Ir para conteúdo

Linhas Berkley Whiplash ??? será que é tudo isso??


cazzadinho

Posts Recomendados

Colegas

essa semana em contato com um colega do site fiquei impressionado ao consultar dados tecnicos da Linha de Multifilamento Linhas Berkley Whiplash

Imagem Postada

Linha de multifilamento de alta resistência

- Super resistente à abrasão

- Baixo diâmetro com alta resistência

* Disponível nas especificações:

- Bit 0,06mm / 20 lbs / Res 10.6Kg

- Bit 0,10mm / 30 lbs / Res 14.1Kg

- Bit 0,17mm / 50 lbs / Res 21.7Kg

- Bit 0,21mm / 65 lbs / Res 26.4Kg

- Bit 0,24mm / 80 lbs / Res 37.8Kg

- Bit 0,28mm / 100 lbs / Res 44.9Kg

Caraca, sem duvida uma das mais resistentes do mercado, fiquei impressionado pois uma linha de boa qualidade tal

Rapala 0,35mm - 60Lbs

SpiderWare 0,35 - 50Lbs

Vexter Pe 0,35 - 50Lbs

e veja só a tabela da Whiplash e ainda no site do distribuidor oficial no brasil informa que é muito resistente a abrasão...

ai minhas duvidas??

1 - quem já usou...é boa mesmo?? quais os pro e os contras comparadas com outras boas linhas d mercado??

2 - outro detalhe...supomos que utilizemos na pesca na amazonia, peixes de tranco forte....ao chocar-se com paus, galhadas sua medida extra fina terá uma boa abrasão??

EX. uma linha Multi de 0,40mm comparada com um Whiplash de mesma libragem estará entra 0,21 e 0,24mm, neste caso a linha mais grossa terá o dobro de espeçura o dobro de material 2(duas) veses mais ...para ralar nas galhadas, mesmo neste tipo de pescaria ela será funcional??

abraços

cazzado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quando a esmola é muita; o santo desconfia..."

Ainda me ocorreu outro pensamento... A linha Platinum só apresentou 60% da resistência declarada quando testada... Acho que esse "recorde" pode estar para ser batido!?!?!

É claro que eu também acho que os materiais podem e devem evoluir... Mas este salto foi excessivo! Querem saber porque eu penso assim?

Se você reduz um diâmetro à metade, a área da seção transversal se reduz à 1/4 (razão ao quadrado); de forma que esta linha teria de ser quase 4 vezes mais forte que as outras multi para que estes números pudessem ser reais...

Bom... Eu ainda aguardo alguém testar esta linha para saber se é boa mesmo...

Só sei que eu aprendi que não devemos ter muitas certezas, e que deve-se esperar uma natural evolução dos materiais...

Mas quase 4 vezes mais forte??????? :wink: Será possível? :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca a usei, mas já ouvi alguns comentários positivos a respeito...

Cazzadinho :arrow: Um dos pontos que você abordou me pareceu significativo, principalmente em se tratando de Amazônia, que é a questão do "rala rala" em superfícies submersas ! Quando essas linhas de multi estão muito tracionadas e sendo exigidas, ficam parecendo "manteiga" ao encostar em qualquer superfície ! Gosto sempre de usar um lider de mono ( mais grosso mesmo ) exatamente para fugir desse problema...

Sei da preferência de alguns pescadores em pescarem com a multi diretamente na isca ( tem "uns" que sequer colicam snaps ! ) acreditando que uma resistência maior da linha venha resolver a maior parte dese problema, mas permaneço temeroso dessa solução !

A posição levantada por Moacir também é bem interessante, principalmente com relação a espessura x resistência da linha ! Claro que uma linha menos espessa tem suas vantagens, mas até onde são tão importantes assim com os brutos amazônicos ?? A questão do "bom senso" sempre deverá prevalecer nessas coisas... ( pelo menos para mim ! ) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: Amigo pescador...todas essas linhas tem seus prós e contras... eu particularmente já usei essa linha na Amazônia (21 mm). Tem resistência suficiente para retirar qualquer tucunaré gigante... mas, pela minha experiência, nenhuma linha multifilamento aguenta ralar em pedras ou paus... O Kid já declarou isso...Vou acrescentar mais...usei uma linha de 80 libras no Rio Xingu. Não conseguí retirar nenhum peixe grande pois a mesma ralava nas pedras e realmente partia todas as vezes. Mas é uma excelente linha.

