Ir para conteúdo

LUA- Influencia ou não na pesca do tucunaré?


AndreTL

Posts Recomendados

Olá pessoal, a LUA influencia ou não na pesca dos tucunas? se sim, qual a melhor LUA para se pescar o mesmo?] oloko::

O fato é o seguinte, nesse primeira semana de setembro realizei uma pescaria se tinha tudo para ser uam pescaria pra ficar na memória, pois progamamos com antecedencia, verificamos a situação do clima e tudo mais, partimos antes mesmo do sol nascer, era dia de semana, chegamos num local de pesca bem conceituado daqui da região de Três Lagoas, pois era dificil acesso devido a distancia, e não tinha nenhuma outra embarcação pra dividir com a gente os tucunas.

Ao chegarmos no ponto de pesca estava tudo ideal, ÁGUA LIMPIDA, SOL FORTE, SEM NENHUMA INCIDENCIA DE VENTO, TEMPERATURA DA AGUA ESTAVA QUENTE, situação melhor não havia, porém depois de um dia todo de pesca o que faltou mesmo foi o peixe, saiu poucos exemplares e quantidade essa se pegava em qualquer lugar mais proximo da cidade. Então com um ponto de interrogação na cabeça, o que poderia ter dado de errado, minha unica resposta seria a LUA. ME AJUDEM AÍ PESSOAL.

AGRADEÇO DESDE JÁ. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li a respeito e uma explicação pros tucunas não comerem seria as luas muito claras que facilitam a caça de presas a noite... mas é só!!!

Eu também já li sobre isto no site pesca e companhia.

E acho que realmente influência. Em uma noite de lua cheia, alguns tucunarés tendem a busca suas presas pela luminosidade exposta e consequentemente descansar durante o dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lua? Luz do luar?

Voce tava pescando à noite??

Tche! Tem dias que não adianta, tem tudo, absolutamente tudo, (inclusive tua mulher nem reclamou que tu foste pescar...), e não dá nada mesmo...

E ninguém, absolutamente ninguém, ainda conseguiu desvendar todos os Porques de mãe natureza...

A força gravitacional da lua, (matéria atrai matéria na razão direte de suas massas, e na razão inversa do quadrado de suas distâncias) é sim a responsável pelo movimento das marés...

A lua cheia é ótimo prá pescar com artificiais porque voce encherga as estruturas do rio, e encherga onde sua isca cai...

Fora isto, sei de inúmeros relatos de grandes pescadores, os quais anotavam todas as variaveis possíves num caderninho, durante mais de 10 anos quando iam pescar, e a única alteração climática realmente significativa é a pressão atmosférica, e a temperatura da água.

Alta pressão atmosférica é bom porque há uma quantidade maior de oxigênio, próximo a superfície da água, e os peixes respirando melhor este oxigênio dissolvido na água, ficam muito mais ativos e com mais energia prá caçar...

A temperatura da água abaixo de 18 graus Celcius, (peixes tropicais), diminui o metabolismo dos peixes, dos mamíferos, e de nosoutros, fazendo procuremos ficar "mais quietinhos" prá economizar energia... neste caso, os peixes procuram territórios aquáticos um pouco mais profundos prá se sentirem mais confortáves... (Já que não possuem cobertores, casacos ou lareiras....kkkk). Mesmo assim, da mesma maneira que voce também se alimenta no inverno, eles também comem, só que um pouco menos e quando a coisa "tá fácil"...

Resumo: aquela idéia de "lua ótima, e ou ruim prá pesca", não existe é lenda dos nossos antepassados. E o mais importante:

Se conheço voces todos, a gente tendo tempo e diaponibilidade prá pesca, nem a chuva, nem o frio, nem a pressão atmosférica, nem o vento, nem a neve, nem a lua, nem um terremoto, nos impede de pescar... :gorfei: :gorfei:

Depois quando voltamos sem pescar nada, aí sim eu concordo que se diga: "É, ... a lua não tava boa"... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a Lua influencia sim, mas pouco...

Com certeza, os tucunas ficam mais animados em uma noite de luar, e podem estar sem fome e cansados no dia seguinte...

