Ir para conteúdo

Piranhas atacam pelo menos 15 no Tietê


Posts Recomendados

A prefeitura de Adolfo, interior de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira que está instalando uma rede submersa e placas de sinalização na orla para evitar novos ataques de piranhas, que causaram ferimentos em pelo menos 15 banhistas neste domingo na prainha do rio Tietê, no município.

As piranhas arrancaram pequenos pedaços dos pés e pernas dos banhistas, principalmente crianças, que brincavam na parte rasa e ficaram assustadas. "A gente vem para passar bons momentos e acaba vendo essas cosias", disse a vendedora Regina Maturelli, cujo filho, Rodrigo, 12 anos, sofreu um corte no pé causado por uma mordida de piranha. "Isso aqui doeu muito", disse o menino.

As piranhas também atacaram os adultos. "Elas morderam meu calcanhar. Quando percebi, senti a dor e vi o sangue escorrendo", disse o eletricista Nilson de Morais. "Doeu bastante. Por isso, não entrei mais na água."

De acordo com o vice-prefeito de Adolfo, Nelson Gimenez (PP), os banhistas são avisados da possibilidade de ataques de piranhas assim que chegam na portaria da prainha e recebem as orientações para evitar a água antes de entrar na orla da praia.

De acordo com Gimenez, a prefeitura libera a praia para que os banhistas possam usar os equipamentos de lazer, como quiosques e churrasqueiras, mas avisa que se entrar na água a pessoa pode ser atacada por piranhas.

Para evitar os ataques, segundo Gimenez, a prefeitura coloca uma rede na orla onde os banhistas costumam nadar. "O problema é que alguns levantam a rede ou abaixam-na, possibilitando que as piranhas passem por cima ou por baixo dela", explicou.

Segundo ele, a rede protege em 90% a entrada de piranhas na área destinada aos banhistas. "O que aconteceu neste fim de semana foi que a chuva trouxe uma grande moita de mato, que acabou rasgando a rede, fazendo um buraco enorme, por onde as piranhas entraram", disse.

Ainda de acordo com Gimenez, as piranhas procuram a praia entre novembro e março para desovar na areia quente da parte mais rasa do rio. "Sempre avisamos os turistas que nesta época do ano as piranhas vêm para a praia para desovar na areia", disse. "Para evitar esses ataques, estamos instalando outra rede, de 1,5 m de altura por 120 m de comprimento, o suficiente para tentar impedir a entrada de cardumes de piranhas na área dos banhistas."

Além da rede, segundo Gimenez, a prefeitura vai colocar um barco com um monitor para impedir que banhistas retirem a rede de lugar e colocar placas na praia, avisando sobre as piranhas.

Segundo Gimenez, a praia recebe centenas de turistas que são orientados a procurar o posto de saúde da cidade em caso de acidente, mas um posto de enfermagem é instalado na praia em alta temporada.

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4022400-EI8139,00-Piranhas+atacam+banhistas+em+praia+do+rio+Tiete+em+SP.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...as piranhas procuram a praia entre novembro e março para desovar na areia quente da parte mais rasa do rio. "Sempre avisamos os turistas que nesta época do ano as piranhas vêm para a praia para desovar na areia"...

...Para evitar os ataques, segundo Gimenez, a prefeitura coloca uma rede na orla onde os banhistas costumam nadar. "O problema é que alguns levantam a rede ou abaixam-na, possibilitando que as piranhas passem por cima ou por baixo dela"...

Um seção dupla de ignorância... o homem invade o habitat delas, para sanar a invasão colocam rede, ai para piorar fazem cagadas na rede. É que nem tacar pedra em colmeia de abelha e não querer tomar ferroada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas estranho....

pesquisas falaram que a maioria das piranhas não ataca o homem sem mais nem menos, principalmente se não estiver com machucados.....

pelo menos ja entrei no paranazão na pesca de tucuna com isca viva e varão de bambu, cardumes passavam por nós sem fazer nada, apenas comiam os lambaris, e mais de 1 vez...

será que tenho sorte???

vi uma reportagem no AM que meninos brincavam no rio, e tinha cardume das piranhas vermelhas e não atacavam. Será "problema" do local (tiete?)

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo,

Vi a reportagem na televisão, e notei que existia um grupo de pessoas pescando-as, ou seja, a "provocação" delas com iscas já deve ter ajudado no incentivo aos ataques... diabo::

É bom que se desmistifique essa situação, pois o ataque de piranhas somente acontece em situações extremas, ou melhor, quando não existe outra alimentação disponível, incluindo nessa observação, qualquer tipo de comida ( principalmente restos... elas são verdadeiros "garis" dos rios ! ).

Acredito que as condições onde atacaram estejam bem próximas do estágio onde não existem outras alternativas alimentares ! mau::

Pessoalmente já me banhei junto de cardumes de piranhas ( Araguaia e Amazonas ) sem que tenha sido incomodado ! Na "natureza", essas situações somente acontecem em casos extremos... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kid falou tudo.

Piranha não ataca ferimentos e ou sangue, como dizem os filmes americanos.

No MT, nadamos com elas a nossa volta...

No RS, uma prima da piranha, a Palometa, (senão me engano ), estava atacando banhistas, e os estudos comprovaram o desequilibrio total do ecossistema local.

É provável que estas, estivessem sem outra opção de se alimentarem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...