Ir para conteúdo

Fronteira de gigantes!!! Douradões em águas argentinas!!!


Posts Recomendados

Bueno amigos, como eu tinha prometido já por ocasião da postagem do relato da pescaria de Surubis na Argentina, agora vou (finalmente!!!!!) postar o relato da última pescaria de Dourados feita em águas argentinas. Só não o fiz antes por absoluta falta de tempo. O trabalho não é fácil.........

Pois bem, a temporada de "veda" na província de Corrientes varia de ano para ano, mas normalmente se dá entre entre os dias 01 de novembro a 20 de dezembro. São 50 dias sem que uma lancha de pesca sequer entra nas abençoadas águas do rio Paraná. O que isso significa? Que os primeiros dias de pesca liberada tendem a ser extremamente piscosos.

Partindo dessa premissa, eu e o parceiro Maninho Baccin resolvemos por organizar mais uma ida até Puerto Yahapé, aproveitando exatamente os primeiros dias de pesca da temporada 2009.

No dia 13 de janeiro (23 dias após o início da temporada) nós largamos rumo às santas águas castelhanas. O objetivo era apenas um: O "Tigre de los Rios", ou seja, os gigantes Dourados que habitam aquelas águas. Seguramente o trecho do rio Paraná que vai de Paso de la Pátria a Itá Ibaté, ambas na provínicia de Corrientes, guardam em suas águas os maiores viris de pedra que existem em toda a extensão do rio Paraná. Esse fato aliado à enorme velocidade da água e ao grande volume de pressão dessa mesma água, tornam esse trecho o habitat perfeito para os gigantes amarelos. Seguramente os maiores Dourados do planeta foram "sacados" nessa "cancha". É comum os exemplares ultrapassarem os 14/15 kilos de peso, podendo chegar a pesar mais de 20 kilos.

Estratégia armada, tralhas prontas, decidimos por pescar utilizando-nos de três técnicas distintas: nas melhores horas do dia (das 07h as 09h30min e das 17h as 21h) utilizaríamos as técnicas de corrico (troling par os argentinos) e rodada, dependendo da produtividade ser maior ou menor naqueles dias que lá estaríamos; nas demais horas do dia iríamos de bait-casting.

Essa estratégia tem uma fundamentação: os maiores dourados do rio Paraná não estão nunca próximos às barrancas do rio, entre as galhadas e estruturas, como é normal na maioria dos rios brasileiros, mas sim no leito principal do Paranazão, onde se encontram os grandes pedregais a grandes profundidades. Lá se concentram as fêmeas de Dourado, que ficam à espera de grandes forrageiros (mamacha - tuvira, armados, piavas e sábalos - curimbas). Exatamente, em virtude do porte desses imensos amarelões, na Argentina eles dificilmente se alimentam apenas de lambaris e outros pequenos peixes. Eles vão direto nos cardumes de grandes piavas e curimbas, que se constituem na principal dieta alimentar deles. Dessa forma, como o obejtivo maior eram os grandes troféus Dourados nós teríamos necessariamente que "bater" na técnica necessária para tentar sacá-los nos horários em tese mais produtivos: corrico, com artificiais de profundidade, e rodada, com grandes mamachas (a tuvira grande para os hermanos). O resto do dia nos divertiríamos à base de bait e spinning junto às pontas de ilhas e galhadas, buscando os exemplares menores, mas igualmente esportivos e maravilhosos, que abundam naquelas águas. Além de encarar, quase sempre, lindas batalhas com enormes piraputangas, belos pacus e alguma piranha que eventualmente entram na batida das artificiais junto à água, sem falar em alguma cachara, que sempre está caçando junto às mesmas estruturas.

Bom, chegamos a pousada (Cabana Yahapé) por volta das 20 horas, quando o nosso guia "Negro" Laino já nos esperava com aquele "asado" tradicional (piavão - piapara de uns 4 kilos à vinagrete), além de várias Budweisers de litro.

Imagem Postada

Pessoal, peço a vocês que desconsiderem as datas das fotos, pois a minha máquina simplesmente loquiou. Ela marcou os dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro de forma totalmente aleatória. Não sei explicar o porquê....