Mais que isso, os forrageiros se animam durante a lua cheia e favorecem os predadores!

Entretanto, observo que peixe não tem muito freio na hora de comer e; ate certo ponto, quanto mais comem, mais querem comida! Quem já teve aquário já ouviu falar que comida demais faz mais mal que comida de menos..., não e?

Sugiro relembrar um tópico que já abordou esse assunto:

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=2&t=381

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai ja deu pano pra manga aqui no forum.

Deve ter algum Post perdido, pois me lembro que deu o que falar.

De um lado os que não acreditam e de outros os que acham que sim, ate explicações cientificas os caras arrumaram. Se achar o tópico taco o link aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversas teorias aplicáveis ao tema...

Em tese, o tucuna é um predador que só caça quando existe luminosidade, principalmente ao raiar e entardecer de cada dia, condicionado pelo tempo em que fica encostado nas margens descansando e a salvo de outros predadores noturnos ( principalmente os peixes de couro ).

Pessoalmente não acredito ( ou aceito ) essa tese de que o tucuna continua caçando em noites de lua, principalmente as de lua cheia, embora isso possa ser possível ! Advogo a possibilidade de os "insucessos" diurnos aconteçam mais por conta de queda na pressão atmosférica ( sempre um grande vilão... ), do que por qualquer outro motivo !

No entanto, é bom que se registre, até por conta de ouvir a "voz do conhecimento / experiência", não são poucos os piloteiros que preferem pescar em época de lua nova ! Eles não chegam afirmar que o tucuna come ao luar, embora outras espécies sim, mas afirmam que o estímulo de caça diurno nos tucunas fica mais "acesso" e o peixe fica mais estimulado a pegar suas presas...

Em se tratando dos grandes bagres, apesar da beleza de um luar a beira do rio, eles ( os de couro ) ficam muito mais ariscos, evitando a claridade da superfície, sem esquecer que as piranhas ( essas sim ) ficam pertubando muito...

Como "pescar" não é só "pegar peixe", fica o estímulo a um bom bate papo, regado com uma cervejinha, entremeada de "causos" e quem sabe até de uma sonora viola, para chegar logo a manhã seguinte, quando - COM CERTEZA - os bocudos estarão a procura do que comer... fome::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a unica lua que sei que não se pesca tucunaré é a Lua de Mel!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: de resto num vejo maiores problemas..isso já me aconteceu tb..e isso tb me ocorreu, mas acho dificil ser ela a principal culpada!!!! joia::: joia:::

Adorei a resposta! E junto com a do Moacyr e do Kid M, tudo fica completo...

Só prá complementar o que foi exposto acima: Predador é predador! Não tem nada a ver com fome!!!

Que nem vc...

Se a tchutchuquinha der mole, tu não vais querer saber se já tá satisfeito ou não...

O Tucuna, também faz assim, põe a isca dando mole na cara dele...

Ele COME!!!

(Se bem que tem uns dias que estamos meio enfadonhos, sem saber porque)... E nestes dias, pode "esfregar na cara", que não comemos...

O Tucunaré, e os outros peixes são assim...

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, no único ponto que a lua influência na pescaria de tucunarés, pode ser em relação ao vento, principalmente se vc gostar de pescar com iscas de superfícies. Tem luas q é praticamente impossível.

Concordo parcialmente com o Felipe, o que já observei foi que durante a mudança de lua a incidência de ventos aumenta e muito...

Outro ponto pra mim...é que lua boa de pescar é aquela em que tenho oportunidade de estar pinchando...rs...desculpem a brincadeira..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li a respeito e uma explicação pros tucunas não comerem seria as luas muito claras que facilitam a caça de presas a noite... mas é só!!!

Eu também já li sobre isto no site pesca e companhia.

E acho que realmente influência. Em uma noite de lua cheia, alguns tucunarés tendem a busca suas presas pela luminosidade exposta e consequentemente descansar durante o dia.

