Ir para conteúdo

Rio Comte. Fontoura (Acampamento)


Posts Recomendados

Fala negada, gostaria de compartilhar com vocês uma pescaria que eu e meus amigos fizemos no Rio Comandante Fontoura, para aqueles que não conhecem, trata-se de um dos afluentes do Famoso Rio Xingu.

Tudo começou com um telefonema, Eduardo (John Coffe) me ligou a noitinha e me deu a notícia: “Ivan, tenho ótimas notícias, vamos para o Comte. Fontoura daqui 20 dias e vc esta no grupo”. Fiquei em silêncio por alguns segundos e respondi: “Vou fazer o possível para ir”. Passados os 20 dias, lá estava eu embarcando para S.Luis-MA no busão da Guanabara, para fazer uma viagem de aproximadamente 500 km, Assim que cheguei em S.Luis, Eduardo me pegou na Rodoviária e fomos direto para a ferroviária, pois nosso trem com destino a Parauapebas-Pa sairia as 8:00, lá chegando encontrei os outros companheiros (Sérgio e Alexandre).

Seguimos por mais 900 km até nosso destino e na viagem percebi que todos estavam muito animados.

Imagem Postada

Imagem Postada

A zueira comia solta no trenzão hehehe

Imagem Postada

Imagem Postada

Sérgião se lascando pra desatar os nós do seu lençol hehehe

Imagem Postada

Chegamos em Parauapebas por volta de 1:00 da Madrugada e seguimos para a cidade de Curionópolis-PA, onde mora o Valter que dessa vez não pode ir conosco, mas que foi muito gentil em nos ceder sua caminhonete. Depois de tudo arrumado e com as tralhas embaladas seguimos por mais 900 Km até a cidade de Sta. Cruz do Xingú-MT, onde nosso anfitrião nos aguardava, a viagem foi muito tranqüila e no percurso o que não faltou foram boas gargalhadas, peidos, piadas etc..

Curionópolis fica bem próxima da entrada para a famosa Serra Pelada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

O primeiro contato com o Comte Fontoura.

Imagem Postada

Chegamos em Sta. Cruz do Xingú e após uma rápida conversa com nosso anfitrião, seguimos para a sua pequena fazenda onde existe um pequeno ponto de apoio, local onde fizemos nossas refeições que sempre foram fartas e muito apetitosas, o nosso acampamento ficou localizado bem próximo ao rio, onde o Sr. Antônio havia construído um pequeno porém providencial quiosque para nos abrigar das possíveis chuvas que insistiram em cair em uma época não muito comum.

A ponto de apoio

Imagem Postada

O quiosque já com a montagem das barracas...

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3835.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3836.jpg

Tudo estava perfeito, porém havia chovido por 3 noites consecutivas e isso nos preocupou um bocado, pois o tempo deu uma esfriada e os peixes estavam manhosos segundo um de nossos guias, mas só nos restava ir pra luta, afinal de contas, estávamos ali pra isso.

Os Pescadores

Eduardo (John Coffe) Foi o cara dos tucunas, pegou muito mesmo, com seu trabalho catimbado conseguiu levantar dezenas de bons tucunas.

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07554.jpg

Sérgio (Chico Bento) Foi o cara dos Trairões, pegou mais que todo mundo, o trabalho lento realizado por ele era irresistível aos trairões.

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07528-1.jpg

Alexandre (Polenguinho) O novato que como sempre tem aquela sorte especial, ele foi o que fisgou a maior cachorra já na penumbra da tarde numa isca de superfície, quanto ao snap que ele usava, era irreal, parecia um brinquedo e até agora não sabemos como ele conseguiu tirar seus peixes com aquele brinquedo hehehe.

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3879.jpg

Eu (Ivan) Fui o cara do meio, aquele que não fede nem cheira kkkkkkkk, peguei muitos tucunas médios, pequenas bicudas, mas o que salvou mesmo foi o trairão que era um sonho a ser realizado.

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0051.jpg

A pescaria

Iniciamos a pescaria subindo o rio e só no terceiro dia descobrimos que foi a pior escolha hehehe, o nosso “Guia” não tinha nada de guia, era um professor desempregado que possui um barquinho e um rancho na beira do rio,

O Rancho:

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0020.jpg

O Acesso:

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0023.jpg

ele tinha conhecimento médio sobre o rio, mas não sabia nada sobre os pontos de pesca, isso nos fez perder muito tempo, pois tivemos que bater muitos pontos infrutíferos, causando até certo desconforto entre os pescadores, mas depois do pente fino, começamos a entender a dinâmica do rio e conseguimos um desempenho muito satisfatório devido às circunstâncias apresentadas. O nosso outro guia também não era lá essas coisas, mas pelo menos não tinha preguiça e conseguia posicionar o barco de maneira adequada para os arremessos, só isso já basta pra ajudar bastante na pescaria.

