!!

Não consigo ficar sem levar na caixa as jumping minnow!!!

Se vc vai em um esquema, sem data marcada, aquele que vai quase na certeza, ai tudo bem!!!

Iscas para selecionar os marrucos!!!

Mas se a programação é outra, com data e horario marcado, vc não sabe o que vai encontrar!!!

Agua alta, repiquete, bixo manhoso!!!

Ai vc se vê no aperto!!!Vai ter que apelar mesmo, isca pequena de meia agua, sub superficie e jigs!!

Vai ter que cansar de arremessar e catimbar os bixos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria ter a coragem de vcs!!!

KKKKKKKK!!!

Não consigo ficar sem levar na caixa as jumping minnow!!!

Se vc vai em um esquema, sem data marcada, aquele que vai quase na certeza, ai tudo bem!!!

Iscas para selecionar os marrucos!!!

Mas se a programação é outra, com data e horario marcado, vc não sabe o que vai encontrar!!!

Agua alta, repiquete, bixo manhoso!!!

Ai vc se vê no aperto!!!Vai ter que apelar mesmo, isca pequena de meia agua, sub superficie e jigs!!

Vai ter que cansar de arremessar e catimbar os bixos!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei:

Pois é VINI, vc está coberto de razão!!! mestre::

Acho que o Fábio quis dizer até mesmo com base na ultima pescaria dele que pegaram água na copa das árvores e conseguiram tirar peixes grandes usando essas iscas....

Eu compartilho do pensamento do Fábio, esse ano está separado 20 rip rollers hallowens, 3 nikitas e 10 jigs. E claro que vou levar um kit sobrevivência com zaras, poppers e sub-walkers, etc...mas uma caixa apenas...

Mas como vc disse, quem tem viagem já programada e paga, não sabendo bem como vai estar tem que levar o que tiver.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquito, 20 rip rollers hallowens ? Ta levando iscas para sorteio ou de brinde msm ? haUhuAhuA q isssooo vc vai pegar peixe demaissssss da conta ta loco :gorfei: :gorfei: :gorfei: antes ter do q faltar ::tudo::

hehehehehehe, pois é felipe, mas o esquema é que ano passado detonei 8 rips, fora que tive que ficar usando iscas que o pitão já estava detonado, garatéias que tive que desamassar, concertar hélices...por ai vai... se tiver saindo peixe, pode ter certeza que pelo menos perto das 20 vc vai conseguir usar em uns 10 dias de pescaria......hehhehehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquito, 20 rip rollers hallowens ? Ta levando iscas para sorteio ou de brinde msm ? haUhuAhuA q isssooo vc vai pegar peixe demaissssss da conta ta loco :gorfei: :gorfei: :gorfei: antes ter do q faltar ::tudo::

hehehehehehe, pois é felipe, mas o esquema é que ano passado detonei 8 rips, fora que tive que ficar usando iscas que o pitão já estava detonado, garatéias que tive que desamassar, concertar hélices...por ai vai... se tiver saindo peixe, pode ter certeza que pelo menos perto das 20 vc vai conseguir usar em uns 10 dias de pescaria......hehhehehehhe

Entao vou ter q comprar mais umas 2 para completar as 20 :gorfei: rindo3:: danca:: brincando ...

Abração Marquito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a tese de que iscas grandes são mais seletivas e tb levarei apenas hélices, zaras grandes, jigs e nikitas. Entretanto, tenho uma dúvida: qual zaras vcs indicam?

Eu gosto muito da trairão, mas já li por aqui que elas não aguentam os brutos, os pitões soltam com alguma frequência. Isso é fato? Vcs já ouviram isso tb? Eu uso muito a trairão e nunca vi isso acontecer, mas é certo que jamais peguei um bruto.

Por isso, pensei em levar, além de algumas trairoes, umas KV, Dr. Spook, ou Maria Miss Carna. O que vcs acham?

Grande abraço

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a tese de que iscas grandes são mais seletivas e tb levarei apenas hélices, zaras grandes, jigs e nikitas. Entretanto, tenho uma dúvida: qual zaras vcs indicam?

Eu gosto muito da trairão, mas já li por aqui que elas não aguentam os brutos, os pitões soltam com alguma frequência. Isso é fato? Vcs já ouviram isso tb? Eu uso muito a trairão e nunca vi isso acontecer, mas é certo que jamais peguei um bruto.

Por isso, pensei em levar, além de algumas trairoes, umas KV, Dr. Spook, ou Maria Miss Carna. O que vcs acham?