Depois de uma bela sestiada (quase não dormimos devido à ansiedade, pois as notícias passadas a nós pelo Laino era de que os bichões estavam batendo, e com vontade), levantamos as 6h. Depois de um rápido desjejum as 06h30min já estávamos nos dirigindo à cancha de "Palo Blanco". Começaríamos rodando com grandes tuviras (mamachas) cancha a baixo, sempre em cima dos pedregais. O equipamento: Vara Braspon, modelo Impala, 15-30, 6'6, extra-rápida; carretilha Calcuttá 400; linha monofilamento Owner 0,50mm; cabo de aço de 60 cm de 50 lbs; chumbadinha pequena para fazer com que a tuvira chegasse ao fundo (a cancha varia entre 15 e 23 metros de profundidade); anzol mustad 12/0.

Fizemos algumas descidas na cancha, todas infrutíferas.............. Até as 10 horas da manhã. Aí começou o show:

Enquanto eu tomava um gole dágua, a minha linha dispara (lá pescamos sempre com o carretel da carretilha destravado, pois como as iscas vivas usadas se constituem de enormes tuviras, não se pode ferrar na primeira tomada do peixe. Há que se deixar que o Dourado leve a linha por alguns segundos, para que consiga engolir a tuvira toda. Depois de firmar a tomada de linha, 'FERRO"!!!!!!): "espera", diz o Negro!!! "Espera"........... "Agora sim"!!!! Travei a carretilha, botei a ponteira da vara quase dentro dágua, e cravei!!!!! Senti que a tomada de linha foi constante. Gritei: "Esse tá ferrado"!!!! Alguns segundos e o pequeno Dourado mostra toda a sua beleza, realizando um belíssimo salto a uns 100 metros da lancha. Não era ainda nosso troféu tão buscado, mas para o primeiro peixe da pescaria estava bom.

Imagem Postada

Douradinho de 4 kilos.

Mais uns 20 minutos de rodada cancha abaixo, e de novo a minha carretilha acusa peixe: mesmo procedimento e TOMA!!!!! Novamente Dourado na linha!!! Uns 5 minutos de briga e outro douradinho. Irmão gêmeo do anterior. ehehehe

Imagem Postada

Mais um pouquinho de rodada e.......................... mais Dourado na linha. E de novo na minha. Dessa vez apequenou o porte. Mas o Tigre é o Tigre, não importa o seu tamanho......

Imagem Postada

Parada para o almoço, e no retorno começaríamos a botar em prática nossa estratégia: faríamos bait até o horário de voltar a rodar e/ou corricar. Equipamento usado para bait-casting: Vara Braspon, modelo Avocet, 25lbs, 5'6, extra-rapida; carretilha Curado 100; linha multifilamento Power Pro 0,20 mm; cabo de aço de 30 cm de 40 lbs; artificiais de meia-água de várias marcas: Bomber Long A 15, Rapala SSR 14, Joana Borboleta, Cotton Cordel Big O, Marine Sports Big Game, entre várias outras.

No terceiro arremesso na galhada, POWWWWWW (como vocês dizem aqui): Entra um pequeno Dourado, de uns 3 kilos, numa Joana, Borboleta. Belíssimo espetáculo, com saltos espetaculares.

Imagem Postada

Foram mais de 5 Dourados capturados na modalidade de bait-casting junto às galhadas. Show de pescaria!!!!!

À tardezinha voltamos a "bater" com os grandões. Dessa vez iríamos corricar, tendo em vista que na rodada com isca viva só tinham entrados os pequenos.