Abraços

João Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que já ficou tão evidente que linha alguma de multi resiste bem à abrasão que eu nem me dou ao trabalho de chamar de mentiroso o vendedor que diz uma besteira dessas!...

A única evolução possível neste sentido seria a linha de multi se tornar mono (que, por ter a superfície lisa, é muito mais capaz de deslizar sobre um obstáculo qualquer...).

Pelas palavras do João Biguá, tomo por verdade (ou, ao menos, como próximo à verdade...) os valores de resistência apresentados pelo fabricante da linha...

Porém, observo que o novo limite para o uso desta linha tornou-se sua resistência à abrasão (acaba-se por optar por linhas com uma resistência que não temos a intenção de usar, já que a linha é pouco confiável em termos de abrasão... como qualquer multi :roll: )...

Bem; o líder (e/ou encastoado) continua sendo uma excelente idéia!!!!! Né, Kid M?

PS: Fylho; ensina pro Kid M que é Moacyr com "Y"!!!!!

:lol: :roll: :lol: :roll: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Foi mal, Moacyr... Não se repetirá ! :oops:

:arrow: João, A grande questão não é apenas a resistência e comodidade da linha de multi, mas até mesmo ( na minha modesta opinião ) o risco de profundos cortes "nos dedos" quando uma linha dessas está tracionada por uma tremenda força do outro lado ! Por mais que se seja cuidadoso, não são poucas as vezes que "instintivamente" o "freio dedão" entra em ação ( principalmente para quem usa caretilhas - não é o meu caso... ) e aí, adeus... é sangue para todo lado e a continuidade da pescaria corre risco ! Digamos que estamos falando de um "efeito colateral secundário..." ! :P

Na abordagem da questão principal, que trata das linhas multi com "resistência à abrasão" ( pelo menos com argumento de venda ), lí recentemente que a "spider wire" ou a própria Berkley ( não me lembro qual das duas é a fabricante da Fire Line - acho que a Berkley ), haviam lançado uma versão "mista", ou melhor, uma versão multi embutida numa capa lisa no estilo "Mono" ! Aparentemente "o melhor dos mundos", pois tem a resistência e espessura das multis, e as qualidades de abrasão das mono... Tenho a impressão que o nome dela é "FireLine - Clear", mas consultando os catálogos estrangieros, só encontrei-a no máximo de 20 lb, o que para os amazônicos é brincadeira... Mas quem sabe não há nisso uma evolução no processo de melhoria contínua das linhas... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cazzadinho,

Já tive alguns amigos que utilizaram essa linha, mas infelizmente os resultados não foram mto bons...todos sabemos que linhas mto finas, tendem a "entrar" dentro do carretel no momento de enrolarmos a linha, isso provoca em certos casos um "travamento" por exemplo no momento do arremesso, já ouvi mtos amigos aqui do fórum que tinham sua linha "estourada" no momento do arremesso de uma isca maior (que geralmente são utilizadas na Amazônia), sendo recomendada uma linha de diâmetro maior, mesmo se tratando de uma libragem menor (ex. se vc der uma pesquisada no fórum nosso amigo Fabrício Biguá dá dicas do material que utilizou em suas pescarias na Amazônia), outra coisa é que linhas de multifilamento não resistem a abrasão, sejam com pedras ou pauleiras, sendo recomendado para estas situações (principalmente pesca de tucunarés) a utilização de um leader de fluorocarbono...espero ter te ajudado em algum aspecto...

Abraço e boas pescarias

Colegas

essa semana em contato com um colega do site fiquei impressionado ao consultar dados tecnicos da Linha de Multifilamento Linhas Berkley Whiplash

Imagem Postada

Linha de multifilamento de alta resistência

- Super resistente à abrasão

- Baixo diâmetro com alta resistência

* Disponível nas especificações:

- Bit 0,06mm / 20 lbs / Res 10.6Kg

- Bit 0,10mm / 30 lbs / Res 14.1Kg

- Bit 0,17mm / 50 lbs / Res 21.7Kg

- Bit 0,21mm / 65 lbs / Res 26.4Kg

- Bit 0,24mm / 80 lbs / Res 37.8Kg

- Bit 0,28mm / 100 lbs / Res 44.9Kg

Caraca, sem duvida uma das mais resistentes do mercado, fiquei impressionado pois uma linha de boa qualidade tal

Rapala 0,35mm - 60Lbs

SpiderWare 0,35 - 50Lbs

Vexter Pe 0,35 - 50Lbs

e veja só a tabela da Whiplash e ainda no site do distribuidor oficial no brasil informa que é muito resistente a abrasão...

ai minhas duvidas??

