Ir para conteúdo

>>Cenas lamentáveis no rio descoberto<<


Posts Recomendados

Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação.

Adão, realmente! Ainda não tinha pensado nisto... Mas tem sim uma coisa a ver com a outra!!! Se as autoridades não fizerem nada, isso vai se acabar em uma tragédia. Lamentavelmente ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um teoria a respeio disso. As primeiras chuvas às vezes "lavam" o solo, adubos, inceticidas, pesticidas e todo tipo de agrotóxico que foram jogados nas plantações geralmente vão parar dentro dos rios e podem acarretar esse tipo de situação.

Se for uma regiao com lavoura sim, por que tipo, la na fazenda do meu pai tem muiiiiiiitas lagoas e algumas sao pequenas mais tem peixes muitos peixes curimbas,trairas,em fim , ae teve uma epoca que jogaram veneno no solo por perto e choveu, morreu peixe pra caramba os que mais morreram foi corimbas, mais foi isso que aconteceu mais pra acontecer isso em um rio tem que ser muiiita coisa viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá gente,

que pode ter sido agrotóxico, pode....

mas estamos na época seca e não seria previsível a utilização de pesticidas sem que se tenha plantio...

há muitas outras possibilidades:

achuva de quinta passada em Goiania foi forte, com grande arrasto de água, então vamos ponderar:

pode ter ocorrido lavagem superficial de confinamentos da região.. com arrasto de esterco bovino e matéria orgânica para o rio... perda de oxigenação = mortandade.

outra, e me parece muito pertinente, sem envolver agricultura:

a chuva lavou as ruas da periferia de BSB, encheu os córregos que atravessam o grande centro urbano, levando lixo e esgoto para os aflluentes.... as consequencias são as mesmas... baixa oxigenação = mortandade...

temos que entender que só com estudo de resíduos químicos poderemos acatar ou descartar uma hipótese e apontar o culpado. O fato é que o que fazemos no centro urbano, tem consequência na natureza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou analisar a matéria e repassar os dados para a área de Gestão Ambiental da empresa em que trabalho (agrícola) para ver o que pode ter acontecido.

Peço calma ao apontar APENAS a agricultura como causa destes desastres. Vejam bem, não estou querendo defender, trabalho na área agrícola e sei que algumas coisas podem acontecer (derramamentos como o sitado acima, por exemplo), mas "vamos com calma", OK?

Bem, na matéria citada não tem muita coisa. Se alguém tiver mais detalhes pra me passar agradeço (local) e vou atrás de mais informações.

Vejam o que descobri:

http://www.eco.tur.br/ecoguias/planalto ... oberto.htm

http://www.corumbaconcessoes.com.br/sit ... aspx?id=23

Lendo outras matérias verifiquei que algumas das causas pode mesmo estar relacionadas à agricultura, já que há várias atividades de hortalizas na região, mas também pode ser pela ocupação das cidades satélites, com seus sistemas de captação e tratamento de efluentes deficitários e algumas indústrias que se instalaram na região.

Alejandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser, não entendo nada disso.

A chuva a que me refiro é a que efetivamente caiu e que pode ter lavado o solo e carregado esse material tóxico para o rio.

Agora, se essa chuva ocorreu fora da hora ou do previsto no zoneamento agroclimático para o estado de Goiás, eu não sei. Mas que choveu, choveu e forte nessa época.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walther:

Na região do Pamplona foram uns 140mm entre domingo e segunda pela manhã.

Pode ter sido algum agrotoxico derramado ou monte de adubo químico empilhado próximo ao rio, que tenha sido levado pela enxurrada.

Outra hipótese é que alguma lagoa de decantação de dejetos industriais ou urbanos tenha transbordado com a chuva inesperada.

Ainda não obtive retorno da operadora da usina.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...