Ir para conteúdo

piapara


Posts Recomendados

BOM DIA A TODOS , gostaria de saber quando a gente fala em pesca esportiva nos falamos em varios tipos de peixes , mas quase nao vejo falar da famosa piapara pescada no rio parana sendo que na minha regiao os pescadores vivem muito em torno desta pescaria .

pergunta ? sera que falta divulgaçao deste peixe ou é porque nao e pescada com iscas artificiais

abraços

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Mauro....

Aqui na minha região, a maioria dos pescadores que conheço, tbm vivem em torno da pescaria de Piapara! Acho que vai do gosto de cada um e não por falta de divulgação ou pq ela não é pescada com artificiais. Eu por exemplo, não sou mto fã de pesca apoitada, não gosto de ficar esperando o peixe, mas sim, ir à procura dele....

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Mauro,

Depois que se é "contaminado" pelas artificiais, fica difícil ficar pescando de espera... MAS, fominhagem é fominhagem, e se o peixe estiver presente, é claro que os pescadores de plantão vão se apresentar...

Já pesquei-a na região do Paranazão, e lhe confesso que não é uma coisa simples... tem que saber o que se faz, senão vai perder sempre, pois é "bicho esperto" de mamar a isca e se mandar sem dar sinal... !

Mas conheço gente que adora essa alternativa e volta e meia está atras dela... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piapara. é uma das pescarias mais técnicas que conheço. A modalidade de espera é menos produtiva e a técnica é deixar a isca o mais longe do barco. O uso da chumbada deve ser bem equilibrada, para ficar no fundo. o leader (rabicho) deve ter 2 metros. Para deixar o chumbo longe do barcor, sua arremesso ou cópinho onde o chumbo vai dentro e local desejado, dá um toque para o chumbo descer.

A outra modalidade é chamada de rodadinha. material leve e a pegada é muito sutil.

Imagem Postada

No rio parana existe 10 pescador de piapara para 1 de tucunaré. Ja cheguei contrar 500 barcos num trecho de 20 km. Só que estes pescadores não frequentam sites e respeitam os tamanhos minimos e não quantidades.

Gosto desta pescaria. show...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro

comecei pescando só piapara, hoje ainda pesco de vez em quando e gosto muito, mas o que observo na minha região é que uma grande quantidade de pescadores desta modalidade acabam matando todos os peixes que pescam, raramente praticando o pesque e solte, ja ouvi conversas e vi fotos de pescadores com 150 piaparas mortas.

E hoje quando se fala em pesca esportiva se lembra do pesque e solte.

Claro que isso não pode ser generalizado conheço muitos pescadores conscientes que praticam esportivamente a pesca da piapara.

e concordo com o capitão é uma das pescas mais técnicas que há e precisamos de mais pescadores de piapara visitando os sites e dando as opiniões.

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro

comecei pescando só piapara, hoje ainda pesco de vez em quando e gosto muito, mas o que observo na minha região é que uma grande quantidade de pescadores desta modalidade acabam matando todos os peixes que pescam, raramente praticando o pesque e solte, ja ouvi conversas e vi fotos de pescadores com 150 piaparas mortas.

E hoje quando se fala em pesca esportiva se lembra do pesque e solte.

Claro que isso não pode ser generalizado conheço muitos pescadores conscientes que praticam esportivamente a pesca da piapara.

e concordo com o capitão é uma das pescas mais técnicas que há e precisamos de mais pescadores de piapara visitando os sites e dando as opiniões.

grande abraço

com CERTEZA alfredo , as pessoas aqui da minha cidade so sabe pescar piapara , abriu uma loja de pesca e so durou um anoporque so vendia anzol para a pesca da piapara , puxa o cara nao aguentou e brincadeira.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Mauro

comecei pescando só piapara, hoje ainda pesco de vez em quando e gosto muito, mas o que observo na minha região é que uma grande quantidade de pescadores desta modalidade acabam matando todos os peixes que pescam, raramente praticando o pesque e solte, ja ouvi conversas e vi fotos de pescadores com 150 piaparas mortas.

E hoje quando se fala em pesca esportiva se lembra do pesque e solte.

Claro que isso não pode ser generalizado conheço muitos pescadores conscientes que praticam esportivamente a pesca da piapara.

e concordo com o capitão é uma das pescas mais técnicas que há e precisamos de mais pescadores de piapara visitando os sites e dando as opiniões.

grande abraço

com CERTEZA alfredo , as pessoas aqui da minha cidade so sabe pescar piapara , abriu uma loja de pesca e so durou um anoporque so vendia anzol para a pesca da piapara , puxa o cara nao aguentou e brincadeira.

abraços

Mauro, sou de Adamantina e concordo com você tanto em relação a loja de pesca, qto em relação ao pescar e soltar.

Ouço muito as pessoas da nossa região falando em pescar, mas nunca em "pescar e soltar", quando abordo a questão com algumas pessoas, elas dão risada da minha cara e fazem piada: "Qual a graça que tem em pescar e soltar, o importante é pescar e trazer/comer, senão não adianta nada" e por aí vai. E essa mentalidade se extende a donos de pesqueiro que não autorizam a pesca e soltura dos peixes, a famosa "pesca esportiva", eu deixo de ir com mais frequência aos pesqueiros principalmente por esse motivo, de ter que pescar e levar praticamente tudo o que é pescado.

Discordo completamente dessa opinião, gosto muito de saborear um bom peixe, mas isso pra mim é o menos importante. O que importa mesmo é a diversão que a pescaria proporciona e acredito que pra isso, temos que ter a consciência de pescar e soltar cada vez mais.

Abraço

Felipe Ciceri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro,

Na temporada, pesco piapara praticamente todo final de semana. Adoro pescar tucunaré no bait e tenho ido todo ano p a AM, mas a pesca de tucunaré no sudeste pode-se dizer que é frustrante. Então a pesca de piapara (rio grande ou parana) é uma boa alternativa. De fato é triste ainda ver que se mata muito, pelo menos o tamanho, que este ano passou p 40cm tem sido respeitado.

Se tivéssemos uma "batida" aqui no forum, creio que teriamos vários membros.

"Batida" é o lugar do rio onde elas são encontradas. Fica aí uma sugestão p os adm/mod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no fórum, mas também pesco piapara, desde Primavera até Porto Brasílio, onde tenho um rancho.

É uma pesca muito técnica sim, e posso dizer que quem domina esta técnica pode pescar qualquer tipo de peixe.

É muito similar à pesca do Black Bass, guardadas as proporções, pois é um peixe que tem uma "pegada" bastante sutil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm pesco piapara, e cada região tem sua tecnica. Como em Foz do Iguaçu por exemplo é totalmente diferente a pesca do que em Guaira. Em Foz, por causa da força da água, usamos carretilhas pesadas e varas de 40lbs 7". Chumbo de 300gr e a linha é solta com balão. E vai linha heim! Cada pescador usa 2 ou 3 varas, ficando na espera. Se o peixe for grande, normalmente tem que soltar o barco, tirar o peixe e apoitar novamente.

Resumindo, o kra tem que ter mta tecnica para essa pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...