Pelo o que sei o Tucunaré nunca se alimenta a noite... apenas dorme!!! Já pesquei com fisga (zagaia) a muitos anos atrás e garanto que mesmo em Lua cheia eles ficam paradinhos dormindo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse assunto, há alguns anos atrás eu sempre pescava em lua cheia e ja fiz ótimas pescarias de tucunas, mas hoje a maoiria dos pescadores que conheço dizem que lua cheia é ruim pra tucunaré, tudo isso começou depois que algumas revistas publicaram algo a respeito, pra falar a verdade eu nem vi a matéria, agora sempre que chamo um amigo pra pescar o cara logo diz: "melhor ir na semana que vem porque hoje é lua cheia".

Eu particularmente nunca senti diferença.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse assunto, há alguns anos atrás eu sempre pescava em lua cheia e ja fiz ótimas pescarias de tucunas, mas hoje a maoiria dos pescadores que conheço dizem que lua cheia é ruim pra tucunaré, tudo isso começou depois que algumas revistas publicaram algo a respeito, pra falar a verdade eu nem vi a matéria, agora sempre que chamo um amigo pra pescar o cara logo diz: "melhor ir na semana que vem porque hoje é lua cheia".

Eu particularmente nunca senti diferença.

Abração

Olá pessoal!

eu tbm acredito mais no que o Ivan postou aqui. É como se fosse um "Efeito placebo". Publicaram matérias (já li na Pesca e Cia comentários do Lester e Nakamura) acerca da influência negativa da lua cheia na pescaria dos tucunas e muitos pescadores "começaram" a acreditar nisso. Talvez, estes pescadores tenham feito uma pescaria ruim coincidentemente num período de lua cheia e "confirmaram" tal informação. Eu mesmo nunca notei grandes diferenças em produtividade nas pescarias dos bocudos por causa da lua.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversas teorias aplicáveis ao tema...

Em tese, o tucuna é um predador que só caça quando existe luminosidade, principalmente ao raiar e entardecer de cada dia, condicionado pelo tempo em que fica encostado nas margens descansando e a salvo de outros predadores noturnos ( principalmente os peixes de couro ).

Pessoalmente não acredito ( ou aceito ) essa tese de que o tucuna continua caçando em noites de lua, principalmente as de lua cheia, embora isso possa ser possível ! Advogo a possibilidade de os "insucessos" diurnos aconteçam mais por conta de queda na pressão atmosférica ( sempre um grande vilão... ), do que por qualquer outro motivo !

No entanto, é bom que se registre, até por conta de ouvir a "voz do conhecimento / experiência", não são poucos os piloteiros que preferem pescar em época de lua nova ! Eles não chegam afirmar que o tucuna come ao luar, embora outras espécies sim, mas afirmam que o estímulo de caça diurno nos tucunas fica mais "acesso" e o peixe fica mais estimulado a pegar suas presas...

Em se tratando dos grandes bagres, apesar da beleza de um luar a beira do rio, eles ( os de couro ) ficam muito mais ariscos, evitando a claridade da superfície, sem esquecer que as piranhas ( essas sim ) ficam pertubando muito...

Como "pescar" não é só "pegar peixe", fica o estímulo a um bom bate papo, regado com uma cervejinha, entremeada de "causos" e quem sabe até de uma sonora viola, para chegar logo a manhã seguinte, quando - COM CERTEZA - os bocudos estarão a procura do que comer... fome::

Só prá dar um toque de humor ao tópico:

To com saudades almirante!

Parei de fumar os 3 maços diarios há 5 meses, e engordei 15 kg...

apesar da bariátrica...

Tu não me mandas e-mail, não telefona, nem uma carta escreve...

NADA!!!!

Nem me critica mais...

Que que há...

Arrumou outro?, traidor infiel!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa. várias opiniões e poucas conclusões.

Eu acho que é querer ser simplista em tentar entender o comportamento do peixe somente pela óptica do fator LUA.

Advinhar se a pescaria será boa ou ruim conforme a fase lunar é a busca por uma fórmula mágica que nos garanta o mínimo de sucesso.

Não acho que seja poraí.

