Ir para conteúdo

Iniciante em Serra da Mesa.


Posts Recomendados

Ola galera,

Apesar de pescar ha muitos anos, nunca fiz uma pescaria de tucunares.. por forca das circunstancias sempre tive que me limitar a ir pescar em pesqueiros e lagos da regiao... A pescaria que mais faco eh a do Tambacu, na boia cevadeira... Mas agora estou ainda mais maluco do que sempre fui para pescar tucunares.

Estou marcando uma viagem para Serra da Mesa em outubro deste ano e gostaria da ajuda dos amigos pescadores que tem experiencia no lugar, quanto a material, iscas, ou qualquer dica que possa me ser util.

Estou com o seguinte material:

Vara Shimano Clarus 17lbs medium-fast.

Carretilha Shimano Calais 100A

Linha multifilamento Triumph 0,25mm p/ 30lbs

Lider Shock Leader Triumph p/ 30lbs

Esse eh o material que jah tenho pronto. Tenho tambem outras duas carretilhas que posso utilizar nessa pescaria:

- Carretilha Shimano Curado 200e7

- Carretilha Shimano Metanium MG DC7

Irei comprar uma vara para utilizar, muito provavelmente, com a Metanium. Estou pensando em uma Fleming Advance III, 17lbs fast, ou entao na Fleming Equinox 20lbs.

O que voces indicam?

Fora isso, preciso de uma ajuda nas artificiais que devo levar.

Ja comprei algumas, poucas, mas jah eh um comeco.

Estou com as seguintes:

- Aicas Eco Stick (osso)

- Aicas Guapore 8g (branco c/ cabeca vermelha) (essa tinha jogada por aqui jah)

- Fatal by Nelson Nakamura (costas verde limao, lateral branca e barriga laranja)

- 2 Zig Zarinha by Nelson Nakamura (1 verde limao transparente, 1 costas rosa e barriga branca)

- Zig Zara by Nelson Nakamura (osso)

- Rapala X-Rap 8 (verde limao c/ cabeca vermelha)

Fora essas, estou pensando em comprar algumas baby torpedo da Heddon, algumas Anaconda Face da Aicas, umas 2 ou 3 Fire Stick da Intergreen, 1 ou 2 Dr. Spock (ou Dr. Spock Jr.) da KV, Macetao da Aicas, algumas Magic Stick do Nakamura, Z-90 da Deconto, Biruta 90 da Deconto, e acho que eh isso que tenho em mente por enquanto.

Como voces podem perceber, soh conheco iscas de superficie! hahahaha Caso tenham algumas outras boas de superficie para Serra da Mesa, por favor indiquem.

E gostaria que me falassem algumas de meia-agua que posso usar por la.

Bom, eh isso ai. Qualquer dica e critica ao material que tenho sera bem vinda.

Agradeco desde ja a todos.

Forte Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação as:

- Carretilhas: Ta perfeito ... nda a adicionar, se bem q n existe nda melhor do q já tem rsrs

- Varas: Se for comprar, tem sugiro Rapala Platinum 17-25 lbs para iscas um pouco maiores

- Iscas superfície: Tá completo, acredito eu ! Vi q vc n gosta de hélice ne ? rsrs lá dá mto resultado ! Acho q compensa levar ...

Meia Água: Te sugiro umas iscas um pouquinho maiores que as X-Rap 8 (no meu ponto de vista sao pequenas pra lá), eu gosto pra SM iscas de 10cm como: Xrap10, Borá 10, Crystal Minnow 11, Alie Magnet ... e por ai vai

Algumas outras indicaçoes seriam: Biruta 110 Osso e Jumpin Minnow T20 Osso

Mas vc está no caminho certo ... ta ter sucesso na certa !

Abração e boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um material desse nao precisa de ajuda nao uai.... hehehe

Quanto ao conjunto pra fazer com a Metanium pense em uma SHAULA, fica muito top.

Realmente vc está armado!!!!

Como a pesca com boia cevadeira não requer arremesso continuos vc não liga tanto para o peso do seu material.

Porem com o uso de iscas artificiais vc vai perceber o quanto é importante o seu material ser leve e bem balanceado!!!

Tenho certeza que vc vai adotar como material titular a sua metanium mg dc 7, eu mesmo pesco com ela, em uma vara de 17 ou 20 lbs 5,6 ação fast vc vai fazer estragos nos arremessos e não vai cansar tão facil!!!!

E como vc tem tempo para sua pescaria eu te aconselharia, ou inves de pagar uma pequena fortuna em uma SHAULA, pensar em customizar uma vara própria para SM, sai mais em conta, vc escolhe desde o blanck, passadores, tamanho de cabo, real seat até as firulinhas para decoração!!!

