Ir para conteúdo

Carretilhas de recolhimento lento


Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho acompanhado os lançamentos da indústria de material de pesca e um fato interessante me chamou a atenção: muitas fábrica (Daiwa, Abu, Shimano, Quantum) estão investindo pesado nas carretilhas ultra-rápidas (7:1, 7.1:1 e até a nova Zillion que é 7.3:1), mas também tem investido em carretilhas lentas!

A Shimano lançou, junto com a Curado 200E7 (7:1), a Curado 200E5 (5:1); a Daiwa tem a Pluton 5.1:1 e a Zillion 4.9:1; Quantum com a Energy PT IV "Power" (5.1:1) e por aí vai.

A "alegação" é que essa carretilhas são apropriadas para as "crankbaits", ou iscas de meia-água.

De fato, apesar de nunca ter usado uma carretilha lenta, já notei que ela poderia ser útil, principalmente para ajudar a controlar a ansiedade... Muitas vezes sabemos que temos que recolher uma isca mais lentamente, mas não consigo! Quando vejo já estou dando toque de ponta de vara, recolhendo rápido e "zarando" as iscas de meia-água... ::nada::

Sinto também que usar uma vara inapropriada atrapalha demais o trabalho correto da isca... Por exemplo: vara lenta para hélice não funciona! Vara rápida de mais para subsuperfície também não...

E aí? O que vocês acham? Os gringos estão tão errados assim em terem uma vara e uma carreta para cada aplicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aplicando a lei das alavancas, concluímos que uma carreta com relação mais lenta possui maior torque; maior resistência para rebocar peixe.

Outra razão é que as engrenagens precisam ser maiores para aumentar a relação (e mais robustas para aguentar o mesmo torque), e podem ser menores para uma relação baixa.

Aliás; o que vale mesmo é a distancia efetivamente recolhida, pois um carretel grande (como com as carretas altas e molinetes) pode resultar em uma grande distancia de linha recolhida mesmo com uma relação baixa...

Entretanto, basta se doutrinar para tal (isto é, controlar a ansiedade) e veremos que não há dificuldade em recolher lentamente uma carreta com alta relação de recolhimento!

Uma forma prática de fazê-lo é dar fração de manivelada por vez; coisa como recolher um oitavo de volta por vez e dar um intervalo antes de recolher outro oitavo de volta... Ou simplesmente recolher lentamente!

Para quem acha que quem traz o peixe é a vara (no geral, eu só trago com a vara se a máquina mostrar-se incapaz de rebocar... Mas vou logo dizendo que concordo que isto não é o mais certo!), aí não tem desculpa mesmo para usar uma carreta com menor taxa de recolhimento...

Não vejo como errado uma carreta com baixa relação, mas prefiro a maior relação possível!

Pelo menos, é essa minha opinião...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo è que os gringos seila:: estao accostumado em pescar blackbass que tambem è o peixe que movimenta o 70% do mercado da pesca em agua doce e que pra mim pra falar verdade è um peixinho bem fresco mesmo!!! Entaum por obter bom resultados em termo de captura precisa mesmo por cada modalidade de pesca de conjuntos differentes...... agora tucunare pra mim è bem differente.... o bicho è bruto danca:: ...........mas como voce falou è verdade que tem iscas que trabalham bem melhor com uma tralha dedicada por exemplo os jig eu gosto de trabalhar ele com uma vara mais comprida e bem rapida e os popper com vara com uma acao mais moderata tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo vamos ver se ajudo,

Tive sempre esse receio de comprar carretilhas com a relação de recolhimento lenta, até comprar uma daiwa sol relação 5.8. Pesco sempre em mg furnas que é uma represa muito funda cercadas por montanhas e com temperaturas baixas, e as iscas de meia água dao os melhores resultados, tambem tinha o mesmo problema que você de ser ancioso e vir recolhendo muito rápido as iscas, começei a notar que meu pai e minha namorada que recolhiam mais lentamente obtinham melhores resultados em relação ao tamanho dos peixes. Após começar a pescar com a daiwa sol percebi que mesmo recolhendo rapidamente a isca permanecia mais tempo e o trabalho das iscas de meia água eram melhores e os resultados começaram a apareçer. Porem com iscas de superficies eu apanhei um pouco. Hoje sempre que vou uso uma rapida pra iscas de superficies e quando os peixes estão manhosos vou de meia água e carreta lenta. Espero ter ajudado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, André! Ajudou muito! Estou bem inclinado a comprar uma carretilha lenta para trabalhar iscas de meia-água e subsurfície. Como eu disse, minha ansiedade me atrapalha às vezes... é instintivo! Até consigo "manerar a mão" nos primeiros pinchos, mas depois, volto pra velocidade limite da carretilha! Bom ouvir sua experiência prática!

Abraço!

Olá Gustavo vamos ver se ajudo,

Tive sempre esse receio de comprar carretilhas com a relação de recolhimento lenta, até comprar uma daiwa sol relação 5.8. Pesco sempre em mg furnas que é uma represa muito funda cercadas por montanhas e com temperaturas baixas, e as iscas de meia água dao os melhores resultados, tambem tinha o mesmo problema que você de ser ancioso e vir recolhendo muito rápido as iscas, começei a notar que meu pai e minha namorada que recolhiam mais lentamente obtinham melhores resultados em relação ao tamanho dos peixes. Após começar a pescar com a daiwa sol percebi que mesmo recolhendo rapidamente a isca permanecia mais tempo e o trabalho das iscas de meia água eram melhores e os resultados começaram a apareçer. Porem com iscas de superficies eu apanhei um pouco. Hoje sempre que vou uso uma rapida pra iscas de superficies e quando os peixes estão manhosos vou de meia água e carreta lenta. Espero ter ajudado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Moacyr foi feliz na colocação, pois a quantidade de linha recolhida se dá através da velocidade e da metragem recolhida por manivelada.

Acho que essa relação menor permite uma maior taxa de torque, permitindo a pesca de peixes maiores.Eu usaria elas no jumping jiggy,ou pesca de mandis e barbados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Excelente observação Gustavo.

Eu acredito q ajude sim, no trabalho de iscas mais lentas como meias águas e jigs...

Na superfície eu consigo, com a vara apropriada conforme vc se referiu, trabalhar iscas mais lentas, mesmo usando uma carreta mais rápida...mas debaixo da água, admito q o trabalho muito rápido atrapalha.

Eu tive uma Daiwa Alphas R-Edition (5.8)...puts...q carreta show...mas puxando iscas rápidas na superfície é complicado se acostumar. Isso, depois de usar uma carreta mais rápida.

Agora...no fundo no fundo, o vale mesmo é o mercado. Quanto mais opções se tem de compra, melhor para a empresa...hehee...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...