Ir para conteúdo

Tira Teima Das Linhas: Uma opinião pessoal.


VINI

Posts Recomendados

Depois de ler muitos comentários e observar inúmeras perguntas sobre qual é a melhor linha multifilamento para a pesca com isca artificiais, cheguei a conclusão que a melhor pessoa para responder essa pergunta somos nós mesmo.

Então, após colher informações sobre cada marca, observar relatos, consultar especificações técnicas, resolvi testar pessoalmente as principais marcas e tirar uma conclusão baseada no meu próprio gosto!!

Aqui estão as escolhidas:

Imagem Postada

Aqui para o teste das ultimas marcas:

Imagem Postada

Pesquei e pesco a muito tempo com a Triumph, sempre gostei, mas me perguntava, será que existe linha melhor, então em minha ultimas pescarias troquei sistematicamente a marca e pude tirar minha conclusão sobre cada uma e sobre todas.

O que pude observar:

1) Todas são excelentes linhas, com o desenvolvimento tecnológico dificilmente as grandes marcas possuem grandes diferenças entre si, então qq uma que você escolher vai estar bem servido

2) Bitola: Não gostei de usar pequenas bitolas, cerca de 0,20 ou parecidas, isto para pesca de casting, então procurei conciliar primeiro a faixa de bitola que gostaria de usar, para uma capacidade adequada de linha nas carretilhas usadas e para evitar contratempos como cabeleiras e o encavalamento da linha na carretilha. A minha escolha ficou em torno da bitola 0,30 mm

3) Com a bitola escolhida procurei marcas com resistências diferentes pois temos linhas com 0,30 mm de aproximadamente 30 lbs a 60 lbs

4) Analisei desde o aspecto estético, cor, maleabilidade e textura na mão, até resistência a nós, rendimento em arremessos e avaliação subjetiva de atrito nos passadores

5) Minhas conclusões não foram baseadas e evidencias cientificas mas sim no uso e avalição totalmente pessoal de cada uma.

Minha avaliação de cada uma isoladamente:

Triumph:

Linha de cor padrão, cinza, muito macia boa resistência a nós, quase sem cera, não encharca, não encavala no carretal, ótimos arremessos e resistência igual a da maioria

Daiwa:

Também de cor padrão, porem, verde musgo, a mais macia de todas, quase imperceptível o aspecto do trançado, o que reduz muito ao toque aquela aspereza das multifilamentos, boa para nós, resistência igual a da maioria, pouca cera, não encharca porem surpreendente nos arremessos.

Power Pro:

A primeira impressão de uma linha muito dura, porem é pela quantidade de cera, depois de alguns arremesos o excesso sai e alinha fica macia, achei bem áspera, a resistência, cor e arremessos dentro do padrão

Varivas Casting:

Linha muito badalada, de cor não ortodoxa, AZUL, uma das mais ásperas na mão, porem macia, quase sem cera, bons arremessos, boa resistência, não encharca, bons nós, ou seja nada além das outras

Spider wire STEALTH:

Linha de resistência superior a maioria, macia, não encharca, um pouco inferior na resistência dos nós, porem com um viés de ser a de menor calibre.

Conclusão:

Fiquei apaixonado pela DAIWA SAMURAI minha escolha para libragens até 55 lbs e para lbs superiores vou acabar escolhendo a SPIDER WIRE STEALTH, pois uma bitola 0,30 ou um pouco maior oferece uma resistência ideal para a busca de grandes peixes

Em tempo:

Ainda não entrou em minha avaliação a linha da Berkley WIPLASH, promete muito, alem de outros modelos da própria Spider Wire, assim que experimenta-lás posto para a turma!!!

Abços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, Vini!

A primeira mult que usei foi uma spider, não me lembro da sub-nomenclatura, porém não comprei outra vez. Decepção. Bom que tenha melhorado.

Passei por outras e estacionei na power e na wiplash.

Imagem Postada

Esta minha é antiga, tem uma posterior, uso na abu7000. Mente no rótulo, mas nada a reclamar, já peguei outras de cem lbs que não aguentam o que esta aguenta.

tenho uma power para três wiplash, por ser mais macia.

O gargalo é o nó! Todas que testei se cortam no nó.

Abraços e parabéns pela pesquisa...

PS. encomendei uma chamada thorsa, se chegar, testo na semana que vem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente teste Vini...Dessas aí só não pesquei com a Varivas...

No meu caso, concordo contigo....Nova Samurai é show....andando pau a pau com a Triuph....

Uso muito a Power Pro....mas ela faz muito barulho nos passadores (abrasão).

Spider é boa, mas um pouco dura.