Grande abraço

Newton

Q q acha da Super Spook da Heddon Newton ? Utilizei na ultima pescaria e tive sucesso !! Procura mais dela dps ... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Newtão,

A melhor zara pra mim é a Dr. Spok da KV. É tosca? É!!! É feia??? Também é!!! Mas aquele ratling dela é muito alto (parecidíssimo com a TRaarão) e não tem essa de pitão quebrado com ela!!! Eu nunca peguei um tucunaré bruto com ela, mas já peguei trairão de 10 kg no Iriri! E vc sabe como é o esquema lá, né? O trairão pega do lado do barco, onde tudo fica mais exposto (linha, vara, anzol, iscas...). Só tive problema com uma (furada pelo dente da "mardita"). A que eu fiz a festa tá lá em casa, só meio ralada e descascada... E eu pesquei com ela todos os dias!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Newtão,

A melhor zara pra mim é a Dr. Spok da KV. É tosca? É!!! É feia??? Também é!!! Mas aquele ratling dela é muito alto (parecidíssimo com a TRaarão) e não tem essa de pitão quebrado com ela!!! Eu nunca peguei um tucunaré bruto com ela, mas já peguei trairão de 10 kg no Iriri! E vc sabe como é o esquema lá, né? O trairão pega do lado do barco, onde tudo fica mais exposto (linha, vara, anzol, iscas...). Só tive problema com uma (furada pelo dente da "mardita"). A que eu fiz a festa tá lá em casa, só meio ralada e descascada... E eu pesquei com ela todos os dias!!!

Essa Isca é TOP!!! ::tudo:: ::tudo::

Num levo trairão pro Rio Negro nunca mais...só passa raiva... bomba2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Gustavo, vamos ver se consigo ajudar...

Leve as iscas de sua preferência, de 11 cm pra cima.

Jigs são ótimas iscas para tucunarés...Tanto para pescar com eles o tempo todo ou arremessá-los após uma refugada em outra isca...

Mas, se eu fosse vc, não deixaria para aprender a usá-los lá...O tempo lá é "curto" demais pra isso...(Pelo menos eu acho). E outra...Jig de pelo (tirando o super hair), cada piranha é um jig. Um arremessinho a toa no meio do lago e tchau pra ele.

Essa coisa de gringo não usar isca de sub superfície, é pq eles simplesmente não as conhecem...Digo isso pq já fui no rio Negro Lodge, e a gringaida ficou louca com minhas perversas e birutas 110. Tanto q rapelaram todas as minhas, e me davam 2 hips ou woodchopers em troca de cada uma.

Elas pegam todo tamanho de peixe, inclusive os grandes. O problema é q se o peixe for grande mesmo, a isca pode não aguentar...Argolas e garatéias originais nem pensar...E quando vc troca, se tiver q travar mesmo o peixe (não recomendo), quem pode partir é a própria isca (experiências próprias), lógico, se a linha, snap, o resto todo, aguentar.

E se quiser selecionar os peixes grandes, use iscas grandes...Hélices grandes, Dr. Spook, Z-130, cascavel (zagaia), miss carna, she dog, biruta 130, sardinha kv, x-rap14, subwalk15...essas aí eu já usei e gostei, mas existem uma infinidade de outras, fica a gosto do pescador...O que vale é o tamanho.

Sobre a estratégia de pesca, eu acho o seguinte: vale a sua curiosidade lá na hora...São muitas variáveis juntas: tipo do pesqueiro, altura da água, horário...Converse bastante com seu guia lá na hora e vá descobrindo o que está funcionando mais em cada situação..

E boa sorte meu amigo, aproveite cada instante no paraíso...Eu sempre volto achando q durou pouco...Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma trairão osso que teve o pitão traseiro arrancado pelo bicho...

Por outro lado, eu já peguei açu de 7,5 kg com a Dr. Spook da KV e ví o Fabrício pegar um paca de 7 kg com uma miss carna.

Pensando bem, as delicadas trairões vão ficar em casa, e as Dr. Spook vão pro jogo.

hehehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou te seguir, Fábio. Deixarei as trairões para uma próxima visita à Serra da Mesa.

Aproveitando o tópico, vou tirar uma dúvida com os experts. Como vocês trabalham as iscas de hélice em dupla? Os dois pescadores ao mesmo tempo? Um de cada vez? Um com hélice e o outro com outra isca? Pergunto isso pq penso que duas iscas de hélice ao mesmo tempo pode "confundir" o peixe. O que acham?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou te seguir, Fábio. Deixarei as trairões para uma próxima visita à Serra da Mesa.