1 - quem já usou...é boa mesmo?? quais os pro e os contras comparadas com outras boas linhas d mercado??

2 - outro detalhe...supomos que utilizemos na pesca na amazonia, peixes de tranco forte....ao chocar-se com paus, galhadas sua medida extra fina terá uma boa abrasão??

EX. uma linha Multi de 0,40mm comparada com um Whiplash de mesma libragem estará entra 0,21 e 0,24mm, neste caso a linha mais grossa terá o dobro de espeçura o dobro de material 2(duas) veses mais ...para ralar nas galhadas, mesmo neste tipo de pescaria ela será funcional??

abraços

cazzado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M; por falar em experiência prática com as "novas multis", eu comprei a linha Siperwire Stealth, ela tem uma proteção que eu achei muito interessante, em teflon...

Mas essa proteção logo desgasta e você fica com um multi normal...

Inclusive, buscando por essa linha na internet, achei uma referência à ela em um fórum de pesca americano; o pescador relatava exatamente isso, que essa linha desgasta o revestimento de teflon e fica uma linha de multi comum... Igual ao que eu verifiquei com a minha linha... Valeu como experiência! A linha é boa, mas esse lance do revestimento se revelou uma grande "perfumaria"...

Falar em experiência, a linha Champion da Intergreen também surgiu como uma grande promessa... Mas, como "a verdade é filha do tempo..."; só mesmo usando para ver se ela também é tudo isto...

Um abraço para todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cazzadinho,

Já tive alguns amigos que utilizaram essa linha, mas infelizmente os resultados não foram mto bons...todos sabemos que linhas mto finas, tendem a "entrar" dentro do carretel no momento de enrolarmos a linha, isso provoca em certos casos um "travamento" por exemplo no momento do arremesso, já ouvi mtos amigos aqui do fórum que tinham sua linha "estourada" no momento do arremesso de uma isca maior (que geralmente são utilizadas na Amazônia), sendo recomendada uma linha de diâmetro maior, mesmo se tratando de uma libragem menor (ex. se vc der uma pesquisada no fórum nosso amigo Fabrício Biguá dá dicas do material que utilizou em suas pescarias na Amazônia), outra coisa é que linhas de multifilamento não resistem a abrasão, sejam com pedras ou pauleiras, sendo recomendado para estas situações (principalmente pesca de tucunarés) a utilização de um leader de fluorocarbono...espero ter te ajudado em algum aspecto...

Abraço e boas pescarias

Nilton; outro dia desses, eu estava em outro forum de pesca, e eu coloquei tantos defeitos nas linha de multi que até ficou parecendo que eu não gostava delas (http://www.intrepida.com.br/intrepida/i ... topic=2308)... Na verdade, um amigo me mostrou que estes defeitos são relativos... Eu consigo lidar com eles com tranquilidade, mas nem todo mundo consegue... Foi essa a lição que ficou; linha de multi não é para todo mundo...

Outra observação que eu tenho de fazer é que eu não uso linha de multi com libragem inferior à 30 lb (mesmo para iscas e peixes pequenos), justamente porque elas não são tão confiáveis assim :roll: e isso nos força a usar uma libragem superior à realmente pretendida (o Fabrício tá certo em exagerar a libragem das suas linhas)...

É como se eu usasse umas 15 ou 20 lb para o arremesso de iscas pequenas (+ 10 lb pro peixe pequeno perfazendo 30 lb); e umas 30 lb para iscas grandes; somando a isto o quanto eu pretendo usar para o peixe...

O lado bom é que, ainda, não houve quando minha linha arrebentasse durante o arremesso ou coisa parecida... Falar nisso, já tentou usar um líder?

Um abraço, Nilton!

PS: isso é apenas a minha opinião... esteja à vontade para discordar!!! Eu não sou o dono da verdade ou coisa assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Moacyr,

Já fiquei de boca aberta com tantas aulas do Dr. nos fóruns....eheeh

Também comprei a Spider Wire Stealth, só que comprei uma 0,25 mm aproximandamente uns 40 Lbs, pra colocar numa Scorpion MG 1001, já que não cabe mta linha resolvi usar essa multi, a cobertura de teflon realmente é uma beleza, como apenas testei e ainda não "sumiu" o teflon não sei dizer o qto vai mudar na ação da linha, só sei que ficou "bom pra kct...", o conjunto em si vara Intergreen 8-17 Lbs, graphite Hercules, 5´3" com a carreta, arremessa muito, inclusive iscas pequenas....fui a um PP pra testar o conjunto, engatei bons tambacus e tambaquis na faixa de 8-10 Kgs e matrinxãs ~4 kgs, o conjunto aguentou bem o tranco e a linha tbém...

