Ir para conteúdo

Posts Recomendados

:arrow: Mauro - Vou tentar ajudar com o que conheço:

Customizada é uma palavra americanizada, CUSTOM traduzindo é costume

"Custom-made" traduzindo é "Feito por encomenda".

Porisso o pessoal usa a palavra "customizada"

Se é feita por encomenda - voce escolhe ( entre as opções do "customizador"), a marca e material do "blank", dos passadores, material e forma do cabo, pintura e personalização ( teu nome).

Para tanto é necessário voce saber que tipo de vara voce quer, ou seja, carretilha ou molinete ( isto é muito importante para definição da "espinha"= curvatura natural do "blank")

Qual a capacidade de suportar do "blank" ( expresso em Lbs)

Tipo ( marca) de passadores ( a distancia entre eles e as dimensões do aro ( anel) vai depender do tipo de vara a ser construida.

Qual o tipo de cabo que voce prefere. (material e forma).

Portanto ao pedir uma customizada é muito importante saber quais materiais serão usados, o restante vai depender do "carinho"e habilidade do Customizador.

Espero ter ajudado :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro

Acho que posso te ajudar um pouco também!!!

Todas as minhas varas eu mesmo que monto. Assim sendo dá para inventar e viajar muito!!!! Montar varas do tamanho que fique melhor para voce, de ações de acordo com o peixe alvo daquela pescaria, tamanho de cabo que mais se adapte , Voce pode remontar varas antigas cujo blank seja bom etc..

Para aprender o caminho das pedras é solicitar na Moro (www.iscas artificiais.com.br/041 3274-5141) um livreto para montar varas que ensina tudo passo a passo.Nesse mesmo site mostra todos equipamentos para montar varas (blank,passadores,reel seat,linhas,resinas,cortiça etc) Tem tambem ate o equipamento de secagem de resina(que é muito caro) mas dá para fazer um equipamento usando motor do micro ondas que dá 6 giros por minuto,nao fica tao maravilhoso mas funciona a um preço infinitamente menor!!!

Peça tambem na Moro "O novo conceito de distribuiçao dos passadores da Fugi" que ensina para cada tamanho de vara os espaçamentos e o tamanho de passadores a utilizar!!!!

Se por acaso tiver alguma dificuldade se comunique comigo que te dou uma mão.( e- mail roberto-dutra@uol.com.br)

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz vale a pena em alguns casos mandar fazer uma boa varinha

cada um com seus gostos....dificilmente achamos a vara perfeita....

sempre tem uma falhazinha....

tamanho alguns centimetro maior??

o cabo podia ser daquele geito???

os passadores poderia ter 1 a mais...??

etc..

o Custom monta sob medida conforme o pedido!!

eu tenho uma e sem duvida valeu a pena...é minha vara nº 01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Mauro,

Saber do que se trata, tenho certeza de que não há dúvidas !

A dificuldade agora é ter a sensibilidade de afirmar o que será melhor ( na sua maneira de ver as coisas... ). Os conceitos que estão por trás de "customizar varas", vão muito além da concepção do que lhe parece melhor ! Acredito que apenas os que já possuem uma enorme experiência na lida com varas ( inclusive / principalmente ) pescando, é que pode se sentir seguro das "opções" a serem estabelecidas... Claro que as "regras básicas" ( dentro do bom senso ) são respeitadas, mas na hora das "diferenças" surge sempre aquela pergunta "maldita"... que sempre apresenta no seu contexto "e por que não..." ! È quase o suficiente para plantar a semente da dúvida... e aí, ADEUS !

Pode ser que esse ano venha ter uma vara customizada, a minha primeira, mas isso após muita conversa com o profissional do ramo, desde que ele não desista de responder todas as minhas perguntas ( que não são poucas... ).

Assim e com todo respeito ao que foi dito / sugerido pelo Roberto Dutra, estou mais na linha do Cazzadinho, que é a de tratar do assunto com alguém que seja do ramo, mesmo que isso custe um pouco mais... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala Flávio!!!!

