Ir para conteúdo

Dois Biguás experimentando a pesca oceânica


Posts Recomendados

Dois Biguás experimentando a pesca oceânica


Local: Canavieiras - BA

Participantes: Fábio Neves e Lori Biguá


Por: Fábio Neves




Em julho deste ano, eu e o Lori Biguá combinamos de levar as respectivas famílias para passar uma semana de férias na praia. Optamos por um Resort em Porto Seguro-BA, que até 2008 recebia apenas turistas estrangeiros. O La Torre Resort atende no sistema all inclusive, prestando excelente serviço e (o que é melhor) cobrando um preço justo.

Imagem Postada

Entretanto, este não era o principal motivo para a escolha do local. Um grande atrativo era a proximidade do hotel da cidade de Canavieiras-BA, onde está localizado o Royal Charlotte Bank, um dos três melhores pontos do mundo para a pesca do Marlin Azul.

Imagem Postada

Este banco tem inicio a 13 milhas náuticas da costa prolongando-se por 58 milhas náuticas na direção Leste. O limite norte cai abruptamente para uma profundidade de 2000 metros, sendo varrido por uma corrente vinda em direção ao sul, gerando condições ideais para a alimentação de todo tipo de iscas, de bonitos a peixes ligeiramente maiores e até mesmo pequenos atuns. Esses peixes são o alimento das espécies pelágicas maiores, como os grandes atuns, dourados, olhos-de-boi, cavalas, marlins brancos, veleiros, os quais por sua vez, são as presas do grande marlin azul.

Entramos em contato com a operadora Bahia Pesca Esportiva e agendamos apenas uma saída, com intuito de conhecer os detalhes da operação.
Não tivemos muita sorte, porque além da data escolhida estar ainda fora da alta temporada, nos deparamos com uma frente fria que com certeza diminuiria a produtividade da jornada.
Acordamos por volta das 5 horas e nos dirigimos de carro para a Cidade de Santa Cruz de Cabrália-BA, onde observamos uma linda alvorada, enquanto aguardávamos a balsa para a travessia do rio.

Imagem Postada

Imagem Postada

Após cerca de 50 km de ótima estrada chegamos à cidade de Belmonte-BA, onde deixamos o carro e embarcamos num bote que cruzou o rio Jequitinhonha e nos conduziu através do mangue, por cerca de 1 hora, até a barra do rio Pardo onde embarcamos na lancha Wahoo.

Imagem Postada

Imagem Postada

A Wahoo é uma lancha Mares de 30 pés, totalmente equipada para a pesca oceânica. Fomos apresentados à tripulação do Capitão Tuba, que nos informou que há dois dias, eles tiveram grandes ações nas iscas de superfície (popper e zara), inclusive com a captura de dois grandes dourados do mar.

Imagem Postada

Chegamos numa laje submersa, nos surpreendemos com a presença de 3 barcos pesqueiros no local. Após alguns pinchos, não observamos ações e resolvemos mudar de ponto, nos dirigindo em direção ao Royal Charlotte.

Imagem Postada

O Waldyr, proprietário da lancha, me alertou que estávamos em busca dos grandes exemplares. As ações seriam escassas, mas o tamanho dos peixes compensaria. Este comentário me deixou ainda mais ansioso. Será que na véspera do meu 36º aniversário eu capturaria um troféu oceânico?
Durante o trajeto, o Capitão Tuba observou um cardume na profundidade de 120 metros e decidiu parar e experimentar a pesca vertical. Preparamos duas carretilhas elétricas e um molinete extra-rápido com jigs de 400 gramas. Logo na primeira descida o Tuba fisgou um peixe extremamente agressivo, que levou muita linha do molinete. O peixe escapou e ele gritou: “desce as carretilhas que é Olho-de-boi!!!”
Soltei a minha isca a 120 metros e na terceira “jigada” a vara foi brutamente puxada para baixo, quase escapando da minha mão. O peixe começou a levar linha e a carretilha não oferecia resistência ao meu opositor. Após duas ou três disparadas, o peixe tirou o pé do acelerador e eu tentei recuperar um pouco de linha. Digo tentei, porque para cada 5 metros que eu recolhia ele roubava outros 10 metros, mesmo com o freio da carretilha elétrica bastante apertado. Após 10 minutos de briga, eu estava suando profusamente, minha coluna lombar doía e os músculos dos meus braços queimavam, entretanto, eu não tinha recuperado nem mesmo um centímetro de linha. O Lori Biguá ficava buzinando no meu ouvido... “Larga mão de ser frouxo, puxa logo esse peixe!!”... “Você está me zoando, ele já se rendeu!!”... #para de fazer careta que eu estou fotografando!!” Eu respirei fundo, tomei coragem, esqueci a dor e continuei a trabalhar o peixe com muita calma. Em mais 5 minutos, um gigante vulto prateado emergia das profundezas. As mãos estavam trêmulas e eu tive dificuldade de levantar os cerca de 30 kg do Olho-de-boi, mas fiz questão de fotografá-lo junto ao corpo, para demonstrar o real tamanho deste monstrinho. Quem nunca capturou um Olho-de-boi não tem noção da sua força e resistência. Ele tem a pegada de uma pirarara de grande porte, porém joga limpo e tem fôlego de maratonista.