Vejo que a quantidade de fatores que afetam o comportamento dos peixes são muito mais numerosos que para os mamíferos, e nem se compara aos humanos, pois nós podemos controlar artificialmente o ambiente em que vivemos.Se está com fome, basta ir à padaria; se está gordo basta correr, com frio, com calor, com tesão.......de cerveja.

Então os pobres peixes estão à mercê da natureza e de seus predadores.

Como bem colocado por alguns, o tucunaré é predador, ele não pode lutar contra seu instinto, mas esse comportamento se dá de forma circunstancial, os fatores ambientais devem corroborar a isso, senão ele fica quieto na dele.

Quais seriam esses fatores?

1 oferta de alimento.sem alimento vai comer oquê?

2 vontade de comer.

3 Se tiver comida e vontade, conseguir capturar; afinal não tem mais bobo nem no futebol.

4 Quantidade a ser ingerida. Se a comida é somente para o crescimento ou para a reprodução.

5 Se vai se reproduzir, qual o tipo de alimento mais adequado para essa finalidade, ou seja formar gônadas.

Depois temos os fatores ambientais que afetam a vontade de comer.

O nível de oxigenio da água, a temperatura da água, o pH, transparencia,íons dissolvidos, a extratificação ou não da coluna de água, luminosidade (horas luz/dia), intensidade desta luz, pressão atmosférica,sazonalidade das chuvas, maturidade sexual, ação predadória, ação HUMANA ,etc......

UFA........Com toda essa enormidade de variáveis será qua a LUA, lá longe, é tão importante assim? Se fosse não estaríamos aqui discutindo.

Devemos lembrar que nós pescadores estamos durante algumas horas pescando. Como poder entender e definir se um fator é crucial ou não na pesca estando pouquíssimo tempo observando o comportamento dos peixes, e invariavelmente sempre no mesmo horário? Penso que é como analisar um jogo de futebol vendo somente 3 minutos de partida e tentar advinhar quem vai ganhar e de qto.

Contudo posso dizer que o pescador mais experiente e OBSERVADOR, sempre terá maiores chances de sucesso, embora isso nunca seja uma garantia.

Devemos pescar o máximo possível e pensar sempre em voltar para casa em segurança. Se pegar alguma coisa melhor ainda, caso contrário, vc terá acumulado algumas milhagens à sua experiencia, e é isso que o tornará um grande pescador meu caro colega André.

abração a todos que, com paciencia, leram até o final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, acredito que tudo que já foi falado não passa de especulação. Não existe um estudo digno de confiança, com dados confiáveis sobre os quais você possa elaborar suas teorias de pesca. Não estou dizendo que a lua nova é boa nem que a lua cheia é ótima, que lua minguante não serve. Não, não é isso.

Acredito que os fatores que que realmente tem influência na pescaria são, em primeiro lugar, a existência do peixe. E, com a grande demanda que enfrentamos hoje, fica cada vez mais difícil encontrar o danado.

Em segundo lugar vem a transformação do habitat natural do peixe. Praticamente o peixe de hoje vive no estilo "kamicase), ou seja, abriu a boca para comer tem um anzol esperando por ele. Antes o peixe tinha onde se e sconder e se proteger, e a quantidde era enorme.

O pescador moderno tem inúmeros recursos para ir até onde o peixe está. Tem inúmeras formas de capturá-lo. Como exemplo cito o Lago de Corumbá IV, próximo à Brasília. Lá tem Pintado de 30 kg, a 6 metros de profundidade, e sendo pescado de madrugada, com arpão. Pergunto: porquê esse peixe não entra no anzol? A resposta mais provável é que ele permanece grande parte de sua vida escondido, tentanto se livrar do pescador, do predador natural.

Como resultado de tudo isso a conclusão é simples. O peixe não consegue se desenvolver na velocidade em que está sendo pescado e sua quantidade está diminuido drasticamente. Prova disso é a quantidade de tucunas de 1 palmo de tamanho que a gente encontra em qualquer lago.

Em resumo: hoje, a pescaria é ruim por causa da lua, por causa do vento, por causa da chuva, por causa da pressão e, principalmente, por causa da falta de peixes. Eu até me atrevo em dizer que os cardumes que ainda existem estão se adaptando à vida nos lagos e represas artificiais, mudando seu modo de vida e criando novos ecossistemas.

