Ir para conteúdo

MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS


Posts Recomendados

Fala pessoal!

Apartir de hoje estarei passando algumas dicas sobre motores elétricos, meu tio é dono da SM Motores, o Alfredão, acredito ser a pessoa que tem mais conhecimento e propriedade para falar de motor elétrico no Brasil, por isso aprendi muito com ele e irei compartilhar com vocês o que aprendi ou até mesmo posso caso eu não saiba perguntar a ele, terei o prazer em ajudar.

A SM Motores Elétricos é a única empresa no Brasil exclusivamente dedicada a assistência técnica de Motores Elétricos para Pesca e SeaScooters - SeaDoo. Estam no mercado há mais de 15 anos.

Abaixo algumas dicas essenciais sobre motores elétricos.

Abraxxx

1 - Como escolher um motor elétrico na hora da compra?

Várias perguntas devem ser respondidas:

-Onde será usado o motor : água salgada ou doce?

Motor marinizado ou não

-Qual a embarcação e motor de Popa ?

Motores manuais de fixação “Transon” ( cavalete de fixação nas bordas da embarcação ou no espelho de popa), ou mesmo de fixação de “Suportes ow” ( aqueles que normalmente acompanham os motores de pedal a cabo mecânico). E por falar em motores a pedal, nesta família encontramos aqueles de pedal eletrônico com ou sem fio (wireless) e aqueles de pedal a cabo mecânico.

A potência do motor obviamente está diretamente relacionada ao tamanho da embarcação. Para não cometer um equívoco, procure um serviço autorizado

pelo menos para se informar corretamente.... infelizmente há muita interpretação equivocada quanto à escolha mais apropriada em função dos detalhes acima expostos.

2 - Posso usar o motor elétrico em qualquer situação de pesca?

Sim... O Motor Elétrico ajuda em qualquer situação de pesca salvo a de

barranco, onde não teria a menor utilidade kkkkkkkkk

3 - Posso por o motor elétrico na água salgada?

Antigamente (20 anos atrás) só haviam os motores para água doce, porém

a partir da década de 90 , surgiram os modelos marinizados, que são os mais indicados para uso em água salgada, pois normalmente possuem pintura especial além de outros detalhes como fiação com cobre estanhado, conexões protegidas, placas seladas, etc...

4 - O motor elétrico substitui o remo?

Costumamos chamar o motor elétrico por “ Remo Eletrônico “, e acredito que NENHUM Bom remador supera um motor elétrico bem adequado à embarcação.

5 - Posso usar bateria automotiva para alimentar meu motor elétrico?

Sim. O problema é que a Bateria, por não ser apropriada para esta finalidade, terá sua vida útil bastante reduzida, além do fato de termos de usar uma Bateria maior

para garantirmos nosso dia de pescaria. Explicando melhor: para o mesmo motor elétrico, se utilizarmos duas Baterias de mesma Amperagem porém de aplicações distintas (automotiva e ciclo profundo), a segunda nos permitirá maior tempo de uso do motor.

6 - Qual o tipo de bateria ideal para motores elétricos?

As chamadas de Ciclo Profundo, cuja filosofia de construção leva em conta o fato de fornecer uma energia média por um tempo longo, diferente das automotivas, que são projetadas para fornecer uma energia altíssima, por um período de tempo muito curto (partida) iniciando sua recarga imediatamente após este período.

7 - O que é bateria estacionária?

São Baterias construídas para fornecimento de correntes constantes por longos períodos de descarga o que as tornam apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks, sistemas de alarmes e também de motores elétricos. São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária), que seria a pior situação para o eletrólito (solução ácida utilizada dentro das Baterias). As baterias automotivas, contam com o movimento dos automóveis para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo de carga e descarga. No caso das estacionárias, elas nem precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores quanto sua construção. De baixa ou nenhuma exalação de gases em seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças em relação às baterias automotivas tem vida útil elevada.

8 - Quantos Amperes a bateria tem que ter para o motor ter uma boa autonomia?

Depende do tipo de Bateria empregada e da potência do motor, que é diretamente proporcional ao seu consumo de corrente...