O melhor dia para todos nós foi o 3°, pois descemos o rio e encontramos um lugar chamado “Curvão” um lugar maravilhoso e que tinha cara de peixe grande, nesse ponto todos fisgaram muitos tucunas, Edu fisgou o maior da pescaria nesse ponto também e nos pedrais eu me deleitei com muitos e muitos tucunas que apesar do tamanho, são valentes e valorizam demais a briga.

Seguem as fotos em ordem aleatória...

Na fumacinha da manhã...

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0045.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0046.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07503.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07511.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07515.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07522.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07552.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3856.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3865.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3871.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07512.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3885.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3890.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3896.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3901.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0025.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0026.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0030.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0031.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0032.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07560.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07567.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/IMG_3917.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/DSC07564.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0040.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0036.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y248/ivandemorais/PICT0052.jpg

Foram muitos peixes capturados, nem todos foram fotografados e num lugar especial que encontramos no fim da pescaria, dava pra fazer um programa de pesca, foram aproximadamente uns 30 ou mais ataques de trairões em um único local, os 02 barcos ficaram encostados e arremessando no mesmo ponto, todos conseguiram fisgar seus trairões, Sérgio como sempre foi o campeão , parece que ele sozinho fisgou 19 hehehe, vai ser largo assim lá longe.

Foi isso pessoal, uma pescaria bem rústica mas bem tranqüila também, pois dessa vez não tivemos que transpor pinguelas quebradas, enfrentar corredeiras e acampar no meio do nada como em nosso último acampamento.

Ano que vêm, se Deus me permitir, tem mais....

O projeto agora e mais ambicioso, vamos para o Rio Iriri...

Forte abraço

E Boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ivan,

Excelente "pesqueiro" esse do Comandante Fontoura ! Ja andamos "ciscando" por aí também, só que bem mais próximo à foz com o Xingú ! joia:::

As "bicudas" desse local são absolutamente majestosas, e as "cachorras" também não deixam por menos, emoção a todo instante ! Vi que tiraram também umas corvinas, mas não ví nenhum exemplar de matrinxã ! Elas eram bastante frequentes quando estivemos por lá ! Também os tucunas não eram avantajados, e alguns apresentavam uma tonalidade de cor, absolutamente única ! Cheguei a pegar um deles quase que prateado... ( fantástico ). Os Trairões sempre se mostraram presentes, e não se fizeram de rogados no final dos dias...

Agora o esquema de vocês em realizar a viagem da forma como fizeram, é de "tirar o chapéu"... Já não me sinto mais em condições para algo assim, embora admita que deve ser mesmo sensacional... ( para mim já está mais para "PDI"... com todo respeito ! ) !

Muito bom vê-lo resgatar esses sonhos que nos movem a procurar - cada vez mais - evolução e melhores pescarias... Parabéns ! mestre:: mestre:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Ivan..

Interessante esse lance do trem, podiamos ter mais destinos..

Essas pescarias rusticas são sempre boas, belas fotos e saiu um bocado de peixe.

Agora o tempo não tava nada bom, tem uma foto q dá ate medo, essas chuvas no meio do mato são complicadas.

Bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que pescaria massa...!! kkkkkkkkk

Uma aventura a parte, e com muitos peixes então...fechou!!! ::tudo:: ::tudo::

Como diz meu amigo Ícaro, "Pescaria de Bicho Solto!!"

Show Galera!! To precisando de uma pescaria dessas, to muito acostumado a ar condicionado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal

Esses PDIs são realmente aqueles que ficam guardados por mais tempo em nossa memória, a viagem sempre tem muitas surpresas (agradáveis e desagradáveis) por isso se torna tão especial, o que mais pega nesse tipo de aventura são os dias perdidos para chegar ao destino, tirando isso, passar a semana inteira banhando no rio, dormir em barracas ouvindo o som da mata, comer peixe a semana inteira, etc... pra mim é quase como estar no paraiso hehehe.

Obrigado a todos

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...