Vou citar um exemplo, fruto de observação: nos lagos da Amazônia você encontra grandes tucunarés em profundidades pequenas, praticamente expostos e indefesos. Acredito que seja pela ausência do predador humano e mudanças significativas em seu habitat.

No lago de Serra da Mesa, nos dias 17 a 21 de setembro próximo passado, fiz o teste com jigs, em profundidades acima dos 10 metros e sempre conseguia fiscar vários exemplares. Já na pesca de superfície o resultado foi inverso.

A única exceção foi em grotões, longe da pressão de pesca, onde conseguimos alguns exemplares na superfície.

Em resumo e como especulação, também, acredito que a única influência sobre o peixe não é a lua, mas, sim, o bicho homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, acredito que tudo que já foi falado não passa de especulação. Não existe um estudo digno de confiança, com dados confiáveis sobre os quais você possa elaborar suas teorias de pesca. Não estou dizendo que a lua nova é boa nem que a lua cheia é ótima, que lua minguante não serve. Não, não é isso.

Acredito que os fatores que que realmente tem influência na pescaria são, em primeiro lugar, a existência do peixe. E, com a grande demanda que enfrentamos hoje, fica cada vez mais difícil encontrar o danado.

Em segundo lugar vem a transformação do habitat natural do peixe. Praticamente o peixe de hoje vive no estilo "kamicase), ou seja, abriu a boca para comer tem um anzol esperando por ele. Antes o peixe tinha onde se e sconder e se proteger, e a quantidde era enorme.

O pescador moderno tem inúmeros recursos para ir até onde o peixe está. Tem inúmeras formas de capturá-lo. Como exemplo cito o Lago de Corumbá IV, próximo à Brasília. Lá tem Pintado de 30 kg, a 6 metros de profundidade, e sendo pescado de madrugada, com arpão. Pergunto: porquê esse peixe não entra no anzol? A resposta mais provável é que ele permanece grande parte de sua vida escondido, tentanto se livrar do pescador, do predador natural.

Como resultado de tudo isso a conclusão é simples. O peixe não consegue se desenvolver na velocidade em que está sendo pescado e sua quantidade está diminuido drasticamente. Prova disso é a quantidade de tucunas de 1 palmo de tamanho que a gente encontra em qualquer lago.

Em resumo: hoje, a pescaria é ruim por causa da lua, por causa do vento, por causa da chuva, por causa da pressão e, principalmente, por causa da falta de peixes. Eu até me atrevo em dizer que os cardumes que ainda existem estão se adaptando à vida nos lagos e represas artificiais, mudando seu modo de vida e criando novos ecossistemas.

Vou citar um exemplo, fruto de observação: nos lagos da Amazônia você encontra grandes tucunarés em profundidades pequenas, praticamente expostos e indefesos. Acredito que seja pela ausência do predador humano e mudanças significativas em seu habitat.

No lago de Serra da Mesa, nos dias 17 a 21 de setembro próximo passado, fiz o teste com jigs, em profundidades acima dos 10 metros e sempre conseguia fiscar vários exemplares. Já na pesca de superfície o resultado foi inverso.

A única exceção foi em grotões, longe da pressão de pesca, onde conseguimos alguns exemplares na superfície.

Em resumo e como especulação, também, acredito que a única influência sobre o peixe não é a lua, mas, sim, o bicho homem.

Concordo plenamente com que disse João, hj em dia esta cada vez mais dificil achar condições da natureza ideal para se pescar, pois já aconteceu de dias aparentementes ruins de condições e peguei muitos peixes, e ao contrário, dias com condições ótimas, não virarem nada na pescaria.

Como muitas reportagens da TV explicam a devastação no clima, na natureza, e etc, os peixes tb são afetados, sei que somos minorias, mas sempre devemos preservar e praticar o pesque e solte, aqui na minha região é mtu grande a pesca predatória com o Arpão, com isso a dificuldade de se pegar um peixe de bom tamanho.

abração a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...