Obrigado por me indicar cara, fico feliz de ver você falando do meu trabalho.

Um grande abraço, estou indo pro rio cristalino amanhã, só volto dia 23/07 pra loja, vou levar um grupo.

Consegui uma pousada em Manaus, a pescaria fica bem em conta, não pesa no bolso.

Quando eu volta te mando um e-mail.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Mauro

Acho que posso te ajudar um pouco também!!!

Todas as minhas varas eu mesmo que monto. Assim sendo dá para inventar e viajar muito!!!! Montar varas do tamanho que fique melhor para voce, de ações de acordo com o peixe alvo daquela pescaria, tamanho de cabo que mais se adapte , Voce pode remontar varas antigas cujo blank seja bom etc..

Para aprender o caminho das pedras é solicitar na Moro (http://www.iscas artificiais.com.br/041 3274-5141) um livreto para montar varas que ensina tudo passo a passo.Nesse mesmo site mostra todos equipamentos para montar varas (blank,passadores,reel seat,linhas,resinas,cortiça etc) Tem tambem ate o equipamento de secagem de resina(que é muito caro) mas dá para fazer um equipamento usando motor do micro ondas que dá 6 giros por minuto,nao fica tao maravilhoso mas funciona a um preço infinitamente menor!!!

Peça tambem na Moro "O novo conceito de distribuiçao dos passadores da Fugi" que ensina para cada tamanho de vara os espaçamentos e o tamanho de passadores a utilizar!!!!

Se por acaso tiver alguma dificuldade se comunique comigo que te dou uma mão.( e- mail roberto-dutra@uol.com.br)

Abraço

Grande Roberto! desculpe a a entrada, tenho visto você falar bastante sobre customização. Acho muito legal a sua posição em ensinar o pessoal, realmente são poucas as pessoas que se colocam a disposição.

Eu por exemplo tenho em meu site diversos pescadores que resolveram aprender e muitos já fazem consertos em varas de outros pescadores e até já montam varas para muitos amigos.

Quando sou procurado, não cobro o curso, pelo contrário, tenho ensinado na maioria das vezes os pescadores que resolvem iniciar, os mesmos compram material comigo, veem em minha loja e eu dou todas as dicas.

Faço os cabos de acordo com a solicitação, pois no inicio ninguém quer investir em torno etc.

Penso que você conhece meu site, tenho tudo que é necessário para a montagem de uma vara.

Por exemplo, muitos montadores de varas conceituados compram conosco, pois temos normalmente quase que todos os lançamentos da Fuji e de outras marcas também.

Fazemos em nossa oficina adesivos com os nomes dos clientes de nossos clientes e também o nome do nosso comprador que normalmente começa por by Marco / etc...

Queremos colocar com isso o nosso atendimento a sua disposição, não lhe garanto que temos o melhor preço, mas temos um excelente atendimento.

um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, Rod Maker é um fazedor de varas, ou seja, o fabricante ex. Varas de fly sextavadas de bambu etc...

Um montador de varas sob medida é um Rod Builder..... aquele que monta a vara de acordo com a preferência do cliente.

(ex. a custombymarco também se encaixa nesse item)

O cliente escolhe cada detalhe da vara ex.: blank, passadores, cores das linhas de amarração, reel-seat, cabo modelado de acordo ao solicitado, nome etc.

Customizador é aquele que pega uma vara já pronta e adiciona e/ou modifica alguns itens...

Deriva da palavra em inglês CUSTOM. Designação norte-americana que literalmente significa "cliente" ou "alfândega", mas que - a partir dos anos iniciais da década de 1960 - também começou a ser usada para definir algo especial, feito sob encomenda e atendendo desejos especificos de um cliente.

Então, Customizador, é a pessoa que faz artefatos sob encomenda. Desde varas, motos, carros...

e consequentemente o CUSTOMBYMARCO se encaixa nesse item também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...