Depois de aproximadamente uma hora corricando rio acima, sempre em cima das pedras, sem que sofrêssemos uma ação sequer, o "Negro", naquelas "loucuras" que só os guias sabem explicar, resolve mudar radicalmente a pescaria, contrariando as outras 18/20 lanchas que pescavam naquela zona: mudou "o tiro" e começamos a corricar rio abaixo (na Argentina, via de regra, se corrica o Dourado rio acima, e o Surubi rio abaixo). No mesmo momento olho para o Maninho e faço sinal com os ombros, como quem diz: "o que o Negro tá fazendo"? Afinal, estávamos querendo os Dourados, e não os Surubis, até porque esses não estavam ativos naquele período. Foi eu acabar de fazer esse sinal e tomo uma pancada desconcertante!!!!!!! ZASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS! A carretilha não parava de despejar linha!!!!!!! Imediatamente eu grito: "É peixe, e grande!!!!" O Negro, com a habilidade que lhe é habitual. faz a volta na lancha e já a posiciona de uma forma que eu já me encontrava totalmente livre para brigar com o primeiro grande troféu da pescaria!!!! Quando recolho a diferença de linha e realmente "sinto" o peixe, vi que o negócio era bruto. Mas na mesma hora (naquelas frações de segundos onde o pescador cria as suas teses para tentar explicar como ele ferrou aquele peixe que ele está brigando, bem como para tentar acertar se realmente ele está lutando contra o troféu pretendido) eu penso: não é Dourado, primeiro porque ainda não pulou (apesar de que os grandes exemplares normalmente não pulam), mas, principalmente, porque ele entrou no corrico águas abaixo!!!! Imediatamente eu falo: "É Surubi gurizada!!!" No que sou prontamente amparado pelo Maninho e pelo Pablo (o outro parceiro), que concordaram comigo pelos mesmos motivos. Mas o Negro não!!!! Ele balança a cabeça num sinal de negativo e exclama: "Não!!! És Dorado!!! E és muy grande!!!" Era a palavra definitva!!!! Quem eramos nós para contrariar o Negro???!!! Bueno, pensei eu, apesar de já ter pescado muitos Dourados na minha vida, entre os quais alguns belíssimos exemplares, saber que tu estás de novo com um Gigante na ponta da linha é uma descarga de adrenalina fantástica, ainda mais quando esse Gigante é o "REI DO RIO"!!!!! Perninhas tremendo fui à briga!!!! Para cada 10 metros de linha recolhida, uns 15 eram tomados...... Vara envergada ao extremo, me fazendo dar "ponta de vara" por 6 vezes ao Douradão. A Calcuttá esquentou que chegou a dar cheiro!!!! (isso só acredita quem passou por essa exeperiência). 20, 25, 30 minutos de "pelea" (como dizem os castelhanos) e nada do Amarelão se entregar...... Pensei de novo: "é Surubi"!!! "O Negro tá errado"!!!! Quando pensava isso, duvidando pela segunda vez da experiência do meu grande amigo e guia Laino (pesco há muitos anos com ele), noto que a linha faz aquele movimento característico do Dourado: ela começa a afrouxar e a subir. Nisso recolho com a maior velocidade que eu consegui, para tirar uma possível sobra de linha, e o Douradão salta a uns 30 metros da lancha!!!!!!!!!!!!!! O Negro dizia: "uma cena para el recuerdo"................... Simplesmente fantástico aquele Gigante Amarelo saltando mais de um metro fora dágua, ainda com uma força incrível......... Nova ponta de vara para não quebrar a vara, que estralava adoidada na minha mão. Mais uns 5 minutos e o REI se entrega: 13,5 kilos de Ouro puro!!!!! O segundo maior Dourado da minha vida até então!!!!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Material utilizado para corrico: Vara Braspon Impala, 15-30, 6'6, extra rápida; carretilha Calcutta 400; linha mutifilamento Power Pro 0,23mm, cabo de aço de 1 metro de 50 lbs; artificial de fundo, marca Alfer's, modelo mojara, branca cabeça vermelha.

Bueno, muitos gritos e comemorações e muitos goles de Budweiser estupidamente gelada depois, demos a pescaria por encerrada no primeiro dia!!!! Um tormenta enorme se aprontou e vinha com muita velocidade para cima de nós (desde já me posiciono a favor daqueles que defendem, como há um tópico aqui no nosso fórum sobre isso, que as melhores horas para se pescar, em termos de atividade do peixe, são aquelas que antecedem uma "viração" do tempo)!!!