Vc vai encontrar otimos rod makers por aqui e por outros foruns!!!

Pense a respeito!!!

Com relação as iscas eu acrescentaria na lista as JR helice da KV, osso e melancia!!!

Abços QQ duvida estamos a disposição!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um material desse nao precisa de ajuda nao uai.... hehehe

Quanto ao conjunto pra fazer com a Metanium pense em uma SHAULA, fica muito top.

Realmente vc está armado!!!!

Como a pesca com boia cevadeira não requer arremesso continuos vc não liga tanto para o peso do seu material.

Porem com o uso de iscas artificiais vc vai perceber o quanto é importante o seu material ser leve e bem balanceado!!!

Tenho certeza que vc vai adotar como material titular a sua metanium mg dc 7, eu mesmo pesco com ela, em uma vara de 17 ou 20 lbs 5,6 ação fast vc vai fazer estragos nos arremessos e não vai cansar tão facil!!!!

E como vc tem tempo para sua pescaria eu te aconselharia, ou inves de pagar uma pequena fortuna em uma SHAULA, pensar em customizar uma vara própria para SM, sai mais em conta, vc escolhe desde o blanck, passadores, tamanho de cabo, real seat até as firulinhas para decoração!!!

Vc vai encontrar otimos rod makers por aqui e por outros foruns!!!

Pense a respeito!!!

Com relação as iscas eu acrescentaria na lista as JR helice da KV, osso e melancia!!!

Abços QQ duvida estamos a disposição!!!

Concordo com o VINI, customizar uma vara tambem é uma excelente solução, mas SHAULA É uma SHAULA!!! (se interessar em uma shuala me fala que te passo um contato ai de SP que vende mais em conta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um material desse nao precisa de ajuda nao uai.... hehehe

Quanto ao conjunto pra fazer com a Metanium pense em uma SHAULA, fica muito top.

Realmente vc está armado!!!!

Como a pesca com boia cevadeira não requer arremesso continuos vc não liga tanto para o peso do seu material.

Porem com o uso de iscas artificiais vc vai perceber o quanto é importante o seu material ser leve e bem balanceado!!!

Tenho certeza que vc vai adotar como material titular a sua metanium mg dc 7, eu mesmo pesco com ela, em uma vara de 17 ou 20 lbs 5,6 ação fast vc vai fazer estragos nos arremessos e não vai cansar tão facil!!!!

E como vc tem tempo para sua pescaria eu te aconselharia, ou inves de pagar uma pequena fortuna em uma SHAULA, pensar em customizar uma vara própria para SM, sai mais em conta, vc escolhe desde o blanck, passadores, tamanho de cabo, real seat até as firulinhas para decoração!!!

Vc vai encontrar otimos rod makers por aqui e por outros foruns!!!

Pense a respeito!!!

Com relação as iscas eu acrescentaria na lista as JR helice da KV, osso e melancia!!!

Abços QQ duvida estamos a disposição!!!

Concordo com o VINI, customizar uma vara tambem é uma excelente solução, mas SHAULA É uma SHAULA!!! (se interessar em uma shuala me fala que te passo um contato ai de SP que vende mais em conta)

Faço minhas varinhas por aqui..mas a Shaula é a Shaula (a vara)....hehehehehehe, mas realmente Vini..uma pequena fortuna.kkkkkkkkkk, mas também não me arrependi de ter comprado uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa eh isso aih pessoal!! valeu pela forca ae!!

Realmente, como pesco muito com cevadeiras, nao me preocupo muito com o peso do material... mas comprei a Metanium MG DC7 exatamente por isso!! Ainda nao a usei. Estou para estreia-la. Evidente que nao pretendo usa-la para a pescaria de cevadeiras, mas em breve vou testa-la, muito provavelmente irei para minas bater umas artificiais ali na represa de furnas, um amigo meu tem um rancho la praqueles lados..

Quanto as varas, irei agora mesmo pesquisar sobre as indicacoes que os amigos deram.. tanto a rapala quanto a shaula. Gostei da ideia de customizar uma vara... se valer a pena eh bem capaz de eu fazer mesmo!!

Eh isso aih galera... brigadao pela ajuda...

Caso tenham mais alguma ideia, dica, etc, podem falar!!

Forte abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa eh isso aih pessoal!! valeu pela forca ae!!

Realmente, como pesco muito com cevadeiras, nao me preocupo muito com o peso do material... mas comprei a Metanium MG DC7 exatamente por isso!! Ainda nao a usei. Estou para estreia-la. Evidente que nao pretendo usa-la para a pescaria de cevadeiras, mas em breve vou testa-la, muito provavelmente irei para minas bater umas artificiais ali na represa de furnas, um amigo meu tem um rancho la praqueles lados..