Abraço,

Cazzadinho,

Já tive alguns amigos que utilizaram essa linha, mas infelizmente os resultados não foram mto bons...todos sabemos que linhas mto finas, tendem a "entrar" dentro do carretel no momento de enrolarmos a linha, isso provoca em certos casos um "travamento" por exemplo no momento do arremesso, já ouvi mtos amigos aqui do fórum que tinham sua linha "estourada" no momento do arremesso de uma isca maior (que geralmente são utilizadas na Amazônia), sendo recomendada uma linha de diâmetro maior, mesmo se tratando de uma libragem menor (ex. se vc der uma pesquisada no fórum nosso amigo Fabrício Biguá dá dicas do material que utilizou em suas pescarias na Amazônia), outra coisa é que linhas de multifilamento não resistem a abrasão, sejam com pedras ou pauleiras, sendo recomendado para estas situações (principalmente pesca de tucunarés) a utilização de um leader de fluorocarbono...espero ter te ajudado em algum aspecto...

Abraço e boas pescarias

Nilton; outro dia desses, eu estava em outro forum de pesca, e eu coloquei tantos defeitos nas linha de multi que até ficou parecendo que eu não gostava delas (http://www.intrepida.com.br/intrepida/i ... topic=2308)... Na verdade, um amigo me mostrou que estes defeitos são relativos... Eu consigo lidar com eles com tranquilidade, mas nem todo mundo consegue... Foi essa a lição que ficou; linha de multi não é para todo mundo...

Outra observação que eu tenho de fazer é que eu não uso linha de multi com libragem inferior à 30 lb (mesmo para iscas e peixes pequenos), justamente porque elas não são tão confiáveis assim :roll: e isso nos força a usar uma libragem superior à realmente pretendida (o Fabrício tá certo em exagerar a libragem das suas linhas)...

É como se eu usasse umas 15 ou 20 lb para o arremesso de iscas pequenas (+ 10 lb pro peixe pequeno perfazendo 30 lb); e umas 30 lb para iscas grandes; somando a isto o quanto eu pretendo usar para o peixe...

O lado bom é que, ainda, não houve quando minha linha arrebentasse durante o arremesso ou coisa parecida... Falar nisso, já tentou usar um líder?

Um abraço, Nilton!

PS: isso é apenas a minha opinião... esteja à vontade para discordar!!! Eu não sou o dono da verdade ou coisa assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas

este final de semana usei um Fireline, e em outras ocasiões já\ tinha usado a spiderwire ...realmente a spider é muito boa não tive problemas, mas com o desgaste de 2 a 3 pescarias a cobertura lisa de teflon vai se soltando

já a Fireline, tem um cobertura muito mais grossa...chega a deixar a linha dura...que parece um arame esticado...nem aparece as trancinhas na linha...só só olhar bem de perto que vai ver as ranhuras...gostei muito, principalmente nas bitolas mais finas

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

Infelizmente essa resistência não corresponde à realidade. O correto é substituir a abreviação "kg" para "lb".

Estou dizendo isso porque fui questionado por um cliente e para poder responder com segurança conversei com o meu fornecedor. E a resposta foi: "Uma linha multi com diâmetro de 0,20mm a 0,25 não tem como ter resistência acima de 30lbs".

Vejam no site da Berkley (http://www.berkley-fishing.com). Essa linha nem consta do catálogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu tenho somente contras esta Wiplash:

1) O que o Nilton falou é o que realmente acontece, devido ao fato de ser muito fina a linha por diversas vezes travava no carretel e dava aquele tranco, detalhe que na Amazonia na maior parte da pescaria se pesca com iscas acima dos 40 gr.