Segundo dia de pesca, tempo lindo e sem vento depois de uma tormenta de verão do dia anterior, às 06h30min já estávamos na água. Novamente, por opinião do Negro, começaríamos rodando cancha abaixo. Na segunda caída: ZÁSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!! Minha carretilha dispara!!!!! Espero o momento certo e "FERRADA!!!!" Linha dispara com muita velocidade!!!! Depois de quase 20 minutos de pelea e uns 3 saltos fantásticos o primeiro grande troféu do dia: lindo Dourado de praticamente 8 kilos!!!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Vai pra vida rapá................

Perdoem-me pela primeira foto, mas o Pablo não viu que a lente estava úmida de ter ficado dentro da sacola de pesca de um dia para outro e ter pegado o sereno dentro da lancha.....

Alegria e abraços, seguimos pescando. Não mais do que 20 minutos depois de eu embarcar o primeiro (e lindo) Dourado do dia, ZÁSSSSSSSSSSSS!!! Dessa vez era a carretilha do Pablito que disparava à velocidade total!!!! 20 minutos de briga e mais um Amarelão pousa para as fotos: 7 kilos de força e beleza!!!!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGR3HYsiQa7gxC2N7MZCJPGwmEm1gbzN05PPYEgFrXeBh03DViO-wpHOWt3Wf9ozS7lMWeqdXXBGf78Mxyd_DcUAm1T1UJtefcGbNjcdzY_dn4anUqcWt-LU.jpg

À tarde, depois de um belo almoço, voltamos à água (abaixo de muita chuva) para fazer spinning, com a meta de embarcar um dourado de medida para jantarmos à noite. Bastaram 5 arremessos com uma Bomber Long A 15 embaixo de uma galhada e POWWWWWWWW (ehehehehe, adorei esse termo!!!!!). Dourado de medida (5,5 kilos) e a janta estava garantida!!!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANFLdrjUPSjpEfYSjsPX90OY86VeI_zKAEid96tUqISLTGKT3ACsDcJy8NQdNA2aC3UnefQSuMM0egQiubcqm2AAm1T1UBXt04hK6kA8iruupiV6yvPvQA-b.jpg

Ele tá sangrando porque foi bichado!!!

Depois de umas 4 capturas (se não me falha a memória), voltamos, como no dia anterior, à cancha principal, novamente para fazer corrico, e mais uma vez rio abaixo, contrariando todas as demais lanchas (o que é a experiência de um bom guia.......). Na segunda cruzada, após um Douradinho capturado pelo Maninho na primeira passada, eu tomo uma paulada estranha na vara, muito semelhante a um ataque de Surubi quando ele toma a artificial com a cola. O Negro me avisa: : "siegue, siegue que ele vuelta"!!!!!! E dito e feito, mais uma vez a mesma "tremida" na vara!!! O Negro da uma pequena diminuida na marcha do motor da lancha e o ataque vem desconcertante!!!!!! ZASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!! Certamente eu estava com o Dourado da pescaria na ponta da linha!!!!!! Procedimentos para posicionar o barco e lá estava eu, novamente brigando com um troféu cor de ouro!!!!

Carretilha patinando de forma absurda........ Dois saltos magníficos......... Novamente cheiro de rolamento frito (ehehehehe) e depois de uns 35 minutos a água amarelou!!!!! "É o Tigre" gritava o Negro!!!!!! "É o Tigre"!!!!!! Minhas pernas tremiam igual vara verde. O Douradão era ainda maior que o primeiro troféu. Com muita calma consegui cansá-lo, e o REI se entregou calmamente do lado da lancha. Embarcamos e o Garrinha constatou: estávamos com um Douradasso de mais de 17 kilos, pois o alicate "trancou"em 17 kilos.........Corremos com ele até a pousada, que ficava bem em frente ao local da captura e o colocamos na balança digital. 17,8 kilos de PURO OURO!!!!!!!!!!!!!!! Eu estava de novo com o segundo maior dourado da minha vida!!!!!!!!!!!!!! O primeiro troféu ficava agora no terceiro posto!!!! Corrida até a água e lá se foi o valente..........Voltou devagar, mas voltou!!!!!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAF0RrFi4TQwmqKuaQFJEkr9tzIjX_mgodzlSi4TYcHASgYX3QOfVnmSXltvJOailSdwOzo-EPlMG4XWPu86lDMQAm1T1UAyHgIegRYtrJOr3f1T43vtm22Bl.jpg