Quanto as varas, irei agora mesmo pesquisar sobre as indicacoes que os amigos deram.. tanto a rapala quanto a shaula. Gostei da ideia de customizar uma vara... se valer a pena eh bem capaz de eu fazer mesmo!!

Eh isso aih galera... brigadao pela ajuda...

Caso tenham mais alguma ideia, dica, etc, podem falar!!

Forte abraco!

Qual regiao de furnas amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além das iscas citadas acima eu acrescentaria mais uma, a Trairão verde ou osso, ótima opção pra lá.

Se vc está pensando em comprar uma vara do nível da Shaula, dê uma olhada tb na MegaBass Destroyer Eagly Go Go, 16 lb, 5.5". As duas estão na mesma faixa de preço e na minha opinião a MegaBass é ainda melhor que a Shaula (de uma lida nesse tópico de outro forum sobre a comparação entre as duas: http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=38439).

Ah, e pense com carinho em mandar customizar uma, é sempre uma excelente opção.

Grande abraço

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual regiao de furnas amigo?

Opa.. o rancho do meu amigo fica em Cavacos.. Ele falou alguma coisa de Barranco Alto.. um negocio assim... me fugiu da memoria agora.. Conhece?

Onde tu pesca por lah?

Caro Newton, agradeco a dica, vou dar uma olhada nessa vara sim!

E o pessoal que falou de customizar vara.. conhecem alguem que faca isso, que seja de confianca e faca um servico fino?

Abracos a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

harpzz.renan,

Se vc der uma olhada na seção " Builders.Montagem de Varas e Iscas" aqui do fórum verá diversas varas customizadas, inclusive com fotos. Muitos trabalhos legais.

Eu tenho algumas varas customizadas e as fiz com o Jansen, da Oficina de Pesca de Curitiba. Gostei muito do trabalho dele, serviço fino, varas leves (menos de 100 g), e o cara é nota 10! Recomendo.

Aguarde as opiniões de outros colegas aqui do forum que fizeram varas com outro rodbuilders, com certeza você receberá outras boas dicas.

Grande abraço

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barranco Alto é próximo a Alfenas, mas Cavacos nunca ouvi falar nao, pesco pro lado de alfenas mesmo...

Entao cara, meu camarada, pelo que me lembre, tinha falado que Cavacos eh tipo um subdistrito de Barranco Alto, acho que eh isso...

Mas como estao os tucunas em alfenas? tah pegando bem?

Newton, agradeco a dica, nao tinha visto essa parte do forum ainda. Estou indo la agora mesmo!!

Abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Renan!

Vou te passar o que tenho de experiência nesses 6 anos que freqüento lá, primeiro sobre material depois sobre as iscas, essas dicas também pode levar em consideração em outros locais que vá pescar os bocudos sem ser na Amazônia.

Deve utilizar varas de 17 a 20 lb com ação rápida, isso porque as vezes vai ter que fazer alavanca para tirar o peixe da galhada ou enrosco em geral, gosto muito de varas de 5’6” e 6’0”, sendo que as de 5’6” trabalho iscas de meia água e fundo (jig´s) e as de 6’0” as de superfície, mais é muito de gosto, varas de 25 lb para lá acredito estar superdimensionadas, apesar de se pegar peixes acima de 5,5 kg!

A linha que indico para utilizar lá são a de 30 e 40 lb, sendo essas de multifilamento, gosto demais e uso as da Power Pro e Triunph, aconselho também sempre utilizar um líder de 45 lb de fluorcarbono, esse que utilizo o Shock Leader da Triunph.

Para unir o multifilamento ao fluorcarbono utilizo o nó albraghit nunca tive problemas, segue abaixo link do Youtube para aprender a fazê-lo caso não o conheça.

Vamos as iscas, abaixo envio na minha opinião as melhores divididas por categorias.

Superfície

Trairão – Imakatsu® – cores: osso e prata com verde-limão

Jumping Minow - Rebel® - cores: osso e pérola com a cabeça vermelha

Zig Zarinha de 9 e 11 cm – Nelson Nakamura® - cores: osso e verde limão transparente

Meia-água

Borá 10 - Nelson Nakamura® - cores: escamada osso com dorso verde-limão e perolada com cabeça vermelha

Wave – Marine Sport® - cores: branca perolada e branca com verde-limão

X-80 – Mega Bass® - cores: branca com verde-limão

Fundo

Jig´s - SPRO® - cor: branco e verde limão

Isca Rathin em geral, as Luck Craft são para mim as melhores

Link para ver o nó albraght -

Estamso aí!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...