Ir para conteúdo

Relato do Jean - Novembro 2006


Posts Recomendados

Pescaria de Novembro 2006 (19 dias de pesca com a família)!!!

Pescar é muito bom, principalmente quando podemos visitar os pais e pescar no Rio Grande, entre as represas de Furnas e Peixotos, belos Tucunas e Traíras!!!

Pensando nisso é que sempre programo a viagem com a família para o local. Minha filha pode curtir o ambiente de uma fazenda com todos os animais peculiares ao meio rural, a esposa gosta de dormir e eu de pescar e, juntando tudo isso, penso que o local que meus pais moram atualmente engloba uma boa parte da diversão.

Imagem Postada

Imagem Postada

(curral e carroça, comuns a uma fazenda).

Viagem programada, a tralha já tinha ido a alguns dias com meu irmão que viajara no feriado do dia 07 de Setembro e prontificou-se a levá-la, contas pagas e passagens compradas. Agora era só desfrutar do convívio familiar e, de quebra, pescar!!!

Viagem longa, com partida às 07:00 horas de Belo Horizonte e chegada às 03:40 horas na casa dos meus pais.

Parecia que a pescaria seria ótima, tendo em vista que após montar o material e fazer 03 arremessos consegui minha primeira captura, que me surpreendeu e não pode ser fotografada por não estar com facilidade de pegar a máquina para tal.

O principal problema é que não combinamos nada disso com o tempo, que teima em virar de uma hora pra outra, trazendo frente fria, que foi fria mesmo e chuva durante 04 dias. Problema nenhum, uma vez que teria uma quantidade boa de dias pra recuperar o atraso, mas pescar depois disso continuou sendo um problema e a tralha ficou esperando, pois a água esfriou muito e com um vento que teimava em atrapalhar os arremessos.

Imagem Postada

(chuva),

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

(tempo nublado)

Imagem Postada

Imagem Postada

(material esperando a melhora do tempo).

Pra falar a verdade, o vento atrapalhou muito mais que a chuva, não dando precisão nos arremessos e impedindo que saísse no remo atrás dos Tucunas. (Não possuo motor elétrico e pretendo comprar um para o próximo ano)

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem059.jpg

(muito vento).

Pescador que é pescador tenta de tudo e se precisar, atira até a sogra na água pra ver o que acontece!!!

Usei iscas de superfície a fundo, mas o resultado ficou a desejar. Parecia que os peixes não queriam nada com nada ou não estavam mais no local!!!

Nesses momentos que percebemos outras coisas. Pescar é muito bom, mas também temos que ver outras situações. Eu estava lá não só para pescar, então comecei a incentivar minha filha com meu material de pesca. Minha filha que adorou. Meu material de pesca não saia da mão dela que insistentemente queria ?rodar o molinete?. Tudo supervisionado por mim e por minha esposa. Admito que ganhei uma companheira de pescaria. Queria ir a todo lugar comigo, muita das vezes atrapalhando mais que ajudando, mas nada tira da cabeça que vou ter que, futuramente, fazer gastos com um material de pesca só pra ela, afinal filha é filha.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem051.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem102.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem130.jpg

Mas voltando a pescaria, tudo há de mudar e nos dia que seguiram foram várias capturas e, com o aquecimento da água e dias de sol forte, garantiram ao menos alguns peixes para degustação, tendo em vista que peixe para consumo somente na beira do rio. Posso assegurar que a grande maioria foi solta!!!

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem053.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem077.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem123.jpg

(céu azul depois de alguns dias e o por do sol do lugar),

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem054.jpg

(primeiro Tucuna capturado),

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem056.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem057.jpg

(pequeno Tucuna solto),

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem062.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem063.jpg

(Tucuna Amarelo já de bom porte)

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem067.jpg

(soltura).

O que pude ver dessa vez é que o local está cheio de água-pés e vitórias-régia e isso atrapalhou tanto quanto o próprio vento. Aproveitei para registrar o fato em fotografias e, quem sabe no ano que vem ver o rio ao menos do mesmo jeito que está esse ano. É péssimo ver os peixes batendo no meio deles e não poder arremessar a isca em cima.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem014.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem017.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem081.jpg

(Muito mato abaixo da linha d?água).

Dessa vez, Furnas e Peixotos colaboraram com minha pescaria, não tendo uma variação muito elevada no nível do reservatório. Dessa forma, não atrapalhando diretamente na minha pescaria. A variação nesse período não ultrapassou de 50 cm.