Exemplo: Um motor Elétrico cujo consumo máximo é de 50 Amperes

(+ ou – 50 Lbs) , usando uma Bateria Ciclo Profundo de 90 Ah, na velocidade máxima, sua autonomia será ao redor de 1,53 horas [ (90 x .85) / 50].

9 - A bateria dura quantas horas?

O cálculo aproximado é: Energia da Bateria (Ah) x .85 dividido pela corrente máxima de consumo do motor.

10 - Qualquer carregador de baterias serve para carregar a bateria do motor elétrico?

A vida útil de uma Bateria é diretamente proporcional aos ciclos de carga e descarga da mesma; por esta razão é que devemos sempre utilizar a Bateria apropriada para seu uso (ciclo de descarga correto) e um carregador de qualidade

(ciclo de carga correto) para que se evite principalmente a chamada Sobrecarga.

Costumamos dizer que o primeiro investimento deve ser feito no carregador de qualidade (no mínimo inteligente para evitar sobrecarga e preferencialmente bivolt

com proteção contra curto circuito e inversão de polaridade, o que se traduz em praticidade e segurança). Por tais motivos, devemos escolher muito bem nosso carregador.

11 - Qual carregador de baterias é o melhor? O que recarrega rápido ou lento? Por quê?

O melhor carregador é aquele que fornece no tempo certo a energia necessária para tornar a Bateria Plena de Carga., ou seja um carregador Inteligente, que deverá respeitar o ciclo de carga da Bateria.

12 - Existe alguma manutenção para fazer no motor elétrico?

O ideal é que a cada 6 meses (dependendo do uso do mesmo) se faça uma revisão. O ditado “melhor prevenir que remediar” se aplica muito bem aos cuidados com nosso Equipamento.

Manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos. No dia a dia, devemos sempre lavar nosso motor com água doce após cada pescaria e após ter sido seco vale a pena aplicar uma camada fina de Silicone Spray, que ajudará a proteger não só a pintura como também as partes de metais expostos.

Não recomendamos de maneira alguma o uso de WDs.

Nunca se deve jogar água com pressão na cabeça do motor, pois esta água poderá descer pela haste e se alojar dentro da unidade de potência do motor (tbm chamada de torpedo) e causar sérios estragos. Na cabeça do motor apenas um pano umedecido deve ser passado. Devemos sempre manter limpas as garras ou terminais de conexão à Bateria, observando sempre se a junção com o fio está bem feita (de preferência deve estar soldado) e livre de oxidação.

Periodicamente (ou após enroscar em linhas ou grandes quantidades de vegetação) tirar o hélice observando se o eixo está livre de qualquer coisa que possa comprometer o rendimento do motor (linha, mato, plástico, etc).

Realizar esta operação com atenção para não perder o pino do hélice.

13 - O que significam as libras em um motor elétrico?

Quando os motores Elétricos foram lançados comercialmente, com a finalidade

de evitar-se comparativos depreciativos com Horse Power (HP), os fabricantes convencionaram a utilização da unidade Libras Thrust que é uma medida de força.

Não há uma relação direta entre Libras Thrust e HP, mas a partir da” Wattagem”

de um motor (Tensão de alimentação x Corrente de consumo) dividido por 746, encontramos um valor aproximado em HP.

Exemplo: Alimentação: 12 Volts Corrente de consumo 55 Amperes

55 x 12 = 0,88 HP

746

14 - Alguma dica para quem tem ou usa o motor elétrico?

Procure sempre um serviço autorizado para tirar qualquer dúvida sobre uso ou mesmo escolha do motor mais apropriado; verifique sempre se a marca do motor escolhido tem assistência técnica autorizada, informe-se sobre os detalhes de garantia; procure sempre usar os equipamentos adequados, pois sua briga deve ser com o peixe e não com o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo topico!!!!!!!!!