Aproveitando o tópico, vou tirar uma dúvida com os experts. Como vocês trabalham as iscas de hélice em dupla? Os dois pescadores ao mesmo tempo? Um de cada vez? Um com hélice e o outro com outra isca? Pergunto isso pq penso que duas iscas de hélice ao mesmo tempo pode "confundir" o peixe. O que acham?

Abraço

Fala Newtão, blz?!!!

Sim!! Os dois o dia todo de Hélices!! Nunca cheguei a notar se o peixe ficou confuso...muito pelo contrário, poucas vezes ele errou a isca....

Tivemos várias situações de pegar o peixe com as duas iscas ao mesmo tempo na água trabalhando no mesmo ritmo.....

Eu acho até interessante, o peixe deve ficar é surdo....kkkkkkk

Vai pensar que é um cardume de hélice...kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Newton,

Ih... vou ter que falar pro Rafa parar de comprar Trairão!!! rindo3:: Acho que ele já tem umas 10!!! rindo3:: rindo3::

Já tá você querendo ver como é que eu vou te pagar aquela dívida... rindo2:: Pode descobrir aí que eu pago! Com gosto!!!

Diante disso que o Marquinhos falou, quem ficou confuso foi eu... doeu:: doeu:: Sempre li que um pesca com a hélice e o outro vem com uma meia-água, sub ou jig atrás... Bora botar dois "helicópteros" daqueles na caras dos bichos!!! alegre:: Aí tucunão véio vai vir "brocado" ::tudo:: danca:: na isca!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto tô no jogo assim:

Faltam 14 Rip Rollers para alcançar o Marquinho, tenho 6 Jigs que não podem falhar e achando que ia matar a pau de Trairão Osso,kkkk.

Fora isso ainda tenho que achar uma boa alma para me ensinar a trabalhar com a grandes hélices que eu não tenho a mínima idéia de como funcionam....

Pra tudo nesta vida a primeira vez é F#D@.... bomba2

Até novembro tenho que rever minha estratégia e comprar pelo menos mais 2 Dr.Spock da KV e 2 Nikitas pois ainda não tenho nenhuma...

E aí galera, que cores recomendam da KV Dr. Spock e da Aicas Nikita para Amazônia?

E desculpem minha ignorância, o que seriam as subwalks?

Valeu

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só fui uma vez pra lá. E as condições de pesca estam todas desfavoraveis, por tanto não pude ver o que é realmente a Amazônia...

Mas pude voltar com algumas certezas.

- Em praia de areia branca, só hélice e pronto! Qd o barco começa a se aproximar da ponta de areia, e seu arremesso cai na ponta da praia, pode usar seu gás todo com a hélice! E começar a tremer as pernas!

- Agua corrente, lugar de paca - Isca Jumping minnow trabalhada bem rápido. Ou trabalhada como stick pra robalo- Arremessa e deixa a correnteza levar pra debaixo da galhada, ai é só ficar dando uma stickadas e umas "passeadas" curtas e rapidas.

- Saida de Igapó (pra mim é riacho!rsrs), sempre tem peixe lá. Vc pode até não ter ação, mais ele tá lá. (Peço pro piloteiro segurar o barco um pouquinho.) Então vc manda helice lá dentro do Igapó, e trabalha até o barco. Repito uns 3 ou 4 arrmessos, dou mais uns 3 com uma zara, passo a subwalk umas duas vezes, e depois mando um jig bem no meio da saida da água, bem na "foz", se não sair ninguem vou embora...

Em um unico local desses ano passado, recebi rebojadas na helice, fisguei 2 pacas na jumping minnow, 2 na subwalk, e um açu no jig. Foram peixes pequenos é verdade, mas funcionou a tecnica.

- Nos locais de arrmesso mais curto, agua calma, e que o arremesso deva ser por baixo arvores. Uso uma zara, minha precisão é melhor com ela do que uma helice pesada. Minha zara predileta é Dr. Spock KV osso.

-Alternar sempre os modelos de isca para mudar o movimento da munheca. Se vc trabalhar somente zara ou somente helice cansa logo. Qd começo a sentir a musculatura endurecer, não insisto e mundo logo de isca. Gosto de alternar helice e zara. Esse ano estarei levando dois equipamentos quase iguais, para não sentir diferença ao mudar do que esta com a helice para o da zara ou vice versa.

- Sempre ter uma SKOL por perto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...