Tive o privilégio de fazer uma denúncia e ver a ação de policiais prendendo 02 pessoas que haviam colocado redes no local. Isso é uma vergonha que tem que acabar no local.

As Traíras resolveram aparecer e, para minha alegria, fizeram muitos ataques, principalmente nas iscas de superfície.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem099.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem095.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem109.jpg

(Traíras),

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem107.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem108.jpg

(soltura).

Pude testar muitos tipos de iscas, principalmente as que fizeram parte do prêmio de Maio. Foram bem empregadas e algumas tiveram um desempenho muito satisfatório.

Outra coisa que faltou foi gasolina pra colocar no Motor Yamaha 15 hp que meu pai possui. Só dei falta do produto quando já havia chegado na casa deles. Por mais planejada que uma pescaria é, não devemos deixar a euforia do dia tomar conta. Afinal, a cidade mais próxima fica a 30 Km, próxima por sinal, mas o fator complicador é a falta de tempo de meu pai com os afazeres do serviço rural.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem114.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem115.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem117.jpg

(mas consegui dar uma volta de barco, mas sem pescaria).

As iscas que mais fizeram sucesso nesta pescaria foram as seguintes:

As Mini-Macetão nas cores amarelo com vermelho, amarelo com branco e a azul; a Apolo na osso é muito boa;

Paca com dorso escuro e barriga rosa (Tive que substituir os olhos da isca devido aos ataques).

Usei também a baby torpedo na cor azul com prata, Bomber 14 A, MS Flash Minow 90, Alimai 85 cabeça vermelha com corpo branco ou amarelo (em especial o amarelo) e KV Dr. Spock Jr, com resultados satisfatórios.

Tive uma surpresa em poder fotografar um inseto que é muito utilizado na confecção de iscas para Fly. Achei muitos desse tipo, inclusive com a cor quase que negra.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem037.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem038.jpg

Ao findar os dias, uma nova frente fria apareceu, sem frio, mas com muita chuva e vento, atrapalhando o desfecho dessa pescaria, mas que, possa se dizer, muito boa.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem134.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem135.jpg

De teimoso que sou, tive problemas com uma carretilha que deveria ter ido ao concerto antes de ir para a pescaria. Gosto de pescar sempre com 04 conjuntos montados, mas tive que me contentar com apenas 03.

A Vara Advance III funcionou muito bem com a carretilha Daiwa que possuo e a Apache III montada com carretilha Contender 8000 também formou um conjunto que foi campeão na pescaria de Novembro de 2005, mas que continua excepcional. Parece que é rotina, mas o conjunto vara mazzaferro / molinete Java sempre fecha minha pescaria e, sempre com um belo exemplar!!!

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem090.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem100.jpg

(conjuto com carretilhas)

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem147.jpg

(conjunto com molinete).

Percebi nessa pescaria que sempre aparecem os peixes, mas o pescador nunca. Este é o mau de sempre pescar sozinho e não ter quem nos acompanhe na pescaria. Minha esposa não gosta de pescar e minha filha não tem idade suficiente para fotografar, então os peixes aparecem. Só apareci quando consegui capturar exemplares próximo de casa, ou quando, por algum motivo, o peixe seria abatido para consumo.

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem064.jpg

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem068.jpg

(atrás da máquina)

http://i136.photobucket.com/albums/q187/cesaraubs/Imagem060.jpg

(alguém pra fotografar).

Outra coisa que aconteceu desta vez foi a que um peixe foi capturado e a garatéia traseira veio a perfurar a sua guelra. Saiu muito sangue e acabei tendo que sacrificá-lo, mesmo sem necessidade. Não percebi que este estava com filhotes e ficou o pesar.

Agradeço aos amigos do Fórum e...

Em Novembro de 2007 tem mais!!!

Jean Pierre ? Belo Horizonte ? MG (jpsjean) 15 de Dezembro de 2006

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean,

Primeiramente ficou muito legal seu relato, agora ficar esse tempão na fazenda não dá medo de voltar para a cidade não??

Agora vou te dar uma opinião, tem muita estrutura nesse braço da represa então vc pode utilizar uma isca de helice para tirar o peixe do meio desse mato e utilizar aqueles sapinho anti enrosco para trairas, certamente será fatal. :twisted: :twisted:

Fica ai minha dica, sei q não sei muito mas gosto de ir testando as coisas. A ultima vez q fui em furnas levantei um carduminho de tucunas com uma helice vou muito chique. :idea: :idea:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Popper : Legal que postou o Relato do Jean, que está legal...