Gostaria de tirar uma duvida!!! Pesco com um MinnKota 34 lbs, comprei a pouco uma bateria Impact 90 ah, usada em competiçoes de som automotivo!! O vendedor me falou que ela era para descargas continuas, sem necessidade de recarga imediata como som e motores eletricos, mas não era para partida nem de autos nem de motores de popa!! Seria esta bateria uma estacioária ou de ciclo profundo???? É boa esta bateria??? Pesco o dia todo sem problemas, ao final do dia nem aparenta estar descarregada, mas coloco a noite pra carregar em carga lenta pra pescar o dia seguinte!!! Na época não achei em minha região as de ciclo profundo, e esta é bem compacta, mas pesada!!! Desde ja obrigado!!!abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo topico!!!!!!!!!

Gostaria de tirar uma duvida!!! Pesco com um MinnKota 34 lbs, comprei a pouco uma bateria Impact 90 ah, usada em competiçoes de som automotivo!! O vendedor me falou que ela era para descargas continuas, sem necessidade de recarga imediata como som e motores eletricos, mas não era para partida nem de autos nem de motores de popa!! Seria esta bateria uma estacioária ou de ciclo profundo???? É boa esta bateria??? Pesco o dia todo sem problemas, ao final do dia nem aparenta estar descarregada, mas coloco a noite pra carregar em carga lenta pra pescar o dia seguinte!!! Na época não achei em minha região as de ciclo profundo, e esta é bem compacta, mas pesada!!! Desde ja obrigado!!!abraço!!!

Fala Leonardo!

Não conheço esta bateria, procurei informações técnicas da mesma e não encontrei, difícil concluir algo, porém o consumo de um motor de 34 Lbs não exige uma bateria acima de 65 Ah, logo está tranquilo nesse aspecto.

Por outro lado te digo não há mágica aplicada à redução das dimensões ou bateria de cilclo profundo, ou seja, para que se tenha esta "tecnologia" (para o mesmo valor de Energia – Ampére hora) muito mais tecnologia deverá ser empregada e consequentemente o custo final é bem maior (comparativos de valores de baterias de chumbo ácido X baterias de íon Lítio).

Dependendo do valor que pagopu é possível talvez avaliar melhor.

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paguei nela R$ 350,00. Segue abaixo as especificações dela:

Bateria MXR Impact SPL 700

:: Tensão nominal: 12 volts

:: Capacidade de pico: 700 Amp.

:: Capacidade nominal: 90 Amp. hr

:: Reserva de capacidade: 130 min.

:: Largura: 275 mm / Altura: 180 mm

:: Profundidade: 178 mm / peso 18 Kg Garantia: 6 meses

As baterias Impact são produzidas especialmente para som automotivo e tuning, possuindo placas maiores e em maior número do que uma bateria convencional, feitas de uma liga especial de chumbo e prata. Além disso, o processo produtivo é acompanhado por rígidos controles de qualidade, com base nas normas de qualidade da ISO 9000.

http://www.cybergen.com.br/Som-Automoti ... 1-SIT.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia,

voce indicaria uma marca e modelo de carregador?

tenho uma bateria automotiva de 100 Amperes para uso em motor eletrico de 44libras.

segue link do motor eletrico : http://www.martinellishop.com.br/detail ... d_prod=302

ele veio com um carregador, mas deixei carregando por 12 horas e ele mal carregou a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá pessoal, sou novo no site, achei muito interessante este tópico, por isso tem duas perguntas a fazer:

1 - O meu Motor Elétrico Agua Salgada Phantom 54lbs (Marine Sport), poderia me dizer qual e o consumo dele em Amperes? pela minha contas ele gasta por hora 6.7A, isto esta correto.

2 - Como efetivamente usar no Barco o Motor Elétrico, tais como localização dele no barco (qual o melhor lado proa ou as bochecha), posição do barco em relação a maré, como mantelo no mesmo local com a maré enchendo ou descendo.

Muito obrigado pela atenção e pelas resposta

abraço

Mario Rita

Santos - SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Mario Rita !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

viewtopic.php?f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

viewtopic.php?f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Rodrigão, meu amigo, parabéns pelo tópico, ficou show de bola! danca:: mestre::

Eu estive olhando esta bateria de som automotivo para comprar! Pelas informações ela se enquadra na categoria cilclo profundo! Vou fazer um teste com ela e digo como foi!

Mais uma vez, parabéns pelo tópico!

Grande abraço para todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...