Ir para conteúdo

Tucuna e robalo no mesmo rio.


Posts Recomendados

Hoje vi um programa de turismo e pesca e o apresentador estava pescando num rio em Canavieiras/BA. Fiquei impressionado com a quantidade de tucunas e robalos saindo no mesmo ponto, as vezes disputando a isca.

Perdoem minha ignorância mas nunca tinha ouvido falar em tucunaré em água de mangue.

Mais alguém viu o programa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pasteu, em qual canal e em que horario passa este programa?

mais ja tinha ouvido falar de adaptação do tucunare em aguas de mangue, so não tive comprovação, um pessoal que conheço pesca tucunare num rio perto de Nova visosa na bahia. mais onde ele falou fica bem acima da foz do rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é o tucunaré adaptado à água salobra e sim o robalo adaptado à agua doce. O pessoal sobe bem o rio em busca dos tucunas, aí encontra tucuna e robalos.

Aqui na Bahia temos vários rios que é possivel encontrar as duas especies juntas. Mas sempre é encontrado as duas especies juntas na parte mais afastada da foz, mostrando que a adaptação maior é do robalo do que do tucunaré.

Ainda nunca ví um tucuna em água verdadeiramente salobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , Já peguei muito tucunare e robalo no mesmo local... tanto peva como o camurim ( flexa)... no Rio São Francisco, e distante da foz, acima da cidade de Propriá em Sergipe....muitos mesmo....dai imagino que é agua doce onde aconteceu o programa...mas se for em agua salobra mesmo nunca ouvir falar! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto também Walter e como o pessoal falou... A minha opinião é a mesma, na verdade a água era doce e os robalos que estavam bem acima da foz do rio...

Só que os que vi os tucuninhas eram tudo baby de amarelo... saiu algum bom?

Bração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje vi um programa de turismo e pesca e o apresentador estava pescando num rio em Canavieiras/BA. Fiquei impressionado com a quantidade de tucunas e robalos saindo no mesmo ponto, as vezes disputando a isca.

Perdoem minha ignorância mas nunca tinha ouvido falar em tucunaré em água de mangue.

Mais alguém viu o programa?

Taí Waltão. Eu também extranhei quando me falaram. Mas não vou duvidar.

Eu sou médico de uma tribo indígena, na beira do Jequitinhonha, bem pertinho de canavieiras. Vou toda a 2ª feira lá. (um dia posto fotos). Tenho tido contato com todos os segredos deles. O que me chamou a atenção foram estes fatos que aqui vou relatar.

Lá tem o "Briga de gato", meu piloteiro, nasceu e se criou ali.

ganhou este apelido, porque numa briga num boteco, com um desafeto, a única coisa que ele achou foi um gato, vivo, prá bater na cabeça do outro.kkk

Pois o Briga, me leva de uma margem do Jequitinhonha, prá outra, num bote feito a mão, de tábua, com boca de uns 80 cm, e motor de rabeta.

Bom, aqui, além de carpas gigantes, e robalos, dá também tucunas. Eu fico impressionado com os relatos dos indios. Na aldeia mesmo, há uma represa, que além de muitas sucuris (sucurius, como chamam aqui), tem robalo, e tucuna. E grandes. To me preparando prá conhece-los pessoalmente.

Esta aldeia está há 4 hs de distancia de motor de rabeta, e há uns 90 de motor 15 da foz.

Várias lagoas aqui tem tucunares, e os rios também. Eu não extranho a presença dos robalos. Pois estes sobem (todos sabem); muitos km o rio, e entram, na cheia, nas lagoas, uns se tornam "residentes", outros voltam pro rio e pro mar, após a desova. Mas Tucunarés, e Carpas?; aqui na Bahia?

Outra coisa que me chamou a atenção, é que tá muito difundido por aqui que a isca natural, realmente irressitível, a serial killer, dos robalos no mangue, é a TUVIRA! PUTZ!, Tuvira na Bahia?, nos mangues? Pensei, deve ser como encontrar pirarara na bacia do Prata, ou Dourado na bacia amazônica...

Bom, pelo sim pelo não... Posso garantir uma coisa: A bahia é o PARAÍSO...

(pena que tenha tanto baiano...) (putz, agora falei...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu até orgulho do meu Pai agora einh!!!!

Ontem um cara me falou sobre esse programa e eu fiquei zuando da cara dele, dizendo que ele naum reconheceria nem uma sardinha em lata, quanto mais um robalo!

mas agora que está postado aki vou ter que buscar esse programa de qualquer forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estive em Canavieiras o Mauro comentou da possibilidade de pescar robalos e tucunarés num dos rios de lá. Não tive a oportunidade naquele momento, mas vou tentar fazer isto na próxima vez que for para lá.

