Ir para conteúdo

O Futuro do Rio Araguaia. (Tópico 2) Contamos com Todos vcs.


Posts Recomendados

Amigos do Turma do Bigua é com muito prazer graças a APEGO estamos apresentando um novo projeto sobre o futuro do Rio Araguaia.

Nos arquivos Abaixo estão as fls do projeto (já aprovado na Câmara Federal).

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Pedimos a todos amigos Turma do bigua que enviem e-mails agradecendo aos senadores Marconi Perillo e Demóstenes Torres o apoio ao projeto e o empenho deles na celeridade da aprovação do futuro do Araguaia.

Os e mails dos senadores:

demostenes.torres@senador.gov.br

marconi.perillo@senador.gov.br

Um grande abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ademar,

O projeto inicial já aprovado pela Câmara dos Deputados sem alterar uma vírgula, é do ex deputado Euler Moraes, atual secretário de turismo de Goiânia.

A idéia e o assessoramento técnico foi da APEGO e ele foi protocolado em 02/06/1999 conforme poderás comprovar no post do Eriba.

A senadora Kátia, em 2007 protocolou outro projeto (com o mesmo nome) reduzindo a amplitude apenas para a calha do Rio Araguaia. Prefiro não comparar e muito menos discutir o projeto dela.

Já está postado lá no cantinho do jc kruel um artigo que escrevi, ainda em agosto de 1998 sobre o Rio Parque do Araguaia, para que vocês pudessem entender desde o começo e para que todos tenham idéia do trabalho que deu chegar até aqui.

abração

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros do FTB,

Conforme o chamamento feito lá cantinho do jc kruel tópico "Rio Parque do Araguaia" aqui estou para explicar o projeto do ex dep. Euler Moraes e pedir a colaboração de todos para que enviem os e-mails aos senadores epigrafados no post do Eriba.

A todos que porventura venham a se interessar pelo projeto, embora as letras estejam miúdas, considerem o abaixo:

a) este projeto, se aprovado no senado irá à sanção presidencial e teremos o Araguaia destinado à pesca esportiva e a exploração pelo turismo sustentado/sustentável, gerando renda, emprego e garantido para o uso das atuais e futuras gerações.

b) é um projeto absolutamente democrático e suprapartidário, pois contempla as populações tradicionais, fazendeiros, técnicos, guias de pesca, pousadas, políticos locais, estaduais e federais e outros, que através do Conselho Deliberativo de gestão da APA, terão a oportunidade de estabecerer as regras para o uso comum prevalecendo sempre o interesse público em detrimento do interesse privado (obras, projetos de irrigação, hidrelétricas e outros projetos de grande impacto).

c)será estabelecido um caminho novo, com a quebra de paradigmas econômicos que precisavam ser revistos, pois em muitos casos através da antropização sem planejamento causava danos consideráveis e a desilução com as soluções possíveis. Caso de tudo certo, podemos pensar em replicar a idéia e lutar para que, pelo menos, um rio por bacia hidrográfica brasileira seja protegido contra obras que alterem seus cursos naturais e desta forma eles continuem vivos para as gerações futuras.

d) o caminho proposto também contempla um planejamento técnico responsável através do zoneamento econômico ecológico que longe de cercear a iniciativa privada e a propriedade ruarl, oferece soluções para uma ocupação racional capaz de potencializar os ganhos dos proprietários, além de proporcionar a segurança jurídica para estes novos parceiros da sociedade, que poderão ter suas áreas de interesse ambiental (incluindo matas, várzeas, córregos, nascentes, enfim a propriedade declarada intocável para fins de reforma agrária.

e) também é importante ressaltar os meios que poderão proporcionar o gerenciamento integrado de toda a bacia hidrográfica, incentivo à criação de RPPNs, cadastro das propriedades de interesse público, detecção das fontes pontuais de poluição incluindo os dossiês de ambiencia municipais, projetos importantes de gestão ambiental.

Muito se poderia falar sobre as vantagens do projeto, mas basta dizer a vocês que os esforços do então Dep. Euler Moraes e o apoio técnico que a APEGO pode proporcionar, são hoje motivo de muita alegria e satisfação, pois sonhos não se realizam todos os dias.

Contamos com a ajuda de vocês e com o empenho no envio dos e-mails aos senadores (queremos acelerar a tramitação, pois há riscos que não convém falar agora) de forma que a participação de todos é imprescindível para a obtenção do resultado final.

Precisamos de ajuda, tipo uma campanha mais abrangente envolvendo todos os sites, revistas de pesca, programas de TV de forma a mobilizar o maior n.° de pescadores dispostos a mandarem os e-mails. Confesso minhas limitações em relação a este tipo de ação e mecanismos da internet, de forma que se alguém se dispuser a ajudar será uma ajuda abençoada.