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois das fotos, tive o prazer de libertar este gladiador, que após uma breve recuperação na superfície, retornou à imensidão azul.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0595.jpg

O barco foi reposicionado e logo o Tuba capturou uma Pitangola de cerca de 8 kg, a qual foi rapidamente embarcada para não atrapalhar o Lori Biguá. Ele tinha acabado de fisgar mais um peixe, que pela pegada tinha tudo para ser outro troféu. Começou um longo cabo de guerra, onde pela face de sofrimento do pescador era fácil definir quem estava ganhando.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0614.jpg

A briga se prolongava e o meu amigo começou a sentir na pele, ou melhor nos músculos, o que eu tinha acabado de passar. Ele ganhou um apoio do capitão Tuba, ajoelhou-se para poder tomar um fôlego e após mais de 20 minutos conseguiu visualizar um olho-de-boi ainda maior que o meu.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0597.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0608.jpg

Finalmente, ele ergueu o seu troféu, ambição da maioria dos pescadores esportivos do mundo, que depois de fotografado e filmado foi liberado de volta ao oceano. A sensação de euforia tomou conta do barco. Em menos de meia hora tínhamos capturados dois gigantes.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0620.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0625.jpg

A lancha foi novamente posicionada e eu engato outro peixe por volta dos 80 metros de profundidade. O Lori Biguá solta mais uma das suas pérolas: “Nunca fiquei tão feliz pelo fato do peixe escolher a isca do meu parceiro de pesca!!!” hehehe... Parece que ele tava meio escaldado... Desta vez a pegada foi bruta, mas o peixe se rendeu em menos de 5 minutos. Era outra esportiva Pitangola, também na casa dos 8 kg.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0631.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0632.jpg

Descemos novamente os jigs e eu senti um tranco seco na minha isca, porém o peixe não firmou. Quando eu recolhi, observei que o metal jig tinha algumas marcas de dentes, provavelmente de uma grande cavala. Pena que ela não acertou o anzol.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0637.jpg

Já passava das 13:00 horas e estávamos ainda começando a explorar o banco. Para nosso azar, começou um vento nordeste que mexeu muito a água com ondas de cerca de 1 metro. O capitão decidiu rumar para noroeste e “corricar” sobre algumas lajes, onde costumeiramente são encontrados xaréus. O Lori Biguá teve uma ação na sua X-Rap de barbela, mas a garatéia se abriu e o peixe escapou. No segundo ponto de corrico, o Tuba grita do posto de comando: “fica esperto que tem amarelo na área!!!”. Menos de 10 segundos depois a minha carretilha começa a cantar... Firmo a vara, o barco desacelera e eu começo a trabalhar o peixe. Este era diferente... ele não puxava na vertical, mas na horizontal tentando tomar linha na direção leste. Como esta tralha era mais reforçada, não tive dificuldade de trabalhar e embarcar um belo xaréu amarelo de cerca de 5 kg.

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0641.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0643.jpg

Infelizmente tínhamos de retornar, visto que deveríamos cruzar o mangue em direção a Belmonte ainda com luz natural.
Sem dúvida, esta foi uma experiência ímpar para dois biguás totalmente virgens em águas oceânicas. Valeu como aperitivo, mas já estamos programando um breve retorno, onde dedicaremos três dias completos na exploração desta parte abençoada do nosso litoral.
Gostaria de agradecer a hospitalidade e a paciência do Waldyr e do Capitão Tuba, empresários que têm investido na adequação da estrutura de pesca da região e que muito nos ensinaram neste dia.
Também agradeço o companherismo do amigo Lori Biguá

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_0647.jpg

Mais fotos na página da Bahia Pesca Esportiva


http://www.bahiapescaesportiva.com.br/p ... scaria=133
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal!!!! oia o Lori ai!!!!!! eu pensei que ele nãoera de sargar a pele mas pelo que vejo voces não perderam a oportunidade de estar com o Meu chegado Tuba, e se não me engano Fabio, o lori estava com uma CBM na briga ou pelo menos custumizada por nós hehehehehe

Muito legal!!! e com as crianças e esposas!!! sem comentarios!!!

Maravilha!!!! e parabens pelas brigas!

Ps: espero que o pirangueiro não tenha falado mal de mim heheheheheheh

abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha hein, Fábio!?!!!