Wiplash tem muita cera...aff...e tb não aguenta trancos.

E mais uma vez, parabéns pelo teste... ::tudo::

palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Vini pela sua iniciativa .... gostei muito do teste e das suas consideraçoes pessoais .. eu tenho usado mais a power pro pq me identifiquei com ela entre as outras linhas q ja testei. A sumax scorpion achei muito macia e que encharca um pouco.

Parabens mais uma vez Vini.. e podiamos fazer uma tabela com notas paras as linhas e suas caracterisitcas..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost:

É VINI, muito Show mesmo!!! Parabéns!!!

Eu vi a Samurai na Loja e fiquei muito tentando a usa-la....com essas suas considerações, vou testa-la com certeza...

Uso a Power Pro, e como vc falou, depois de alguns arremessos ela amacia e fica showww... mas já tive 3 casos da linha arrebentar no ato do arremesso, na inércia da isca... sem tranco, sem encavalar.... e me parece falha de fabricação.... que me deixou preocupado um pouco.... mas uso de boa....

Mais uma vez...TOPP! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu num tive a oportunidade de testar muitas marcas de linha multi, tento insistir nas power pro pois trazendo de fora seu custo é baixo mais eu tenho sérios problemas com linha estourada no arremesso, já perdi um carretel inteiro em um dia de pesca, eu acho que sou meio bruto no arremesso e a linha num guenta tranco seco. A minha preferida continua sendo a chanpion da intergren, na qual não encontro esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só pessoal....

Pra tirar a dúvida de muitos é o seguinte...

a linha THORSA é simplesmente fantástica, joia::: aguenta muito o tranco, nao encharca

e arremessa muito mais que power pro (esta não compro mais)... caveira::

Pra quem tem VARIVAS, gostaria de saber se o azul desbota ....???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito com o teste Vini... Tive contato com essa Varivas fds e achei a espessura dela mto interessante !! Fiquei com vontade de adquirir

Ja usou as Tuff Line ? Sempre uso delas ... eu gosto , mas nunca vi ngm falando delas oloko:: rsrs

Parabens pela post ... :bompost: :bompost:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera é claro que restam muitas linha que não usei, porem no caso da vexter e da Tuff line, estas eu já usei e não gostei delas, de cara ficaram de fora da min ha avaliação, mas isso pode ser de cunho pessoal.

O que eu disse no inicio, é uma avaliação minha, do que eu achei de cada linha e tbm são diferentes sim, mas as diferenças são minimas, e só os pescadores mais exigentes é que percebem as diferenças!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost: alegre:: palmas:: ::tudo:: aplauso::

Parabéns pelo tópico!!!

Das que você testou, só pesquei com a Power Pro, que eu, particularmente, adoro! Talvez para a próxima pescaria eu experimente essa Daiwa. Onde eu a encontro (na internet)?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal suas impressões a respeito das linhas multi Vini!!!

Valeu Jean!!!

Blz, Vini!

A primeira mult que usei foi uma spider, não me lembro da sub-nomenclatura, porém não comprei outra vez. Decepção. Bom que tenha melhorado.

Passei por outras e estacionei na power e na wiplash.

Imagem Postada

Esta minha é antiga, tem uma posterior, uso na abu7000. Mente no rótulo, mas nada a reclamar, já peguei outras de cem lbs que não aguentam o que esta aguenta.

tenho uma power para três wiplash, por ser mais macia.

O gargalo é o nó! Todas que testei se cortam no nó.

Abraços e parabéns pela pesquisa...

PS. encomendei uma chamada thorsa, se chegar, testo na semana que vem...

Valeu Eloy, devo testar pra valer as wiplash na amazônia este ano, ele promete uma resistencia incrivel para bitolas em torno de 35 mm, com relação a thorsa tbm não conheço ninguem que tenha pescado com ela!!

Abços!!

Excelente teste Vini...Dessas aí só não pesquei com a Varivas...

No meu caso, concordo contigo....Nova Samurai é show....andando pau a pau com a Triuph....

Uso muito a Power Pro....mas ela faz muito barulho nos passadores (abrasão).

Spider é boa, mas um pouco dura.

Wiplash tem muita cera...aff...e tb não aguenta trancos.

E mais uma vez, parabéns pelo teste... ::tudo::

palmas::

Valeu Fabricio, é legal a galera ir postando o que acha de cada uma e as principais vantagens e desvantagens, isso pode ajudar a galera a escolher linhas que agradem mais, tipo com menos cera, mais macia, mais resistente e etc!!!

Valeu e abços!!