Um grande abraço e obrigado a todos que se dispuderem a ajudar nesta campanha meritória. Só para efeito de controle, quem se dispuser e enviar os e-mails, por favor poste aqui comunicando o fato.

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O email enviado por mim:

Venho por meio desta parabeniza-los e agradecer pelo importantissimo projeto de lei que trata do uso do rio Araguaia para a pesca esportiva e outras formas sustentaveis de utilizacao de um dos mais belos rios do Brasil!

MUITO OBRIGADO!

O Brasil estava precisando deste exemplo de uso responsavel do meio-ambiente!

Pescaria, como tudo nesta vida, e Ciencia & Arte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse... Vamos precisar de toda a ajuda possível, inclusive pela nossa inexperiência política!

Obrigado pela ajuda! Então pessoal, além de agradecer aos senadores convém pedir pela agilização da tramitação a fim de colocar o projeto em pauta.

abs

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel e Eriba

Só agora vi o post.

Enviei o seguinte

Venho por meio deste, agradecer ao nobre senador Marconi Perillo o apoio dado ao projeto de lei no. 1077, de 1999, que cria a Área de Proteção Ambiental Rio-Parque do Araguaia.

Gostaria ainda de solicitar o máximo de empenho e agilidade para que o projeto seja colocado em pauta.

Sou pescador esportivo a mais de 25 anos. Neste tempo, conheci boa parte desse enorme país, e pude perceber que se medidas não forem tomadas, nossos herdeiros não conhecerão muitas das maravilhas que possuimos.

O meio ambiente precisa de homens sérios, como o nobre senador, que encabece e chame para sí a responsabilidade de fazer o que for possivel e impossivel para protegê-lo.

Estamos (somos milhões de pescadores esportivos espalhados por todo Brasil) acompanhando de perto o desenrolar deste processo.

Atenciosamente

José roberto Drumond Rodrigues

Pescador esportivo e cidadão brasileiro.

Sugiro que alguém que saiba escrever bem faça um esboço de carta e cada um vai alterando alguma coisinha e enviando.

Já passei e-mail para o Clube de Pesca Esportiva de Minas Gerais pedindo o apoio dos amigos.

Abraços

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kruel,

Acabo de ler este tópico e meus olhos brilharam de emoção ao ver o projeto de lei de criação da APA do Rio Araguaia.

Temos que fazer uma mobilização para que este projeto se torne realidade. Vamos enviar esta página da internet a todos os amigos e pescadores de nossas caixas de e-mail, solicitando a todos que enviem aos senadores nosso agradecimento pelo apoio ao projeto.

A hora é essa. Imagine pelo menos um rio de cada Bacia Hidrográfica protegido...

Há aproximadamente 12 anos venho lutando junto aos políticos e técnicos de Minas Gerais com os mesmo objetivos de criação da APA do Rio Quebra Anzol. Não vamos desanimar enquanto não conseguirmos nossos objetivos. E, este projeto da APEGO vai nos ajudar muito na concretização da nossa APA Rio Quebra Anzol.

Vamos fazer uma corrente. Sei que cada um de nós pode ajudar o Kruel e a APEGO neste grande projeto. Parabéns Kruel por mais essa colaboração à pesca esportiva e ao meio ambiente de nosso país!

Neudon Veloso

Presidente da FBPE

Vice-Presidente da AMAr

PS: Enviei os e-mails agradecendo aos senadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado companheiros! O Araguaia agradece e a natureza também.

Lebrem que o projeto não é meu é do então Dep. Federal Euler Moraes atual secretário de turismo de Goiânia. Portanto, o mérito é dele e quem me conhece sabe que não busco qualquer tipo de promoção pessoal, mesmo que tenha ajudado muito...

Os senadores já estão enviando e-mails agradencendo, sinal de que as coisas começam a funcionar!

Estou achando tudo isso muito legal! Vejam: Euller (PSC), Marconi (PSDB), Demóstenes (DEM) Gabeira (foi relator na Câmara - PV), Greenhald (Relator na Câmara -PT) !!!! Isso é que projeto suprapartidário-rs.

abs e obrigado

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas a todos do fórum

Gostaria de receber uma copia do projeto para dar uma lida e publicar no Guia da Pesca, acredito que a aprovação desse projeto abrira as portas para que novas Apas sejam implantadas em todas as Bacias Hidrográficas.

e-mail = tanesi@guiadapesca.com.br

E-mails para os senadores enviados.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Recebi este -email resposta esta semana:

Caro José Roberto,

Agradeço o contato e informo que o referido projeto já teve meu relatório aprovado na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do dia 07 de outubro. Peço que acompanhe a tramitação na CMA, a partir de agora.

Continuo à disposição.

Um abraço fraterno,

Senador Marconi Perillo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...