Ir para conteúdo

Cáceres - MT - 1999, 2002 e 2003 -


Posts Recomendados

Fiz uma salada dos relatos de pescaria..hehee...

Cáceres-MT - 1999, parte da Turma do Biguá participou de um grupo de pesca, cujo destino era a cidade de Cáceres/MT. Apesar de alguns já conhecerem o lugar, parte da Turma estava indo pela primeira vez. Passamos o ano inteiro fazendo poupança forçada para custear a tão esperada pescaria.

Alugamos um ônibus da Real Expresso, e com 18 pescadores à bordo partimos rumo aquele estado. Em Cáceres a primeira surpresa. O nosso barco era o maior da região, o São Lucas do Pantanal, com 03 pavimentos, 9 cabines e toda mordomia possível.

Imagem Postada

No horário combinado começamos a descer o Rio Paraguai. Nos primeiros 100 km muita capivara, muito jacaré, paisagem deslumbrante e hora de jogar anzol na água. Pacus, cacharas, e mais uma infinidade de outras espécies fazia a graça dos novos pescadores. No segundo dia tivemos uma grande decepção. Nosso barco, o São Lucas, ficou preso na areia do fundo, e ao ser rebocado em marcha a ré, passou por cima da canoa que era usada por uma das duplas. Resultado: nossa canoa foi para o fundo com toda a tralha de pesca. Apesar dos colegas oferecerem parte de sua tralha, a pescaria não foi mais a mesma, pelo menos para os dois integrantes "SEM TRALHA". Fica aí uma lição: não se leva todo o material de pesca de uma só vez para dentro da canoa. Deixar sempre material de reserva no alojamento é uma boa alternativa.

Imagem Postada

Em 2002 organizamos outra pescaria com destino à Cáceres, desta vez no barco Cobra Grande, do nosso amigo Helí. Sendo esta bem melhor. Fizemos uma ótima pescaria, com grandes exemplares. Nosso amigo Biguá foi brindado com um exemplar de 25 quilos, isso mesmo, um cachara de 25 quilos. E olha que o moço não sabia nem o que era anzol. Nem é preciso dizer que até hoje nós agüentamos gozação do Biguá. Mais recentemente alguns membros da Turma do Biguá voltaram àquela região, em época de cheia (mês de abril), época de dourados. Na opinião deles a época é boa para curtir o visual, pois o Pantanal se transforma num mar de água.

Uma das coisas que impressionam os pescadores que procuram o lugar, é o grande conhecimento que os piloteiros tem do rio. A impressão que se tem, é que eles retiraram a água do rio, e estudaram todo o seu percurso. Exemplo disso, foi quando chegamos em um poço conhecido como o lar do grandes pintados, na entrada da reserva Taiamã, onde chegamos ansiosos, e para surpresa da Turma, vários anzóis foram perdidos em enroscos no fundo. De imediato os piloteiros começaram a conversar e comentar que alguém devia ter jogado sacos de areia no fundo do rio para atrapalhar a pescaria. Pensamos: Esse piloteiro tá doido. Foi então, que eles providenciaram uma âncora com uma longa corda para passarem no fundo do rio. Não é que eles retiraram dois sacos de areia unidos por uma corda cheio de anzóis! Parece brincadeira, mas é verdade. Isso é apenas um dos exemplos. Eles conhecem simplesmente tudo do rio.

Imagem Postada

Cáceres é um dos melhores pontos de pesca do Brasil, com renome em várias partes do mundo. O fluxo de turistas é muito grande e isso provoca um aumento considerável no valor dos pacotes de pesca. Ali é realizado, anualmente, o Festival Internacional de Pesca, o que atrai gente de todas as partes do mundo, agora o que tem que ser observado, é que se não diminuírem a cota de transporte do pescado, ou que se pratique o pesque-solte, Cáceres brevemente estará fora do roteiro de pesca da maior parte dos pescadores do país.

Até a próxima.... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...