Olha a alegria do parceiro da outra equipe........... Este merece toda a Budweiser do mundo!!!!!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAABxtWZRA63G_z2fxHuk9Qk2kqnxFzzFibQVVv7xXVdtCwc2TSrLDCxf-bRs82BWIi8-AK9bMHbN7IpW_lkDL3lUAm1T1ULs6mVyBUZINdU9Pkox7TkN0osYn.jpg

Gritos, abraços e Budweiser!!!!!!!!!!!!!! Não há mais nada a ser dito!!!!

Só tenho a agradecer a esse cara aí; Negro Laino, O Guia!!!!!!!!!

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJjUltY7evmDmIYiIZ5lVUhLfhWYzIed_xEYjGNbeIU21M36net0_ZCWn0GmaC09QFaXLEkJ6dViS466MH4DCUAAm1T1UEAgrVbq6S35Jvltp426YJrZdOsv.jpg

Bom pessoal, depois desse Douradão a pescaria pra mim perdeu a graça. Pedi que me levassem à pousada. Tinha que tomar uma cerveja muito gelada, preparar um belo Dourado e agradecer a Deus pelos momentos maravilhosos vividos e por ter tido a oportunidade de mais uma vez enfrentar esse que, sem dúvida alguma, é o REI DO RIO!!!!!!!!!!!!

Os guris ainda sacaram mais 2 dourados de porte médio. O maninho pegou um de 7 kilos e Pablo um de 4 kilos.

Pescaria terminada. Sucesso completo. Agradeço sempre aos parceiros de fé!!! A Deus, principalmente, e ao meu sempre guia Negro Laino, o melhor do alto Paraná.

Grande abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Junos!

Peixes lindos mesmo.

::tudo::

Parabéns!

Um douradão deste ainda está na minha futura lista de sonho de consumo pesqueiro, hehehehe...

Isso aí Xandego. Não se pode ficar sem ao menos tentar pescar o Rei do Rio. É uma pescaria fantástica!!!! Com certeza terás oportunidades. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hola soy de Corrientes-Argentina, me alegro mucho que les guste las zonas de pesca que tenemos aca en Corrientes, y sobre todo que conozcan al NEGRO LAINO, excelente guia de pesca, pero lo mas importante excelente persona.- Soy un afortunado de haber compartido varias salidas de pesca con LAINO, espero que puedan volver a disfrutar de estas buenas zonas que tenemos para ofrecerles.-

Lo ultimo que se es que LAINO gano en el torneo de pesca de PASO DE LA PATRIA una lancha, asi que ahora podran salir mas de seguido con este guia que conoce muy bien las aguas del rio parana. FELICITACIONES LAINO y a ustedes por llevar informacion sobre este guia a sus amigos.-

Muy Atentamente

Augusto

(Cuidemos los recursos del Parana, seamos conciente y responsable de lo que hacemos en el rio, nuestro nietos querran pescar al TIGRE DEL RIO).-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cambai! Que bom saber dessa tua ótima notícia!!!!! Ninguém mais merecedor que o Negro Laino para ganhar uma lancha como essa!!!!!! Realmente, como tu falaste, o Negro é pessoa bueníssima. Excelente guia de pesca!!! Um dos melhores do alto Paraná!!! Manda um abraço sincero para ele e dê-lhe os parabéns!!! Aproveita e acessa esse link:

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=4&t=7582

Relata a nossa última grande pescaria de Surubis feita naquelas abençoadas águas Correntinas.......

Grande abraço. Seja muito bem vindo ao Fórum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aplauso::

He visitado la pesca de surubies que realizaron con laino, es muy bueno saber que todavia hay estos hermosos pescados en nuestros rios.- Realmente muy buena pesca y sobre todo compartir unos hermosos momentos entre amigos.- Les dejo una foto de la ultima noticia de "LAINO o rey do rio PARANA".-

mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...