Parabens Vini pela sua iniciativa .... gostei muito do teste e das suas consideraçoes pessoais .. eu tenho usado mais a power pro pq me identifiquei com ela entre as outras linhas q ja testei. A sumax scorpion achei muito macia e que encharca um pouco.

Parabens mais uma vez Vini.. e podiamos fazer uma tabela com notas paras as linhas e suas caracterisitcas..

Abraço

Valeu Max, pensei sim em fazer uma tabela seria até mais facil e organizado, mas teria um aspecto de estudo cientifico, e não foi isso que fiz, são avaliaçoes subjetivas e notas dadas por uma só pessoa!!!

:bompost:

É VINI, muito Show mesmo!!! Parabéns!!!

Eu vi a Samurai na Loja e fiquei muito tentando a usa-la....com essas suas considerações, vou testa-la com certeza...

Uso a Power Pro, e como vc falou, depois de alguns arremessos ela amacia e fica showww... mas já tive 3 casos da linha arrebentar no ato do arremesso, na inércia da isca... sem tranco, sem encavalar.... e me parece falha de fabricação.... que me deixou preocupado um pouco.... mas uso de boa....

Mais uma vez...TOPP! mestre::

Valeu Marquinhos acho que a galera do forum está bem servido de linhas, cada um com sua preferencia, acho que não devemos é ter medo de experimentar outras, basta dar uma pesquisada, pedir conselhos e ler os topicos pelo forum afora para escolher as mais promossoras!!!

Abços mano véio!!!!!

Eu num tive a oportunidade de testar muitas marcas de linha multi, tento insistir nas power pro pois trazendo de fora seu custo é baixo mais eu tenho sérios problemas com linha estourada no arremesso, já perdi um carretel inteiro em um dia de pesca, eu acho que sou meio bruto no arremesso e a linha num guenta tranco seco. A minha preferida continua sendo a chanpion da intergren, na qual não encontro esse problema.

Boa Pesca Pesada pensei em incluir o valor do carretel na pesquisa, pois isso influi e muito na compra, com excessão da Varivas que achei cara para um rolo de 200 m as outras parecem ter um preço semelhante, com a diferença da power pro poder ser comprado no exterior com mais facilidade!!!

Abços!!

Olha só pessoal....

Pra tirar a dúvida de muitos é o seguinte...

a linha THORSA é simplesmente fantástica, joia::: aguenta muito o tranco, nao encharca

e arremessa muito mais que power pro (esta não compro mais)... caveira::

Pra quem tem VARIVAS, gostaria de saber se o azul desbota ....???

Catch e Release, pesquei dois dias com a varivas então não posso dizer se desbota ou não!!

Abços!!

Muito com o teste Vini... Tive contato com essa Varivas fds e achei a espessura dela mto interessante !! Fiquei com vontade de adquirir

Ja usou as Tuff Line ? Sempre uso delas ... eu gosto , mas nunca vi ngm falando delas oloko:: rsrs

Parabens pela post ... :bompost: :bompost:

Pô Felipe a linha Tuff foi o que afirmei no post lá em cima, já usei mas não me agradou, sei lá, naepoca achei dura e meus nós não ficaram legais com ela, mas não tive mairo problemas com ela, da pra pescar muito bem com ela.

Com relação a Varivas, te aconselharia sem duvida experimetar mesmo a Samurai, que linha macia e lisa, quase uma monofilamento, pode ir sem medo, a Varivas é muito mais abrasiva, construida com 4 fios enquanto a Daiwa com oito, dá uma olhada!!

Muito boa sua iniciativa VINI,

Suas considerações vai me ajudar muito, pois estou prestes a comprar linhas novas para minhas carretas e depois de ler esse topico ja vou procurar a da DAIWA...risos

VALEU MESMO

ABRAÇÃO

Vai sem medo Vaguinho, a linha é boa sim, uma das melhores, lógico, ela não faz milagres!!!KKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost: alegre:: palmas:: ::tudo:: aplauso::

Parabéns pelo tópico!!!

Das que você testou, só pesquei com a Power Pro, que eu, particularmente, adoro! Talvez para a próxima pescaria eu experimente essa Daiwa. Onde eu a encontro (na internet)?

Abraço!

Gustavo a minha eu comprei no Rei da pesca, mas o estoque estava acabando, quando estive no estácio vi um penca de rolos dela..

Então tenta na net com o Rei da pesca

Ou por telefone com o pessoal do rei da pesca Bruno ou Didie

Ou com o pessoal do Estacio

Abços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, VINI...

Prometi postar sobre a Thorsa, porém, minha encomenda falhou. Acabei ganhando uma Power Pro, amarela.