Também não assisti ao programa mas ele deverá estar disponível no site daqui alguns dias.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo pescador, vi esse programa, muito legal, passa todos os domingos na REDETV, às 19:00 Hs se eu não me engano,www.planetaturismo.com.br essa pescaria foi muito legal e interessante, Robalos e Tucunas no mesmo rio, incrível. Canavieiras - BA

Um lugar de belas paisagens e intenso contato com a natureza.

Aqui vou colocar o roteiro da pescaria feita pelo apresentador e pescador RUY, nesta nossa viagem, fizemos um passeio de barco pelo Rio Pardo, onde pudemos conferir os costumes ribeirinhos, como a pesca do Aratu e, na Ilha do Bigode, nos deliciamos com a Moqueca de Aratu. Chamada de Costa do Descobrimento, Canavierias destacou-se na época da cultura da cana de açúcar, o que pode ter originado o nome da cidade. No centro da região conferimos o Sítio Histórico, com os grandes casarões coloniais do século XIX, restaurados e preservados pelo

patrimônio histórico. A cidade também tem como tradição o banho de lama medicinal. Realmente um passeio imperdível. Abaixo vou colocar 2 fotos dele pescado lá no mangue. Imagem PostadaImagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dinho!!!! naum preciso procurar mais em qual programa foi! e já pedi desculpas para o nó cego do meu amigo que disse ter visto o programa!

Boa informação, e domingo que vem vou ver se assisto, dia 19/07 as 17:25 na rede tv, e ver a proposta do programa!

Valew!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dinho!!!! naum preciso procurar mais em qual programa foi! e já pedi desculpas para o nó cego do meu amigo que disse ter visto o programa!

Boa informação, e domingo que vem vou ver se assisto, dia 19/07 as 17:25 na rede tv, e ver a proposta do programa!

Valew!!!!!

Porque em vez de ficar vendo na tv, vs não veem conferir ao vivo?

Não posso bancar tudo, mas boa amizade, e hospedagem eu garanto...

Forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai amigo pescador, vontade não falta, seria muito legal fazer uns pinchos ai, mas o trabalho não deixa, fica para a próxima, não precisa falar duas vezes, quando sugir uma oportunidade iremos todos ai, muito obrigado pelo convite, um grande abraço e boas pescarias. :gorfei:

Valeu Dinho!!!! naum preciso procurar mais em qual programa foi! e já pedi desculpas para o nó cego do meu amigo que disse ter visto o programa!

Boa informação, e domingo que vem vou ver se assisto, dia 19/07 as 17:25 na rede tv, e ver a proposta do programa!

Valew!!!!!

Porque em vez de ficar vendo na tv, vs não veem conferir ao vivo?

Não posso bancar tudo, mas boa amizade, e hospedagem eu garanto...

Forte abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabia que não estava ficando louco. Mais um que viu. É esse programa mesmo. paia::

Não era muito prá cima da foz pois estavam caçando carangueijo tambem. oloko::

De qualquer forma foi muito legal.

Abs.

Fala ai amigo pescador, esse programa foi muito legal de se ver, o cara pegava uma vara de bambu e pegava aqueles caranguejos pequenos, :gorfei: a máteria foi muito legal como vc falou, tucunas e robalos no mesmo mangue, um abraço e boas pescarias.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dinho!!!! naum preciso procurar mais em qual programa foi! e já pedi desculpas para o nó cego do meu amigo que disse ter visto o programa!

Boa informação, e domingo que vem vou ver se assisto, dia 19/07 as 17:25 na rede tv, e ver a proposta do programa!

Valew!!!!!

Fala sangue bom, estamos esperando outra pescaria de robalos e corvinas, :gorfei: é isso ai, esse progama é muito legal, não perca no próximo domingo, camarada, um grande abraço e boas pescarias, nos vemos em outra pescaria, é lógico, com muito sol e peixes :gorfei: :gorfei: :gorfei:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Amapá, Região do Lago Piratuba. Agua salobra de verdade....o sangue dos tucunas chega a ficar grosso de trao salgada q é a agua.

Inclusive lá tb se pega robalo e pirapema nos mesmos lagos e canais de mangue.

bração

Na verdade não é o tucunaré adaptado à água salobra e sim o robalo adaptado à agua doce. O pessoal sobe bem o rio em busca dos tucunas, aí encontra tucuna e robalos.

Aqui na Bahia temos vários rios que é possivel encontrar as duas especies juntas. Mas sempre é encontrado as duas especies juntas na parte mais afastada da foz, mostrando que a adaptação maior é do robalo do que do tucunaré.

Ainda nunca ví um tucuna em água verdadeiramente salobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walther,

é bem comum pescar robalo (camurim) e tucunaré nos rios litorânios do Nordeste. O robalo peva (o menorzinho, quase branco, mais quadrado) sobe bem mais o rio e tolera água doce beeeem mais do que o flexa (alongado, maior, às vezes amarelado e mais escuro). Outros peixes de mar que conheço e que sobem o rio e se encontram com os tucunas são: xarelete, carapeba e camurupin (tarpon - EUA).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...