2) Além deste primeiro o que realmente me impressionou foi a quantidade de vezes que eu vi esta m... de linha estourar me deixando na mão, eu particularmente não uso mais e nem indico o uso da Wiplash na Amazonia, pra mim a melhor pra aquelas bandas é mesmo a Tuf Line de 80 ou 100 lbs, apesar de ser bastante abrasiva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos,

uso esta linha 0,10 mm ha varios meses.Nao dispenso o fluorocarbono, assim como o aco mole quando pesco robalo nas pedras da foz do rio, o robalo grande costuma ir para o fundo e raspa a linha nas pedras. Uma vez a linha estourou no arremesso, fui observar e ja estava puida, eu ja deveria te-la trocado. Vez ou outra tenho que apertar a linha na carretilha prendendo-a em uma arvore por exemplo, esticar toda e tornar a enrrolar bem apertada. Uso em uma carretilha Shimano Chronarch, agora consegui na Miraguaia uma segunda bobina para a carretilha e irei colocar a mesma linha 0,17 mm. Na tenho como testar a resistencia, mas nao e pouca e a Berkley e um fabricante bastante conhecido com uma extensa linha de produtos, eu mesmo possuo uma carretilha de fly da Berkley. A linha tem uma cera que mesmo a 0,10 mm nao torna impossivel desfazer cabeleiras. Realmente no site da Berkley nao aparece esta linha, a mais parecida e a Fire Line, mas todos lembram a rixa entre americanos e ingleses com os franceses e a caixa da linha e bilingue ingles/frances e o produto e americano, deve ser marca de linha para exportacao.

abracos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos,

pesquisando um pouco observei que esta linha e fabricada com fibras importadas da Dyneema, que fabrica fibras usadas por exemplo em coletes balisticos ( http://www.cbc.com.br/equipamentos/cole ... 96b5755409 ), cordas para nautica, iates, com a de 3 mm tendo resistencia de 380 kg p/ exemplo ( http://www.brasimpex.com.br/prod.php?ref=17060&cat=81 ), material para montanhismo e muito mais, que tal uma linha 1,05 mm com resistencia de 300 lb ( http://www.kingfisher.com.br/detalhes.a ... IdProd=106 ).

abracos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso essa linha e gosto muito dela. Além da resitência altíssima, ela não acumula muita água, e também não sofre com o problema de "afundar" no carretel, travando sua saída nos arremessos. Se há algo a reclamar nessa linha, é só do preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Halieuta sem querer polemizar, mas uma linha de 0,06mm(que é a que eu uso) tem uma espessura um pouco mais grossa que um fio de cabelo, enquanto que 0.06 polegadas é um diametro equivalente a mais ou menos o,15 mm que foi o resultado que obtive no micrometro. De qualquer forma é uma resistencia fantastica para o diametro e o resultado nos arremessos são visiveis. Uma coisa ainda não me acostumei, é a baixa elasticidade. Como estava acostumado com linhas mais elásticas tenho me atrasado na hora de dar a ferrada. :cry:

Somente para ilustrar este texto foi copiado do google:

"Engenheiros conseguem fazer os menores furos do mundoO diâmetro de um fio de cabelo humano varia entre 80 micra (0,08 milímetros) e 50 micra. Os engenheiros estão conseguindo fazer furos perfeitos com diâmetro ..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ouvi boatos de logista e distribuidores que não consta mais nos sites dos fabricantes e principais lojas nos Eua pois saiu de linha! ! !

logo como todos sabem no brasil, tudo chega mais tarde e algumas distribuidoras compraram grandes lotes, por isso tem até hoje

quais quer novidades

estamos por ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal outro dia vi em programa de pesca , o Nelson nakamura molhando o carretel de multi pque evitava as cabeleiras ou o travamento,ele pescava com uma linha nova multi , acho que era da aicas,o que acham deste artificío, esclareço que pescava em serra da mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal outro dia vi em programa de pesca , o Nelson nakamura molhando o carretel de multi pque evitava as cabeleiras ou o travamento,ele pescava com uma linha nova multi , acho que era da aicas,o que acham deste artificío, esclareço que pescava em serra da mesa.

rsrsrs Eu ví isso mesmo Marcio! Como eu sou fã de carteirinha do Naka, adotei esse procedimento e minha ultima pescaria. Gostei do resultado... Não sei se foi só psicológico ou se melhorou mesmo...srsrs mas agora eu ando com um "frasquinho de catchup" com água doce em minhas pescarias no mangue...

Também inaugurei um carretel de wiplash 0,21 mm 65lbs 274 mts. Foi a melhor multi que usei até hoje!!! Mas também eu só tinha usado multis medianas e fuleiras... Sumax, Vexter, Herculine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...