Estava precisando de mais uma e encontrei a Samurai com preço a meu alcance...

Deixei de comprar as brancas (wiplash e spider), porque não consegui assimilar os preços. É muito sal pro meu gosto.

De posse das duas e mais as de uso, resolvi testar a resistência dos nós, isto é, até onde o nó derruba a resistência da linha.

Imagem Postada

Comecei pelas linhas em uso, pontas já descoloridas...

Wiplash + ou - três anos na carreta: 9,5 kg

Power vermelha, 1 ano de uso: 11,5 kg

Bobinei para outra carreta e testei as pontas não desgastadas (coloridas) e as recém adquiridas:

Power pro vermelha: 14,3 kg

Power pro amarela : 15,3 kg

Wiplash verde: 15,8 kg

Samurai verde: 17,1kg

Observando que a samurai é de 55 lb contra as 50 lb das demais.

Bom lembrar que estes números não representam a resistência de tração da linha, mas a resistência ao cizalhamento provocado pelo nó. Mudando o nó, mudam os valores.

Então o desafio e descobrir qual é o NÓ.

A samurai e a wiplash são bem parecidas, macias e enceradas. A Pro amarela é armada igual à vermelha, parece que trocaram a cera por verniz ou goma...

O .17 mm da wiplash, só dá se arrochar o dedo no paquímetro...

No mais, é gosto de cada um, cera ou verniz...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pessoal pelo tópico e pelos testes, sou novato, pesco tucuna a 1 ano com a vexter, e agora vou pro Amazonas região do Uatumã, pelo que li gostei da Samurai, mas o Vini falou que só tem até 55lb , acho que uma de 65lb seria melhor para mim, qual a melhor marca ? em que a cor da linha influencia ? poderiam me esclarecer ?

Abs.

Feitosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pessoal pelo tópico e pelos testes, sou novato, pesco tucuna a 1 ano com a vexter, e agora vou pro Amazonas região do Uatumã, pelo que li gostei da Samurai, mas o Vini falou que só tem até 55lb , acho que uma de 65lb seria melhor para mim, qual a melhor marca ? em que a cor da linha influencia ? poderiam me esclarecer ?

Abs.

Feitosa.

Opá Feitosa, A samurai vc encontra sim numa lbg legal para o amazonas, 70 ou 80 lbs, porem com diâmetro de .40 e .44 mm respectivamente, não que não sirvam, mas sua carreta (dependendo do modelo) deve ficar quase no limite minimo de linha!!!

Por isso, penso em usar tvz linhas como Wiplash ou Spider wire-Stealth que prometem essa lbg com um diâmetro menor!!

Como comentei no inicio, a escolha da linha é algo bem pessoal, logico que existem 4 ou 5 marcas que se assemelham muito e outras marcas que são um pouco inferior.

Você estará bem servido com qq marca citada acima, basta escolher!!

Com relação a cor, acho que não vai influenciar em sua pescaria com iscas artificiais, mas mesmo assim não arrisco, vou sempre nas tradicionais verde musgo ou cinza!!!

Abços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, VINI...

Deixei de comprar as brancas (wiplash e spider), porque não consegui assimilar os preços. É muito sal pro meu gosto.

De posse das duas e mais as de uso, resolvi testar a resistência dos nós, isto é, até onde o nó derruba a resistência da linha.

Comecei pelas linhas em uso, pontas já descoloridas...

Wiplash + ou - três anos na carreta: 9,5 kg

Power vermelha, 1 ano de uso: 11,5 kg

Bobinei para outra carreta e testei as pontas não desgastadas (coloridas) e as recém adquiridas:

Power pro vermelha: 14,3 kg

Power pro amarela : 15,3 kg

Wiplash verde: 15,8 kg

Samurai verde: 17,1kg

Observando que a samurai é de 55 lb contra as 50 lb das demais.

Bom lembrar que estes números não representam a resistência de tração da linha, mas a resistência ao cizalhamento provocado pelo nó. Mudando o nó, mudam os valores.

Então o desafio e descobrir qual é o NÓ.

A samurai e a wiplash são bem parecidas, macias e enceradas. A Pro amarela é armada igual à vermelha, parece que trocaram a cera por verniz ou goma...

O .17 mm da wiplash, só dá se arrochar o dedo no paquímetro...

No mais, é gosto de cada um, cera ou verniz...

Abraços...

Muito legalo teste Eloy, a coisa já ta pegando algo menos pessoal e sim cientifico, principalmente com o teste de cizalhamento e com o paquimetro.

