Ir para conteúdo

Vara ideal para Tucunarés Amazônicos - Por Marco


Posts Recomendados

Entrevista publicada na nossa revista Turma do Biguá News - Edição Ago09

Texto de Marco Antonio (custom by Marco)

Turma do Biguá - Quais as características da vara ideal para a pesca dos Tucunarés Amazônicos no bait casting?

Marco - Todos nós sabemos que o Tucunaré é um peixe de explosão e que sua força inicial dentre os peixes de água doce, e que sejam esportivo, é um dos que pode ser considerado o mais forte!

Uma vara para a pesca do Tucunaré Amazônico em minha opinião tem que ter uma grande força conjugada com leveza e ação rápida.

Hoje para mim a vara ideal para a pesca do Tucunaré Amazônico seria uma de 5.8 pés de 15 - 30 lbs para puxar hélices com um power (força) elevado e sua ação XX Fast.

Já para outras isca, uma vara de 5.8, 10-25 lbs ou12 - 25 lbs com power (força) elevado e ação X fast

Os cabos para os dois modelos (na minha opinião) como customizador e também pescador amazônico deve ser com 23 cm em cortiça ou EVA, pois as grandes iscas exigem arremessos de duas mãos.

Quanto aos passadores o ideal é sempre terminar em número 7 (pelo menos a ponteira) devido ao nó do leader é uma coisa que sempre tenho em mente, mas gosto é gosto, eu não utilizaria os passadores de haste de titânio solido, apesar de serem belíssimos. Para mim não são tão resistentes como os de sic chromo ou gusmoke de armação de aço inox S4 sem duvida para mim esse é o passador ideal!

O passador com armação em titânio sólido, é o passador mais leve e fino, o que acontece de entortar devido a grande arrancada do Tucunaré.

Essa é uma observação pessoal como customizador, pois já troquei de muitas varas de grandes nomes e mesmo algumas que montei para pesca oceânica. A grande vantagem do passador de titânio é não partir a haste e nem acumular corrosão

Essa é a vara ideal para mim pescar na amazônia!

Turma do Biguá - Quais as vantagens da vara customizada em relação aquelas produzidas em série?

Marco - Uma vara customizada ela pode ser considerada uma top em relação as de mercado, se investirmos em bons componentes. Quando falamos de vantagens sobre as outras varas de fabrica é difícil, por que se pegarmos uma top do mercado ela vai se boa também, estaríamos falando absurdos aqui falarmos mal de varas tops japonesas e americanas etc etc

Mas penso da seguinte forma...

Quando pegamos uma vara top do mercado iremos gastar uma boa quantia em dinheiro e nem sempre ela esta preparada para o nosso tipo de pesca ou peixe do Brasil. Isso para mim já seria um grande passo para comprar uma vara customizada, além deste detalhe ela pode estar sendo boa para nós, mas se vermos, sempre existirá algo que temos que mexer, inicialmente não mas para ter um bom desempenho tem que ser mexer, começando pelos passadores, é difícil alguma que termine com passadores maiores na ponta tipo nr. 7, existem outros itens que as varas necessitam, que normalmente não vem em varas de séries

Em uma vara customizada nós conseguimos juntar tudo! Ótimos passadores e sua distribuição, ótimo blank, cabo de tamanho ideal do gosto do cliente e sem dúvida ela é montada e personalizada da forma exigida!ex:

Montada conforme sua estatura;

O tamanho de sua mão, aqui tem um segredo: o diâmetro do cabo faz a diferença.

Conforme seu estilo de arremesso

A distancia que você posiciona o barco

Em que lugar você vai estar no barco, popa ou centro.

Enfim acredito sim que uma vara personalizada, montada para você, vai mesmo pegar mais peixe, pois a mesma formou um conjunto perfeito, tipo: - Pescador, carretilha e vara, que na minha opinião é pelo menos 75% do sucesso do conjunto.

Hoje tenho dito que o conjunto para uma montagem perfeita de uma vara Custom é =

1o. 45% = Blank, pois ele é a vara, que irá te dar um bom arremesso e trabalhar a isca e cansar o peixe.

2o. 40% = cabo, ele ocupa essa posição por que é o que liga o pescador ao material, é onde você fará sua força, é onde esta todo o balanço de uma vara. Conforto e beleza também e isso é em todas as varas de todas as modalidades.

3o. 10% = Passadores, na minha opinião devemos escolher os melhores que o mercado oferece.

4o. 5% = acabamento (beleza) essa é umas partes que me diz respeito, faz parte do dia a dia de minha empresa.

O acabamento ele não vai fazer ser melhor ou pior a vara, mas fará com que a satisfação pela mesma se complete. Quando fazemos algo para alguém, procuramos agradar visualmente.

Esse é um dos ponto alto de uma vara customizada, ela é única, feita para você, com seu nome e com os detalhes que você imaginou.

Poderia escrever um livro, mas dá para se ter uma idéia das vantagens de uma vara custom!

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabricio achei sensacional esta ideia da revista, logo... logo, vai estar nas bancas hehehehehehehehe

Parabens!!!!!!

Marcão

Ps: mes que vem vai estar lá o Meu novo record de Açu , ai vai ser só alegre:: alegre:: se não acontecer.. vai ser só buaa:: buaa:: depois fico muito... diabo:: e no avião na volta eu faço lingua2:: lingua2:: pra eles.

rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que vara customizada "vicia" e não se aceita outra... diabo::

Felizmente já estou com as minhas no ponto que desejo ! joia::: ::tudo::

Valeu Marco, e olha que não foram nem na linha "top do top"... alegre::

De repente, um "novo up grade"... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...