:arrow: Jean : Chega mais cara, pois seu Relato e fotos estão exatamente dentro daquilo que todos que pescam e postam deveriam se concentrar ! Não apenas nas capturas, mas em tudo que se encontra em volta ! Parabéns pela sensibilidade ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao amigo César por ter a pasciência de postar o meu relato, uma vez que o provedor da PMMG bloqueia muita coisa e não conseguiria postar as fotos juntamente do texto, ficando assim, uma verdadeira estória de pescador!!! :lol: :lol: :lol: (Pescador tem que mostrar os peixes)

MUITO OBRIGADO POPPER

Agora amigo Kid...

Sou da opinião que pescaria não é só peixe!!! Conhecer novos lugares ou aproveitar bem os lugares que frequentamos faz parte... e, olha que sou nascido nessa região!!!

Obrigado pelo elogio ao relato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao amigo César por ter a pasciência de postar o meu relato, uma vez que o provedor da PMMG bloqueia muita coisa e não conseguiria postar as fotos juntamente do texto, ficando assim, uma verdadeira estória de pescador!!! :lol: :lol: :lol: (Pescador tem que mostrar os peixes)

MUITO OBRIGADO POPPER

Agora amigo Kid...

Sou da opinião que pescaria não é só peixe!!! Conhecer novos lugares ou aproveitar bem os lugares que frequentamos faz parte... e, olha que sou nascido nessa região!!!

Obrigado pelo elogio ao relato!!!

Que isso só fiz um favor a um parceiro. :D :D

Agora dps temos q combinar a pecaria em furnas em.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao amigo César por ter a pasciência de postar o meu relato, uma vez que o provedor da PMMG bloqueia muita coisa e não conseguiria postar as fotos juntamente do texto, ficando assim, uma verdadeira estória de pescador!!! :lol: :lol: :lol: (Pescador tem que mostrar os peixes)

MUITO OBRIGADO POPPER

Agora amigo Kid...

Sou da opinião que pescaria não é só peixe!!! Conhecer novos lugares ou aproveitar bem os lugares que frequentamos faz parte... e, olha que sou nascido nessa região!!!

Obrigado pelo elogio ao relato!!!

Que isso só fiz um favor a um parceiro. :D :D

Agora dps temos q combinar a pecaria em furnas em.

Abraços

Depois que vc voltar de SM marcamos!!! :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer ao amigo César por ter a pasciência de postar o meu relato, uma vez que o provedor da PMMG bloqueia muita coisa e não conseguiria postar as fotos juntamente do texto, ficando assim, uma verdadeira estória de pescador!!! :lol: :lol: :lol: (Pescador tem que mostrar os peixes)

MUITO OBRIGADO POPPER

Agora amigo Kid...

Sou da opinião que pescaria não é só peixe!!! Conhecer novos lugares ou aproveitar bem os lugares que frequentamos faz parte... e, olha que sou nascido nessa região!!!

Obrigado pelo elogio ao relato!!!

Que isso só fiz um favor a um parceiro. :D :D

Agora dps temos q combinar a pecaria em furnas em.

Abraços

Depois que vc voltar de SM marcamos!!! :lol: :lol: :lol:

Ok,

Minha mão ta tremendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P parabéns Jean não só pela excelente pescaria mas tb por duas coisas que me chamaram a atenção:

1- o fato de estar com a Familia tb gosto muito que minha esposa me acompanhe.

2- ter denunciado pescadores com redes e ver a ação dos policiais.

valeu amigo muito boa sua experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P parabéns Jean não só pela excelente pescaria mas tb por duas coisas que me chamaram a atenção:

1- o fato de estar com a Familia tb gosto muito que minha esposa me acompanhe.

2- ter denunciado pescadores com redes e ver a ação dos policiais.

valeu amigo muito boa sua experiência

Pena que minha esposa não pesca amigo!!!(Só vai pra dormir!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

Agora ver a atuação da PM com a prisão dos infratores e, não somente as redes foi muito legal!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Por telefone, sempre pergunto da presença de pescadores com redes no local e parece que surtiu efeito no local!!!

Não voltaram mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...