Presentão de natalício! palmas:: palmas:: palmas::

Parabéns! Pela pescaria e pelo aniversário. niver niver niver niver

Uma destas está na minha lista... umzinho destes já me deixará feliz, mas primeiro preciso ver os tucunas amazônicos. alegre:: alegre:: alegre::

O cap Tuba tá ficando famoso! mestre::

Abraços e até lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grandes colegas da equipe Biguá. Nem tava sabendo que viajaram para a Bahia pescar, ainda enganaram as esposas dizendo que ia ser uma férias em família. huahuauhauhahuauh :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Agora que pescaria show. Estou sem palavras, realmente deve ser uma emoção muito grande e gratificante brigar com peixes desse porte. Deu para perceber que antes de realizar uma pescaria desse nível é preciso estar em forma e com um bom condicionamento físico.

Mandaram bem.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu fiquei bastante surpreso com a nova experiencia..posso afirmar que todos os pescadores esportivos precisam e devem fazer um esforço pra conhecer o que é pescar no mar!!!a força bruta desses peixes é demais!!! confesso que achei q nao ia conseguir tirar o bicho da agua sozinho...valeu demais, gostaria de deixar aqui tb o meu agradecimento a toda tripulação do barco..Tuba, Wandyr e Silvio!!! estaremos em breve juntos novamente..e em especial ao Dr.Pinguim que me acompanhou em mais essa aventura!! e pra variar ele pegou mais...porem deixou o maior pra mim...valeu mesmo!!!

A proposito estarei entranto na Academia pra puxar uns ferros, pq depois dessa..afff...pra se ter uma ideia..foi a primeira vez em anos de pesca..que eu estava torcendo pro peixe pegar na isca do cumpanheiro!!!!srsrsrsrrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show a pescaria hein Fábio,parabéns a vc e ao Lori. Também tenho essa pretenção de conhecer esses brutos oceânicos, vamos ver se consigo ir no próximo ano.

Depois me manda MP com os valores do resort e da pescaria, para que eu possa me programar com a família.

Abraços e um espetáculo de troféus e imagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda pescaria fizeram ... essa será a próxima do meu currículo, vontade n falta !! E a desculpa q vcs arrumaram pras esposas foi a melhor rindo3:: rindo3:: rindo3:: aplauso: sem dúvida será a mesma usada por aqui rsrs

Abraços e parabens mais um vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dr. Fábio

Primeiro parabéns por mais uma abóbora colhida no grande jardim da vida.

segundo.....que show de aventura.....agradou a Gregos e troianos. Férias com a família e pescari com o Gordinho.......melhor que isso só se tivesse modão de viola!!!!

Passa pra mim os custos do resort e da pescaria (pode ser por MP).

Abração procês

Tô torcendo pra dar caganeira no amigo do Claudio (sem lá quem é esse cara) pra gente ir junto pra amazônia em fevereiro.

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera pelos comentários.

Vou passar as informações solicitadas:

Resort La Torre: é o único que atende no sistema all inclusive em Porto Seguro. Tem poucos convênios com operadoras brasileiras. O foco é a Itália na alta temporada e América Latina (Argentina, Uruguai e Chile) na baixa.

Eles estão em parceria com a Mastercard e a Tam viagens. Uma semana para o casal (hospedagem + aéreo) custa cerca de R$ 2.500,00 com saída de São Paulo. Como os vôos são regulares, pode sair de qualquer cidade atendida pela Tam. Vale muito a pena!

http://www.promocaotamviagens.com.br/

Bahia Pesca Esportiva: o serviço é nota 10. Barco novo e bem equipado e a tripulação busca o peixe o tempo todo. Existem, na região, basicamente 3 modalidades de pesca possíveis:

1- Pesca oceânica variada: vertical, pincho e corrico. Custo de R$ 2.200,00 por dia para a té 4 pescadores.

2- Pesca do Marlin Azul: Custo de R$ 2.800,00 por dia para a té 4 pescadores.

3- Pesca no mangue e rios: o foco é o robalo, mas podem entrar caranhas e até tarpons. Se subir bem o rio, o foco são os tucunarés amarelos. Custo de R$ 300,00 para até 2 pescadores (barcos de alumínio)

Parece caro, mas a estrutura é muito expensiva. Só de diesel gasta-se 300 litros por saída.

Para quem deseja apenas pescar, o melhor caminho é o aéreo até Ilhéus. A operadora manda um taxi conveniado transportar até Canavieiras (1 hora) e oferece hospedagem.

Qualquer dúvida, segue o e-mail do Waldyr, que é um dos sócios da operadora.

waldyr@bahiapescaesportiva.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VAMO MALHÁ GODINHO!!!!!!!

Putz Kleverson...cara pra falar a verdade eu tava com tamanha dor nas costas..que se os caras abaixassem minha bermuda eu nao ia nem ligar..eu nao queria era largar a vara..sabia q estava diante de um trofeu!!! mas q ajudou ajudou...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...