Só duas observações:

A spider Branca se não me engano é a ultracast invisibraid, essa tem a resistencia muito parecida com as das outras marcas, a que parece ficar entra a maioria e a wiplash é somente a Stealth!!!

Realmente as power pró veem com muita cera, mas depois de alguns arremessos o excesso sai e a linha fica bem mais macia!!!

E três perguntas:

Como foi o teste com o paquimetro para as outras linhas?

Qual foi a bitola encontrada realmente na wiplash?

Que nó vc testou?

Valeu Eloy pelas informações!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"E três perguntas:

Como foi o teste com o paquimetro para as outras linhas?"

R: VINI, eu diria que o resultado é viciado, pois o paquímetro é muito tosco para isso. Seria necessário um micrômetro. Mas foi o seguinte:

Daiwa: 0,35mm. Na embalagem consta 0,36mm

Pro: 0,34mm. Na embalagem, 0,36mm

Wip: 0,28mm. Na embalagem 0,17mm

"Que nó vc testou?"

R: Eu o conheço há muito tempo como nó de dedo ou nó de costureira. Minha avó fazia com uma volta. Meu avô me ensinou a fazer com cinco voltas. Na net encontrei com o nome de "Nail".

Na minha opinião,o NÓ merece um tópico exclusivo e fixo, pois não conheço pescador que não dependa ou não crie sobre eles. ex: o Michel utiliza uma variante do Albrigt que é simples e eficiente.

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Wiplash ocorreu erro de tradução. Era para ser polegadas.

Linha é igual bunda. Veja, eu gosto da secura e dureza da Power Pro enquanto nova. Depois ela fica macia. Mas se fosse possível manter a característica de nova, eu queria.

É Binho essa discussão ja veio a tona algumas vezes, realmente tem um pequeno vies na tradução, mesmo assim queria saber a real bitola de cada!!!

E realmente com a linha mais encerada vc tem algumas vantagens, principalmente se vc não usa um lider!!!

"E três perguntas:

Como foi o teste com o paquimetro para as outras linhas?"

R: VINI, eu diria que o resultado é viciado, pois o paquímetro é muito tosco para isso. Seria necessário um micrômetro. Mas foi o seguinte:

Daiwa: 3,5mm. Na embalagem consta 0,36mm

Pro: 3,4mm. Na embalagem, 0,36mm

Wip: 2,8mm. Na embalagem 0,17mm

"Que nó vc testou?"

R: Eu o conheço há muito tempo como nó de dedo ou nó de costureira. Minha avó fazia com uma volta. Meu avô me ensinou a fazer com cinco voltas. Na net encontrei com o nome de "Nail".

Na minha opinião,o NÓ merece um tópico exclusivo e fixo, pois não conheço pescador que não dependa ou não crie sobre eles. ex: o Michel utiliza uma variante do Albrigt que é simples e eficiente.

Abçs

Boa Eloy, obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Feitosa...

::bemvindo::

Eu por aqui, sou um aprendiz irracional... não desisto...

Sobre as cores, O VINI já respondeu, mas como citei a vermelha e a amarela, vou me explicar.

A diferença de duas libras que encontrei entre ambas, não creio que seja devido às cores. Talvez data, lote de fabricação ou até mesmo nó mal feito.

Quanto ao efeito sobre os peixes, creio que seja tudo "achismo". Em fevereiro levei a família ao Araguaia, e o guia olhou pra linha vermelha e foi logo proclamando:

- Só vai dar piranha!

A conSorte, com a vermelha, pegou de tudo, até tartaruga, e nem uma piranha. Eu, com uma verde, não me livrei.

Quanto às marcas, todas são boas. No meu caso a decisão foi do bolso.

Na prática, o que observei é que as mais duras, tipo as Pro, ajudam a não fazer cabeleiras pois dificultam a formação das laçadas. Motivo pelo qual coloquei-a com a conSorte, que estava iniciando em carretas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Alguem já testou a linha BERKLEY WHIPLASH CRYSTAL 80LBS ? Comprei dela pra Amazônia por causa da baixa milimetragem. Espero respostas .... legal::

www.reidapesca.com.br/detalhes.asp?NLevel=5&IdProd=2704

Abraços

Felipe...

Uso whiplash verde há muito tempo, mas achei esta aí muito cara...

Nós acreditamos que eles erraram na tradução da medida e por isso ela tem o menor diâmetro de todas, mas é falso.

Só que eles persistem no erro... já dá para lembrar do termo "má-fé".

A minha 100lb é anunciada com 0,28mm. No paquímetro dá 0,50 mm.

A 50 lb, 0,17 => 0,27

Não deixa de ser a mais fina, porém... mentir para quê?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...